segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Capitão América: Em Luta Pelo Legado


Capitain America #33

Na edição 57 de Novos Vingadores, aprisionado pelo Caveira Vermelha enquanto buscava vingar a morte do Capitão América, Bucky Barnes sofre uma lavagem cerebral do Doutor Faustus, enquanto Tony Stark, o Falcão e a Viúva Negra tentam desvendar sua localização e como podem chegar a Sharon Carter (grávida de Steve), e o Caveira coloca em ação seus planos, muito maiores do que o assassinato de Steve Rogers. Na edição seguinte, o ex-parceiro do Capitão revela resistir à manipulação, mas só escapa graças à tênue resistência da Agente 13 ao controle mental, sendo encontrado, e preso, pelo Falcão e Viúva Negra. Agora, após um mês de intervalo, em Novos Vingadores 60, Bucky e Stark, o homem a quem ele atribuir parcela da culpa da morte do sentinela da liberdade, estão frente à frente. E o desfecho da terceira parte do segundo ato da Morte do Sonho é surpreendente.

Irritado com a fuga, culpando Faustus pela falha e perda do que seria um agente valoroso para atingir seus propósitos como o Soldado Invernal, o Caveira não vê outra opção a não ser continuar com seus planos, que envolvem, segundo comentário do doutor, um misterioso corpo. Especialmente agora, que informações vitais podem chegar a quem tem mais chance de impedi-lo, o diretor da SHIELD, Tony Stark.

Enquanto A Viúva Negra, que compartilha um passado em comum com Bucky, nos tempos em que era o agente russo, cientistas da SHIELD analisam o braço mecânico do rapaz. Surpresos, identificam um design que o ligam ao ex-diretor (para pesar de alguns) Nick Fury, para quem ele trabalhava há até pouco tempo. Ao primeiro toque para desmontar o dispositivo, em uma cena digna de 007, o braço se aciona sozinho, incapacita os cientistas, e escapa do local, fazendo a Mãozinha da Família Adams morrer de inveja.

Capitão América

O Falcão, que continua a procurar pela localização do doutor Faustus, comunica-se com Stark, deixando claro que sente alguma responsabilidade por Bucky, mas teme pelo que ele pode fazer. Tranqüilizando-o, Tony de repente percebe que há algo errado. Luzes apagadas, agentes desmaiados. Apenas a Viúva permanece de pé. O Soldado Invernal está à solta!

Capitão América

Natasha ainda se surpreende com a performance de Barnes, e começa a procurá-lo. Já paramentado como Homem de Ferro, Stark faz o mesmo, deixando claro, em um aviso de emergência, que ele não deve ser morto. Ele precisa de Bucky vivo.

Não demora muito para que ele apareça, atacando sem medo o vingador dourado. O Homem de Ferro, porém, é muito mais do que o enfurecido Bucky pode pensar, e não é facilmente derrubado. Apenas o atordoando, Tony se mostra disposto a conversar.

Capitão América

Mas, antagonizando e atacando o Homem de Ferro como o apenas Capitão América faria, ainda que utilizando seus próprios métodos, Barnes não quer conversar. O local em volta começa a ser destruído como efeito do confronto, e Bucky finalmente consegue arrancar o capacete de Tony e derrubá-lo no chão. Steve ficaria orgulhoso.

Capitão América

Porém, o Homem de Ferro não chegou onde está à toa, e demonstra que ambos estão em uma situação em que, ou os dois sobrevivem, ou morrem juntos. Mas deixa claro que não quer ver a situação terminando mal. Controlando um pouco sua raiva, Bucky finalmente questiona o cuidado de Stark. E o vingador fundador afirma estar apenas garantindo os últimos de desejos de seu maior amigo. Do maior amigo que os dois já tiveram.

Ele revela que a carta que Steve lhe deixou pedia que Tony o salvasse. Salvasse Bucky de si mesmo. Mesmo sabendo que o rapaz o odeia, e culpa pela morte do maior herói do país, ele não gostaria que os dois se matassem.

Capitão América

Quando a Viúva Negra, e mais alguns agentes, chegam apressados ao escritório do diretor, encontram apenas os dois lá. Em silêncio, sem confronto, enquanto Bucky lê a carta. Natasha, a única a permanecer no local, surpreende-se ao saber quem a escreveu.

Tony confirma sua autenticidade a Bucky, e pede a ele que ambos se concentrem em quem de fato é responsável pela morte do Capitão América: seu maior inimigo, o Caveira Vermelha. Stark tenta demonstrar o quanto os planos do Caveira são maiores do que parece, ainda que não tenha conhecimento de sua amplitude.

Capitão América

Bucky traz uma informação-chave, ao revelar que ele e Alexander Lukin são “a mesma pessoa”. Tudo que o Caveira está fazendo passa pela corporação Kronas. Stark parece estarrecido, quando revela aos dois que, há poucos minutos, a morte de Lukin em um acidente de avião fora anunciada em todos os jornais. Fica claro que isso é só uma ponta dos planos do persistente vilão nazista. Não há tempo para hesitar. Eles precisam agir logo.

É então que o Homem de Ferro questiona Bucky. Faz a pergunta mais difícil que o rapaz teve ou terá que responder por toda sua vida. Será ele capaz de corresponder ao pedido póstumo do maior herói e amigo que já teve? Será James Buchanan Barnes capaz de se tornar o novo Capitão América e continuar honradamente o legado de Steve Rogers?

Ele hesita por um momento. Mas finalmente aceita esse fardo, com a condição de que ele não responderia a ninguém. Não receberia ordens de ninguém. Assim como Steve.

Capitão América

E enquanto seu outro pedido é atendido, e os cientistas da SHIELD sondam e retiram quaisquer outros vestígios da programação do Soldado Invernal da mente de Bucky, Natasha questiona essa situação. Para ela, Barnes não é capaz de suportar esse fardo sob condições tão adversas.

Stark, porém, não vê outra alternativa, crendo que, desta forma, estaria honrando o pedido do amigo, salvando não apenas Bucky. Pouco tempo após a morte de Steve Rogers, eles estão prestes a ressuscitar o Capitão América!

Capitão América

Essa edição, assim como as que precedem, é de uma qualidade rara nas HQs hoje em dia. A história é levada em um envolvente clima noir, a narrativa visual é impressionante (créditos para Epting, Perkins, e toda equipe de arte), e mesmo com o estilo às vezes arrastado com que Ed Brubaker conduz a maioria de suas obras, percebemo-nos acompanhando a construção de um clássico a cada capítulo. Mais do que a morte de Steve Rogers, a equipe criativa da revista nos traz, com a contribuição de Alex Ross (acreditem!), honra o legado deixado por Steve, virando mais uma sensacional página na história do Capitão América.


João

comments powered by Disqus