terça-feira, 3 de março de 2015

Novíssimos X-Men: Nova fase


Após a saga Batalha do Átomo grandes mudanças ocorreram na franquia mutante. A mais importante delas acabou sendo a ida dos X-Men originais e Kitty Pryde para o Instituto Xavier do Ciclope.

A chega dos jovens Scott Summers, Jean Grey, Hank McCoy e Bobby Drake gerou uma série de interações legais com com novos colegas e professores. Jean, como era de se esperar, já se estranhou com Celeste, uma das trigêmeas. A jovem Grey, por sinal, segue seu pseudo-relacionamento com o Fera. E até a Professora K aproveitou para matar a saudade da sua ex-melhor amiga, a Magia. Porém o destaque foi a repaginada no visual que a equipe inteira ganhou, todos agora estão com novos uniformes.


E Instituto novo significa aventuras novas. A primeira delas é resgatar uma jovem mutante que está em perigo em Miami. A missão que era simples se complica com a aparição dos Purificadores, liderados pelo filho de Stryker.


Logo descobrimos que a jovem mutante em apuros não é nenhuma desconhecida. Trata-se da X-23, que após os eventos ocorridos nas histórias de "Avengers Arena" (publicada em Avante, Vingadores!) está andando por ai sem rumo e aparentemente sem memória, em um estado pós-traumático.

Laura é levada para o Instituto Xavier para ser tratada, porém ela logo reconhece o ambiente do Programa Arma X e teme que esteja sendo manipulada. O Ciclope do passado tenta conversar com o clone mirim do Wolverine e consegue acalmar a moça. A equipe toda então decide ir enfrentar os Purificadores. Mas claro que algo dá errado e eles são capturados.


Bendis, que até aqui vinha mostrando um roteiro fraco nesse arco, surpreende ao aproveitar o gancho e conectar a sua trama com a história de "Deus ama, o Homem mata". Para isso contou inclusive com a arte de Brent Anderson. Um retcon foi criado, mostrando que desde sempre os Purificadores possuem uma parceria com a IMA, que lhes fornece armamento.


A história que se segue volta ao clichê, com os mutantes se libertando e conseguir fugir. A expectativa fica para a próxima edição, que promete trazer o Julgamento da Jean Grey e o crossover com os Guardiões da Galáxia..

As histórias aqui resenhadas foram publicadas originalmente em All New X-Men 18 a 21 e saíram aqui no Brasil em X-Men 13 à 15. Os roteiros são de Brian Michael Bendis e a arte de Brandon Peterson, Mahmud Asrar e Brent Anderson.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus