terça-feira, 17 de março de 2015

X-Men e Guardiões da Galáxia no Julgamento de Jean Grey


Deixando a ala da Escola Jean Grey depois dos eventos da Batalha do Átomo, os X-Men do Passado e a sua tutora, Kitty Pryde, são os novos filiados ao time de Scott Summers, sediado num abandonada instalação do arma X no Canadá. Aos poucos, aqueles deslocados jovens tentam se acomodar a uma vida no nosso presente. Fera está tentando decifrar as inconsistências da presença temporal do grupo ali. Homem de Gelo se diverte com a neve. Jean Grey e o jovem Ciclope tem uma daquelas discussões de casal. E o Anjo no meio dos dois. Tudo na mais plena rotina dos X-Men até o momento em que os Shiars chegam do espaço. E eles querem mais uma vez a Jean Grey.

No momento em que a tropa alienígena chega, o alerta máximo é dado. Kitty e X-23 se juntam aos jovens do passado e tentam desequilibrar os inimigos, sem sequer ainda entender a razão daquela invasão. Usando campos de contenção, os Shiars rendem todos e acabam levando a Jean Grey em sua nave sem deixar quaisquer explicações. Alguns minutos depois, o grupo dos jovens mutantes é surpreendido com a chegada de mais um grupo do espaço. São os Guardiões da Galáxia, que pelo visto chegaram um pouco atrasados para ajudar os mutantes.


A história do envolvimento dos Guardiões da Galáxia nisso tudo é explicada nas páginas seguintes, mais precisamente na edição deste crossover que pertence a mensal do grupo. J’son, pai do Senhor das Estrelas e Rei de Spartax, estava numa reunião especial do Conselho Intergaláctico. Eles foram convocados por Kallark, o Majestor Shiar, que os avisava da potencial ameaça da Fênix mais uma vez. Ele acabou descobrindo que uma jovem Jean Grey foi trazida do passado e que isso pode representar um perigo em potencial. Há uma discussão acirrada entre os membros, alguns que a defendem por ainda não ter cometido crime algum e Karllak que acha que ela é responsável ainda pela morte de muitos.


Enquanto isso, Peter Quill é capturado por uma caçadora de recompensa skrull se passando por Gamora e que foi atrás dele a mando do seu pai. Do outro lado, Tony Stark manda uma mensagem para o restante dos Guardiões oficializando sua saída do time e agradecendo o tempo que passaram juntos. Já Gamora e Angela que estavam num mercado ali perto, acabaram se deparando com a Skrull e resgatam Quill. De volta a nave, Quill é informado por Rocket sobre os planos dos Shiars em capturar a Jean Grey quando ele captava algumas conversas nas frequências de comunicação dos badoons. Decididos a ajudar os X-Men, eles chegam na terra... um pouquinho tarde demais.


Unidos para resgatar a ruiva, Guardiões e X-Men singram o espaço tentando interceptar a nave Shiar. Enquanto isso, Jean Grey é recepcionada em uma outra nave mãe por Kallark e sua Guarda Imperial. O Majestor explica para a menina que ela será julgada por seus crimes, pouco importando se foi cometido por uma versão futura dela. E enquanto espera seu julgamento, Jean é interrogada por Oráculo, uma das telepatas da Guarda Imperial. A Shiar explica as razões do julgamento e a faz reviver a destruição de um planeta pelas mãos da sua outra versão dominada pela Fênix. Curiosamente, oráculo se dá conta de que aquela jovem Jean não tem lembranças nenhuma de sua fase como Fênix e parece se apiedar da terráquea. Ela dá um conselho para Jean: mantenha o controle!

Num outro ponto da Galáxia, enquanto os dois grupos de heróis da Marvel tentam se conhecer melhor e estreitar as diferenças, uma nave Shiar os ataca por invadir o espaço aéreo do império. O humor ácido de Rocket não ajudou muito no diálogo e Groot, Angela e Drax partiram para um confronto direto com os Shiars. Por sorte, eles ganharam uma ajuda inesperada com a chegada dos Piratas Siderais. E para surpresa de muitos, dentre eles, estava o Corsário... vivo.

É isso mesmo, sem muitas explicações, Christopher Summers está vivo e isso cai como uma bigorna na cabeça do jovem Ciclope. Um breve flashback passa na sua cabeça sobre a última vez que eles se viram e agora ele encontra o pai morto, vivo mais uma vez. Para nós, leitores, a surpresa é igual já que ele também estava morto (pela segunda vez) após Ascenção e Queda do Império Shiar. Enquanto festeja rever o pai, o jovem Ciclope sabe da morte trágica da mãe pelo Império Shiar. Confuso, ele se afasta de todos e X-23 segue logo em seguida pra confortá-lo.


E então, chegou o momento do Julgamento da Jean Grey. Enquanto o Majestor toma o papel de seu acusador, cabe a Oráculo ser a conselheira. A própria Jean terá que advogar em sua defesa. Uma multidão de várias raças subjugadas ao Shiar se levanta. Kallark mostra em holograma os crimes cometidos pela Fênix e isso emudece a jovem Jean Grey. Quando já estava a ponto declará-la culpada por não se defender, surge J’son, dos Spartois declarando-a inocente. Surgiu assim, de repente e surpreendendo a todos na plateia, tudo em prol de já saber do envolvimento do filho nisso tudo.

J’son foi incisivo nos ataques ao stroniano, acusando-o não só ele de raptar a menina contra a vontade assim como também de ter chacinado a família Grey no passado. Essa informação ignorada pela jovem Jean lhe acerta como um soco no estômago. A coisa esquenta entre os dois e faz muitos na plateia e até mesmo entre a Guarda Shiar questionar a posição do Majestor. A confusão entre os dois para logo em seguida, quando ao dar as costas por um momento, toda a Guarda é posta pra dormir e Jean Grey desaparece. A coisa piorou pro lado de Kallark que exige que ela seja encontrada imediatamente. Já J’son abandona o lugar ciente de que fez o seu trabalho.

Paralelo a isso, os Guadiões, X-Men e Piratas Siderais armam um plano para invadir o território dos Shiars. Usam uma velha estratégia militar com a Angela como cavalo de troia e abrem um furo no bloqueio de naves para se aproximar mais do Tribunal dos Shiars. Usando uma nave do império, eles conseguem chegar em segurança a superfície do planeta e começam a formar grupos separados para rastrear a amiga. Todavia, ao abrir as portas da espaçonave, eles se deparam com Kallark e sua Guarda Imperial. O inevitável confronto entre os grupos estouram até o momento em que para surpresa de muitos a própria Jean Grey surge entre eles impedindo mais brigas. Ela se declara culpada.


A garota aceita a culpa apesar de não saber sequer como tudo fugiu ao controle, mas denuncia que ninguém antes conseguiu impedir a Fênix e ela pode assumir outro hospedeiro. Então, chega o momento em que acusa os shiars de terem matado sua família. Nesse meio tempo, o corpo da jovem Jean vai se embebendo de energia psionica de tal maneira que nunca foi visto antes e parte pra ofensiva contra Karnak. Oráculo tenta acalma-la e advogar em seu favor, mas a briga entre os dois pesos pesados é inevitável. Ao se chocarem mais uma vez, acabam os dois inconscientes.


Oráculo explica que essa nova Jean Grey é bem diferente, com uma nova relação com seu poder e um controle descomunal. O jovem Scott se coloca na frente e ameaça voltar com todo poder de fogo da Terra caso os Shiars tentem algo assim de novo. Já os Guardiões da Galáxia reafirmam que a Terra está sobre a proteção deles e também vão interferir. É o fim indigesto para o Gladiador que deixa todos de sobreaviso.


Na volta, muita coisa parece mudar. O jovem Ciclope decidiu continuar com seu pai. Peter Quill e Katherine Pryde parecem iniciar um breve flerte (mantendo assim a tradição da moça se apaixonar por Peters). E a jovem Jean parece estar cada vez mais preocupada com o seu “eu” futuro.

Apesar de não estar mais tão instigado pelo andamento da atual fase da revista mutante, tenho que concordar que o timing do Bendis para os personagens está afiado. Ele realmente sabe criar rápidas situações que deixam os personagens confortáveis entre si mesmo que nunca se tenham visto antes. É interessante ver como a relação de Quill e Pryde se forma, do mesmo modo que o Senhor das Estrelas segue com aquela canastrice bem atrapalhada ao lidar com todo o novo grupo. Gamora e Angela tem se tornado uma dupla interessante de acompanhar, e até engraçado ao ver como a verdinha fica muitas vezes sem ação perante a frieza da ruiva. Já Rocket teve finalmente uma piada com guaxinins de verdade.

A Panini mandou muito bem não só em estruturar toda esse crossover nesta mensal, como também em organizá-lo para sair todo em um só mês. As edições 16 e 17 de X-Men já se encontram em banca e depois dela já podemos partir para o começo da revista dos Guardiões da Galáxia no Brasil a partir de março. Já as aventuras do Jovem Ciclope com o seu pai estarão a partir da edição 19 de X-Men no mix.

Coveiro

comments powered by Disqus