terça-feira, 24 de março de 2015

Vingadores I.A.: Novas Vidas

PYM

Com o fim da Era de Ultron, Hank Pym assumiu um novo propósito de arregimentar essa nova espécie recém-descoberta de Inteligências Artificiais no mundo. Todavia, algumas delas tem seus próprios propósitos e não exatamente pacíficos. Esse é o caso de Dmitrius. Para lidar com ele, Pym reuniu os Vingadores I.A. que conseguiu desmantelar o primeiro atentado contra a humanidade usando um supersentinela, mas teve a primeira baixa - Victor Mancha, o filho de Ultron.

O ataque do Sentinela, a invasão da estação de petróleo destruída recentemente e o caos financeiro promovido pelas manipulações de Dmitrius só fizeram acirrar ainda mais a ira da população. Agora, eles tem um novo alvo para odiar - robôs. Visão e a nova IA do grupo, Alexis, tentaram conter a ira de todos em vão e em meio a isso Alexis vem desenvolvendo uma espécie de capacidade premonitória de curto prazo. Mas nem tudo parece claro.

Ela aparentemente previu a ameaça de uma bomba, mas antes disso recebe um sinal de pelo menos quatro versões suas do futuro que avisavam-na para quebrar a criptografia e libertar suas memórias. Em seguida, o sistema de Alexis parece entrado num percepção interna de sua mente onde é atacada por Dmitrius, ou uma versão mais grotesca dele. As suas versões paralelas afirmam que Dmitrius é a criptografia que ela tem que derrotar pra libertar sua programação. E assim que derrota aquilo na sua mente, ela encontra seu verdadeiro eu. Com o tempo, suas verdadeiras memórias voltarão. Mas ela já sabe que é uma das Seis I.A. do Diamante. Ela é Alexis, a Protetora.

PYM

De volta a realidade, Alexis encontra o homem-bomba suicida e impede que uma chacina ocorra. A população é dispensada e Alexis conta sua experiência recente ao Visão. Ela se diz humana e inteligência articial ao mesmo tempo, a protetora de todo tipo de vida do planeta.

Enquanto isso, no laboratório do Pym, o Destinobô resolveu se atrever a ele mesmo operar e remendar Victor. Fez tudo isso enquanto Hank estava isolado no seu laboratório enquanto aliviava sua tensão jogando um novo jogo que criou. Foi interrompido apenas pela chegada da agente da SHIELD Monica Chang. Mas o jogo não é apenas a última coisa que Pym criou, ele mostra a Chang uma verdadeira rede de programas que determinam tudo que ele pensa, sente, sabe e que possivelmente é capaz de prever o que alguém bipolar como ele pode fazer num breve futuro. Ele está se tratando.

Monica tenta fazer com que Pym não se amargure pelo atual estado de Victor Mancha e mostra que os dois juntos estavam tentando proteger o servidor na plataforma de petroleo que provavelmente levará ao Diamante. Monica precisa de ajuda pra continuar a destravar aquilo, e certamente isso seria um jeito de honrar o sacrificio de victor.

E enquanto o corpo de Victor jaz na sala do laboratório de Pym, parece que sua I.A. foi parar em outro lugar. Ao despetar nesse novo lugar, ele encontra com Gibson, seu anfitrião no Diamante.

PYM

Em Georgia, Monica Chang tem uma reunião com Maria Hill e esperava que fosse demitida. No entanto, Hill esta a transferindo para um novo esquadrão com um novo propósito - caça-robôs. Pelo visto, o congresso esta se baseando num premissa de que essas novas I.A.s são "propriedade intelectual" do governo e devem ser sequestradas e desativadas. E a primeira delas é um MVA fugitivo que é detonado por um canhão de precisão a laser da SHIELD bem na frente das duas.

De volta ao laboratório, Visão encontra um Pym ainda mais transtornado, que foi capaz de revirar seu laboratório do avesso graças a um barulho que mal se pode escutar. Visão percebe que ele anda ainda mais instável e conversa com ele sobre Victor ter morrido com a dádiva de ser um Vingador, algo que também sempre motivou o Hank.

Visão é então convocado para um debate em São Francisco para defender essas novas I.A.s e explica tudo o que viu no diamante para seu público. Bem no meio da palestra, Dmitrius tenta capturar a consciência do Visão de novo, mas desta vez ele estava preparado. Com ajuda de Pym, ele modificou o Malware que Dmitrius usou para sequestrado da outra vez e agora uma nova programação fez com que os dois fossem para no jogo de infinitas possibilidades criado por Pym.

Uma aposta foi feita entre as duas I.A.s, valendo o mapa dos servidores do diamante ou o corpo do Visão. E assim, foi iniciado o combate, que sabiamente graças a complexidade da mente de Pym não tinha fim. No final, Dmitrius foi derrotado e teve que dar a localização dos servidores para o Vingador.  Com isso, a mente de Visão voltou ao seu corpo e ele continuou o debate.

Já Pym conseguiu finalmente localizar a origem do sinal e tentar desvencilhar o que aquilo significava. A palavra "sucrilhos" se repetia infinitamente e foi graças a essa piada interna que ele sacou que a mente do pobre Victor estava intacta e bem. Mas isso só até ele sobreviver aos inúmeros ataques no diamante.

Em outro ponto, nos subterrâneos de Nova York, Alexis descobriu uma base guardada por Modocs e onde estava o corpo físico de Dmitrius (no caso, a armadura senciente possuída). Dmitrius estava aguardando sua chegada e esperava encontra-la numa reunião virtual no diamante. Uma vez lá conectada, ele revela sua verdadeira natureza para Alexis. Assim como a moça, ele era um dos seis primeiros I.A.s do Diamante. E a sua missão diferente da dela era exterminar toda humanidade.

PYM

E falando em humanidade, o próximo capítulo da vida dos Vingadores I.A. é completamente ligado as consequencias da saga Infinito, a chamada Inumanidade. A pedido do Capitão America, Pym e seus robôs foram escalados para vasculhar as ruínas de Attilan no Rio Hudson e tirar de lá todo tipo de tecnologia inumana que possa vir a cair em mãos erradas.

E nessa missão, quem acaba topando com o grupo é o Demolidor. Vale lembrar que Matthew e Pym recentemente se ajudaram bastante na mensal do herói urbano e inclusive o Homem sem Medo teve uma baita indisposição na Latvéria. Por isso, assim que viu o Destinobô, atacou-o sem pensar. Foi necessário que Pym interviesse para não termos mais uma briga titânica de supers naquele lugar.

Mal entendidos resolvidos, Matthew conta que estava ali procurando uma cliente sua desaparecida depois da tragédia. O apartamento dela estava revirado, mas sim sinais de luta. A resposta para isso veio de supetão quando uma criatura humanóide de tentáculos atacou Pym, Destinobô e Demolidor quando estavam distraidos. Demorou um pouco para eles perceberem que aquela criatura na verdade era a própria Doris, a cliente desaparecida de Matthew.

A explicação para aquela transformação veio com a chegada providencial da Medusa, Rainha dos Inumanos. Ela explicou ao grupo todo o processo de espalhamento das terrígenes que vem transformando pessoas com DNA alterado inumano no planeta. Doris é mais uma delas, mas estava assustada e revoltada demais para aceitar aquela sua nova vida. Curiosamente, todos tentam acalentá-la, mas é o Destinobô e toda sua programação nobre quem convence a senhora a aceitar seu novo destino sem medo. Isso é algo que faz até mesmo Murdock acreditar em mudanças, não importa de quem seja.

PYM

E num epilogo pra encerrar esta edição, temos uma cena numa instalação da SHIELD com a Monica Chang recebendo um reforço pra suas fileiras. É ninguém menos que uma nova versão bem moderna da Jocasta.

Bom, vou te dizer que eu estava cheio de meus preconceitos pra essa série antes de começar a lê-la, mas talvez por estar com a expectativa lá embaixo eu me surpreendi. É óbvio que mediante toda a complexidade que Hickman tem dado aos Vingadores, essa série soa quase boba. Mas de algum modo as relações com realidade virtual e a lógica das I.A.s sendo reinterpretadas por Sam Humphries nesse novo mundo me diverte um pouco. Outra coisa que eu tenho gostado é da arte bem limpa do português André Lima Araújo. Espero realmente vê-lo em outras oportunidades por aí.

Coveiro

comments powered by Disqus