quarta-feira, 25 de março de 2015

Novos Vingadores: Entre o Vermelho e o Azul


Eles podem ter sobrevivido a Thanos, mas há muito mais com se preocupar ao viver numa realidade que está prestes a se chocar com outras. Assim, após os eventos de Infinito, os Novos Vingadores retomam seus planos para impedir as incursões. E para tal, resolvem tomar atitudes mais drásticas.

Ao agir sob os conselhos da Cisne Negro, os Novos Vingadores começam a desenvolver uma máquina capaz de visualizar os acontecimentos de universos prestes a se chocar. Cisne dá as informações necessárias para que seja construído um "espelho", algo que muitos ali considerariam impossível, mas rapidamente Reed Richards percebe que há algo familiar já feito. Aquilo que a moça fala é na verdade algo que ele já construiu e chamou de "Ponte" (Sim, o portal de atravessar realidades que Reed construiu no run do Hickman no Quarteto Fantástico).

E é através dessa nova "Ponte", que agora tem uma função mais específica e observativa, eles alcançam a Terra 23099. Aquela é uma Terra onde um novo grupo de Illuminati se reuniram - T'Challa, Shuri, Xavier, Magneto, Homem de Ferro, Raio Negro, Capitão Marvel e o Reed daquele lugar. Assim como nossa Terra, eles também foram recentemente afetados pela terrigenes e tudo mudou. Mas o pior estava por vir com a nova incursão e a chegada dos "Sacerdotes Negros", seres poderosíssimos e sem face que estão ali para garantir o fim da Terra deles.


Para pavor dos nossos Novos Vingadores, eles vêem atraves do "espelho" suas versões paralelas serem dizimadas. E o pior, os Sacerdotes Negros sabem que estão sendo observados. Mas eles não se detém. Como fundamentalistas do fim de tudo, eles fazem seu serviço e a Terra 23099 deixa de existir. Este foi um evento vermelho!

A próxima Terra observada foi a 2319. Ali temos um grupo diferente de Illumantis, com a presença do Homem de Ferro, Emma Frost, Jaqueta Amarela, Victor Von Doom, o Capitão e Capitã Britânia, além do Sr. Fantástico daquele lugar. Aquela era uma Terra diferente, densamente povoada por mutantes e que Magneto fundou seu próprio país. E era lá que ocorreria a barreira da próxima incursão.

Desta vez, surgiram os Sidera Maris, robôs que servem de precursores dos Cartógrafos. Estes são seres mais frios e analíticos. A primeira coisa que fizeram foi eliminar a ameaça mutante jogando uma bomba de deterioração genetica específica. Depois, tentaram dar uma chance para os demais Illuminati evacuarem o planeta... em vão. Sob ataque, eles eram eficientes demais e acabaram com o grupo. Todavia, de forma surpreedente, o Victor Von Doom daquele lugar conseguiu derrotar um deles. E essa atitude do Senhor da Latvéria não foi perdoada. Dali, os Cartografos passaram a mapear o planeta a ser destruído. Este foi um evento azul.


E enquanto tudo isso ocorria, o Doutor Estranho estava afastado dos demais seguindo uma jornada pessoal para resolver o problema do seu jeito. Através da Biblia de Sangue, ele alcançou as Terras Perdidas e o Mercado dos Pecadores. Era lá que pretendia adquirir o poder necessário para empurrar planetas. No local chamado "o trono" ele negociava sua alma, toda sua alma, em troca de imenso poder.

Depois de um tempo estudando realidades, os Novos Vingadores se reúnem mais uma vez na Necrópole de Wakanda para tentar entender o que aconteceu. Nem todos estão ali. Estranho e Namor estão ausentes e Raio Negro, supostamente morto, foi substituído por Maximus. Ao colocar as descobertas na mesa, Reed e Fera explicam que aquelas terras paralelas não são apenas realidades paralelas, mas também podem ser de "tempos" diferentes. Graças a Ponte é possível inclusive observar eventos do passado e assim estudar melhor tudo o que acontece.


E o que os Novos Vingadores querem mais entender agora é a Cisne Negra. Fera e Reed separam três eventos bastante marcantes daquela Cisne. No primeiro, se deparam com a jovem Yaboot no primeiro contato que ela teve com as outras Cisnes. Ela é convocada por elas e rouba o sangue do irmão, que foi morto pelos sacerdotes negros. Reed chama atenção que aquele lugar é a tal biblioteca que é fora das realidades e ao mesmo tempo tem acesso a todas elas. A outra cena do passado da Yabbot que eles presenciam é um suposto ritual macabro onde ela mata alguém. Mas mesmo essa cena não é tão definida como as demais e ora some, ora aparece. Por fim, eles veem um encontro daquela Cisne com um Reed e um Tony da outra realidade que eram supostamente seus aliados. E quando os dois se negaram a continuar aquela matança de mundos, ela simplesmente os matou.

Obviamente, Tony Stark, o nosso Homem de Ferro da realidade 616, acha que devem ficar alertas com a mulher. Numa cena que parece ser um futuro próximo, Cisne mudou sua cor e ataca os heróis em nome de Rabum Alal. Já no nosso presente, ela e o Terrax da extinta Terra paralela dialogam e pensam numa possível fuga dali. E ela envolve Thanos.

Com essas três edições publicadas aqui mais precisamente em Vingadores 16 a 18, tivemos algo mais claro sobre algumas funções dessa nova mitologia de seres místicos e sombrios criados por Jonanthan Hickman. Também fica mais claro o papel da Cisne nisso tudo, mas ainda há grandes mistérios ao redor dela para serem ainda revelados. Como sempre - e já estou ficando suspeito toda vez que falo do Hickman - estou achando sensacional essa sua passagem. E foi muito bacana retratar outras versões do grupo lidando com o problema. E, por fim, os desenhos do Simoni Bianchi estavam matadores mais uma vez.

Coveiro

comments powered by Disqus