quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Capitão América: Mistérios na Volta do Caveira Vermelha

Captain America #20

A Blitz do Século Vinte e Um chega à sua conclusão com mais perguntas do que respostas. Com estratagemas dentro de estratagemas, os objetivos do Caveira Vermelha permanecem obscuros, enquanto outros "fantasmas" do passado do Capitão América convergem em uma sucessão de acontecimentos aparentemente sem conexão. Ou será que há?

Na edição 44 de Novos Vingadores vimos que Ossos Cruzados e Pecado, ainda sem saberem que a consciência do Caveira vive em Aleksander Lukin, planejam assassiná-lo na festa de inauguração da filial britânica da Kronas com um avião bomba. Rogers continua desconfiado de Lukin e da presença do novo Grande Mestre em Londres, só não sabe, ainda, o que eles têm em comum. Seu conforto, que comenta com Spitfire, está na relação que ele e Sharon Carter, a Agente 13, reataram. Enquanto isso, o Soldado Invernal continua planejando sua vingança. Tudo converge na direção de Lukin/Caveira.

Capitão América

A noite da inauguração chega, o Capitão e seus aliados ficam de prontidão, enquanto o Caveira diz, dentro da mente de Lukin, que tudo anda como o planejado. Que ele não deve subestimá-lo, insinuando, inclusive, que sua presença no consciente do russo foi plajenada. Parte desse plano está na primeira "isca" plantada pelo Caveira. O Grande Mestre e seus homens tentavam seqüestrar um dirigível que fazia parte do show aéreo da inauguração, o que foi rapidamente percebido pelo Capitão e Sharon. Os dois lutam e logo recebem ajuda de Spitfire e Union Jack.

Ao mesmo tempo, o Soldado Invernal tem Lukin na mira de sua arma quando vê a aeronave caindo em chamas. Gritando por seu antigo mentor – o que mostra que Bucky ainda "vive" – , ele vai em seu auxílio e desiste momentaneamente de sua vingança. A distração do Caveira funciona.

Capitão América

Em uma seqüência de tirar o fôlego, Steve salta do dirigível com o Grande Mestre, "aterrisando" em um telhado próximo. Simultaneamente, Ossos Cruzados e Pecado saltam de pára-quedas de um avião monomotor cheio de explosivos, direcionado para o andar em que Lukin/Caveira se encontra. Bucky se encontra com o Capitão América, mas, antes de trocarem alguma palavra uma visão fantasmagórica. O avião-bomba é detonado por um robô gigante que surge de dentro da terra. É revelado o que o Caveira recuperava no epílogo da Edição de 65 Anos de Aniversário do Capitão América, publicada em Universo Marvel Anual 1: um Hibernante, que destroça o monomotor em pleno ar, deixando boquiabertos os dois veteranos da Segunda Guerra: o Caveira Vermelha está vivo.

Capitão América

A história se conclui em Novos Vingadores 45, quando Lukin, maravilhado com o plano executado pelo Caveira, fica surpreso quando vê o Hibernante se dirigindo para o prédio da Kronas. O velho nazista sussurra em sua mente: "É tudo parte do plano". Mas, que plano?

Rogers logo salta sobre o robô, que o arremessa para longe. Sharon atropela o Grande Mestre, que flutuava meio grogue próximo dali, com o carro voador (me senti um idiota escrevendo "carro voador"). Ela cai em um prédio próximo, justamente onde Pecado e Ossos Cruzados descontam a frustração por seu insucesso em inocentes. A próxima vítima, é claro, é Sharon. Sem antes lutar, a Agente 13 está prestes a ser morta quando Lukin/Caveira os interrompe, surpreendendo-os por estar "vivo", dizendo que ela não deve ser morta. Já que ela deve ficar viva para que o plano fosse concretizado. Novamente: Que plano seria esse???

Lá fora, o Capitão América e o Soldado Invernal voltam a agir como na Segunda Guerra e, juntos, com auxílio de Spittfire e Union Jack, derrubar o Hibernante. O maior prejuízo é o braço mecânico de Bucky, que é destruído. Quando Steve se volta para o antigo parceiro, este já sumiu, frustrando o sentinela da liberdade.

Capitão América

Mais tarde, as repercussões. Travestido de Caveira Vermelha, Lukin deixa uma mensagem dizendo que o vilão ainda vive. Já com sua faceta de magnata russo, faz um discurso contra o prejuízo que rixas de super-seres “irresponsáveis” trazem à população Civil.Mais uma vez ele dá um golpe moral no Capitão. O Hibernante cumpriu seu papel.

Irritado com essas declarações, com não ter compreendido direito o que se passou e, principalmente, por não conseguir conversar com Bucky, Steve parte com Sharon de volta aos EUA. Ao mesmo tempo, vemos o Soldado Invernal ligar para o desaparecido Nick Fury, aceitando a proposta de trabalho e dizendo que não conseguiu encarar Rogers. É oficial: Fury está agindo na clandestinidade. Resta saber seus objetivos e quem são seus aliados.

Capitão América

Por fim, Lukin/Caveira conversam entre si, deixando claro como a fusão entre os dois é profunda. "Ambos" se dirigem para colocar Ossos Cruzados e Pecado a par do plano e de suas próximas etapas. Mais uma vez, fica o mistério de que plano é esse, já que tudo o que foi feito até agora parece ter sido apenas o começo de algo muito maior. Na próxima edição, a revista do Capitão América entra em sua ligação com a Guerra Civil, e o Caveira continua maquinando.


« Jøåø »

comments powered by Disqus