sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Demolidor: O Homem sem medo?

Matt Murdock pensou que tinha recuperado sua vida, mas começou a vê-la, lentamente, indo novamente para o buraco. Primeiro, foi o surto sofrido por Melvin Potter, que deixou uma enorme trilha de corpos. Depois, foi sua esposa Milla, que sofrendo um ataque de psicose, causou a morte de um inocente. O responsável por tudo é o Sr.Medo e, em Marvel Action nº24 e 25, nosso herói confronta seu inimigo. Será que a vitória ainda é possível?

demolidor

A edição passada foi interrompida em dois momentos cruciais. Vimos Lily Lucca indo visitar Milla e o Demolidor prestes a iniciar uma sessão de tortura em Touro. Como isso continuou?

No caso de Lily, ela sai apressadamente da residência dos Murdock, pegando um táxi que faz propaganda da Oceanic Airlines (LOST \o/), enquanto sussura um pedido de desculpas para Matt. Mas, o que a levou até ali, para começo de conversa? Voltamos então cinco dias no tempo, quando ela recebe uma visita do Sr.Medo.

demolidor

O vilão utiliza seu gás na moça, fazendo-a querer ajudá-lo de tal forma que só a idéia de desapontá-lo já a aterroriza. Ele confirma que a "habilidade" dela é, de fato, responsabilidade dele e promete ajudá-la. Também promete que Murdock ficará com ela, pois não vai matá-lo quando tudo terminar, pois isso tiraria toda a graça.

Falando no diabo (trocadilho infame, eu sei), ele inicia sua sessão de tortura com o Touro. Mas, ao contrário do que parecia, ele não usa o maçarico, mas atinge determinados pontos no corpo do capanga. Primeiro para cegá-lo temporariamente e, depois, para causar uma dor semelhante ao do maçarico. Matt não aprova tortura, mas não se importa, pois quer fazer o Touro temê-lo mais do que ao Larry Cranston, o que não é fácil. Mas, enfim, ele consegue um endereço.

demolidor

O que o Demolidor não imaginava era que o Capuz estava nas proximidades. Ele oferece ajuda ao Touro que, imediatamente, solicita um telefone.

demolidor

Sendo assim, o Demolidor chega na cobertura de Cranston, mas encontra apenas capangas e uma moça. Esta revela que Larry saiu assim que recebeu um telefonema, deixando apenas um bilhete, onde afirmava que Matt sempre chegaria atrasado. O herói, claro, logo pensa em sua esposa e ruma para casa, encontrando um cenário desolador.

A enfermeira severamente machucada e Milla, assustada, após sofrer um outro surto. Murdock chama uma ambulância, sabendo que sua esposa será novamente tirada dele.

A mulher é socorrida, os policiais fazem perguntas, Milla é levada e o promotor Algren discute com Foggy Nelson. Porém, Matt parece estar distante de tudo isso, deixando tudo passar, ou melhor, quase tudo, pois ele capta um conhecido aroma na casa, o cheiro de Karen Page. Claro, não é o cheiro verdadeiro da falecida amada do Demolidor, mas o herói sabe de quem é esse aroma.

demolidor

Ele pressiona Lily, que revela ter recebido a ordem de apenas se aproximar de Milla, pois seria o bastante para fazê-la surtar. A moça também diz que o fez por estar apavorada, tremendo só de lembrar como o Sr.Medo a faz se sentir. Por fim, a única informação que ela possui é que o vilão irá encontrar alguém na Cozinha do Inferno à meia-noite.

E esse encontro, claro, é com o Capuz. O "novo rei" mata os dois capangas de Medo, reinterando o pedido de um encontro a sós. A situação fica tensa, mas Parker Robbins abaixa as armas, procurando entendimento.

demolidor

O Demolidor utiliza seus sentidos, esforçando para isolar outros sons, buscando apenas a voz metáliza do Sr.Medo. No encontro, Cranston revela que disputou território com o Capuz apenas para provocar Murdock, mas deixaria a Cozinha do Inferno toda para Parker quando tudo terminar.

Capuz diz que se o vilão tivesse se unido à seu grupo, ele teria ajudado nessa vingança. Porém, Medo diz que não quer ajuda e, quando ameaçado, afirma ser imune a intimidação. Nesse momento, os olheiros do Capuz informam que o Demolidor se aproxima.

demolidor

O Sr.Medo fala para o Capuz partir, levando o Touro junto, pois essa era uma luta apenas sua. E é exatamente o que ocorre, o vilão provoca o herói, falando de sua esposa, e iniciando uma luta feroz.

demolidor

Porém, por mais que Cranston tenha treinado bastante, o Demolidor consegue superá-lo em combate. Mas Larry demonstra não se importar com o resultado, pois apenas queria mostrar para o vigilante o que era o medo, conseguindo isso ao arruinar sua vida.

O Demolidor questiona do que seu inimigo teria medo, mas este responde que, hoje em dia, não teme nada. Como se não fosse o bastante, ele ainda provoca, perguntando se o herói queria testar.

demolidor

O teste só prova que Larry Cranston utilizou algumas de suas novas poções em si próprio, não sentindo mais medo de nada. A luta então prossegue, terminando com a vitória do Demolidor.

Ele então exige que Milla e Melvin sejam curados. Depois disso, claro, Larry seria preso pelo resto da vida. Porém, ele recebe um sorriso de triunfo como resposta. Cranston revela que não existe cura, tendo sido esse o motivo de ter matado Dante Govich. Ou seja, Murdock poderia até bater mais, mas já havia sido derrotado semanas antes e, para piorar, ainda precisava de Larry, pois apenas ele poderia confessar tudo e livrar Milla. Ou seja, Matt teria que ser um "bom perdedor".

demolidor

O Sr.Medo é preso, confessando tudo que fez, como um artista que busca reconhecimento por seu trabalho. Milla é internada em uma casa de saúde e Lily Lucca sumiu mais uma vez.

Matt afirma que sempre soube, assim como sabia com Karen, que tudo podia ir pelos ares num instante. Ele conclui que acabou com a vida de Milla.

demolidor

E quanto a Larry Cranston? Ele está preso, mas triunfante, pois acabou com a vida de Matt Murdock. Ninguém pode tirar esse mérito dele e, para piorar, não existe como puni-lo. Os presos o adoram e os guardas fazem tudo que ele manda. Assim, ele desfila como um verdadeiro rei da Ilha Ryker.

demolidor

Por que isso ocorre? Simples, todos tem medo dele e querem agradá-lo. Isso porque ele não precisa mais da máscara ou do gás, pois ele é como Lily, o que o torna "especial" está dentro dele. Um dia que ele cansar dessa vida, onde até uma guarda se entrega à ele, vai simplesmente sair pela porta e voltar para o mundo de Matt Murdock, que foi derrotado.

Até mesmo o Capuz resolve deixar a Cozinha do Inferno em paz, ao menos por um tempo, para que o herói pense ter vencido ao menos nisso. Assim, termina o arco Sem Medo, da dupla Brubaker e Lark. Uma história corajosa, onde vimos o herói ser magistralmente derrotado por um vilão excelente.

Lembrei do psicopata interpretado por Kevin Spacey, no filme Seven. Um vilão que realmente faz jus ao seu codinome, nos deixando temerosos e, por ser em um ambiente urbano, com um pé na realidade.

Matt Murdock não viu uma mulher amada morrer aqui, mas será que não foi ainda pior?

Eddie

comments powered by Disqus