quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Renascendo para a Eternidade

Eternals #3

A história dos Eternos, personagens de Jack Kirby, resgatados com sucesso por Neil Gaiman e John Romita Jr. chega em sua edição nacional, um pouco mais "robusta" que a primeira, pois contém as partes 2 e 3 da publicação original. Continua a luta do eterno Ikaris em convencer Mark Curry de que, na verdade, ele é um também eterno chamado Makkari. Porém, uma série de eventos interligados faz com que seu despertar seja cada vez mais urgente.

Depois que Curry, tentando acreditar que Ikaris não passa de um louco, foi enganado pelos dois homens que tentaram matar o eterno, vemos que a tentativa persiste. Porém, tendo sido gerado pelos celestiais como um ser sobre-humano, ele resiste às mais terríveis agressões. Seu corpo sempre arranja uma forma de se regenerar, o que irrita aos dois assassinos e a mais alguém com que falam ao telefone.

Eternos

Enquanto isso, saindo do hospital em que trabalha, Curry vai aumentando sua preocupação, pois os estranhos sonhos que vinha tendo (nos quais Ikaris aparecia junto dele, com ambos trajando roupas "estranhas") aumentam e ele começa a ter (o que pensa serem) alucinações. Ele tenta se manter cético quando pensa ter se desviado em alta velocidade de um carro que o atropelaria. Quando vai busca um café, depois de 28 horas de trabalho, ele cruza com uma atarefada Sersi – outra eterna que parece não se recordar de sua natureza. A sintonia entre os dois é instantânea. Como se conhecessem "há uma eternidade", como ela mesma diz. Não resta dúvida que os dois têm uma história em comum.

Eternos

De volta ao hospital, Mark acaba suspenso do emprego por ajudar os dois raptores de Ikaris, mesmo que acreditasse estar seguindo ordens de médicos superiores a ele. Já que Ikaris tinha sido o único sobrevivente e suspeito do incêndio no edifício Royer (causado pela primeira tentativa de assassinato contra ele), Curry, que começa a ouvir a voz de alerta do eterno em sua cabeça, tem de dar um depoimento à polícia e vai para casa. Seus sonhos e "alucinações" aumentam tanto que ele já começa a creditar neles. Explicaria muita coisa. Sersi, que havia comentado a estranha sintonia entre ela e Mark com a amiga Abi, e dado esmola a um estranho mendigo que gritava palavras aparentemente desconexas, liga para Curry e o convida para a festa na embaixada de Vorozheika que está organizando.

Antes disso, acompanhamos uma rápida entrevista com Duende, que já apontamos como outro eterno. O entrevistador, depois de fazer perguntas superficiais, tenta se embrenhar pelo passado nebuloso do ator/cantor de sucesso, questionando sua emancipação e a ausência de qualquer registro anterior do menino. Desviando do assunto, e dizendo que seu maior sonho é crescer (mas ele não teve uma eternidade para isso, já?), Colin é "salvo" por sua secretária, que trata de dispensar o jornalista do NY Times.

Eternos

Chega a hora da festa, e mais uma eterna está lá. É Thena, que foi convidada como cientista das Empresas Stark, levando seu marido a tira-colo. O clima entre Sersi e Curry aumenta, mas ela está ocupada com a festa. Quando tudo parece transcorrer normalmente, uma revelação: o vice-primeiro ministro Druig estava usando a festa como uma armadilha para capturar os cientistas, utilizando terroristas russos para o serviço. Seus objetivos ainda são obscuros. Mas as coisas saem muito, muito erradas.

Quando o marido de Thena vai ao banheiro, acaba batendo de frente com os terroristas russos, que não pestanejam e o fuzilam, matando-o. A confusão começa. Os agressores isolam os cientistas, e dizem que vão matar todos os outros presentes. Inclusive o embaixador vorozheikano (que não sabia de nada) e o próprio Druig! O vice-primeiro ministro foi traído.

Eternos

De longe, Ikaris sente o perigo. E, um pouco antes de mais uma vez reduzido quase a cinzas por seus raptores, grita que há quatro eternos lá (quem seria o quarto, já que Curry, Sersi e Thena seriam os outros três?). Notando apenas depois, Mark e Sersi conversam telepaticamente quando, nos disparar dos tiros, ele atinge o limite de seu despertar. Curry toma consciência de que pode se mover em hiper-velocidade, mas tem de pensar também de forma rápida, ou todos ali morrerão. E, assim, acaba a parte dois.

Na parte três vemos Curry conversar com alguém, contando o que aconteceu naquela noite após tomar consciência de suas habilidades. Ele descreve a forma como recolheu as balas e as armas dos terroristas como se o tempo estivesse parado, e como, antes de seu dom “falhar”, derrubou quase todos os agressores. Mas ainda havia homens de pé, que foram abordados por uma das participantes do Reality Show mostrado na primeira edição, enquanto um estranho fenômeno não escapou aos olhos de Marke e de Sersi. Uma faca se transformando em uma rosa.

Eternos

Quem põe fim ao confronto é o Homem de Ferro, que surge atravessando a parede. Mas não consegue salvar os cientistas feitos reféns. Logo em seguida, Tony chama Sersi para conversar e, impondo a ela o registro, se espanta quando ela diz não ter poderes e nunca ter sido vingadora. Aqui vale, novamente, a nota de como Gaiman consegue inserir a história na situação atual do Universo Marvel, sem, dessa forma, transformar essa série em um tie-in de Guerra Civil. Mais tarde, conversando com Abi, Sersi começa a colocar em dúvida se, de fato, ela não é uma "aberração".

Mais à frente, o interlocutor de Mark é revelado. É Duende, único que Irakis afirmara também ser um eterno, e a quem o confuso estudante de medicina recorre para obter mais informações e desabafar sobre seus recém descobertos poderes, já que ninguém conseguiu ver que ele tinha impedido todos no salão de serem mortos. Curry diz ter sentido uma ligação com algo superior, uno, quando fez tudo aquilo. Mas o garoto se interessa pelos dois médicos que seqüestraram Irakis.

A história se volta para os dois, que, em uma caverna subterrânea cheia de inscrições nas paredes, revelam ser deviantes, ou "seres mutáveis", como se chamam. Em uma oração de ambos, que assumem suas formas reais, ficamos sabendo que adoram religiosamente seu criador, um celestial dourado, que fora aprisionado e enterrado por seus irmãos, tornando-se agora mais negro que alcatrão. Sua vontade, agora, é de tentar resgatá-lo. Ficando mais claro o motivo do ataque aos eternos, já que poderiam ser um obstáculo a tal empreitada.

Eternos

Mais tarde, Druig, ao falar com Prykrish, o traidor que alterou a agenda da ação terrorista por pressões políticas na Vorozheika. O vice-primeiro ministro revela como escapou. No mesmo momento em que Mark manifestou seus poderes, Druig fez o mesmo. Era ele o quarto eterno no salão de festas. Suas habilidades são mentais, e, ao que parece, ele vê os piores medos das pessoas, sendo capaz também de manipular suas vontades. Dessa forma, depois de saber a localização dos cientistas reféns, faz com que Prykrish se mate com um tiro, e, pelo jeito, fará muito mais.

Eternos

No cativeiro, mais um eterno desperta. Thena, traumatizada com a morte do marido e pensando em seus filhos demonstra ter uma habilidade em que vê todas as possibilidades estratégicas de ataque, utilizando objetos à sua disposição (ao estilo do Mercenário) para derrubar alguns guardas. Ela faz contato com Tony Stark, que era surpreendido pela ausência de informações sobre Sersi em seus arquivos, que chega rapidamente ao local como Homem de Ferro, salvando todos os reféns e tomando um "senhor esporro" da eterna. Ela o obriga a levá-la para casa, mas daqui para frente, para qualquer um dos eternos ter certeza de onde são seus lares.

Eternos

Essa edição termina com o novo despertar de Irakis, já totalmente "refeito", em uma espécie de casulo na Antártida. De que forma os deviantes despertarão seu criador e de como todos esses eternos que estão despertando se ligam, entre outras questões sem solução, ficam para as duas próximas edições de Eternos.


« Jøåø »

comments powered by Disqus