quinta-feira, 26 de março de 2015

Demolidor: Os Últimos Dias de Matt Murdock



O Demolidor está morto. Após um violento combate com o Mercenário, Matt Murdock sucumbe. Mas antes de falecer, Matt sussurra a seguinte palavra: "MAPONE". Aparentemente, uma palavra sem qualquer significado. Mas Ben Urich, do Clarim Diário, quer descobrir o que está acontecendo. Nem que para isso tenha que revisitar o passado do Homem Sem Medo.

Sentado em sua mesa, Urich contempla os últimos momentos do Clarim Diário. O jornalismo impresso está morto há muito tempo, sendo o Clarim um dos últimos heróis da resistência. Jamenson, então, pede que Urich faça a última matéria para o jornal: A cobertura da morte de Matt Murdock. Assim, Urich começa a cavar. Descobre um vídeo amador que filmou toda a luta entre o Homem Sem Medo e o Mercenário. E ouve a misteriosa palavra: MAPONE.



A partir desse ponto, Urich passa procurar as pessoas que se relacionaram com Matt nos últimos anos. Mas, aparentemente, Murdock estava desaparecido até ressurgir para lutar (e morrer) com o Mercenário. Urich lembra a última vez que o viu: Após se declarar Rei da Cozinha do Inferno e escorraçar Wilson Fisk, o Rei do Crime fez um acordo com o Executivo Federal, que resultou na prisão de diversos mafiosos, permitindo seu regresso, com ficha limpa, aos Estados Unidos. Matt não gostou do acordo e resolveu a questão da maneira mais radical possível, resultando na morte de Fisk. Desde então, o Homem Sem Medo desapareceu, apenas para surgir e morrer em combate.

Urich tenta localizar pessoas (principalmente, suas namoradas) para tentar entender o que está acontecendo e decifrar o significado de MAPONE. Primeiro tentar localizar a Viúva Negra, mas apenas descobre que a Vingadora está morta (o que é informado por Nick Fury). Depois, ele tenta falar com Milla, a ex-esposa de Matt, que também não lhe fornece muitas pistas, a não ser o fato de ter um filho ruivo chamado Franklin. Posteriormente, em um golpe de sorte, consegue localizar Elektra, que, no momento, é apenas uma mãe de família, que pede para que Urich se afaste de seu filho, um garoto ruivo. Na sequência, Urich busca por Mary Tifoide, hoje uma atriz, mãe de dois garotos ruivos, curada de sua doença psicótica. Por fim,  Urich procura Maya Lopez, a Eco, hoje uma renomada professora que abandonou a vida de heroína. Nenhuma delas soube explicar o que era MAPONE, mas cada uma mostrou sua visão a respeito de Matt Murdock.



Em paralelo a isso, surgem diversas noticias de que o Demolidor está vivo. Estaria mesmo Matt Murdock morto? Mais um mistério para Urich resolver depois. Sua busca por respostas acaba levando-o ao Mercenário. Ao menos, ao que restou dele. O assassino foi encontrado morto, com uma bala na cabeça, aparentemente colocada lá por ele mesmo. Durante a análise da cena do crime, ficou constatado que uma mulher presenciou toda a cena do crime. E por sua descrição, Ben Urich sabe onde localizá-la.

Urich vai a uma boate cujo dono é ninguém menos que Tucão, que, após a morte do Rei do Crime, ascendeu como um grande figurão do submundo. E ele permite que Urich fale com a prostituta que o Mercenário contratou (com direito a roupa de Elektra). A garota passa a relatar os últimos momentos do Mercenário, que estava completamente ensandecido pela luta com o Demolidor e repetindo várias vezes a palavra misteriosa. Após ver que não obteria mais nada ali, Urich resolve ir até Rikers falar com ninguém menos que o Justiceiro, mas a recepção também não foi muito calorosa.



Demolidor: Fim dos Dias, escrito por Bendis e desenhada por vários nomes famosos relacionados com o personagem, como David Mack, Klaus Janson e Bill Sienkiewicz, mais do que uma espécie de "The End" para personagem, não deixa de ser um final alternativo para passagem de Bendis pela revista (conforme já anunciamos, a Panini lançará o primeiro encadernado de luxo desse run). E verdade seja dita, Bendis conseguiu manter o mistério, ao menos nessa edição, sobre o significado da palavra Mapone.

Ainda que tenha sido uma opção diferente do que estamos acostumados a ver, a divisão da história em dois encadernados pela Panini não é ruim. Pode causar certa estranheza, mas o resultado é que o lançamento, como do jeito que saiu, funciona.



Urich vai descobrir o significado da misteriosa palavra? Só lendo a segunda parte para saber.

Rafael Felga 

comments powered by Disqus