domingo, 1 de fevereiro de 2009

Em Foco: Wolverine e os X-men

Estamos já em 2009, e, como prometido, há mais ou menos um mês, fizemos o primeiro Em Foco deste novo ano totalmente voltado para o desenho Wolverine os X-men, foi lançado antecipadamente aqui no Brasil pelo canal Jetix. Das polêmicas desde sua produção até o resultado final, tudo passou pelo pente fino dos Editores 616 , que convidaram para essa tarefa o Léo, nosso redator Sidekick, Rafael Felga, colaborador dos artigos mais barra-pesada do site, e o atual dono da comunidade X-men Brasil no Orkut, Daniel Caliban. Não percam por nada essa divertida discussão.

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Vamos dar início então ao primeiro Em Foco 616 de 2009. E o tema, como devem estar lembrados, é o desenho "Wolverine e os X-men", cujos primeiros episódios que os americanos acabaram de ver, já que o lançamento oficial foi no último dia 21. Vamos fazer nossa usual discussão aqui. Antes de mais nada, quero dar as boas vindas aos novatos do Em Foco. Caliban, nosso sucessor como dono da comunidade mãe X-men Brasil e o nosso mais novo colaborador, Rafael Felga.

Dan Caliban diz:
Olá a todos, um prazer estar aqui! Quero mandar um beijo pra minha mãe!

Rafael Felga diz:
Obrigado pela oportunidade Covs.

¤Coveiro¤ diz:
Aos velhos conhecidos, os cordiais agradecimentos por participarem mais uma vez daqui e toda aquela baboseira de sempre auhUAHuaua...


Eddie diz:
Meu nome é Eddie e tem dois dias que não vejo Wolverine e os X-Men.

Cammy diz:
Oi, meu nome é Cammy e faz uns 2 meses que não realizo em foco
Nem escrevo artigo

Dan Caliban diz:
Isso tá me lembrando o AA

Cammy diz:
Eu queria gradecer que existem em focos onde eu posso me redimir da péssima editora que sou, participando

Léo diz:
Oi, meu nome é Léo e... eu gosto de lasanha.

Cammy diz:
nossa, léo

¤Coveiro¤ diz:
Pensei que era alpiste... enfim...

J.O.A.O não pode comparecer porque não conseguiu acompanhar todos os episódios quando saiu pelo Jetix e como ele assassinaria com requintes de crueldade qualquer um que lhe contasse um spoiler, preferiu passar pro próximo Em Foco.

Dan Caliban diz:
é justo!

Cammy diz:
JOAO não pode comparecer porque está planejando como dominar o mundo

Rafael Felga diz:
Ah, mas ele já fez isso...

¤Coveiro¤ diz:
Ele já domina, criança inocente. Você que nunca percebeu...

Cammy diz:
Droga, fiz planos a toa

Eddie diz:
Já disse que destruir o mundo é melhor do que dominá-lo, mas enfim, vocês não aprendem.

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Deixemos de lenga-lenga!

Assim que foi anunciado que um novo desenho dos mutantes seria lançado com o titulo "Wolverine e os X-men", muitos dos X-fãs já olharam atravessado para a idéia. A cisma parece ter aumentado com a pequena síntese da chamada da animação propondo Wolverine como Líder a pedido de uma mensagem do Xavier do futuro". Mediante essa baixa perspectiva, como vocês vem hoje a recepção do desenho agora que viram todos os episódios? Foi o esperado ou uma surpresa?

Eddie diz:
Desde que esse desenho foi anunciado, fui da opinião de ver antes de dizer qualquer coisa, embora minha torcida sempre fosse por uma continuação de Evolution ou outra animação dos X-Men. Apesar de preferir que o desenho fosse apenas "X-Men", sem Wolverine em foco e ainda líder, e de ainda hoje achar o Xavier do futuro meio bizarro, o desenho acabou sendo bom. Conseguiu adaptar vários personagens e histórias de maneira harmoniosa.

Léo diz:
Foi uma grata surpresa. Começou a se ver a animação com melhores olhos a partir do trailer, que deixou muitos boquiabertos. Digo isso porque fui um desses. Não tinha quase nenhuma expectativa, devido ao fato de que o que estava sendo divulgado até então era bem duvidoso e desanimador, e então ver um trailer bom como aquele acendeu uma esperança que quase não existia.

E sobre a qualidade dos episódios em si, também surpreendeu. Mesmo não sendo tão estável, tendo episódios melhores e piores, se saiu bem no panorama geral, pois alguns dos melhores episódios são sensacionais.

Cammy diz:
Ao contrário do Ed, eu não queria meeesmo que fosse uma continuação do evolution e fico grata por ter seguido um caminho diferente, mas vou explicitar essa minha opinião mais ao longo do em foco.

Eu confesso que num dei muito pelo desenho quando anunciado. Primeiro porque não sou super fã do evolution, vi por diversão, mas se seguissem a mesma linha e colocassem ainda o wolverine de líder, achava que ia melar toda história e criar mais um novo universo cheio de personagens com mesmos poderes e nomes que os originais, mas nada além. Porém, me surpreendi muito felizmente ao ver um desenho resgatando inúmeros aspectos de toda cronologia x-men, muito coerente e, mais que tudo, atrativo. Sim, wolverine como líder não é muito bem caracterizado, a personalidade dele ta totalmente igual a do filme e não a do “original”, mas não acho que isso prejudique em nada o desenho... esse wolverine soube liderar e ser wolverine ao mesmo tempo.

Eddie diz:
Discordo, se fosse uma continuação do Evolution, seria com personagens adultos e, na minha concepção, sem Wolverine de líder. E discordo também que Wolverine era ele mesmo e líder.

¤Coveiro¤ diz:
Deixa eu atravessar um pouquinho agora. Vou comentar só uma coisa sobre o que a Cammy disse. Essa de Wolverine não saber liderar pra mim é sempre baboseira. O cara sempre ensinou muito bem seus sidekicks e tem ótima experiência militar.

Cammy diz:
Pois é, também acho que ele pode ser líder... Ele não está com a caracterização "original", mas a caracterização do personagem vem mudando muito faz anos, e achei que essa caracterização, semelhante ao filme (diferente de outros personagens) NÃO COMPROMETE A QUALIDADE.

Eddie diz:
Não precisa se alterar, Cammy.

Cammy diz:
hahahaa ops, apertei caps
Foi sem querer!

Eddie diz:
Somos todos amigos aqui

¤Coveiro¤ diz:
uAHuahUAHauHA...

Rafael Felga diz:
hahahaa

Cammy diz:
Eu conheci o felga ontem, ainda estou avaliando =P

Wolverine e os X-men

Dan Caliban diz:
Na verdade, ele nunca quis ser líder no quadrinho, nunca gostou nem de trabalhar em equipe... Mas sempre sei lá porquê (na verdade sei) ta sempre com milhões de equipes ao mesmo tempo.

Léo diz:
Eu quero comentar sobre essa questão mesmo do Wolverine líder. Sim, é um pouco forçado, mas nem tanto quanto se pinta por aí. Lendo a mini clássica de CC e Miller dos anos 80, vi que o Logan original já foi bem racional.

Cammy diz:
A caracterização dele muda na própria hq conforme roteirista.
Não alteraram, tanto e ainda seguiram um padrão, que, acho, funcionou bem...o Wolverine do filme.

Eddie diz:
O Wolverine líder não me incomoda, pois ele era ótimo nesse papel na fase Austrália. Forçado é ele ameaçar expulsar o Scott da equipe por ir em UMA missão solo, enquanto ele vai em uma a cada dois episódios.

Léo diz:
Ele se tornou mais do que o assassino psicótico há muito tempo.

¤Coveiro¤ diz:
Vamos ver como foi as expectativas passadas de Caliban e Felga e depois retornamos a essa questão. Falem aí, vocês dois!

Rafael Felga diz:
Foi acima do esperado, na minha opinião. Esperava muito pouco desse desenho, principalmente em razão de alguns aspectos, como o título e a liderança do Wolvi. Mas até esse ponto polêmico foi bem construído, na medida do possível. Tem altos e baixos, mas foi muito bom.

O que grande problema é o papel que foi relegado ao Cike. Transformaram-no num imbecil e descontrolado. Wolverine como líder de campo passa, mas como mentor... Bom, mas até nesse sentido acho que o desenho construiu bem.

Dan Caliban diz:
Minha vez... finalmente... então, pra mim, a expectativa foi bem flutuante, total zigue-zague de opinião ... de decepção a empolgação a cada nova informação que aparecia.. a expectativa no inicio era bem baixa, lembram? falavam de publico alvo de 6 a 12 anos e curta duração. Até que veio o trailer e fiquei muito otimista.. depois veio o primeiro capitulo (com aquela dublagem) me desanimou... até que foi me conquistando a cada capitulo. As histórias soavam independentes entre si mas muitas vezes iam ajudando na construção do panaroma geral, criando, no fim um ótimo conjunto da obra.


Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
O Caliban falou algo que quase esqueci. O que mais me decepcionou no começo foi a baixa duração dos capitulos, mas ai creio que decidiram mudar isso e apostar mais no desenho. O trailer foi o divisor de aguas. Depois, eu sabia que ia ser bom mesmo e hoje fico feliz de ter superado em muito o que achava no começo. Sobre o Wolverine ser líder nunca vi como problema (acho que o que mais me assustava na época era falarem da indicação de um Xavier do futuro e achava estranho, mas hoje não mais. Fez sentido tudo até). Das dublagens, vamos falar mais adiante...

Cammy diz:
Era pra 6 a 12 anos??? Não lembro disso... quem faz essas indicações é idiota, né??

¤Coveiro¤ diz:
Essa indicação foi na fase de pre-produção. Depois mudaram tudo, Cammy.

Cammy diz:
Ah bom!!! alguém disse que eles iam se ferrar com X-Men pra esse público...rs

Dan Caliban diz:
A idéia de curta duração são não me desanimou mais porque tinha uma animação dos Star Wars que era bem curtinha mas bem empolgante. Só que me bateu um certo receio mesmo assim.

Rafael Felga diz:
O que estraga a animação é o título.

Cammy diz:
Verdade! Podia muito bem ser só X-men, mas é uma questão de marketing, com certeza. E, mais ainda, certeza que funciona... muita gente só viu o filme e ama o Wolverine por isso.

Eddie diz:
Eu acho isso bobagem.

¤Coveiro¤ diz:
Não acho. O título é comercial e pronto. Tem que vender o produto pra maioria e não pra o pessoal que já vem com o pé atrás. Tem X-men no título e mais o Wolverine, o que há a perder?

Cammy diz:
Exato, coveiro! Se você fizesse lucro com o desenho, não acharia,Ed. É puramente comercial.

Rafael Felga diz:
Só acho redundante.......É como se o Logan não fizesse parte do time.....

Eddie diz:
O que eu digo como bobagem é que os fãs vão ver de qualquer jeito. Quem não lê HQ, mas conhece dos filmes e desenhos antigos, já vai se atrair apenas pelo X-Men.
Não precisava do "Wolverine" no título.

Dan Caliban diz:
Tudo é marketing nessa vida... O problema é que fã se envolve muito emocionalmente e muitas vezes têm dificuldades de separar as coisas.

Cammy diz:
Não concordo, Ed.... meu priminho, por exemplo só ama o "Wolveline"

¤Coveiro¤ diz:
Você é prima do Cebolinha?

Rafael Felga diz:
hahahahhaa

Cammy diz:
Crianças falam como o Cebolinha

¤Coveiro¤ diz:
Eu nunca falei... Nem meus primos...

Cammy diz:
Você foi criança há muitos milhões de anos, não vale.

¤Coveiro¤ diz:
Eles falam cabra, peste e oxente...

Cammy diz:
Sorte deles

Wolverine e os X-men


Eddie diz:
É, mas quero ver como vão justificar o Wolverine líder já que o Scott achou sua constante.

Rafael Felga diz:
Não tem mais motivo Logan ser o líder... a nao ser pela sua piada, Ed... hahahaa

Léo diz:
É mesmo, Eddie. Isso é um empecilho dos grandes.

Eddie diz:
A piada tá guardada, Rafael. Irei postá-la já, já...

¤Coveiro¤ diz:
Podemos dizer que essa é a terceira série animada focada nos mutantes que vai para a televisão. Lembrando um pouco das duas anteriores, temos na verdade dois extremos. A série clássica com sua fidelidade extrema as revistas, seguida por X-men Evolution que foi inovadora, mas polemizou por sua liberdade criativa ao reinventar a maioria dos personagens. Onde se fia "Wolverine e os X-men" entre essas séries?

Léo diz:
Olhando desse jeito, pode-se dizer que está entre as duas. A primeira era “extremamente fiel mais ou menos”, porque algumas vezes era, outras não, e com isso se contradisse várias vezes, deixando a cronologia própria uma zona. Já o Evolution era bem amarradinho nesse sentido, e foi coerente dentro de si.

E sobre as alterações e adaptações que fez, nenhuma me incomoda muito, porque universo paralelo é isso mesmo. No que essa série pecou, para mim, foi em usar muitos episódios com tramas menores e nem sempre com muita graça, gerando vários episódios “chatinhos”.

Mas nem é essa coisa de “acontecimentos bombásticos vs. tramas menores” não, porque lá nas últimas temporadas a qualidade subiu muito e houveram vários episódios mais simples que eram muito bons. Wolverine e os X-Men pode ser visto, como já disse, como um meio termo, adaptando bruscamente alguns elementos, sendo bem fiel aos quadrinhos em outros, e sendo fiel a si mesmo, o mais importante.

Cammy diz:
Vou acabar sendo uma chata porque adorei o desenho.

Eu diria no topo. O 8/80 entre a série clássica e o evolution não me agrada, gosto da série clássica por sua tentativa de ser a animação da própria hq (e porque tenho apego pessoal) e gosto do evolution como passa-tempo. A série clássica tem o grave problema de ao tentar ser fiel, falhar demais na cronologia e o evolution é um tema muito “teen” pro meu gosto pessoal, é divertido, mas não me prende como espectadora. O novo desenho consegue preencher essas lacunas muito bem. Ele inova por trazer um universo diferente, não exatamente vivido em nenhuma hq, tem toda a técnica moderna do evolution, claro, e ainda tem uma dedicação a fidelidade de dar gosto.

Acho que é o que queríamos muito ver em um filme dos x-men talvez que faltou, esses apegos a detalhes da cronologia. O desenho conseguiu juntar sagas e fases de diversos períodos e colocar um pouco de cada em um conjunto de episódios. Construiu a maioria dos personagens levando muito em conta sua história original e misturando com o filme, o que dá uma veracidade muito boa, pois, além de não descaracterizar, não precisa explicar anos de histórias com pequenas mudanças.

Assim, acho que ele conseguiu equilibrar o que não atría no evolution (e diminuir a possibilidade de polêmica) e ainda sim agradar aos fãs mais antigos.


Wolverine e os X-men

Rafael Felga diz:
Puxa mais para os elementos clássicos dos mutantes. Apesar da animação ser mais moderna, o que vemos na tela é uma repaginação dos elementos básicos dos X-Men. Só faltou o Império Shiar dar as caras. Ou seja, esse desenho, apesar de algumas "descaracterizações", é mais fiel, o que deve ter agrado os fãs que nao gostaram muito do Evolution. Evolution talvez seja melhor em termos de roteiro, mas esse consegue ser o mais fiel às Hqs, depois do "clássico".

Léo diz:
A Cammy disse "no topo". Se for para comparar os três nesse sentido, esse também é meu favorito, por todo esse trabalho com referências e adaptações cuidadosas que ela citou. É que eu não interpretei a pergunta nesse sentido, então fui mais técnico.

Cammy diz:
Eu quis ser dramática...hehehe
É que pra mim, ele está acima dos anteriores

¤Coveiro¤ diz:
Eu não tenho medo de colocar esse no topo. Sem problemas. Ele é o melhor.

Eddie diz:
Poderia dizer que ela é uma melhor adaptação do que as outras duas. Ela nem é fiel ao extremo de algumas histórias ficarem estranhas na Tv, mas tampouco mudou todo mundo. Entretanto, ela possui dois defeitos: o nome do desenho e o foco dado no Wolverine e a situação do Ciclope. Se os dois fossem mais parecidos com suas versões Astonishing e o desenho chamasse X-Men, seria perfeito.

O Professor Xavier pagando de Zordon eu acho bizarro, mas até aceito e tudo mais, porém transformar o Ciclope em um tremendo babaca não desce para mim, principalmente agora, com o Scott melhor do que nunca nos quadrinhos. Por outro lado, eles colocaram várias sagas dos quadrinhos de maneira muito boa, até mesmo Canção de Guerra da Fênix, o Clube do Inferno Ultimate e até Ecos do Amanhã.

Rafael Felga diz:
Eu não sei se posso colocar esse desenho como melhor que Evolution. Tem muitos pontos que deixam a desejar. O grande defeito do Evolution é a falta de ação. Mas fora isso, acho que o Evolution tem alguns aspectos mais positivos.

Léo diz:
Mas o Scott não está tão descaracterizado. Ele só o basearam em fases piores do personagem. Ele já foi bem bobalhão nos gibis.

Wolverine e os X-men

Dan Caliban diz:
Ahh eu discordo.. ele ja foi mais bobalhao... mas nunca foi como no desenho novo.

¤Coveiro¤ diz:
Caliban é dos meus! HUAhauHAU...

Rafael Felga diz:
No desenho novo ele é quase um emo......A maior parte das cenas ele só faz besteira...

Dan Caliban diz:
No novo ele é um depressivo, com uma ideia fixa na cabeça, que aceitou sermão hipócrita do Wolverine ( o mais hipócrita dos sermões que o Wolverine já deu em todas as mídias que ele já apareceu)

Léo diz:
Eu não gostei, mais não achei tão absurdo. Já que a decisão (questionável, mais enfim) era pôr o Logan como líder e a desculpa usada para deixar o Scott assim foi o luto, eu consegui fazer uma força e engolir.

Dan Caliban diz:
Sim.. Mas o Wolverine falar pro Scott que se ele esta na equipe tem que ajudar como uma equipe sendo que ele o tempo inteiro participa de aventuras pessoais foi o cumulo.

Eddie diz:
Foi o que comentei um pouco antes. Ameaçou expulsar por uma missão solo, sendo que ele faz as dele toda hora.

Rafael Felga diz:
É, mas o Logan tem o roterista do lado dele, então ele pode. Nenhuma das solos do Wolvi deu tanto problema quanto a do Cike.

Cammy diz:
Verdade

Eddie diz:
Hahahhahhaha...boa, Felga!

Dan Caliban diz:
Péssimo isso... Eu fiquei esperando o Ciclope rebater isso no fim da temporada... e nada!

Léo diz:
Sim, claro, eu não disse que não era. Essa cena e imagem do Wolverine o aconselhando é o que menos desce mesmo.

Dan Caliban diz:
Foi tao ridículo que achei que o fato hipócrita ia ser jogado na cara dele depois.

Léo diz:
É que, assim, ele repreendeu o Scott meio que o aconselhando a parar de correr atrás de um fantasma e arriscar sua vida nisso e tal. Não foi só pela missão solo. Era mais um conselho.

¤Coveiro¤ diz:
Mas era uma missão que ele colocava meio que a vida dele em risco, né? Bom, deixa pra lá. Sempre que vejo o Scott só me vem a mente a fase do X-factor inicial (como o Caliban deve ter lembrado e comentando o lance do bobalhão). Daí, ele soltando esses recentes gritinhos em Surpreendentes X-men de fato só me faz ficar... surpreso!

Declaração pra polemizar essa minha, não? RS

Cammy diz:
Ed vai te bater, coveiro.

Eddie diz:
Isso é revolta por causa do Troféu 616 do ano passado, só isso.

Rafael Felga diz:
Poxa vida, Covs, ele não gritou...

¤Coveiro¤ diz:
Eddie também lia X-factor e tem que concordar com os fatos. Ciclope nem sempre foi esse lider que pintam agora.

Léo diz:
Pô, só lendo a fase do Morrison, logo ali atrás, dá para ver isso.

Cammy diz:
Eu sempre vi ele como um merda até surpreendentes...

¤Coveiro¤ diz:
O que condiz com o tempo da HQ que ele perdeu a Jean, como o desenhou tentou fazer um paralelo.

Rafael Felga diz:
De certa forma, Emma Frost colocou ele no topo....

Cammy diz:
GO Emma

Léo diz:
Totalmente, Rafael.

Eddie diz:
Na fase Byrne, antes do X-Factor, ele também é um ótimo líder. Na fase X-Factor ele estava sob efeito da Madelyne. Ela própria disse isso.


¤Coveiro¤ diz:
Emma Frost deve estar manipulando ele até hoje e amém!

Cammy diz:
amém!

Eddie diz:
E, encerrando o assunto, quando a Jean morre ele só sai da equipe...não vira um merda.

Léo diz:
Eu não li as histórias logo depois da morte da Jean, então não posso opinar, infelizmente. Mas sem dúvida esse Scott é bem mais próximo do Scott do filme.

Cammy diz:
Com certeza. O que não é bom pra ele, mas é pro wolverine (ser próximo do filme), que foi o que disse anteriormente

¤Coveiro¤ diz:
Concordo, Eddie. Ele não "vira". hUAHuahUAHau

Dan Caliban diz:
O Scott do filme é o Scott na visão do fã comum. Que conhece pouco e ama o Wolverine.

Léo diz:
Hahahahhahahaha... mas antes da morte da Jean ele era bacana sim.

Rafael Felga diz:
É a visão que o Whedon já mostrou naquele arco

Eddie diz:
Tá explicado porque o Cable é um merda....filho de peixe.
Só pra rebater o Coveiro...hehhehhe

¤Coveiro¤ diz:
Filho da mãe! HUAahUAHahu

Léo diz:
Hahahahhahhahahahhahahahhaha

Cammy diz:
Próximaaaaaaaaaaaaa!
Antes que alguém saia ferido...

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Diferente das outras séries, uma coisa bem peculiar que vemos nessa é que ela começa sem qualquer necessidade de introdução das personagens como aconteciam nas duas outras. Isso pra vocês implica que os mutantes chegaram numa fase tão popular que torna desnecessária qualquer apresentação? Ou isso pode implicar numa falha de roteiro e deixar futuros novos fãs perdidos?

Rafael Felga diz:
Chegaria a ser um defeito. Mas não acho que seja tão grave assim. Nesse ponto, eu acho que o Evolution bem melhor, apesar que isso deixa as coisas um pouco mais lentas. Talvez seja por isso que não perderam tempo apresentando as personagens. E como os personagens apresentados já são, em sua maioria, conhecidos, não acaba com a diversão do desenho.

É claro que alguns personagens já andam meio distantes das Hqs atuais (como é o caso do Mojo), o que pode acarretar em alguns fãs mais recentes perdidos. Mas de modo geral, não há problemas as ausências de apresentações.

Dan Caliban diz:
Acho que esta longe de ser uma falha.. acho que tem uma narrativa mais dinâmica sem tantas auto explicações, muita gente já tem uma idéia dos personagens e quem não tem vai conhecendo aos poucos.. Acho que não precisa explicar tanto... não precisamos fazer tão pouco caso do entendimento do publico.

Eddie diz:
Olha, optar por uma história já iniciada, na minha opinião, não tem problema, mas não gostei da forma como eles fizeram. Por exemplo, Magneto e Sinistro já eram conhecidos, mas Mística e Dentes de Sabre não. Sempre que aparecia um personagem, você imaginava que era conhecido e não era, ou pensava que nunca tinham se encontrado antes, mas tinham. Esse lado foi prejudicial para o desenho,

Fora que eles caíram no mesmo erro da série antiga dos X-Men em relação ao Anjo. Nos primeiros episódios, parece que ele conhece a equipe, mas adia sua entrada por causa do pai, mas depois mostra ele como um dos originais. Fora que, se você não conhece, vai achar que o Magneto é genoshano.


Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Não entendi isso do Anjo, não, Eddie. Na verdade, achei que era um ex-membro que teve que sair depois para ajudar o pai na empresa.

Cammy diz:
Eu também

Léo diz:
Idem. Eu o vi como um ex-membro afastado oficialmente da equipe para cuidar da empresa.

Rafael Felga diz:
Também entendi que ele debandou com a explosão...

Eddie diz:
Fica dúbio, eu interpretei que eles se conheciam, mas ele não era membro.

Cammy diz:
Não me passou isso na cabeça na hora, num sei se alguém poderia ver assim

Dan Caliban diz:
Exato! Não fica nada dúbio, não. Ele sempre foi ex membro e resolveu não retornar a equipe.

Eddie diz:
Vou mudar meu nick para "Cavaleiro Solitário"

Cammy diz:
Você quer ver pelo em ovo e reclama

Bom, eu não vi com esse detalhismo do Ed que talvez tenha algum sentido, mas, em geral, eu voto na questão popularidade mesmo. Depois dos 3 filmes e sendo a terceira animação faz sentido, fora que, se a pessoa não conhece, material por aí on line pra saber quem é quem é o que não falta.

Dan Caliban diz:
Hora de fazer propaganda depois da deixa da cammy uhauhauha sacanagem

Léo diz:
Não acho que seja nada tão grave, devido ao fato de que já se conhece os personagens. Mas por outro lado não acho que faça tão bem ao desenho, no sentido de que possa parecer incompleto de alguma forma. Mas também não acho que esse tenha sido tão mais vago quanto os outros dois, nesse sentido, não. Tenho uma certa dificuldade em julgar isso, pois eu já conheço e tudo o mais.

Mas sim, seria legal contar mais da origem de alguns personagens, como mostrar o Magneto em Auschwitz e coisas do gênero. Apesar de que, se houverem outras temporadas, ainda há chance.


Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Na questão de introdução da equipe, de fato, o Evolution faz o dever de casa. Todavia, era uma necessidade, pois todos os personagens foram repaginados. Já no clássico isso não acontece necessariamente, mas souberam usar um bom recurso comum da HQ. Colocaram uma personagem iniciante para os telespectadores descobrirem o que são os x-men e os mutantes por ela. É a Jubileu. Nesse ponto, não sei o quão drástico isso é pra quem de fato nada sabe sobre mutantes ou x-men... isso, claro, se houver esse alguém. Mas como leitor, eu curti iniciarem tudo já no contexto global da história.

Rafael Felga diz:
Só queria não conhecer o Forge....
hahahaa

¤Coveiro¤ diz:
Poxa, eu gostei desse Forge!

Cammy diz:
Eu também! Ia dizer a mesma coisa....que só eu tinha gostado

Léo diz:
O que tem o Forge? Eu também achei divertida a caracterização.

Rafael Felga diz:
Além de ser pior que Ciclope?

Eddie diz:
Caraca, até do Forge vocês gostaram? Sou o do contra aqui mesmo...

Cammy diz:
Mas deram uma personalidade legal pra ele, ao contrário do Ciclope
Ele deixa episódios muito mais divertidos

Rafael Felga diz:
Eu não... Forge ali tá ridículo...

Eddie diz:
Suuuuuper-legal

Léo diz:
Está estranho comparado ao original, mas acabou ficando divertido como alívio cômico.

Cammy diz:
Exato, léo!
Eles são cri-cris demais

Eddie diz:
Coloca o Drake como alívio cômico, oras
Ou o Fera

¤Coveiro¤ diz:
Porra, mais agradável do que o Índio que tudo sabe e ponto. Nenhuma outra personalidade. Nesse ponto xingo o Forge 616 mesmo. Ele até hoje é só o cara que se lamenta pelo que fez a tempestade. Até a versão ultimate é mais legal.

Dan Caliban diz:
Sabe o que é... talvez você estivesse esperando uma fidelidade maior.. não viu com a cabeça aberta que essas adaptações exigem...

Cammy diz:
Concordo com o coveiro!!!!

Léo diz:
E eu com o Caliban.


Eddie diz:
Não, Caliban...ele é sem graça mesmo.

Rafael Felga diz:
Nesse ponto, concordo com o Ed.
Não é cisma, mas ele é sem graça, pacas.

Cammy diz:
Ótimo, todo mundo tem alguém pra concordar

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
De ultimate a evolution, o pior é o Forge 616 e tenho dito. Ele não se aprofundou em nada desde que disparou aquela porra de arma na Ororo.

Dan Caliban diz:
Bom, mas nem comento só pelo Forge... a maioria das criticas eram justamente sobre diferenças com o quadrinho.

Cammy diz:
O Ed eu já sabia que ia criticar as mudanças

Eddie diz:
O Forge em si é ridículo, vamos falar a verdade. O cara inventa qualquer troço? Sou mais o Prof.Pardal.

Léo diz:
Ele virou o "novato atrapalhado". Nada a ver com o original, mas ficou um personagem legal, na minha opinião.

Cammy diz:
Sim, já que ele é ridículo, mais justo que seja um personagem cômico

Dan Caliban diz:
Temos que ter menos desapego nessa vida hehehehe Cammy disse tudo!

¤Coveiro¤ diz:
Ele é a mobilia. Os X-men precisam construir algo bem complicado. "Ah, beleza, chama o Forge". Forge constroi. "Beleza, Forge. Tchau!". Forge lamenta porque tirou os poderes da tempestade.

Rafael Felga diz:
Po, não sou super fã do cara, mas não acho ele tão ruim...

Léo diz:
ahahaha... mas também não vejo nada de terrível no Forge original. Meio que "não fede nem cheira".

¤Coveiro¤ diz:
Por isso, ele não fede nem cheira. Como diz meu amigo Guga. "Se não consegue ajudar, ao menos atrapalhe. O importante é participar"

Rafael Felga diz:
Mas não chega a ser ruim como o do desenho novo
Em evolution ele tava legal.....

Léo diz:
No Evolution ele parecia mais com esse que com o original.

Dan Caliban diz:
Eu gosto muito do Forge, porque gostava muito da aliança dele com o Banshee em x-men 53 da abril (mentira nao sei se é nessa edição)

Cammy diz:
hahahahahhahaa, caliba
Não vale chutar edição

Dan Caliban diz:
63 eu acho.. ou 64

¤Coveiro¤ diz:
Essa fase do Banshee é bacana. É o auge dele. Mas só. Pronto.

Eddie diz:
Eles se aliaram contra os Morlocks na edição 63.

Cammy diz:
Acho que o assunto forge já deu o que tinha que dar.

¤Coveiro¤ diz:
Vamos falar das partes das caracterizações depois, certo?
Tem um tópico reservado só pra isso!

Eddie diz:
Sim, vamos falar mais mal dele lá.

Cammy diz:
E do ciclope

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Mais uma vez nas mãos de Chris Yost, os mutantes ganharam um seriado de 26 episódios com uma dinâmica bem diferente. Curtas histórias que se fecham em cada capítulo, mas que deixam margem para um plot maior. Ao mesmo tempo, corre paralelo duas aventuras em tempos diferentes, presente e futuro, também interrelacionados. Que avaliação final vocês dão a dinâmica narrativa da história?

Cammy diz:
To sendo uma bela puxa-saco, mas achei a narrativa ótima. Como já disse várias vezes, na maioria, ela deixa o desenho atrativo, com aquela vontade de que o próximo episódio chegue. A “edição” entre futuro e presente também foi bem bolada é quase como lost (momento Ed) que tinhas essas “cortadas” de um tempo passado/futuro para o presente super racionais e bem feitas, deixando a história fluir de maneira mais natural e convincente.

¤Coveiro¤ diz:
Falar bem do Yost não é ser puxa saco, é um fato

Dan Caliban diz:
Concordo com a cammy (tava com saudade de falar isso)

Cammy diz:
Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Bate aqui, caliba o/\o

Dan Caliban diz:
\ol

Léo diz:
Meio Lost, hehehe. Avaliando a narrativa em si, só posso dizer que ficou impecável, cumpriu seu papel sem ficar falha e confusa. Acho que nem tenho muito mais a dizer sobre isso.

¤Coveiro¤ diz:
Eddie, já que foi citado, você concorda?

Cammy diz:
pelo menos nisso????????????

Eddie diz:
Concordo, foi legal.

¤Coveiro¤ diz:
E algo mais? rs

Eddie diz:
Bem, eu gostei muito de como a história foi se encaixando. Tudo relacionado, começando pelo ataque ao Instituto, bem maneiro. A iminência da Guerra e até uma ótima cena dos Sentinelas reprogramados, que é Ultimate total. Só fiquei meio confuso com o lance do futuro, mas foi bacana.

Dan Caliban diz:
Eu tenho implicancia com Kyle e o Yost dos quadrinhos.. eles são bons mas eles preferem ser apelativos e o povo adora. No desenho, eles têm uma abordagem bem diferente e a restrição acaba dando uns surtos criativos neles.. é assim que vejo toda aquela viagem que foi o futuro criado pelos dois.

Eu ficava vendo o roteiro e os elementos que eles adicionavam e ficava impressionado, parecia que a historia já tava no quinto ano, pra ter tanta surtação.. nunca imaginei ver coisa como por exemplo 5 x23s lutando ao lado do wolverine no primeiro ano da serie !!

Acho que a evolução de tudo foi num ritmo absurdo.. e sem ficar muito perdido, e isso ponto para a historia.. dava a impressão que podíamos esperar de tudo (menos o Wolverine matar alguem heheheh)


Wolverine e os X-men

Eddie diz:
Coveiro deve ter delirado com as X23...rsrrsrs. Lembrei dele na hora.

¤Coveiro¤ diz:
Delirei!

Cammy diz:
hahahahaha

Rafael Felga diz:
Eu achei bem bacana. Os dois focos foram bem construídos. Para um desenho em que a ação é o foco, acho que ele cumpriu muito bem esse papel. Concordo com as colocações do Caliban.

¤Coveiro¤ diz:
Não vou mais elogiar o Yost, não. Eu gosto e pronto, seja nos desenhos e seja nos quadrinhos. Só que nos desenhos ele não pode assassinar tantos hAUHUAHuha... Mas queria fazer um comentário sobre o futuro criado nessa história. Cara, as histórias foram ótimas e bem encaixadas. A presença da Lorna neles meio doidona, então, foi uma excelente referência.

Eddie diz:
Também lembrei da fase do Morrison. Mas ela deveria estar pelada ali.

Cammy diz:
hahahahaha

¤Coveiro¤ diz:
Ela ficou pelada na fase Morrinson?

Eddie diz:
Sim, quando ela foi encontrada nas ruínas de Genosha.

Rafael Felga diz:
Bom, mais um motivo para eu ler.....
hahaha

Léo diz:
Ah, é mesmo.

Cammy diz:
affff Vou ter que dar uma lição sobre arte e pornografia pro Felga aqui também.

¤Coveiro¤ diz:
UAHUAHUahuA... que horror, Felga.

Rafael Felga diz:
hahahaha

Wolverine e os X-men

Eddie diz:
Claro que, convenientemente, os cabelos longos combrem os seios. Cabelos em HQs são quase uma vestimenta.

Dan Caliban diz:
Por isso que gosto de cabelos curtos. rss

Cammy diz:
O que é mentira! Tem que ter um cabelo muito estável!

Léo diz:
Eu também gostei muito do futuro, e eu cheguei a imaginar que o Wolverine de lá seria o Cable, hahhahaha

¤Coveiro¤ diz:
Blasfemia Kirkiana, Leo. Argh!
Mas o futuro ali explica totalmente o porquê de Xavier o escolher como líder da equipe.

Dan Caliban diz:
auhhuauhahuauhahuauhauha cara.. era um grande risco que corríamos essa do wolvcable. huahuahua

Rafael Felga diz:
Depois reclamam porque o Ultiverso tá desse jeito....

Léo diz:
Hahahhaha.. lá eu até curti. Mas não torci para ser assim no desenho, só imaginei a possibilidade. Pois tinha até a Dominó.

¤Coveiro¤ diz:
Falam do Loeb, mas o Kirkman conseguiu detonar primeiro o Ultiverso.

Rafael Felga diz:
Dominó não envelheceu nada.......ou é impressão minha?

¤Coveiro¤ diz:
Ela teve sorte!

Cammy diz:
Ela não existe no presente. Ela nasceu mais pra frente.

¤Coveiro¤ diz:
Ela existe sim.

Eddie diz:
Ela tá na Irmandade. Ela ficou com cabelo branco do lado...como todo mundo em HQs.

Cammy diz:
Ahhh é! Eu vi o começo faz muito tempo...

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Passando pra parte técnica, vamos analisar dois pontos: Arte e Dublagem. Principalmente, a dublagem nacional, já que o Brasil foi agraciado de ser o primeiro país a ter esses episódios exibidos, antes mesmo dos EUA, que teve seu lançamento só nesse mês de Janeiro.

Eddie diz:
Olha, a dublagem em si não ficou ruim nas escolhas das vozes. Tirando um ou outro, achei as escolhas adequadas. O que matou mesmo foi a artificialidade de algumas coisas, principalmente gritos e gemidos. Soava falso demais. Os personagens achei bem desenhados, mas optaria por um Logan um pouco mais baixo.

¤Coveiro¤ diz:
Caliban, você foi o primeiro a comentar sobre sua decepção com a dublagem nacional, fala um pouco.

Dan Caliban diz:
Novamente irei discordar do Ed, hahaha acho que nada salva na dublagem... a artificialidade era o pior, amadora demais., o sotaque entao... absurdo. Mas as escolhas das vozes tb foram péssimas. Nada me agradou. Estava claro que a empresa escolhida tinha talvez experiencia (se é que tinha alguma) com outro tipo de animação, muito mais infantil e que ficou bem claro que esse tipo de desenho era algo novo pra eles.

Cammy diz:
Gostei muito de ambas. A arte, principalmente, acho que é uma das melhores que vi em desenho, no estilo dos desenhos atuais, não entendo mais muito pra falar mais que isso. Agora, na dublagem, vou concordar com Ed e discordar de caliba!!!! hahahahahaha: De início, me soou estranha. Algumas vozes, de fato não foram bem escolhidas, mas não é a maioria. Acho que esse “desconforto” com a dublagem vem da nossa mania de ver tudo na língua original. Adaptando-me à idéia e com o passar dos episódios, eu passei a gostar das vozes, me apegar a elas. A maioria é muito bem feita, inclusive em termos de interpretação, o que falha em muitas dublagens hoje em dia. Achei a maioria das vozes coerentes e, de fato, não gostaria de ver outra nos personagens. Acho que a dublagem também evolui com os episódios e, no fim, se tornou muito boa no meu ponto de vista.

Eddie diz:
E eu redescobri o gosto pelas dublagens, graças ao Guilherme Briggs e ao Garcia Jr.

Cammy diz:
Idem! As pessoas não sabem como é difícil dublar. Acostumadas com sempre ouvir o original, que obviamente é diferente, não apreciam uma boa dublagem.

Léo diz:
Pô, eu discordo. Sempre vejo desenhos dublados e geralmente me agrada bem mais que nesse desenho. E algumas vozes ficaram bem esranhas. Por exemplo, a Dominó dá a impressão de ser mais jpvem que a Vampira.

A arte me agradou. Cumpre bem sua função e não deixa muito a desejar. Sim, eu gostaria de um Wolverine mais baixo e com ombros mais proporcionais ao resto do corpo e coisas do tipo. Mas alguns detalhes como esse à parte, não tenho sobre o que reclamar.

Sobre a dublagem brasileira, ficou péssima. Sem exagero, deixou muito a desejar. Estou considerando a possibilidade de baixar os episódios em Inglês, agora que estão saindo, porque em alguns momentos, a dublagem daqui quase “estraga” o desenho.

Eddie diz:
Baixar não, viajar aos EUA e assistir.

Cammy diz:
Assiste em espanhol, desenho não tem versão original

Wolverine e os X-men

Léo diz:
Sim, também tem bons momentos. Wanda e Noturno, por exemplo, ficaram muito bem até na dublagem.

Rafael Felga diz:
Gostei da animação. Apesar de alguns efeitos, o desenho é muito bom. Há alguns altos e baixos, mas tem episódios que a animação flui muito bem, como os capítulos que envolvem o Noturno. Não é todo mundo que gosta desse tipo de animação, mas eu particularmente achei bem bacana.

Quanto a dublagem, bom, eu não assisti a dublagem em inglês,mas achei bem fraca a nossa dublagem, principalmente algumas vozes. Forge está insuportável. Emma está com uma voz enfadonha. Mas acho que nessa parte não dá para culpar os criadores da série.


¤Coveiro¤ diz:
Caramba, estou admirado com a Cammy elogiar, pq nem precisar ser bem critico que juntaram uns iniciantes para treinar a molecada nesse desenho. Acho que esse Briggs (que fez a voz do Pietro, né?) juntou seus alunos e pensou em fazer a provinha final ali. Salvam-se muito, mas muito poucos daqueles dubladores.

Cammy diz:
Que briggs?? tá doido????

Eddie diz:
Quem faz a voz do Pietro é o Nelson Machado.

Léo diz:
O Kiko, né?

¤Coveiro¤ diz:
Isso, o do Kiko. Eu confundi. Não sei os nomes deles.

Dan Caliban diz:
Não é o Briggs não, coitado.. é o kiko

Eddie diz:
Pois é, Nelson Machado.

¤Coveiro¤ diz:
Enfim.

Rafael Felga diz:
Pietro é Kiko? hahaha

Nota do Editor 616: Enfim, o Kiko ou a bola?


Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Sinceramente, eu vou precisar baixar tudo quando terminar a série lançada nos EUA.

Cammy diz:
Se fosse o briggs seria outro nível. Aliás, se ele dirigisse a dublagem.

Eddie diz:
Ele é diretor de dublagem de Homem de Ferro.

¤Coveiro¤ diz:
Whatever. Achei de um desleixo tremendo o que fizeram com um roteiro tão bom. Por sinal, mudaram muitas falas e as deixaram infantis. A Emma solta muito mais tiradinhas em um trailer e no desenho traduzido fica totalmente sem graça.


Cammy diz:
Acho que essa dublagem é paulistana, não vi nenhuma voz carioca (muito bons em dublagem) que me lembre.

Dan Caliban diz:
Dublagem boa primeiro não pode ter sotaque

Cammy diz:
Não digo pelo sotaque! Digo pq existe uma equipe paulista e uma carioca, meio que formadas, a carioca que é o Briggs e companhia, em geral, é melhor.

Léo diz:
Lembro de reclamarem comigo que o Logan e alguns outros personagens tinham sotaque paulista carregado. Eu não cheguei a notar, mas me lembro disso, acho que foi a Julia.

Cammy diz:
Eu, como paulistana, não notei sotaque

¤Coveiro¤ diz:
Eles tem sim. A Dominó, então.

Dan Caliban diz:
As mulheres principalmente tem muito sotaque.

Rafael Felga diz:
Também não notei...

Wolverine e os X-men

Cammy diz:
Quem é paulistano não nota porque está acostumado de ouvir assim

Rafael Felga diz:
Mas achei a dublagem bem fraca...

Léo diz:
Eu não sou, mas também não cheguei a notar.

Cammy diz:
Mas você não conta, léo! hahahaha

¤Coveiro¤ diz:
Não só sotaque como as vezes falta entonação e emoção na voz. Salva-se o Pietro ali, porque é o diretor da bagaça. E o Wolverine, claro.

Dan Caliban diz:
E acho um absurdo falarem bem dessa dublagem com o nível que foi as dublagens dos outros desenhos.. principalmente o magneto dos outros desenhos.

Léo diz:
Por que não?? Hahahahaha

Cammy diz:
Não achei, achei que faltou interpretação em muitos, mas acho a Emma boa e mais diversos. Kurt... Forge... Mesmo o Magneto. O pietro é o que menos gosto porque é uma voz meio forçada...

Eddie diz:
Concordo com a Cammy.

Rafael Felga diz:
Kurt foi um dos poucos legais...

Cammy diz:
Magneto mesmo

Wolverine e os X-men

Léo diz:
Forge achei meio exagerada a voz meio aguada.

Eddie diz:
O Magneto eu gostei, do Forge eu me abstenho. O Pietro só queria a bola quadrada dele.

Rafael Felga diz:
Ah não...A dublagem do Forge enterrou o personagem...

Cammy diz:
Eu gostei da vampira

Dan Caliban diz:
Falar bem da dublagem do forge foi demais. rs

Cammy diz:
Eu gostei
Eu vi um filme com a dubladora da Emma ontem e ela fez muuuito bem

¤Coveiro¤ diz:
A Emma não é a pior. Mas a vampira, Domino e Jean... Por sinal, tem duas que parecem que são a mesma dubladora, não? Ou é isso na versão americana?


Wolverine e os X-men

Cammy diz:
Sabe qual o problema??? O problema é que as falas foram feitas em inglês. É difícil adaptar...se fosse um roteiro em português a coisa era outra

¤Coveiro¤ diz:
Cammy, isso sempre foi problema deles e nunca foi ruim como foi agora. Pegaram uns Newbies pra dar aula e pronto.

Dan Caliban diz:
Ahn ??

Cammy diz:
Digo os termos! A Wanda falando "você e o pai" é foda

¤Coveiro¤ diz:
Cammy, nao viaja, esse povo vive de adaptar filme em inglês.

Cammy diz:
Não foi uma boa adaptação! Isso prejudica a dublagem também

¤Coveiro¤ diz:
Isso, culpa deles. Eles têm alguma liberdade de mudar o dialogo na hora que bem sei. Reencaixar melhor as palavras, enfim...

Léo diz:
Ah, sei lá. A própria Panini, que vive de adaptar gibis comete um erros grandes, não acho tão absurdos que eles possem ter feito isso também.

Rafael Felga diz:
O único ponto forte, na minha opinião, é o Noturno...

Cammy diz:
Devo ter acostumado o ouvido, então, porque nos últimos episódios me soou muito natural

Dan Caliban diz:
Dublagem sempre tem esse problema e mesmo assim não sai tão ruim. se não me engano Noturno e o Wolverine eram os mesmos caras.. e nem da pra perceber.

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Falando um pouco dos pontos fortes e fracos do desenho. Qual foram os melhores e piores personagens caracterizados? E quais os episódios que mais curtiram e qual acharam dispensável?

Eddie diz:
Os melhores, sem dúvida, foram o Noturno e Emma. Tanto que os episódios com o elfo estão entre os melhores. Aquela cena dele atravessando o oceano com teleportes foi muito boa. Já Emma Frost estava muito bem caracterizada, com sua personalidade muito semelhante aos quadrinhos, dadas as devidas proporções de um desenho animado, é claro. A cena dela colocando Psylocke em seu devido lugar também foi excelente (sorry, Fernando).

Um dos poucos spoilers que soube foi da traição dela, mas acabei me surpreendendo, porque não foi exatamente como esperava e colocar ela como responsável pelo ataque do primeiro episódio foi uma jogada de mestre, fechando bem a história. Os piores personagens adaptados foram o Ciclope e o Forge. Scott se tornando um verdadeiro loser que toma lição de moral do Logan não desce. Tiveram a oportunidade de redimir o personagem depois do filme, mas passou batido. Já o Forge como alívio cômico não ficou legal por dois motivos: 1) não tem nada a ver com o personagem e 2) faltou a parte cômica, porque não tinha a menor graça. O Drake tava ali do lado, colocasse ele para fazer piadinha infame.

Os piores episódios foram com o Logan em foco, sendo coroado pelo pior de todos, que foi com o Samurai de Prata. Tudo bem que ele funcionou melhor como marido do que irmão da Mariko, mas quando começou o "combate até a morte" eu pensei na hora: "ele vai energizar a espada, desonrando o código e fazendo os caras da Yakuza interromperem a luta". Prevísivel demais...e ruim. Ah, um personagem que eu nunca esperaria ver era o Errante, o sentinela avariado de "Ecos do Amanhã" que só sabia falar destruir. Quando Polaris monta ele com restos de Sentinela, cheguei a pensar nele, mas não imaginem que iriam usar. Ficou ótimo e lamentei sua morte.



Léo diz:
A caracterização da maioria dos personagens me agradou, não vi nada de terrível. O personagem que mais merecia um tratamento diferente, nesse sentido, é o Ciclope. Mas mesmo que essa abordagem não tenha me agradado muito, até que a achei coerente. Sobre os episódios, os que mais me agradaram foram os focados na equipe do Xavier, no futuro, e em Genosha.

O Charles é um dos meus personagens favoritos em X-Men, e gostei de ver a importância dada a ele, sem falar nos coadjuvantes do futuro, que eram muito bons (destaque para o Errante, como ressaltou muito bem o Eddie, gostei muito da referência, adoro o personagem). Em Genosha, além de um bom Magneto, temos uma Feiticeira Escarlate incrível, talvez a melhor caracterização da personagem até aqui, formando um tipo de “dupla dinâmica”, que funcionou muito bem, com o Noturno. Este que foi um dos personagens mais bem tratados pelo roteiro, teve o que merece e ficou muito bacana.


Cammy diz:
Não lembro bem porque faz tempo que vi os primeiros, mas o de genosha (que o kurt fica lá) e um do passado de wolverine foram bem chatinhos... O Ed lembrou bem o do Samurai de Prata é um saco.

E os melhores são os finais, parece que houve uma evolução. Os finais, inclusive, porque eles são os mais criam um suspense e clímax, com todas conspirações, vilões e tal se revelando.

Pra mim o melhor caracterizado foi a o Kurt (como parece ser unanimidade) e a Emma, talvez. Ela bastante por se basearem nos últimos anos da personagem na hq.

Uma coisa interessante é que os personagens que não estão nos filmes, acabaram sendo melhores caracterizados por não ter essa “carga” a mais. A Emma, por não estar no filme e nem no evolution (se aparece eu num lembro e não é muito), acaba tendo uma das melhores caracterizações por ter apenas uma “base principal de dados”: as Hqs.

Os piores caracterizados não sei, a vampira pra mim não chega aos pés da original, mas está beeeem melhor que a do filme e a do evolution. Wolverine está bem caracterizado de acordo com o filme, o que não acho um problema. Tempestade ta bem mortinha... Forge meio palhaço/idiota demais, mas não acho que seja nada do tipo “afff, que merda de caracterização”, mudanças que não atrapalharam.

Ah, o Scott ta a besta do filme, como já dissemos várias vezes (um pouco melhor, obvio), mas aí é aquele caso da “base de dados”...

Rafael Felga diz:
De maneira geral, os personagens estavam bem construídos. Tirando o Cike e o Forge..... Noturno acho que foi o melhor personagem (ainda bem que não resolveram adotar aquele lance de Padre para ele....), mas destaco Emma também.

Em relação aos episódios, os três últimos são os melhores, mas de maneira geral, achei bem bacana. Acho que para um líder de equipe, o Wolvi agiu muitas vezes sozinho. Isso me irritou um pouco. então o contra seria esse episódios solos dele.


Dan Caliban diz:
Eu não ligo pra personagens descaracterizados.. o próprio quadrinho é descaracterizado, entao como não esperar isso das outras mídias (principalemente quando o objetivo é conquistar novos consumidores da revista).

Pra variar um pouco, vou falar de personagens pouco comentados aqui... os tops ja foram bem falados. Xavier foi uma grande surpresa... no inicio quando vi o trailer, o Xavier todo Zordon La , eu achei um lixo sem tamanaho... mas a historia soube trabalhar com ele.. com ações no futuro ele liderando uma nova equipe improvisada.. muito interessante.

E ainda tirou o Xavier de comandar a equipe do presente, e isso limita muito o personagem por ele ser tao poderoso. A posicao do xvaier nos x-men o atrapalha pra mostrarem o potencial dele e sobre a critica... vou criticar o dentes de sabre... é o dentes de sabre mais bundao de todas as versões.. que nao tem garra e usar uma arma laser. huahuahuahuauha


Wolverine e os X-men

Rafael Felga diz:
Xavier sendo Xavier foi um bom ponto positivo....

Léo diz:
Caaara... juro que não lembro do Dentes de Sabre do desenho... =S

Cammy diz:
Concordo plenamente com o caliba no quesito "Xavier", eu pensei o mesmo

¤Coveiro¤ diz:
Cara, como não falaram do Gambit? DO GAMBIT? Mas que lixo de caracterização foi aquela? O que me leva aos piores episódios terem ele incluído. Até que vibrei com o "recado" que ele leva pra casa no final (apesar de ainda ter achado um episódio ruim). O melhor Gambit até então só foi o Evolution... e mesmo assim ruim das pernas.

Já outros personagens que ficaram faltando mais foi a Tempestade que praticamente morreu ao longo de toda a história e a Jean que parecia uma vítima. É uma pena porque eu prefiro sempre que todos a olhem com uma personalidade forte. Quando fazem isso, acaba constratando demais com a Emma. O que me leva as melhores caracterizações. A Emma foi perfeita. E me surpreendi com a traição mesmo. Sempre estou com o pé atrás nos quadrinhos, mas não esperava isso nos desenhos.O Noturno parece ter sido unânime. Deu sorte de pegar um mesmo dublador. Ouvi falar que era o mesmo do Wolverine, mas não sei se isso se repete na versão brazuca. E acompanhado dele, entra aqui a Wanda.

Inesperadamente, ela teve um papel fundamental em toda a história e adorei todo o relacionamento dos dois. Daí, inclue-se o Pietro, Magneto e Lorna. A "família Dinastia M" foi muito bem aproveitada. E pra finalizar, vou por um asterisco na equipe do futuro. Muito bem montada e resgatando personagens pouco conhecidos ali que fizeram os fãs sorrir pela pequena participação. Todos os episódios do futuro foram bons. E foram porque a gente não esperava nada deles, não tinha o compromisso da adaptação que tanto os leitores mais bitolados exigem e ferram a boa história. E, por fim, as últimas histórias que constroem a parte final foram o melhor do desenho. E como dizem "tudo vai bem, se acaba bem". Final bom, desenho bom.


Rafael Felga diz:
Tempestade ficou apagada mesmo. Mas ela anda apagada, infelizmente.

Wolverine e os X-men

Cammy diz:
Ahhhhh é! o Gambit! esqueci de tão bom que foi! hahahahaha... E eu mencionei a tempestade mortona!!!! E, concordo, o núcleo "dinastia M" ficou muito bom também.
Verdade também sobre a equipe do futuro

Léo diz:
Não comentei, mas também achei os episódios solo do Logan os piorezinhos. E faz bastante sentido o lance da "base de dados", Cammy, mas não obrigatoriamente, pois o aparentemente unânime Kurt teve uma versão no cinema e uma bem diferente e de grande destaque no Evolution e isso acabou não atrapalhando.

Cammy diz:
Brigada, léo!Eu gostei muito das aparições dos atuais novos mutantes!! Ah! alguém mais viu a Layla correndo em Genosha???

¤Coveiro¤ diz:
Poxa, eu gostei de alguns episódios do Logan. Principalmente os do Arma X. E do Hulk. O do Hulk é tão bom que tem ligação com esse do desenho Hulk Vs!

Dan Caliban diz:
Layla ?? vi não

Cammy diz:
Tem uns guris na ponte quando vão explodir genosha e um deles é a layla, igualzinha

Léo diz:
Pô, não vi a Layla!!

Eddie diz:
Também não vi, mas assisti tudo de uma vez só.
E o Gambit daqui e do Evolution são os melhores de todos.

Léo diz:
Não vi nada de tão errado com o Gambit. O achei bem legal no episódio que vai a Genosha, principalmente. Nada de tão bom, mas também não tão ruim.

Rafael Felga diz:
No caso do Gambit, até gostei dele nesse desenho.

¤Coveiro¤ diz:
Tu gostou desse Gambit? ugh!

Dan Caliban diz:
Eu gosto é do primeiro Gambit. kkk

Léo diz:
Eu gosto do original, Covs, então... =P
Mas sério, o achei bacaninha.

Cammy diz:
O gambit não tava mal caracterizado, tava meio a toa, meio sem graça mesmo

Dan Caliban diz:
É nada demais. O Gambit não teve nada péssimo nem nada bom.. não fedeu então valeu

Cammy diz:
Era o que eu queria dizer, caliba...tanto que nem me lembrei dele

Rafael Felga diz:
Era o que eu semprei achei que o Gambit deveria ser. Podia tá na equipe, mas esse é o espírito que ele deveria ter.

Léo diz:
O Caliban disse o que eu queria.

¤Coveiro¤ diz:
O comentário do Leo do tipo "Eu gosto do original" me faz pensar algo do tipo. Eu gosto dele "personagem ruim" do jeito que foi nesse desenho.

Eddie diz:
Sobre os X-men do Futuro, eu só queria saber porque todos eles continuaram com roupa de presidiário e só o Bishop colocou uniforme

Léo diz:
E sobre o que disseram, gostei muito de ver o Xavier e a "Dinastia M" tão bons. Porque já simpatizo muito com esses personagens, e vê-los bem assim foi ótimo.

Dan Caliban diz:
Exlica porque o Gambit é ruim, plis

¤Coveiro¤ diz:
Respondendo ao Eddie: o Bishop é só mais asseado.
Respondendo ao Caliban: Como assim, explicar porque o Gambit é ruim?

Rafael Felga diz:
Psylocke em si foi mais descaracterizada... Mas adorei o que a fez com ela....hahaha

Léo diz:
A Psylocke ficou bem melhor que a original dos últimos tempos, a propósito.
E o que eu disse sobre gostar do original foi uma piadinha, por ele ser tão odiado. Tipo, se eu gosto dele, tenho mal gosto, então tudo bem ter gostado desse.

Rafael Felga diz:
Que o Fernando não te escute, Léo.

Léo diz:
Hahahhaha, é... e eu simpatizo com a Psylocke, até, mas a dos últimos tempos dos HQs não me desce muito.

Dan Caliban diz:
Temos que explicar, pô.. não foi dito.

¤Coveiro¤ diz:
Explicar porque um personagem sem destino nos últimos 10 anos e que como mérito mais recente foi se vender para o Apocalipse sem motivo algum, pra depois se arrepender associando ao Sinistro na vã tentativa de recuperar a merda que fez e ajudar a Vampira?

Dan Caliban diz:
Estou falando do Gambit do desenho...

¤Coveiro¤ diz:
Do desenho, ele foi simplesmente chato. Era pra parecer glamoroso e tal, mas foi mal conduzido isso. E previsível todo o seu plano na ultima aparição.

Cammy diz:
Agora, sim.

Dan Caliban diz:
Bom.. viu, não era tão óbvio assim...

Léo diz:
Então, assim eu até concordo. Ficou meio "bobo" em vez de "charmoso".

¤Coveiro¤ diz:
Gambit do Evolution foi muito mais carismatico... MUITO MAIS. Ele cantava a Vampira bem cantado... HAUHauhA

Cammy diz:
Sim, foi o que quisemos dizer por nem fede nem cheira

Léo diz:
E sejam grandinhos e não me zoem por chamá-lo de charmoso.

Eddie diz:
O Gambit, na minha opinião, deveria ser um ladrão, trapaceiro, mentiroso e pegador. E acho que ele foi isso no desenho, talvez não tanto pegador, pois só fez isso com a Lorna, mas...

Rafael Felga diz:
Que por sinal, é bem novinha. Ele poderia ser mais cafajeste, mas enfim...

¤Coveiro¤ diz:
Pois é. Assustador aquilo!

Cammy diz:
Gambit pedófilo

Léo diz:
Mas era tudo parte do plano. Se bem que a Vampira é uns 10 anos mais jovem que ele, pelo menos no Evolution e Ultimate.

Rafael Felga diz:
Ou então as cantadas dele só funcionam nas menininhas...

Cammy diz:
10 anos não é muito, mas tem que ser maior de idade =P

Léo diz:
Nas realidades que eu citei, ela é menor, hehehe

Eddie diz:
Ele é papa-anjo.

Dan Caliban diz:
Coitado do Warren

Rafael Felga diz:
hahahaha

Eddie diz:
hahhahhahha

Léo diz:
Boa, Caliban, hahhahahahha

Eddie diz:
Falando em Warren, eu gostei bastante da transformação dele.

Léo diz:
Eu também, achei muito bem feita a trama dele.

Rafael Felga diz:
Warren ficou legal... melhor até do que nos quadrinhos...

¤Coveiro¤ diz:
Isso, Eddie, a transformação em arcanjo foi bem legal

Dan Caliban diz:
A cena de perseguição do anjo/arcanjo atrás da Emma, Ciclope e Jean foi sensacional

Eddie diz:
Pô, bota sensacional nisso. E quando a gente acha que ele tá fora da jogada, a joía do Sinistro brilha e ele desperta.

Cammy diz:
Verdade

Rafael Felga diz:
Pois é... para um personagem meio sumido nas hqs, ele teve um belo destaque...

¤Coveiro¤ diz:
E o Sinistro se mostrou o verdadeiro vilão no final (Coveiro apud Paulo França)

Eddie diz:
hahhahhahhaha

Rafael Felga diz:
hahahahaha

Cammy diz:
hahahahahaha

Léo diz:
Hahahahhahahahhahahhahahahhahahaha
"apud"?

¤Coveiro¤ diz:
Cammy, por favor.

Dan Caliban diz:
Não entendi...

Cammy diz:
Sim, ele está citando o Paulo frança. Em linguagem cientifica. Vou dar um exemplo nerd: "com grandes poderes vem grandes responsabilidades" (Peter Parker apud Tio Ben). Isso porque eu ouvi do Parker q ouviu do tio Ben.

Nota do Editor 616: Longa discussão sobre o uso correto do apud tirada do Em Foco pra vocês não dormirem...

¤Coveiro¤ diz:
Obrigado! E tem que explicar ao Caliban, que vergonhosamente não leu o Em Foco retrospectivo 2008.

Dan Caliban diz:
Coveiro me entende... Quando eu morrer quero que ele cave a cova.

¤Coveiro¤ diz:
Bom, Caliban, na sessão de cartas, em Universo Marvel, o Paulo França falou que depois da Guerra, o Hulk se mostrou o verdadeiro heroi no final. Desde então fazemos tiração disso em cada Em Foco sobre quem se mostrou o verdadeiro herói no final... fiz uma adaptação só.

Léo diz:
Hhahhaahhahhahahahahahahhaa

Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Bom, quem já viu o final, certamente teve uma grata surpresa. Ou ao menos, eu tive. Pelo que foi mostrado, qual a perspectiva de vocês para uma segunda temporada?

Rafael Felga diz:
Mais uma temporada com ação eletrizante, repaginando uma das grandes sagas dos Mutantes. Devo continuar irritado com o título da animação, mas acho que vou ter que me acostumar. Outro ponto vou ter que engolir vai ser o Wolvi no comando, enquanto o Scot (que já se recuperou do momento "perdi minha esposa pela 20ª vez) vai ser tratado como um coadjuvante qualquer (ok, isso é birra de fã). Alguns pontos da saga (como as versões vilanescas de Scott e Fera) vão ter que ser bem adaptados, mas acho que pode aparecer muita coisa boa.

Cammy diz:
Novamente apocalipse é o final que promete... No evolution ele também era o tema final, mas ficou no que ficou. Dessa vez minha expectativa é alta!! Principalmente porque amo a era de apocalipse e acho a referência (e, pelo visto, fidelidade), perfeita. Ao contrário do evolution que usa a imagem do personagem e cria uma outra história, dessa vez ele ligado ao que realmente realizou nas hqs é muito legal.

Eu tava vendo alguns feitos do sinistro no desenho e pensando “pó, vão fazer dele um apocalipse, misturar tudo??”, aí quando ele aparece reverenciando o “mestre” eu gritei “ahá!!!! Agora sim!!”... hehehe. E a idéia de que criou-se um futuro alternativo, a relação passado/presente faz mais fiel e interessante. Como nas hqs eles terão de evitar que a era de apocalipse aconteça, ao mesmo tempo que devemos ver ela acontecendo no futuro, vamos ver como isso se desenrola, altas expectativas para a questão fidelidade e adaptação aqui.


Léo diz:
O final me agradou, achei uma ótima conclusão, e o lance da Era do Apocalipse no final foi bem bacana. Mas eu fico meio receoso com o rumo que isso possa tomar. Porque isso seria praticamente repetir a história da primeira temporada, porém, com outro futuro. A Era do Apocalipse é muito bacana e seria legal ver uma versão desta realidade na tv, mas acho que os roteiristas têm que tomar muito cuidado para não soar repetitivo. Mas, ainda assim, estou animado e curioso para ver no que dá.


Eddie diz:
Eu fiquei mega empolgado com a Era do Apocalipse, pois é uma das minhas séries favoritas. Porém, o grande diferencial dela era ser um presente alternativo, explicando assim as diferenças. O Ciclope vilão mesmo, como vai ser? A Jean vai morrer de novo?
Ou então vai trair o Scott com o Logan?

Cammy diz:
Ciclope cansou do Wolverine de líder do desenho e mandou tudo pra putaqueopariu...

Léo diz:
É, a adaptação vai ser meio complicada. O próprio Xavier está vivo.

Eddie diz:
Tipo, o Xavier manda a mensagem "Logan, não pode pegar a Jean, pois isso irá fazer o Scott se aliar ao Apocalipse e...quem é aquela na cama?"
Logan: "Charles, você devia ter avisado há meia hora"

Cammy diz:
hahahahhaa o futuro está comprometido, já comi a Jean


Rafael Felga diz:
hahahahha eu imaginei isso.... hahahaha

Léo diz:
Hhahahahhahahahahahhahaha

Eddie diz:
E o Fera Negro também, que é um ótimo personagem e essencial na Era? Não vejo ele se encaixando nesse desenho.

Cammy diz:
Noooossa, não tinha pensado que será uma era de apocalipse com Xavier vivo!!!! ihhhhhhhh

Léo diz:
O Fera pode ser contaminado por Sublime, seria legal.

Eddie diz:
Ou não... rsrrs

Wolverine e os X-men

Dan Caliban diz:
Quem pensa que a Era do Apocalipse vai ser igual é meio monguinho... vejam sem grande preconceitos, porque eles devem mudar muita coisa (até por experiências com tantas adaptações)... mas mesmo assim acho quase impossível não ser muito legal !!!! Só de ver aquele fim me deixou bem empolgado imaginando um monte de coisa... por exemplo, uma mudança obvia, vai ser que o summers sem olho lá.. provavelmente não será o Scott e sim um fruto do material genético que sinistro retirou de Scott em um dos capítulos.

Outro personagem que devemos ver é o Cable.. que não é da era do apocalipse mas por ele ser um personagem do futuro e não ter aparecido na primeira temporada, é bem provável que ele apareça lá.

Cammy diz:
Ou ele perde um olho até lá, uai... mas ainda tem essa carta na manga do material genético que tem apocalipse na testa.

Léo diz:
Nate Grey! =P

Eddie diz:
Preferiria o Nate Grey... e meu medo é a série virar Heroes, com o futuro negro da vez pra ser impedido.

Dan Caliban diz:
isso realmente é preocupante.. aee q bom concordei com o Eddie !!!

¤Coveiro¤ diz:
Bom, animado com a nova temporada acho que todos estamos. Por sinal, já começaram a produção dos 26 episódios. E quanto ao que veremos nos quadrinhos acho que vai ficar um meio termo entre o que o Eddie falou e o Caliban. Não acredito que tenhamos todos os personagens iguais a versão a HQ. Talvez não haja Fera Negro e o Anjo certamente não será o mesmo. Afinal,Warren já foi modificado no presente.

Já aquele cara no final só pode ser o Ciclope. Dizer que é um clone é tirar o gosto da história. Existem muitas maneiras de deixar ele ainda meio revoltado. A Emma se foi e de certa forma ela deixou uma sementezinha ali naquele coração. A Jean ao mesmo tempo não pode ser mais a mulher ideal pra ele. São "n" os fatores que podem fazer o Ciclope se bandear e a Era do Apocalipse acontecer. Na verdade, o curioso é justamente não sabermos qual foi o verdadeiro motivo desta vez.

Por fim, e o mais importante. Teremos X-man? Cable? Bom, qualquer um dos dois vai ser bem vindo e essa segunda temporada agora é mais aguardada por mim do que a primeira.

Dan Caliban diz:
Perfeito... Gostei do que disse.

Rafael Felga diz:
O grande problema que eu vejo agora é a expectativa.

Cammy diz:
isso é verdade! Não pode ser monguinho...

Léo diz:
Uma questão importante: Esse futuro se passaria na mesma época do anterior? Porque os personagens atuais estarão jovens ainda.

¤Coveiro¤ diz:
O negócio é ir de cabeça aberta pra livre adaptação apenas. Se for uma bela repaginação da história, perfeito.

Cammy diz:
E com referencias \o/!! Adoro referencias

Léo diz:
Eu também, Cammy.

Eddie diz:
E como o Xavier ficou imune as alterações temporais?

Cammy diz:
Pára de criticar antes

Eddie diz:
Não estou criticando, estou perguntando.

Cammy diz:
Tá pondo chifre em cabeça de cavalo antes do bagulho sair!

Rafael Felga diz:
Já disse Ed, nada de perguntas complicadas... hahahaha

Dan Caliban diz:
Nem tem cavalo e já tem chifre

¤Coveiro¤ diz:
Depende de que teoria de viagem do tempo eles vao abordar, Eddie. Se for uma teoria Exterminador do Futuro...

Eddie diz:
Perguntar não ofende. Só queria entender como ele ficou imune sem ser um viajante do tempo.

Léo diz:
Ah, também não achei nada demais a pergunta do Ed, estão exagerando.

Eddie diz:
É, tão de perseguição comigo já.

¤Coveiro¤ diz:
Diferente da teoria "De volta para o futuro", a teoria "Terminator" aborda que o viajante não é reprogramado pela mudança. Ele é apenas um pária de outra linha que já aconteceu.

Léo diz:
Mas ele não é viajante.. ele só acordou do coma.

Cammy diz:
é

Dan Caliban diz:
é... pode ser apenas o outro Xavier, Da realidade nova...

¤Coveiro¤ diz:
Não é viajante físico. Mas e psíquico? A mente de Xavier é mais foda nesse desenho.
Ele com o Cerebro viaja no tempo sim

Cammy diz:
Sim. Acho que num adianta especular isso agora

Rafael Felga diz:
Mas ele sabia do lance dos Sentinelas,não?

Léo diz:
Mas aí ele seria viajante no passado, porque ele parte do futuro para o passado.

¤Coveiro¤ diz:
Nao, ele viaja com sua mente do futuro pro passado. O do Passado esta em coma.

Léo diz:
Foi exatamente o que eu disse, Covs. Eu não tinha pensado nisso, mas vão precisar explicar mesmo.

Eddie diz:
Isso não vai ter resposta, isso sim. A realidade mudou pra Era do Apocalipse, Xavier ficou imune e bora alterar tudo de novo...e whatever.

Rafael Felga diz:
Eu acho que não vão explicar, mas enfim...

Léo diz:
Hahahhaha.. Ed é sempre o pessimista.

Cammy diz:
Bom, eu vou ver feliz, gostei até dos filmes. Apenas não me apego tanto nessas coisas e aproveito

Rafael Felga diz:
Se seguir essa premissa... Somado algumas coisas... sei não. hahahaa

Dan Caliban diz:
Acho que o Xavier não vai se lembrar do futuro da primeira temporada
já que ele não a viveu.

Cammy diz:
Vai sim! Ele diz que salvaram o futuro, mas que agora tem outro problema

Eddie diz:
Eu sou é realista. Quando saiu Em Foco do Heroes, Coveiro tava cheio de idéias sobre o Sylar. No fim, tudo balela.

Léo diz:
Ele já lembra no final da primeira mesmo.

Cammy diz:
O problema maior do que o que vocês estão colocando é que a realidade do apocalipse dessa vez não é um fluxo fora do tempo, não é uma alteração do passado, é simplesmente uma possibilidade de futuro


Wolverine e os X-men

¤Coveiro¤ diz:
Bom, então cheguemos ao final do nosso Em Foco. Considerações finais de todos. Podem deixar suas palavras finais e despedidas sobre esse Em Foco.

Cammy diz:
Bom, acho que já falamos tudo que podiamos falar, destrinchamos todo o desenho... muitas opiniões, mas no fim todos estão a espera da próxima temporada. De qualquer forma, gostando de tudo ou não, é um desenho bom e revolucionário no cenário dos X-Men e, sendo feito de tal modo até o fim, muito bem vindo. Eu gostei muito. Espero a próxima!!

Léo diz:
Bom, foi muito legal participar desse Em Foco, foi bom poder discutir as questões polêmicas desse desenho. Agradeço a oportunidade. E só gostaria de perguntar mais uma coisa: E quanto à nova temporada? Já tem alguma sombra de previsão para datas?

¤Coveiro¤ diz:
Ta em produção, Leo. Sem data.

Rafael Felga diz:
Bom, queria agradecer pela participação e pelos bons momentos de diversão e discussão. Espero poder participar cada vez mais dos "Em Focos". Abs

Eddie diz:
Eu tive minhas reclamações, mas gostei muito do desenho, mas não vejo de novo tão cedo. Assisti tudo essa semana, quase que sem parar. Com exceção de Lost, nem assisti minhas séries essa semana. Mas, valeu a pena e tô na torcida para que a Era do Apocalipse seja legal e bem explicada.

Cammy diz:
Agora entendemos porque Ed está com "birra" do desenho

Dan Caliban diz:
Um assunto que não foi abordado aqui foi a falta de violencia que muita gente criticou, se botaram o wolverine como principal pq esse ser um dos desenhos menos violentos?... Mas a Marvel é assim mesmo.. a Dc é mais ousada com seus filmes e desenhos. Eu tenho uma teoria sobre como a Marvel pensa nesses assuntos e gostaria de dividir com vcs:

- Desenho em DVD: Desenhos para fã, com tematica mais adulta. Sem restrições quanto a violência. Onde podemos ver o exemplo do Hulk VS Wolverine (escrita pelo menos roteirista de Wolverine e os X-Men e que é bem violenta.) (...)

- Desenhos, filmes, etc - Feito para conseguir novos fãs, quanto mais infantil, melhor. Assim consegue leitores mais novos que vão ler quadrinho por muito mais tempo já que vemos uma tendência forte de cabra velho que ainda compra as revistas. (E a marvel ainda ganha fortuna com merchandising.) Ou seja, reclamar que é pouco violento é chover no molhado na minha opinião.

É isso, agradeço pelo convite.. beijos mamãe!!

¤Coveiro¤ diz:
Acho que é mais ou menos por aí, Caliban.

Cammy diz:
Concordo, caliba.

Léo diz:
Também, e nem me surpreendi com isso. Embora fosse legal uns momentos mais "selvagens" do Logan, nem tive expectativa.

¤Coveiro¤ diz:
Bom, antes de acabar de vez isso aqui, vou anunciar o próximo Em Foco. Aproveitando o lançamento nos EUA agora em Janeiro, teremos Hulk vs Wolverine e Hulk vs Thor. Duas animações que certamente vão fazer o fãs do Golias verde delirar.

E já está combinado! O próximo Em Foco será com os desenhos Hulk Vs. Os fãs do Verdão agora não podem nem reclamar que os mutantes estão dominando todo o primeiro semestre agora. Até lá!

Equipe 616

comments powered by Disqus