segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Capitão Marvel: Kree... Protetor da Terra... Herói


Capitain Marvel #5

A edição número 25 de Avante, Vingadores! traz a conclusão da mini-série do Capitão Marvel. Herói supostamente morto anos atrás, e ressurgido durante a Guerra Civil, o inesperado retorno do kree que ajudou a salvar os terráqueos inúmeras vezes deixou muitos fãs das antigas altamente desconfiados. Seria essa volta apenas uma jogada barata de marketing? Nossa sorte é que a resposta é negativa, e, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, a história que se conclui na quinta e última parte da mini é um belíssimo tributo ao que Mar-Vell significa, além de ser um imporante capítulo da Infiltração, o prelúdio da anunciada Invasão Secreta.

Como visto na edição passada, perseguido por estranhas pessoas, adorado por uma seita religiosa que vinha praticando o bem em seu nome, e acusado por um skrull infiltrado na Terra dele mesmo ser um agente adormecido da raça metamórfica, Mar-Vell entra em fúria ao ver morrer em seus braços a líder da Igreja de Hala, Julia Starr, ameaçando todos os governos e autoridades que se recusassem a pararem suas atividades militares. A medida do diretor da SHIELD, Tony Stark, foi pedir que a Ms. Marvel, amiga pessoal do kree, executasse um plano que o isolaria temporariamente na zona negativa, no que foi bem sucedida.

Agora, enquanto Carol se culpa por ter isolado seu amigo em um lugar tão inóspito, os dois esperam pelo retorno de Mar-Vell, trocando de lugar com ela, mas esse não ocorre. Mas isso não faz sentido, a não ser que ele não esteja mais na zona negativa. O que preocupa Ms. Marvel e Homem de Ferro.

Capitão Marvel

Logo ficamos sabendo o que aconteceu. E Mar-Vell, como balbuciou na edição passada, estava mesmo em casa. Ele adentra uma estação skrull em plena zona negativa, e se lembra de tudo. De como sua própria psique foi transformada para que pensasse ser, de fato, o campeão kree. Como seu corpo foi modificado para deter os poderes que agora ostenta. E de como tudo deu errado, já que a poderosa consciência do Capitão Marvel reagiu de forma inesperada no seu corpo skrull. Não restam mais dúvidas. Ele não é Mar-Vell, mas sim Khn’Nr, um dos principais agentes infiltrados da invasão.

Capitão Marvel

Khn’Nr recorda quando, contra todas as probabilidades, despertou perto do fim de sua programação, quando dois descuidados cientistas skrulls escolhiam a imagem que o despertaria no momento correto. E como já crendo ser Mar-Vell, soltou-se e fugiu, surgindo exatamente onde foi encontrado semanas atrás, confuso, desmemoriado pois sua programação fora incompleta.

Capitão Marvel

Nesse momento, depois de derrubar todos os skrulls na estação, fazendo com que seu lado skrull lamentasse companheiros caídos e seu lado kree celebrasse a derrota do inimigo, ele avança. Tenta a convencer a si mesmo que, se já foi skrull, não é mais. De repente, é surpreendentemente abordado pela agente Sante, desaparecida segundo Tony Stark na última edição.

Extremamente desconfiada, ela quer esclarecer o que está acontecendo. Sante deixa claro que chegou ali por intermédio de sua descoberta de um skrull na Igreja de Hala, e que já sabe que ele não é Mar-Vell verdadeiramente. Mais do que isso. Como tudo já indicava, desde o ataque do Ciclone até o Homem de Cobalto e os estranhos homens de terno preto que o observavam, tudo está ligado. Ele não é o Capitão Marvel. É um mentiroso e um invasor. E se diz aliviada por ser tão difícil criarem um espécime como ele.

Ele não nega sua origem, mas sim suas natureza. Sua alma não se identifica mais com os skrulls, mas com Mar-Vell. Aquilo que foi está para trás. Seu presente, sua vida, é ser o campeão kree, protetor da Terra. Sante recusa em acreditar nisso, chamando-o de “arma com defeito”. Mas ele sabe que a agente não quer pensar assim. Que acredita em suas boas intenções. E demonstra, de uma maneira aberta, que se estivesse mentindo, já poderia tê-la matado.

Capitão Marvel

Mar-Vell, ou Khn’Nr, tenta deixar claro o que ela pode desperdiçar se o matasse. Ele tem potencial para ser tudo que o Capitão Marvel foi. E só a decisão dela em manter sigilo sobre sua origem pode proporcionar-lhe oportunidade de fazer algo que melhore o mundo em que ambos agora vivem. Sante parece inclinada a aceitar sua proposta.

Longe dali, em Nova York, Tony e Carol ainda discutem o ocorrido. Ele justifica suas decisões pelas ações extremas que o Capitão Marvel vinha tomando, mas ela não se conforma com o argumento. Stark parece não querer se preocupar em excesso com a questão, acreditando ingenuamente que ao ir para a zona negativa, Mar-Vell acabou retornando para seu tempo, da mesma forma que veio parar ali. O que deixa Carol entristecida, pois ele teria partido crendo que ela o traiu.

Dois meses depois, dois meses desde que Mar-Vel foi visto pela última vez, o agora ex-repórter Nathan Jefferson, totalmente transformado, lidera a Igreja de Hala, acreditando que, em nome do kree, e de Julia Starr, e de tudo que poucos gestos dos dois fizeram, todos ali deveriam continuar seus trabalhos. Tentar, cada um a sua maneira, melhorar o mundo de alguma forma.

Capitão Marvel

De repente, vemos os dois misteriosos homens de preto no local. Desesperados, apontam para um terceiro, que está no meio dos fiéis. Seus olhos começam a brilhar, e, gritando uma estranha frase “Ele ama vocês!”, desaparece com os outros dois em um clarão de luz.

Capitão Marvel

Já fora da atmosfera da Terra, o feixe de luz os carrega, e percebemos que aquele é o skrull que crê ser um kree. Ele solta os três invasores, deixando-os morrer no vácuo, enquanto queimam na reentrada. E, pensando em como foi conveniente acharem que era um viajante temporal, e que as pessoas nunca saberiam qual foi sua verdadeira jornada. Essa história esconde a verdade. A verdade de que ele não é mais um skrull. De que a guerra anunciada se aproxima cada vez mais. E estará lá para defender a todos. Por mais que, com um semblante entristecido, ele saiba que nunca estarão cientes disso.

Capitão Marvel

Não importa o que seu corpo foi um dia. Ele é Mar-Vell. Ele é um kree. Ele é o Capitão Marvel, protetor alienígena da Terra, que não abandonará seu planeta adotivo em seu momento mais sombrio. O heroísmo herdado do Capitão Marvel superou qualquer programação maligna.

Capitão Marvel

Essa mini-série, produto da parceria entre Brian Reed (roteirista “braço-direito” de Brian Michael Bendis na Invasão Secreta) e Lee Weeks, revirou completamente o suposto retorno do Capitão Marvel, e acabou respeitando profundamente sua memória, além de abrir algumas questões importantes para a invasão. Skrulls podem estar adormecidos entre os humanos. Mais do que nunca, qualquer um pode ser um agente infiltrado. E você? Em quem confia?


João

comments powered by Disqus