segunda-feira, 16 de março de 2015

Supremos: A Queda


A equipe do Universo Ultimate enfrenta o seu maior desafio após a reunificação dos EUA e a renúncia do Capitão América à presidência do país. O grande enigma que representa as "joias do infinito" será finalmente esclarecido com consequencias devastadoras, neste arco escrito por Josh Hale Fialkov e desenhado por Carmini Di Giandomenico com o sugestivo título original de "Disassembled". Este arco se propõe a  ser a versão "ultimate" de "A Queda", arco que marcou a estreia de Brian Michael Bendis nos Vingadores no início da década passada. Ele foi publicado no exterior em Ultimates #25 a #30 e aqui no Brasil em Ultimate Marvel #52 a #56 pela Panini com o título de "O Fim dos Supremos".

Uma importante reunião ocorre no Triskelion, a sede da equipe. Estão presentes Tony Stark, Steve Rogers, Thor, Clint Barton, Susan Storn e Mônica Chang, diretora da SHIELD. Susan conta o que descobriu a respeito das jóias que foram reunidas na última missão. Cada uma teria surgido após um evento traumático sofrido pelo planeta Terra como a extinção paleolítica, o ragnarok e o maremoto Ultimatum, por exemplo. Elas foram reunidas em uma manopla, que ainda tem espaço para outras três e são capazes de distorcer todas as leis da física. A reunião é abruptamente interrompida porque Bruce Banner, o Incrível Hulk, foi libertado de sua cela por uma misteriosa benfeitora. O monstro não perde tempo e derruba a enorme instalação. Como se isso não bastasse, ele se apossa da manopla com as jóias 


Uma violenta batalha começa e os Supremos não conseguem conter o seu inimigo. Uma das manoplas se perde durante a confusão mas logo ela é encontrada por outro adversário: Reed Richards, que também foi libertado da prisão pela mesma personagem misteriosa que libertou Banner. Richards ordena que outro aliado, Pietro Maximoff, resgate outra jóia das ruínas da cidadela que havia construído anteriormente e ela lhe é entregue com rapidez. Pressentindo o pior, Rogers ordena que Thor se retire com os demais para buscar reforços e é aprisionado pelos seus inimigos logo em seguida. A benfeitora de Banner e Richards sai das sombras e afirma que eles são a única esperança do universo e que "Kang não deixará este mundo morrer novamente". 


Richards implementa um programa de alcance global para resolver todas as mazelas sociais, políticas e econômicas do mundo e faz questão de ressaltar o fato em um pronunciamento para a TV. Os Supremos assistem a tudo, impotentes, enquanto seu líder, o Capitão América, é mantido prisioneiro. Chang enviou Clint, Susan e Ben Grimm em uma operação secreta para que ele seja resgatado. Os dois últimos confrontam Richards enquanto Clint tenta libertar Steve mas é inútil: Clint é aprisionado por Kang e Susan e Ben são atacados e gravemente feridos por Pietro e devidamente aprisionados. Este, incansável, invade um complexo secreto da SHIELD, captura Tony Stark e o leva à presença de Richards enquanto o herói perde a comunicação com Antony, seu "tumor falante" e começa a ter hemorragia cerebral. 


Thor sai em uma busca solitária por Richards, que quer se vingar dele por causa da morte de seus irmãos asgardianos e por tê-lo privado de sua divindade mas tudo o que encontra é uma derrota fragorosa nas mãos do Incrível Hulk. Ele, Clint e Steve foram levados como prisioneiros para o mesmo lugar, uma prisão inexpugnável na dimensão de anti-matéria conhecida como Zona Negativa

Richards inicia sua exploração em busca de mais uma jóia que, de maneira surpreendente, se encontra no interior do cérebro de Tony. Aquilo que este pensava ser um "tumor falante" era, na verdade, outra gema a ser encontrada. Nem o cientista é capaz de fornecer uma explicação precisa para o fato mas ele não perde a oportunidade de se vangloriar diante de Tony e explica a ele o que está acontecendo: o Universo está morrendo e apenas o emprego conjunto de todas as jóias é capaz de salvá-lo. Kang veio do futuro e lhe contou como é possível fazê-lo. Tony acredita em Richards e se oferece para ajudá-lo mas este recusa a oferta e desliga o maquinário que mantinha seu ex-colega vivo após extirpar a gema. 


Kang toma ciência dos últimos eventos e não fica satisfeita com as ações de Richards. Tampouco Pietro, que só se aliou a ele convencido de que Kang é sua falecida irmã, Wanda, a quem ele é extremamente leal. Enquanto isso, Richards despacha seus "herbietrons" para tomar posse do arsenal de Stark mas uma outra consciência se infiltra na programação dos robôs e começa a controlar suas ações. A primeira delas é ativar o mecanismo de auto-destruição do arsenal e assim é feito. A segunda é controlar o "robô carcereiro" que vigiava os heróis aprisionados na Zona Negativa. Steve, Clint e Thor percebem que Tony Stark, de alguma maneira, transportou sua mente através dos sistemas de Reed mas este não sabe por quanto tempo será capaz de manter sua integridade dessa forma. Tony revela que Richards ainda não conseguiu encontrar a última jóia, que se encontra no centro da Terra desde o último conflito dos Supremos com a Hidra. Ele acrescenta ainda que Reed mandou Pietro resgatar um antigo aliado seu de um hospital, capaz de sobreviver a um ambiente tão hostil: Johnny Storm, o Tocha Humana



Nick Fury finalmente aparece com seu novo Comando Selvagem e eles entram em ação combatendo os "herbietrons" de Richards no centro de Manhattan. Os robôs ficam inertes de repente, para surpresa da equipe. Eles olham para o céu e veem uma gigantesca armadura "Caça Hulk" vindo confrontá-los mas logo são salvos pelo Homem de Ferro, cuja armadura está sendo controlada pela "consciência eletrônica" de Stark ao mesmo tempo em que este liberta seus colegas aprisionados na Zona Negativa. 

Enquanto isso, Johnny cumpre a sua missão e resgata a última jóia do centro da Terra. Pietro tira a gema da mão do jovem mas não pretende entregá-la a Richards pois descobriu que ele e Kang pretendem usar o poder combinado das jóias para, dentre outras coisas, eliminar todos os mutantes da Terra e isso é algo que ele não pode permitir. Kang o intercepta e toma a pedra à força. Pietro a questiona sobre sua verdadeira identidade mas a pergunta fica sem resposta e o mutante é assassinado. Na cidadela flutuante de "Aleph Um", Richards enfrenta uma pane em todos os seus sistemas. Na verdade, é a consciência de Tony que assumiu o controle do lugar e libertou Sue e Ben, que estavam cativos ali. Todos os outros heróis não tardam a chegar no local e Richards se vê cercado por eles. A chegada abrupta de Kang interrompe a cena: "eu vim dos confins do universo para garantir a sobrevivência de todos nós, nem que eu tenha que matar cada um de vocês para isso". Ela tira a máscara e todos podem ver sua verdadeira identidade: Susan Storm, vinda do futuro. 


Em seguida, tomamos conhecimento que a "Kang Storm" já estava presente na vida de Richards desde uma semana após o maremoto Ultimatum. Ela veio do futuro utilizando um traje construído por ele para reunir as jóias do infinito com maior antecedência e evitar o fim do Universo, algo que realmente aconteceu na sua realidade. No presente, Richards convoca Pietro e Hulk mas, por razões óbvias, apenas o monstro o atende. Durante a briga, Tony consegue restaurar a divindade de Thor, o que causa um blecaute no complexo. No subsolo, Nick Fury e o Comando Selvagem localizam a fábrica de "herbietrons" e a põe abaixo. Hulk parte para a ofensiva e um grupo formado pelo Coisa, Capitão América, Thor e Gavião Arqueiro o enfrentam. Kang e Richards disputam pela última jóia, já que ela não confia mais nele. Johnny intervém, toma a jóia de ambos e a entrega para o Homem de Ferro, que a reúne com as outras na armadura. Em seguida, ocorre algo que apenas seria possível com o poder combinado de todas elas: Tony reconstitui seu corpo físico e transfere sua consciência de volta para ele. Em seguida, ele se veste com a armadura novamente. Logo ocorre um pico energético que faz com que todos contemplem suas versões do universo 616 "tradicional" e caiam em enorme agonia. 



Kang observa tudo e diz que "é tarde demais". Richards tenta convencê-la a consertar as manoplas mas ela se mantém irredutível e decide partir para um ponto mais remoto ainda no passado para começar tudo de novo. Antes disso, ela se dirige a sua versão mais jovem e diz que se continuar com Ben Grimm, o mundo estará condenado e que o destino dela é com Reed Richards. Após esse vaticínio, ela parte para destino ignorado. 

A SHIELD toma posse de Aleph Um. Chang ordena que Fury leve o Comando Selvagem para a Europa pois a situação continua complicada por lá. Susan visita Reed na prisão e diz a ele que detectou uma anomalia poderosíssima vindo dos confins do espaço em direção à Terra e que esta enviou uma mensagem constituída de uma só palavra : consumir.



Que história excelente!  É muito bom voltar a ler histórias como essa em um título que trouxe algumas das melhores histórias da Marvel do início do século XXI. Josh Fialkov soube reunir com maestria diversos conceitos apresentados na ótima passagem de Jonathan Hickman pelo título e os expandiu de maneira admirável. Ele também solucionou o "plot" das jóias do infinito, que estava muito confuso nas mãos de Sam Humphries, o responsável pelas histórias anteriores. Fez isso tão bem que consertou o péssimo trabalho deste escritor. Gostei da versão Ultimate do Kang, que ofereceu uma explicação plausível para o fato de Richards ter se tornado um "vilão". Uma característica interessante dessa linha de quadrinhos da Marvel é que a ambiguidade moral de alguns personagens é levada às ultimas consequências e, quando isso é bem feito, resulta em histórias muito boas. De vez em quando isso levou à descaracterização completa de alguns personagens mas, felizmente, este não foi o caso. 

Gostei muito dos desenhos de Carmini Di Giandomenico. Às vezes, o resultado ficava um pouco desigual mas no geral ele é muito bom, com um traço que combina muito bem com esse tipo de história. Outro destaque deve ser dado ao capista Michael Kormack, que fez um excelente trabalho como nesta imagem que abre a resenha. Parabéns à Panini por tê-las utilizado em todas as edições nacionais, mas bem que gostaria que ela tivesse traduzido o título original desta versão "ultimate" de "Disassembled" como "A Queda" e não como "O Fim dos Supremos". Não que eu prefira assim mas seria interessante pra que a correlação entre esse arco e o que o inspirou ficasse mais explícita para os leitores.

Agora todas os títulos dessa linha (Supremos, Ultimate Homem-Aranha e Ultimate X-Men ) irão convergir no aguardado conflito com Galactus no especial "Devorador de Mundos". Ele trará a minissérie "Cataclismo" e estava prometido para o mês de fevereiro, quase um ano depois do final de "A Era de Ultron" no Brasil. Como se diz numa variação daquele velho ditado, antes tarde do que mais tarde ainda.

C@rlos








comments powered by Disqus