terça-feira, 9 de outubro de 2007

Em Foco Especial: Guerra Civil 4

Em Foco: Guerra Civil 4

Com um estrondo de trovão, partimos agora para o Quarto mês de Guerra Civil aqui no Brasil, em que muitas revelações e reviravoltas aconteceram! Diante de tantos novos fatos a discutir, os editores da Universo Marvel 616 Eddie, João, J.R. Dib e Coveiro se unem secretamente para opinar sobre esse mega evento!

¤ CX ¤ diz:
Bem, pessoal, cá estamos mais uma vez reunidos para falar sobre os mais recentes eventos que aconteceram em Guerra Civil 4, uma revista que – na minha opinião sincera - tem como meta definir lados para aqueles que ainda se encontravam indecisos.
O uso do falso Deus do Trovão tornou desequilibrada a batalha entre os dois lados. Houve a primeira baixa de Guerra e isso estremeceu a autoconfiança de ambos os lados. Quem perdeu ou ganhou depois desse conflito? Ou melhor, o que se perdeu ou ganhou depois de tudo isso?


« Jøåø » diz:
Acho que, a partir daí, a possibilidade de que haja um consenso pacífico entre os dois lados da Guerra diminui quase à nulidade. Primeiro porque clonar o Thor foi uma tremenda transgressão de uma “ética heróica” (não oficial), uma vez que é um recurso traiçoeiro e, pior, feito a partir da genética de um grande amigo da maioria dos heróis e vingador.
Além disso, a morte do Golias é outro ponto fundamental para que o lado anti-registro (pelo menos a maioria) se agarre com mais força à idéia de que estão corretos. Afinal, nada do que eles fizeram visava, ou mesmo se aproximava, da possibilidade de assassinar algum dos seus oponentes.
Acredito que o próprio grupo pró-registro se chocou com o assassinato. Pym está nitidamente surpreso, assim como Richards, que sua criação não funcionou como o previsto, indicando que, mesmo com cálculos e controle, as coisas podem sair bem diferentes do planejado. O Homem-Aranha está nitidamente desiludido com todo o registro, o que é expresso na edição desse mês.
E só um parêntesis a respeito do Golias. Apesar dele ter sido meio que “resgatado” para morrer de forma trágica, não vejo nisso um mal. O herói não foi inventado – é bem antigo no universo Marvel – e o fato dele não ser alguém popular, mas de relevância emocional para os envolvidos, sua morte teve o impacto necessário, SEM a possibilidade de uma "ressurreição editorial".

Em Foco: Guerra Civil 4

Eddie diz:
Bem, depois dessa batalha os dois lados tiveram perdas. O Capitão perdeu aliados, entre feridos que foram deixados para trás e presos, como o Wiccano. Também tiveram aqueles que resolveram abandonar a luta, como o Falcão Noturno (Quem? rsrs), a Estatura e o Cable. Sem contar o pior, que foi a morte do Golias. Em compensação, vários novos aliados estão entrando nos "Vingadores Secretos", o próprio Capitão fala em vinte. A morte de Bill Foster fez a imagem do lado de Stark ficar abalada, além de parceiros diretos, como Hank Pym, terem ficados abalados, também com a perda de aliados, inclusive três muito importantes, Susan Richards e Johnny abandonam o Quarteto e unem-se ao Capitão. E, embora não mostre na mini, o Homem-Aranha finalmente se tocou e aparenta uma mudança de lado. Isso, claro, depois que todo mundo já sabe sua identidade. Brilhante, Sr.Parker!

J.R. Dib diz:
Bem, compensa salientar que esse embate deixou claro que o Tony vai fazer de tudo para colocar os heróis que não se registraram na linha, ou prender todo mundo. Tony não está medindo as conseqüências de seus atos. O Thor falso quase mata meio grupo de transgressores se não fosse a intervenção da Mulher Invisivel. A grande perda foi que a ética heróica foi pro saco junto com os escrúpulos do Tony.
O que se ganhou, claramente, é que o grupo do Capitão está vendo que, pelos esforços dos outros, ou eles estão muito errados ou muito certos, e essa birra do Capitão acabou se tornando uma cruzada pessoal (quase religiosa) contra o Tony, que ele vê como uma pessoa que o traiu desde o começo quando soube da lei de registro. Nada se ganhou ainda, mas percebe-se que depois da morte do Golias, ambos os lados tiveram "baixas".


¤ CX ¤ diz:
No final desta batalha, a sensação que fica é que até mesmo os "fins" das causas pessoais de cada um se perderam. Os "meios" utilizados passaram dos limites, e a conseqüência está aí: o lado pro-registro começa a ter hesitação e o lado anti-registro com suas deserções. E como fica isso aos olhos do público em geral? Para mim, registrados ou não-registrados, parece que enlouqueceram numa disputa de egos.

Em Foco: Guerra Civil 4

¤ CX ¤ diz:
Os planos preventivos de Tony Stark parecem ser bem mais anteriores do que imaginávamos. Desde a época dos vingadores, ele guardava amostras de DNA de Thor, já pensando em realizar futuramente esta clonagem. Isso denigre, de alguma maneira, a imagem de Tony com o público leitor comum?

Eddie diz:
Com certeza. Imagine um cara guardar durante anos cabelos de um colega de equipe, um amigo. Como ele conseguiu essa amostra? Teria invadido a privacidade do colega em busca dos fios de cabelo? De quem mais ele fez isso? Isso deixa, ao menos para mim, a imagem de que o Tony Stark não é nem um pouco digno de confiança, e que pode estar do lado de alguém, cheio de planos secretos.

J.R. Dib diz:
O Tony vai se arrepender dessa decisão. Até se entende em guardar o DNA do Thor como uma garantia para caso um dia o cara ficar doido e descer a lenha no povo. Seria o melhor jeito de derrubar um deus. A imagem dele com o público leitor foi levemente arranhada, porque estava na cara que o Thor que apareceu lá era para mero efeito moral e resolveu descer o martelo em todo mundo. O leitor vai entender.

« Jøåø » diz:
Acho que só chama atenção para o perfil do Stark. Isso não faz dele um vilão, mas sim um cara que pensa no futuro (coisa que já indicamos ser fundamental para entender sua escolha pelo registro) e que gosta de estar no controle. Ele pegou amostra do DNA do Thor (e deve ter de vários outros) já pensando que poderia precisar.
Sem um objetivo premeditado, mas apenas como um de centenas de recursos à sua disposição.
Essa mania de controle dele fica bem clara, também, em Homem-Aranha 69, quando Peter se dá conta de que Tony sabe de seu sentido de aranha, mas que nunca contou isso para ele.


Eddie diz:
Táticas de Sr.Sinistro.

¤ CX ¤ diz:
Para mim, é a versão dos vingadores para os "protocolos Xavier", o que deixa Charles e Tony na mesma berlinda entre ser um manipulador e um precavido. E pior do que Xavier, que na verdade tinha esses protocolos para "neutralizar" seus alunos caso se tornassem ameaças, Tony usou o conhecimento como arma.

« Jøåø » diz:
Bom, primeiro acho que o clone não era só para efeito moral não. Era, também, para baixar o cacete mesmo. Se ele não chegava perto do original, demonstrou, pelo menos, ser muito poderoso.

Outra coisa que gostaria falar é a seguinte. Queria fazer apenas umas observações sobre o código de desativação do clone do Thor que Reed Richards profere após ele assassinar o Golias. Se eu falar alguma besteira, corrijam-me.

Richard Wagner (1813-1883) foi um compositor clássico do século XIX, cuja obra marcante revolucionou, de certa forma, a música erudita alemã. Suas composições tinham relação com um passado romântico e mitológico da Alemanha, lembrando que ele é contemporâneo da unificação desse país (que é tardio como a da Itália) e foi importante na construção de um "passado comum" àquele povo.
O apreço do compositor pela obra do filósofo Arthur Schopenhauer (morto em 1860) o aproximou de outro filósofo hoje ilustre, Friedrich Nietzsche (1844-1900), que se inspirou por muito tempo na obra de Wagner para produzir suas próprias reflexões. Isso até o compositor aflorar sua veia racista e anti-semita, que mais tarde inspiraria, inclusive, o nazismo, o que fez com que o filósofo se afastasse de seu convívio. O ódio de Nietzsche pelo caminho trilhado por Wagner rendeu, inclusive, um livro: "Nietzsche contra Wagner", de 1888.
Uma de suas obras mais famosas é "A Cavalgada das Valquírias", que remete justamente a uma ancestralidade nórdica mitológica a qual a Alemanha estaria vinculada. E é isso que, de alguma maneira, faz o código “Richard Wagner mil oitocentos e treze a mil oitocentos e oitenta e três” ter sentido como o que desativa as funções motoras do clone do Thor.

Em Foco: Guerra Civil 4

¤ CX ¤ diz:
E eu vou corrigir o quê? O Historiador é você...!!!

« Jøåø » diz:
Eu digo os leitores. Vai que alguém vê alguma informação errada aí. Ajudaria a complementar.

J.R. Dib diz:
Wagner não escreveu o Anel de Nibelungo também?

« Jøåø » diz:
Foi sim, JR.

J.R. Dib diz:
Anel de Nibelungo, foi inspiração ao J.R.R. Tolkien para que ele criasse o Senhor dos Anéis!

¤ CX ¤ diz:
Eu posso corrigir o processo de clonagem do Thor... se eu soubesse como foi. rs

Eddie diz:
João fez a lição de casa direitinho. Humilhou....rsrsrs

« Jøåø » diz:
Hahauhauhauhahu
É que eu fiz pesquisa sobre Nietzsche por mais de um ano na faculdade. Aí saber de Wagner e Schopenhauer é "consequência". hehehehe


¤ CX ¤ diz:
Mas, pelo menos, Millar fez o dever de casa e falou que a clonagem vem do bulbo capilar e de células dérmicas. O clichê de clonar através de fio de cabelo é o cúmulo...

J.R. Dib diz:
Porque que não pode clonar do cabelo?

« Jøåø » diz:
Cabelo é tecido morto, né?

¤ CX ¤ diz:
Porque não tem células, não tem núcleo, é só proteína... só queratina.

J.R. Dib diz:
Ahhh tá... Eddie nem tecido morto tem na cabeça!

huauhauhauhau


« Jøåø » diz:
hahahahuauha

¤ CX ¤ diz:
EhehEHe

Eddie diz:
Tenho alguns, por enquanto.

¤ CX ¤ diz:
Se bem que agora bate a dúvida, como é o Stark conservou essas células vivas até hoje? Bom, recai na imaginação sem limites da ciência dos quadrinhos...

« Jøåø » diz:
Acho que é preciosismo demais criticar a esse ponto.

J.R. Dib diz:
Pois é, deixe a ficção dos quadrinhos explicar como que ele clonou as células de uma divindade!!

Eddie diz:
Da mesma forma que o Capitão ficou congelado.

« Jøåø » diz:
Touché!

¤ CX ¤ diz:
Não critiquei, mesmo porque não sei se seria viavel ou não. Não pesquisei a respeito.

¤ CX ¤ diz:
Um dos pontos mais debatido em nossa comunidade é a descaracterização do Reed, que parece muito mais frio e calculista que o normal em Guerra Civil. Vocês concordam ou discordam disso?

J.R. Dib diz:
Bem, nunca fui muito um leitor de Quarteto Fantástico, mas, que eu me lembre, o Reed nunca foi tão robótico, tão inumano, quase como se não fosse ele mesmo, mas sim um robô ou coisa parecida. Agora, pode ser que simplesmente esteja dedicado demais ao trabalho e afogado em serviço para pensar na moral do que está fazendo. Entretanto, verifica-se isso desde a mini dos Illuminati. Ele está do lado pró registro porque achou que aquilo era racional e o correto, então começou a agir assim logo em seguida por não lhe sobrar tempo. Acho que ele não está descaracterizado de todo não.

Eddie diz:
Concordo inteiramente (com a descaracterização), tanto que fui um dos que levantou esse debate na comunidade. A 3ª revista que li da Marvel foi Quarteto Fantástico e X-Men. Nessa edição, a Kitty está desmaterializando sem controle, e os X-Men pedem ajuda ao Reed para salvá-la. Só que Sue tinha achado um diário do Reed, onde este afirmava que tinha provocado o acidente que deu origem à equipe de propósito. Reed fica tão perturbado que perde totalmente a confiança, quase acabando o Quarteto e não conseguindo salvar a vida de Kitty. No final, Reed se recupera e dá a entender que o diário foi adulterado pelo Destino. O que quero frisar aqui é: Reed perturbou-se com a mera possibilidade de ter causado o acidente propositalmente com sua família, imagine se uma arma que ajudou a criar tivesse matado alguém. E não vi nenhum sinal de perturbação nele. Senti isso em Pym, mas nele nada. E olha que o Pym é o maluco. Esse não é o Reed que conheço.

¤ CX ¤ diz:
Eu lembro disso... foi um especial que saiu entre Quarteto e os X-men. Magneto era o líder.

Eddie diz:
Sim, Coveiro. É até o Magneto que vai atrás do Quarteto.

« Jøåø » diz:
Concordo que ele está um pouco "exagerado". Mas, se acompanharmos as histórias mais recentes (não falo da origem do personagem, mas dos últimos anos, principalmente o último), veremos que ele tem tudo de negativo que pode haver em um cientista. Ele é um workaholic ainda maior que Tony, vê o mundo através da ciência, e às vezes se esquece do "mundo real" ao seu redor. Inclusive da família e amigos.

¤ CX ¤ diz:
Sou um dos que mais têm estranhado o Reed atualmente. E não se trata pelas suas atitudes apáticas ou aparentemente frias. Afinal, pela ciência ele pôs sua namorada, o cunhado e o amigo em perigo mortal antes, tornando-os, assim, o Quarteto Fantástico. O que mais tem me deixado com a orelha em pé é ele estar falhando, errando... isso me é mais estranho.

Em Foco: Guerra Civil 4

« Jøåø » diz:
Coveiro tocou em um ponto importante. Ele é um "cientista louco". Meio que perde a noção com suas atividades. Mas agora parece que tem algo que o está perturbando nesse episódio em especial.

Eddie diz:
Reed morreu, esse cara deve ser clone do Destino. Vai ver o Tony pegou uns fios de cabelo do Reed na 1ª reunião dos Illuminati.

« Jøåø » diz:
Hhuahuauhauha
Sem teorias da conspiração. Essa seria uma resposta muito "fácil".


Eddie diz:
Pelo menos temos certeza que o Xavier é o original, né?!

¤ CX ¤ diz:
Não sei se morreu, mas somente lendo as histórias paralelas que ocorrem nos Tie-ins da Guerra Civil em Universo Marvel é que dá dimensão de como Reed está... imbecilóide.

« Jøåø » diz:
A partir desse mês a histórias pegam mais o lado dele.

¤ CX ¤ diz:
Outra crítica foi a maneira como o Capitão aceitou a morte de um de seus aliados, respondendo com o aumento dos números em suas fileiras. A Guerra mudou o herói, descaracterizando-o, ou resgatou o soldado adormecido?

« Jøåø » diz:
Já respondi isso no tópico de Guerra Civil. O Steve estava ali puto da vida pela morte do Golias. Justamente porque não acreditava que eles tinham mesmo matado um dos seus. E puto da vida por terem clonado Thor (ele sacou que aquele não era o verdadeiro). Todo arrebentado e vendo que a coisa era muito pior do que imaginava, ele colocou todo o seu pensamento para o fortalecimento do que ele acredita que seja, mais do que nunca, o "lado certo". Não há descaso ali. Até porque tinha acabado de acontecer. A adrenalina estava alta.
Além disso, Steve é um soldado. Foi isso a vida inteira. Por mais que tenha sentido a perda do Golias, e sentiu, no meio de uma guerra ele pensa em como resolver as coisas e chorar pelos mortos depois. Parece meio frio, mas é como acredito que ele encarou a situação.


Eddie diz:
A Guerra Civil apenas está exacerbando características já existentes nos personagens principais. Tony Stark, sempre manipulador, está no limite disso agora. Já Steve há muito age como herói, mas o clima de guerra trouxe de novo o soldado dentro dele, apenas isso. Ele sentiu, e muito, a morte do Foster, mas agora é hora de lutar, chorarão os mortos depois.
Quem leu Liga da Justiça e Vingadores, que faz parte da cronologia, pode ver esse tipo de atitude do Steve. Teve uma hora que, diante da morte, ele deu uma bronca em todos, dizendo que iam chorar depois. E, como disse o João, ele ficou abalado por ficar diante de um clone de alguém que julga morto.

Em Foco: Guerra Civil 4

J.R. Dib diz:
O Capitão estava mole demais, porque, afinal, a causa pela qual ele lutava não tinha a gravidade em si que esta tem. Ele voltou a ser o sentinela da liberdade. E hoje ele está em guerra, e na guerra pessoas morrem. O Capitão sabe disso e, como a tradicional figura heróica de Guerra, ele tem de liderar seus homens contra as maiores adversidades, especialmente quando o maior de seus guerreiros caiu.

Eddie diz:
Maior, literalmente....rsrs

J.R. Dib diz:
Ele se viu na obrigação de continuar tentando manter a moral dos seus comandados, nem que fosse pela secura de suas palavras. Afinal, naquela imagem do herói machucado, estava alguém que não iria ceder a nada!

¤ CX ¤ diz:
Para mim, acabaram puxando o lado mais "ultimate" dele. Só pode ser isso. Não que eu ache ruim, pelo contrário. Só que ele nunca agiu assim antes. Ele sempre foi bem equilibrado e calmo. Ver ele rangendo os dentes e chamando o Stark de "mimado" me deixou muito assustado.

Alguem me corrija e lembre outro momento em que ele esteve tão puto assim?


Eddie diz:
Tão puto assim, não lembro. Ele ficou bem bravo na Guerra das Armaduras.

J.R. Dib diz:
Quando o governo americano fez ele largar o manto de Capitão América.

Eddie diz:
Sim, quando ele usava um uniforme sem estrelas.

« Jøåø » diz:
Cara, o importante é que não foge às características dele.

Eddie diz:
Mas como nessa mini, acho que nunca mesmo.

« Jøåø » diz:
Outra coisa que devemos levar em conta é o quanto ele confiava em Stark. Era como um irmão. Ali tem muita decepção. Muita tristeza mascarada de raiva.

J.R. Dib diz:
Pois é, o Capitão treinou o Tony, ele era muito agradecido a por ter sido um dos que o ajudaram a voltar à vida.

¤ CX ¤ diz:
Sim, mas ele já teve uma "dose" de quem era o Tony na Guerra das Armaduras.

Eddie diz:
Se formos pegar a cronologia, veremos que o Steve está sempre dando novas chances para o Stark. Na Guerra das Armaduras, o Stark sacaneou o Steve, mas depois disso eles voltaram com a amizade. Depois, na Tempestade Galáctica, o Stark dividiu os Vingadores, sacaneando o Steve de novo. Agora eles eram os líderes dos Novos Vingadores, tavam numa boa, com uma equipe de sucesso. Vêm o Stark e sacaneia de novo. É muita rasteira.

« Jøåø » diz:
Por falar nos "Vingadores Secretos", além da Saída de Cable, Estatura e Falcão Noturno, não podemos deixar passar em branco aquela figura mascarada que espia os três saindo do esconderijo. Um espião dos pró-registro?

Em Foco: Guerra Civil 4

¤ CX ¤ diz:
O discurso da Sr. Sharpe para Stark no enterro do Golias foi considerado hipócrita por alguns. O que vocês pensam a respeito...?

J.R. Dib diz:
Não acho hipocrisia uma pessoa aceitar que alguém está fazendo algo, e que a morte do Golias poderia ter sido evitada se todos tivessem se aliado ao governo.

« Jøåø » diz:
Bom, se há hipocrisia, não creio ser premeditada. Ela ainda está em choque pela perda do filho. Por mais que ela peça JUSTIÇA, em geral o que uma pessoa nas condições dela tem na cabeça em um momento como esse é VINGANÇA, que ela só pode conseguir através de meios legais.
Então, ao dizer que o Golias morreu porque quis desobedecer a lei, ignorando as condições em que isso aconteceu, ela fez do martelo do Clor (clone do Thor) a arma de sua vingança, e o Golias, o alvo de toda a raiva que ela sente nesse momento por sua perda.


Eddie diz:
Pois só digo uma coisa: muita coincidência o brinquedo favorito do moleque ser um Homem de Ferro, não?! Essa mulher pode até não trabalhar para o Stark, mas que tem algo muito maligno nela, ah tem...

Em Foco: Guerra Civil 4

« Jøåø » diz:
Huhauhauhahu Acho que foi só efeito dramático, Ed. Não acho que haja algo por trás.

¤ CX ¤ diz:
Estou com o Ed.
Não que seja hipócrita! Comparar a morte de um civil – uma criança - que nada tinha com a história com a de um herói que sabe dos riscos é forçado. Mas que a mulher me parece estranha, parece... até hoje acho que ela foi manipulada pelo Governo


Eddie diz:
Eu sou paranóico.rsrs

¤ CX ¤ diz:
Somos.

¤ CX ¤ diz:
Pelo que acredita, Susan deixa seu marido, seus filhos, sua família, sua vida e une-se às fileiras do Capitão América. Estaria ela sendo sensata ou, de uma maneira diferente, agindo como o Reed?

Eddie diz:
Ela está, em alguns aspectos, sendo tão maluca quanto Peter Parker. Claro, é legal o que ela fez de entrar nos "Vingadores Secretos", mas jogou a própria vida pelo ralo. Será sempre uma fugitiva, não podendo ficar mais com os filhos, da mesma forma que o Parker fez. Como o Fernando disse na comunidade, acho que seria mais interessante se a Sue não fosse de nenhum lado, e tentasse demonstrar uma terceira saída.

« Jøåø » diz:
Pelo que percebi da Sue, desde o início ela estava meio em cima do muro. Acreditava na força da lei, mas discordava, pelo menos em partes, da forma como a lei de registro impunha aos não registrados a condição de criminosos perigosos e a perda do direito de julgamento. O ponto fundamental para que ela fosse para o lado do Capitão América é justamente quando esses receios se confirmam com o assassinato do Golias. Com relação ao Reed, o fato dele estar imerso no trabalho desde o início da Guerra (mais do que o habitual) e de ter participação direta na clonagem, o sentimento me parece mais de "decepção".

Ela não deixa de amá-lo. Vê-se isso na carta que ela escreve. Mas Sue se recusa a participar de algo com que não concorda mais e que transformou Reed em um "estranho" para ela.

Em Foco: Guerra Civil 4

J.R. Dib diz:
Eu acho que ela se uniu aos Vingadores Secretos mais para ferrar a vida do Reed e tentar conseguir uma reação dele do que qualquer outra coisa. Como não conseguiu, ela foi embora.

« Jøåø » diz:
Altas teorias! hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Chega a ser um pouco de extremismo, na minha opinião. Talvez uma ação tomada mais para confrontar o marido em si do que levantar a bandeira pra própria causa.

Eddie diz:
Achei divertida a descrição que ela dá da última noite deles.

« Jøåø » diz:
Será que a referência dela é só o marido? Acho que vocês estão reduzindo ela a "esposa do Reed" com isso.

J.R. Dib diz:
Bem, ela ama demais aquele cara. Não é só a esposa do Reed, mas é a "mãezona" do Quarteto Fantástico e simplesmente o quarteto se dissolveu!

Eddie diz:
E o Coisa está onde, afinal?

¤ CX ¤ diz:
Saiu do Quarteto, é o que sabemos.

« Jøåø » diz:
Será revelado o paredeiro em Universo Marvel desse mês.

¤ CX ¤ diz:
Exato.

J.R. Dib diz:
Eu seeeei!

Eddie diz:
Mas o Coisa em Universo Marvel já foi, com o Johnny no hospital ainda. Mas em Guerra Civil 4 ele tá na luta e vê a Sue e o irmão indo embora.

¤ CX ¤ diz:
É que a "debandada" dele só ocorre depois da batalha terminada em Guerra Civil 4.

Os atrasos da mini lá prejudicaram um pouco esse andamento... inclusive aqui.


« Jøåø » diz:
Aquela história é posterior à luta, cara. É um dos pontos de vista daquela história de Homem-Aranha. Mas é anterior à saída da Sue e do Johnny.

Eddie diz:
Que zona!!! rsrs

« Jøåø » diz:
Nem tanto.

¤ CX ¤ diz:
A nova estratégia de Tony Stark para capturar os heróis foragidos é fazendo uso de seus piores vilões - surge uma nova versão dos Thunderbolts. Quais as chances disso dar tão errado como foi no caso do falso deus do trovão?

« Jøåø » diz:
Chances altíssimas de dar errado. Só digo três nomes daquela imagem: Venom, Lady Lethal e Mercenário. Isso mostra o desespero do Tony em acabar com a Guerra. Porque colocar esses tipos como agentes do governo é uma roubada sem tamanho, inclusive para a aceitação pública que ele tanto preza. Esse é o tipo de coisa que faz todo mundo pintar o Homem de Ferro como vilão, o que discordo que ele seja.
Só mostra o quanto ele confia em sua capacidade de controlar as coisas, inclusive com tecnologia, mas que pode dar muito errado. Apesar de futurista, grande estrategista e "control freak", Tony não é Nostradamus. Não prevê o futuro e muito menos o manipula. Em outras palavras, vai dar merda.

Em Foco: Guerra Civil 4

J.R. Dib diz:
Claro que são muito altas, afinal, vilões com sanção governamental podem muito bem "matar sem querer" seus oponentes numa luta, e isso ainda seria legal, pois eles estariam legalizados. Esse bando tinha que estar tudo na cadeia!

Eddie diz:
Totais. Stark demonstra mais uma vez que jogou todos os valores no lixo. Uma equipe formada pelo Mercenário, Lady Letal e Venom? Como disse a Cammy: "foi a gota d'água". O interessante é que a população em geral não vai saber desse pequeno detalhe, né?! O que me intriga é o que esses vilões vão ganhar com isso, já que o Reed disse que depois que eles cumprirem a missão vão voltar para a prisão. Acho que estamos presenciando o nascimento de uma nova "Força Federal", e todos lembram os tipo de missões que a FF fazia, certo?! Quanto ao Tony, acho que ele é vilão sim, embora ele não acredite que seja. Adrian Veidt também era nesse estilo.

¤ CX ¤ diz:
Para mim, isso é o cúmulo. O exemplo de que o pró-registro é errado. A todo momento se coloca em discussão de que o que é legal, necessariamente não é o certo. E aqui temos pessoas sem escrúpulos agindo com distintivos a favor da lei. É a versão descarada do tira corrupto!

Eddie diz:
Raspem totalmente a cabeça quando forem lidar com Tony Stark. Será uma opção a menos. Nessa, Charles Xavier se deu bem. Já o Reed....continuamos em busca do verdadeiro. E já que não foi tocado muito profundamente no assunto, queria apenas encerrar com: Peter Parker é um imbecil!!!

« Jøåø » diz:
A Saga começa a esquentar daqui em diante. Isso é certo.

Ah, e o Ed revoltado é engraçado. hahahahaha


Eddie diz:
hehehehe

J.R. Dib diz:
Eddie pirou!

¤ CX ¤ diz:
Depois dessa do Ed, não tenho mais nada a acrescentar. Como dizem por aí, Nuff Said. Voltamos no próximo Em Foco Especial Guerra Civil de Novembro!!!


Editores 616

comments powered by Disqus