sexta-feira, 27 de março de 2015

Vingadores Secretos: O Sol é para a IMA

 

O arco final da passagem do escritor Nick Spencer por Vingadores Secretos chegou ao fim aqui no Brasil. Infiltrada contra a vontade na Ilha IMA, a vingadora Harpia é a personagem principal deste arco de historias. E a surpreendente deserção de um antigo vilão abala a Shield de Maria Hill.

A apresentação do biólogo diante dos ministros da IMA (que na verdade é a Bobbi Morse camuflada) teria sido um sucesso pela engabelação que ela improvisou, não fosse tudo uma armação do Dr. Andrew Forson - cientista supremo e presidente da Ilha IMA. Ele sabia que era ela o tempo todo, e provavelmente, Harpia foi sua primeira cobaia com o sistema Devaneio - veja o artigo anterior.


Alguns cientistas preparam a deserção de seu líder e oferecem algumas bases da IMA em troca. Maria Hill manda Nick Fury Jr., Viúva Negra e Gavião Arqueiro para uma delas, mas são capturados no mesmo momento em que MODOC chega à base da Shield. MODOC busca negociar a queda de Andrew Forson da liderança da IMA, em troca de trabalhar para a Shield.

Uma das partes mais engraçadas é o dia-a-dia do Treinador na Ilha IMA, destroçando cadetes e usando de seu estranho sarcasmo. Sendo que ele é um dos agentes infiltrados da Shield pelo sistema Devaneio. Sua graça acaba quando Anton Trask e Forson descobrem que ele está infiltrado tentando tirar Harpia da ilha. Harpia está confusa com a lavagem cerebral e se recorda de fatos que não sabe se são de uma outra personalidade ou foram implantados pela IMA. Sua recém descoberta dedicação pelo Culto da Entropia de sua outra personalidade nubla seus pensamentos.


Bruce Banner e James Rhodes investigam uma base secreta da IMA na Rússia, mas são atingidos pela autodestruição dela por Forson. Enquanto isso, os outros três vingadores capturados pela Yelena Belova se libertam enquanto eram transportados no submarino da IMA e chegam à ilha. Gavião chega à Harpia primeiro enquanto Viúva e Nick distraem os agentes inimigos. Mas Belova intercepta-os antes que eles possam fugir de volta pro submarino e numa luta entre ela e Harpia, Bobbi é baleada por ordem de Forson.


Nos momentos de tensão que se seguem, os Vingadores correm para o submarino e com Harpia morta em seus braços, o Gavião Arqueiro toma um susto, quando a camuflagem Camotech é desativada e percebe que quem foi baleada era Yelena Belova, e Bobbi permaneceu na ilha.

Os ministros restantes - Supéria, Graviton e Judas - abandonam a ilha e Forson se depara com uma vingativa Harpia, que confusa por descobrir que agora tem duas personalidades, sabe apenas que as duas tem um objetivo em comum: acabar com Forson. Mas ela acaba esfaqueada, e Forson foge. Quanto ao último ministro, Mentallo, ele de alguma forma transfere sua mente para minúsculos nanobôs e parte para o oceano(?)... E parece que o Treinador não está tão morto assim.


Os Vingadores restantes se reúnem e Gavião Arqueiro e James Rhodes pedem para se desligar das missões secretas. Harpia chega ao continente e se encontra com Daisy Johnson e Bucky Barnes - respectivamente Tremor e Soldado Invernal e agora os três agirão juntos.

Esta segunda temporada de Vingadores Secretos se encerrou por aqui, enquanto o escritor Ales Kot já trabalhava em conjunto com Nick Spencer nesse último arco e agora assumirá o título na sua terceira versão. Os veteranos Butch Guice e o brasileiro Luke Ross foram os artistas deste arco. Todo este arco está compreendido entre Capitão América & Gavião Arqueiro 13 a 17.

comments powered by Disqus