sábado, 14 de março de 2015

BANG! POW! CLICK! com Alex Pereira

De uns tempos pra cá, ficou evidente que boa parte do nosso público do site aderiu a uma prática bastante comum que é atrelada também aos fãs de HQ. Trata-se do colecionismo de Action Figures (ou Figuras de Ação, como alguns preferem ao traduzir). Por alguns preços muitas vezes escandalosos, as peças cada vez mais tem se mostrado de um detalhe ímpar e dignas de nossa atenção. Mas para alguns colecionadores, não basta apenas emoldurar os actions em suas estantes. Num trabalho mais que merecedor de estarmos aqui divulgando, fãs tem misturado o seu hobby com fotografias às peças e realizado um trabalho espetacular ao montar dioramas em seus pequenos estúdios. Já divulgamos até alguns trabalhos gringos aqui, mas ciente que muitos brasileiros também estão embarcando nessa, resolvemos abrir o espaço para eles numa nova sessão do site. E no primeiro BANG! POW! CLICK!, o Alex Pereira nos apresenta um pouco do seu trabalho! Confira:




"Olá.. sou fotógrafo há alguns anos e colecionador de  HQs e figuras desde cedo - tenho 32 anos e disso, pouco mais de duas décadas de nerdice!  Quanto ao blog, tudo começou em 2010, quando ainda estudava fotografia. Durante uma aula de "Still" (fotografia de produtos) levei alguns Vingadores pro estúdio e gostei do resultado! E nisso usei as figuras como treinamento, tentando reproduzir o quando podia o realismo das imagens com modelos reais, mas numa escala menor. Daí montei o Figure Photographer e sempre fui me aprimorando - sou do tipo que sempre critica a própria foto depois de fazer, sempre acho que poderia ter feito mais.






Sempre tenho o foco na arte fotográfica, então penso somente nas regras da área (perspectiva, fotometria, composição, luz e sombras, entre outras), e muitas vezes quebro essas mesmas regras, pois em fotografia mesmo uma imagem mal focada, tremida ou torta pode dar um resultado muito bom! Uso o que estiver ao alcance, seja uma iluminação melhor preparada, o foco certo, improviso com cenários ou objetos reais, utensílios em escala e uma pós-produção em Photoshop.





Meu trabalho pode ser visto diretamente no blog ou via Facebook ou Instagram (@figurephotographer) , onde também dedico postagens à Distinta Concorrência, outras editoras, personagens de games e muita coisa do cinema também. Com o passar do tempo, fui criando mais, tentando reinterpretar capas de HQ ou produzir Crossovers, misturando personagens, como por exemplo um encontro entre Frank Castle e o Rambo!  Também tenho me arriscado na customização de miniaturas.. mas estou longe de ser um perito.. (exemplo, um Luke Cage feito à partir de uma figura do Anderson Silva..rs)




Fico feliz que, nos últimos anos foi criada toda uma cultura da fotografia de miniaturas, como o grupo CAFA (Composição Artística com Figuras de Ação, no Facebook) o que é ótimo e revela talentos. Agradeço muito a oportunidade de divulgar meu trabalho aqui no 616 e convido à todos a visitarem o blog FIGURE PHOTOGRAPHER.

E na verdade, somos nós do Universo Marvel 616 que agradecemos ao Alex Pereira pela oportunidade. Realmente, foi algo que fiquei fascinado desde a primeira vez que vi o site dele, que por sinal, vocês podem até conferir mais detalhes sobre alguns ensaios como o da fuga da Viúva Negra ou da capa dos Novos Vingadores do Bendis.

E você? Também pratica esse hobby e quer dividir com a gente algumas imagens do seu trabalho!? Manda então um email pra editorial@marvel616.com o endereço de sua página e algumas amostra pra gente dar uma olhadinha e se possível divulgar aqui também!

Coveiro

comments powered by Disqus