quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Hulk Contra o Mundo: Pós-Guerra

Artigo escrito por nosso colaborador Bruno Bello

World War Hulk Aftersmash

Ele veio se vingar de pessoas que julgava monstros, mas percebeu que sua guerra não era tão correta quanto imaginava. Então ele perdeu essa guerra. Mas será que a guerra do Hulk Contra o Mundo acabou mesmo? As conseqüências da destruição finalmente saíram no especial da Panini Hulk Contra o Mundo – Pós Guerra, que mostrou tudo o que aconteceu com o Pacto de Guerra do Golias Esmeralda.

O Pós-Guerra

Logo após a prisão do Hulk, Nova York está um caos. Heróis de todos os cantos vêm ajudar. Cada um faz sua parte: enquanto Hércules e Amadeus Cho tentam impedir que uma rachadura feita pelo Hulk parta a ilha a meio, a heroína de aluguel Misty Knight ajuda o Homem de Ferro a acabar com alguns robôs descontrolados vindos de Sakaar. Já o Pacto de Guerra, que agora é formado apenas por Elloe, Korg, Hiroim e Sem-Nome da Ninhada, escapa das mãos da S.H.I.E.L.D. e resolve ajudar a consertar a bagunça na cidade. A fenda que o Hulk causou está cada vez maior, e nem mesmo Hércules é capaz de acabar com ela. O trabalho fica, então, para Hiroim, que mesmo sem um dos braços se concentra pra acabar com a rachadura e fechar o imenso buraco que ela deixou pela cidade. Sozinho, ele não teria forças, mas conta com a ajuda de Korg e do Coisa, que dão um pouco de sua “pedregosidade” para tapar o buraco. Feito isso, os heróis presentes no momento resolvem deixar o Pacto fugir do local e fingem não ter visto para onde foram.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

O sacrifício de Elloe (?)

Pouco antes de fugir, o Pacto de Guerra tenta impedir uma briga entre as diferentes raças de seu mundo. Uma lança transpassa o peito de Elloe, que cai aparentemente morta no chão. Isso é o suficiente para acabar com a briga toda.

Meu tio era o Golias

Tom Foster, sobrinho do Golias Negro (morto na Guerra Civil), acreditava que a volta do Hulk traria a vingança que tanto sonhou, mas no fim percebeu que nada disso aconteceria. Resolveu então tomar um soro para crescer e se vingar pessoalmente de Tony Stark. O garoto falha miseravelmente, mas Tony oferece a ele um emprego nas Industrias Stark.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Quem matou quem?

Por aqui não saíram todas as histórias da guerra do Hulk. Isso acabou deixando um furo na história do Pós-Guerra. Enquanto Misty Knight se sentia mal por alguma coisa que nós não fazíamos idéia do que era, Tony Stark soltou uma frase “Vi os relatórios. Zumbido matou o Colmeído. E Shang-Chi matou Zumbido. Não é sua culpa”. Então quer dizer que aquele personagem tão engraçado que era o Zumbido morreu? A explicação foi tão rápida que ficou um ar de “história faltando” ali.

*Nota do editor: Zumbido se transforma em um personagem muito mais poderoso e semelhante a um inseto com a proximidade dos insetos de Sakaar, nomeadamente pela tentativa da Ninhada em, cruzando com Miek, recriar a raça alienígena na Terra. Mais inseto do que humano, Zumbido acaba se descontrolando e sendo morto por Shang-Chi.

Gamalândia

Chegamos à história principal do gibi. Tudo começa quando a Dra.Waynesboro está procurando pelo Pacto de Guerra, seguindo seus rastros a partir da radiação gama que todos adquiriram ao ficarem tempo demais com o Hulk. O problema é que havia interferência na máquina, pois ela também passara um tempo com o verdão.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Enquanto vasculhava nos esgotos, Korg aparece para salvá-la de alguns crocodilos e aproveita a chance para seqüestrá-la.

O fato é que Elloe não morreu, mas precisa de cuidados médicos urgentes. A Dra. Waynesboro diz que eles todos devem ser presos, pois ela trabalha para a S.H.I.E.L.D., e é a obrigação dela, mas não se recusa em ajudar Elloe.

Infelizmente, nesse momento Hiroim começa a ser transportado, e quem faz isso não é a S.H.I.E.L.D. Todos agarram o guerreiro para tentar ajudá-lo, o que os leva a um deserto.

Todos estão bem, mas Hiroim sumiu. Não há tempo para pensar, pois são recebidos à bala pelo exército americano. A cena não dura muito, porque a confusão só aumenta quando uma esfera de radiação gama cobre toda a área, numa extensão absurda. Quem toca em suas paredes, morre. Mas o local não é nem um pouco seguro, já que muitos animais gigantescos modificados pela radiação começam a atacar as pequenas cidades trancadas dentro da Gamalândia – Além da questão de horas para que todas as pessoas lá dentro morressem por envenenamento radiativo.

O exército resolve se juntar ao Pacto de Guerra para proteger as pessoas de uma cidade vizinha. Enquanto isso, a Dra.Waynesboro não sabe se ajuda o Pacto ou tenta prendê-los. E a Elloe? Ela não foi transpassada por uma lança? Não morreu? Não, ela está bem. Aliás, melhor que nunca. A radiação tornou-a mais forte do que antes.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

O Pacto encontra Hiroim, preso a uma aparelhagem. Quanto mais ele usa seu poder antigo para sair dali, mais forte fica a esfera que cobre a Gamalândia. É claro que nesse momento ficamos sabendo que tudo não passa de mais uma obra maléfica do Líder, vilão clássico do Hulk.

Controlando várias criaturas modificadas – inclusive uma massa disforme de várias pessoas contaminadas pela radiação – o Líder desaparece num simples teleporte e deixa uma das cidades em um clima de filme de terror. Cabe aos heróis – e ao exército – proteger a todos. Mas parece que não vai adiantar lutar pra sempre. As pessoas têm que sair dali.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Hiroim se concentra e, com seu poder antigo, consegue abrir um túnel na barreira de radiação, para que todos saiam em segurança. Mas a criatura gigante disforme formada por várias pessoas começa a atacar o Pacto, e Hiroim fica desesperado, pois não pode parar de se concentrar. Por isso não pode ajudar na batalha. Então, quando quase todos já saíram da redoma de radiação, outra parte do exército – a que ficou do lado de fora da esfera – começa a atacar o Pacto a partir do túnel. Hiroim fecha o túnel abruptamente, matando pelo menos cem pessoas num piscar de olhos.

Irritado com a situação, ele pede para que Sem-Nome e Elloe se dirijam com a Dra. Waynesboro até uma antena, onde está o líder. Elas devem distraí-lo enquanto ele e Korg cavam um buraco, para destruir a suposta fonte que alimenta a redoma. A Dra. Waynesboro se despede com um beijo em Hiroim, mas é atrapalhada pela Sem-Nome da ninhada, que não permite o beijo.

O problema é que Hiroim mentiu. Ele é a fonte que causa a criação da redoma, e pede para que Korg o destrua. Uma luta é travada e Hiroim mostra que seu poder está maior do que nunca, e pede para que Korg acabe logo com tudo.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Hiroim leva um soco de Korg que o despedaça pelo chão. A redoma se abre, mas logo se fecha novamente. A Dra. Waynesboro volta com o resto do Pacto e diz que aquilo não era o suficiente. O Líder estava com parte do poder antigo de Hiroim e ele não poderia deixar a redoma se esvair, pois era única coisa que garantia a ele mais algum tempo de vida (o fato é que, depois de tantas doses de radiação e mudanças, o Líder estava fraco e à beira da morte).

Mas não há tempo para chorar. E nem para se alegrar. Hiroim se reconstrói das cinzas e de seus pedaços quebrados, e a luta contra o líder e seu exército de aberrações gama volta com tudo. Pra piorar a situação, robôs da S.H.I.E.L.D. conseguem penetrar o local para caçar o Pacto de Guerra.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Elloe transpassa uma lança tosca (e sem ponta) no Líder. Mas isso não o mata, apenas o torna mais poderoso. O poder antigo toma conta de seu corpo e ele bate em Hiroim, que se quebra novamente... para nascer de novo. Mas dessa vez, muito maior. Ele pega o Líder com uma de suas gigantescas mãos e libera seu poder. O Líder fica fraco e escapa. A redoma desaparece. Mas Hiroim morre de vez. Seu poder antigo é passado para a Dra. Waynesboro, que passa a agir ao lado do Pacto de Guerra. Agora ela faz parte do pacto e não mais da S.H.I.E.L.D. A história acaba, mas o que podemos esperar dessa reviravolta toda? Só o tempo dirá.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Acabou? Não pessoal, ainda falta uma pequena história, que se passa antes da Dra. Waynesboro se unir ao Pacto de Guerra, que tentarei resumir o máximo possível.

Miek, o traidor

Miek não morreu. Está preso e muito machucado. A Dra. Waynesboro é a responsável por interrogá-lo para tentar achar pontos fracos em cada um do pacto. Miek resolve ajudar e conta uma história de cada um, que ele conseguiu ao quimificar com eles durante o tempo que passaram juntos.

Elloe: Era uma criança das oligarquias de Sakaar. Ela viu de perto o poder, exercido contra os insetos, que eram escravizados e mortos. Uma noite, ela libertou um dos colmeídos. Disse pra ele fugir e o acompanhou. Ele foi até o esconderijo onde estavam seus irmãos. Chegando lá, ela alerta as tropas do rei, que matam todos ali mesmo no esconderijo. E em gratidão, recebe um troféu. “Elloe Kaifi pode trair o Pacto de Guerra, mas não será por causa da sua consciência”, diz Miek.

Hiroim: Ele foi o responsável por se tornar a sombra do rei. “Serviu ao demônio”, como o rei dizia. Matou milhares. Participou da primeira guerra dos espinhos. Mas quando parecia estar disposto a fazer tudo, o rei lhe deu mais uma missão: “Mate meu filho, pois ele é a maior ameaça que esse planeta já conheceu”. Incapaz de matar uma criança, Hiroim foi humilhado pelo seu povo ao trair o rei e vagou sozinho durante 20 anos. E essa criança acabou assumindo o trono e se tornou o Rei Vermelho. E milhares morreram por suas mãos. “Coloque-o na situação certa, Kate Waynesboro, e Hiroim violará seus juramentos novamente. Mas você pode se decepcionar com os resultados, como ele”.

Korg: Depois que sua raça fugiu da Terra ao tomar uma surra do Thor, a nave de Korg caiu em Sakaar, fazendo-o pensar que apenas ele tinha sobrevivido. Vagou para as montanhas, onde salvou a vida de uma inocente que morava em uma pequena aldeia. Acreditou que ele era o deus da montanha, e a partir desse dia resolveu ajudar aquela comunidade, sempre às escondidas. Via de trás das árvores que era venerado por todos dali como um deus. Mas uma batalha sangrenta causada pelo rei contra o vilarejo acabou por matar quase todos ali, Korg fez o que pôde, mas não conseguiu ajudar muito. “Korg nunca quebrará uma promessa. Mas, se pensa que isso é um consolo, não conheceu muitos amigos dele”.

Sem-Nome da Ninhada: Quando fazia parte da ninhada, a Sem-Nome comia crianças para matar a sua fome. Era ligada quimicamente à sua rainha e não pensava. Mas quando seus companheiros morreram na Goela, ela ganhou consciência e começou a cuidar de crianças. Tinha muito medo que sua fome um dia a traísse. Um dia, porém, após uma noite com Miek, ela gerou uma cria. Os filhotes eram híbridos selvagens, impelidos pela fome apenas. Acabaram saindo de seus esconderijos para devorar as crianças que agora Sem-Nome protegia. E ela soube cuidar delas. Soube tanto que optou por matar seus próprios filhos, um a um, para salvar a vida daqueles pequenos habitantes de Sakaar. “Quer derrotar a ninhada? Torne-se amiga dela. Ela arrancará o próprio coração por você”.

Mais ainda há a última história. A da própria doutora, que durante a conversa foi quimificada por Miek. Ele diz que ela era assistente de Bruce Banner, e na época já era agente infiltrada. Mas ao invés de ajudar a S.H.I.E.LD., apaixonou-se pelo Hulk. E acredita que é culpada pro ele parecer um monstro. Agora, ela tentar encontrar o Pacto, para mostrar os heróis que existem dentro deles e dela mesma. “Vá em frente, Kate. Uma sua alma ao Pacto. Não consigo pensar em uma forma melhor para você destruí-los”, diz Miek.

Hulk Contra o Mundo Especial Pós-Guerra

Korg, uma curiosidade

Depois de tudo, quem acompanhou o gibi sabe que Korg, quando acerta Hiroim para matá-lo, diz a ele que em seu mundo os Homens de Pedra dão as mãos, unindo-as ao cauterizá-las na lava do monte Krona. Eles ficam sentados durante dias, jejuando e cantando, até suas mãos racharem e novos pedruscos surgirem. E diz que gostaria de compartilhar tal experiência com Hiroim.

A situação parece confusa, mas a idéia mais plausível é que, sendo de uma raça sem sexo, esses guerreiros na verdade não parecem ter uma procriação baseada em sexo masculino e feminino. A procriação, aparentemente assexuada, baseia-se em amizade e admiração por algum guerreiro que mereça honrarias.

Trata-se claramente de uma raça alienígena que tem costumes totalmente diferentes dos nossos.

E ficamos por aqui. A história é bem interessante e quem gostou de Planeta Hulk vai gostar desse Pós-Guerra. Até o próximo artigo então, que eu prometo não exagerar tanto no número de palavras.

Bruno Bello

comments powered by Disqus