segunda-feira, 29 de outubro de 2007

X-23: Infância Perdida

Craig Kyle e Chris Yost podem ser considerados os verdadeiros pais da menina que atende pelo nome de X-23, a clone feminina do mutante canadense Wolverine. A idéia surgiu quando eles escreviam o roteiro do desenho X-men Evolution, e foi abraçada pelo editor da Marvel Joe Quesada com muito gosto quando roteirizou NYX. Quando a série de TV acabou, Quesada chamou a dupla para ingressar seu hall de artistas na Casa das Idéias.

X23 – Inocência Perdida

Assim, antes de assumir New X-men, e essa nova minissérie chamada Alvo X, veio a história chamada “Inocência Perdida”, assinada pelo traço de Billy Tan (agora, desenhista de Fabulosos X-men), que é a ponta inicial para entender mais sobre essa misteriosa personagem.

X23 – Inocência Perdida

Tudo começa quando um cientista chamado Dale Rice, que trabalhava no programa “Arma X”, tenta escapar vivo com amostras do DNA do mutante Wolverine, enquanto este fugia ensandecido do lugar. O cientista acaba sendo morto, mas as amostras são coletadas por um homem chamado Martin Sutter, juntamente com as medalhas militares do pobre Dale.

X23 – Inocência Perdida

As medalhas são entregues a seu filho, Zander Rice, que passou a ser tutelado por Martin e, anos mais tarde, seguiu os passos do seu pai se tornando um cientista na instituição sombria chamada “O Programa”, chefiada por Martin. É lá que Zander conhece a Dra. Sarah Kinney, famosa geneticista, que se torna imediatamente chefe dos experimentos.

X23 – Inocência Perdida

O projeto é redirecionado então para a recriação da “espécime original”, utilizando o material de DNA coletado anos atrás, contudo, pela falta de um cromossomo Y viável, o clone teria que ser do sexo feminino. Mesmo sem autorização, a Dra. Kinney segue em frente com a clonagem da espécie feminina, cavando assim um possível confronto com Martin e o rancoroso Zander Rice.

X23 – Inocência Perdida

Seguindo dois projetos paralelos, Kinney se vê mais que envolvida no projeto. Terminado o trabalho, o embrião feminino é reconstruído com sucesso e chega a hora de falar a verdade para seu superior. Martin aceita no final a proposta de Sarah, para desespero de Rice, mas o jovem cientista não deixa isso barato por muito tempo. Assim, ele vem com a idéia de que a Dra. Kinney é a pessoa ideal para engravidar da clone, tornando-a, assim, a verdadeira mãe em todos os aspectos daquela que virá a ser chamada de X-23.

X23 – Inocência Perdida

Dessa maneira, nove meses depois, nasce a criança batizada de Laura do ventre de Kinney, parida pelos braços de Rice, que mal podia esconder seu sorriso malicioso. O único problema ali é que aquela não era uma “criança”. Não aos olhos do Programa. Aquela era uma arma.

Então, desde cedo, X-23 foi entregue a um Sensei para ser treinada nas mais diferentes técnicas de combate, sendo prematuramente bem sucedida em todas elas. Em paralelo a isso, pequenos estímulos estavam sendo efetuados para acelerar a ativação da mutação da pequena Laura, para que no futuro fosse completado o último passo do experimento – a injeção de adamantium em seus ossos.

X23 – Inocência Perdida

O papel da Dra. Kinney já havia acabado, mas o Programa não se livrou dela. Para eles, uma maneira de controlar a filha seria controlar a mãe. Assim, ela acaba assumindo a maternidade de Sarah, lendo livros que vão desde a Arte da Guerra até Pinóquio (às sombras do programa).

O tempo passa e Zander não tem mais paciência para esperar. Acaba abusando de altas taxas de radiação para prematuramente ativar o gene X de Sarah. E assim acontece, revelando que ela possui algumas diferenças do “espécime original”. Duas garras saem de seus pulsos, mas a terceira é oriunda dos pés.

X23 – Inocência Perdida

Agora, nada mais falta para a cirurgia de inserção do adamantium em Sarah, nem mesmo os pedidos da Dra. Kinney o farão parar. A operação acontece sem anestesia, para deleite de Rice

X23 – Inocência Perdida

X-23 já pode ser considerada preparada para o “trabalho de campo”, e um novo experimento é realizado. Chama-se “Gatilho”, e consiste de uma solução que lança um cheiro próprio no ar que, em tese, colocaria Sarah em tal estado de fúria, como o “espécime original”, a ponto de matar qualquer um que exalasse essa essência, sem a menor consciência de seus atos. E o primeiro teste é feito de forma cruel no velho Sensei da garota. A droga é um sucesso.

X23 – Inocência Perdida

Então, começa a vida da X-23 como agente de campo. Recebendo em seu cômodo apenas envelopes com fotos das vítimas e planos de ataques. Todos realizados com sucesso e com muito sangue. Assim, Martin abre para os grandes vilões do mundo os serviços eficientes da garota a um preço bem caro.

X23 – Inocência Perdida

Contudo, para Zander tudo não passa de uma grande vingança, não importa o lucro que a menina esteja dando ao Programa. Ele arma uma verdadeira cilada para a garota sem o conhecimento de Martin. Deixa-a no meio de uma missão sob a mira de vários agentes da IMA.

X23 – Inocência Perdida

Só que, para pesadelo de Rice, X-23 retorna, praticamente destruída, mas viva. Mal sabia ele que a menina seria tão difícil de matar quanto o “espécime original”. Agora, cabia à Dra Kinney desvendar o que deu errado na missão, confrontando uma Laura silenciosa e com estranhos sinais de auto-mutilação em seu corpo.

X23 – Inocência Perdida

Os problemas de Sarah, no entanto, não parariam aí. Em uma ligação de sua irmã Debbie, ela descobre que sua pequena sobrinha, Megan, desapareceu misteriosamente sem sinais. Sem pensar nas conseqüências, a Dra. Kinney tira Laura das instalações do programa e a usa para rastrear a sobrinha.

Não demora muito para a eficiente menina achar o apartamento do mal-feitor – que provavelmente abusou de muitas outras crianças – e a jovem Megan nele. O destino do vilão é igualmente vermelho, como o de todas as vítimas da X-23.

X23 – Inocência Perdida

De volta ao Programa, Sarah é gravemente penalizada. Contudo, ela não é a pessoa em maior risco ali. Cansado de ver seus passos irem para trás, e também receoso de que Martin descubra que ele anda transando com sua esposa, Zander Rice convence-o a assinar um papel passando a diretoria do Programa para ele e, em seguida, aciona X-23 para um novo alvo. O alvo é Martin Sutter.

X23 – Inocência Perdida

E assim é feito. Martin é morto. Sua esposa é morta. Contudo, Laura contraria uma ordem e deixa o filho bastardo vivo. E mesmo sendo instruída pelo próprio Zander a não falar nada, X-23 consegue contar a sua mãe que o incêndio na casa dos Sutters não foi acidental. Agora, a Dra. Kinney percebe o perigo que corre.

X23 – Inocência Perdida

Rice se torna o novo dirigente do Programa e revela a Dra. Kinney seu futuro plano. Em uma sala de incubadoras, estão outros 27 clones iguais a Laura sendo desenvolvidos. Todos sob a direção do cruel cientista, sem intervenção de Sutter e nem de Sarah, que acabou sendo mandada embora. Mas antes de ir, a Doutora deixa um último envelope para sua filha, uma última missão para sua X-23.

X23 – Inocência Perdida

A diretriz da missão é bem simples. Destruir de uma vez por todas o Programa. Destruir as incubadoras com todos os embriões. Destruir o homem que sempre odiou a pequena Laura – Zander Rice. E assim, a X-23 é liberta de sua sala e executa com perfeição cada passo do plano.

X23 – Inocência Perdida

Após matar centenas de guardas e implantar bombas no lugar onde estão os outros clones, chega o momento do derradeiro confronto com Rice. E Laura saboreia esse momento vagarosamente, espancando o cientista sem usar suas garras. Ela não o mata, deixa isso para as bombas, que põem o lugar todo abaixo.

X23 – Inocência Perdida

É o fim de Rice, mas sua maldade não terminou ali. Antes de se despedir da Dra Kinney, o vil espirrou um pouco da essência do Gatilho em seu pescoço. Foi o suficiente para que, após terminada a missão, e finalmente o encontro entre mãe e filha ocorresse, este terminasse em tragédia.

X23 – Inocência Perdida

Laura entra em frenesi e ataca Sarah sem se dar conta. Pouco depois, recobrada a consciência ela vê o que fez e aquela cena a marcaria pro resto de sua vida. Sua mãe moribunda fala seu verdadeiro nome – Laura, não X-23. Aos prantos, a jovem mutante chora por sua mãe em meio às cartas que ela escreveu, livros que leu e todas as memórias espalhadas sob a neve.

X23 – Inocência Perdida

Esse é o fim da minissérie, mas não da história de Laura. Alguns ganchos são deixados como epílogos. Alguém que misteriosamente tira das mãos do falecido Rice um frasco do Gatilho surge. Em meio aos papéis que Dra. Kinney portava estão as fotos do Professor Xavier e do mutante Wolverine.

X23 – Inocência Perdida


Coveiro.

comments powered by Disqus