quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Novos X-Men: Amadurecendo

New X-Men #29

A nova fase dos Novos X-Men vê encerrado mais um arco em X-Men 72. Depois de sofrerem com a dizimação, enfrentam um inimigo muito mais perigoso do que um fanático religioso e seu exército. Mais importante do que isso, porém, é o que os roteiros de Craig Kyle e Chris Yost representam. Como um leitor saudosista dos Novos Mutantes, equipe de onde saíram, dentre outros, Míssil e Lupina, consigo ver traços da história dessa antiga equipe ganhar uma roupagem dos anos 2000, com novos e bons personagens.

O grupo é heterogêneo da forma como talvez nem os Novos Mutantes foram, incluindo até um membro sem poderes, David, que chega a fazer uma bela referência ao falecido Cifra, cuja morte ocorreu por não ter nenhum poder defensivo ou ofensivo. Outro destaque são os dois líderes que a equipe claramente tem, Faísca (a oficial) e Satânico, a abordagem da violenta X-23, compenetrada de , companheira de Mercury, depressiva de Elixir e hilária do Pedreira. Está tudo ali. E lendo com cuidado, percebemos que a comparação não é desprovida de fundamento, já que as referências são múltiplas: Aventuras em Asgard, no Mojoverso e no espaço, a morte de Cifra e, claro, a impetuosidade de fazerem exatamente o contrário que os X-Men os dizem para fazer.

Como visto no último artigo, sob ameaça do assassinato de Ororo, Forge é obrigado por Nimrod a reparar seu corpo em frangalhos. Enquanto literalmente “enrola” o sentinela do futuro, o mutante inventor descobre informações preciosas. Primeiro, ele não é só de outro tempo, mas de outra dimensão, já que a tecnologia de viagem no tempo da unidade não é a mesma pensada pelo Forge da realidade 616. Além disso, consegue a informação de que o plano de Stryker em assassinar os Novos X-Men foi todo orquestrado pelo sentinela, assim como seu insucesso. Forge consegue, através das manoplas de Faísca, mandar a informação para a Mansão X, pensando na ajuda dos X-Men. Só que a mansão só tem os jovens mutantes. Mesmo depois de atacados por Stryker e afirmando que Nimrod foi o principal responsável, os Novos X-Men são ignorados, tratados como se não tivessem discernimento algum, tanto por Ciclope quanto por Emma. A solução? Danem-se o que os X-Men pensam, os jovens heróis vão resolver isso por eles mesmos. Enganando os inúteis sentinelas da UNI eles partem, sem saber que Nimrod previa tudo aquilo, definindo, inclusive a morte de cada um.

Novos X-Men

Derrubados remotamente por Nimrod, que se transferia para uma unidade desativada construída por Forge, os Novos X-Men conseguem chegar ao prédio do mutante em Dallas para encontrar seu primeiro grande obstáculo. Enquanto controlava seu novo corpo, o sentinela produzia unidades de combate que abordam os adolescentes. Porém, não parecem ser oponentes muito perigosos, especialmente com a grande experiência em combate que acumularam nos últimos dias. Ao mesmo tempo, no laboratório de Forge, uma surpresa.

Novos X-Men

O novo corpo robótico era uma armadilha, e Nimrod é transformado em um anti-sentinela, cuja principal diretriz é proteger todos os mutantes. Enviado por seu criador ao saguão para ajudar os jovens X-Men, ele é confundido com mais um agressor. Um tanto descoordenados, acabam atacando-o não dando muita atenção para a repetição de sua diretriz de proteção. O andróide já está em conflito quando Forge chega e impede que continuem o ataque, mas já é tarde demais. Avariado, Nimrod inicia os auto-reparos, o que faz com que sua programação original seja retomada, atacando seu criador e os Novos X-Men em uma explosão que destrói o local.

Novos X-Men

Longe dali, na Mansão, as gêmeas Steppford são forçadas por Valerie Cooper a localizar os Novos X-Men, informação que é passada para Emma Frost, que lamenta não ter, assim como Scott, ouvido o que seus alunos tinham a dizer. Em Dallas, descobrimos que um esforço de Julian salvou todos da explosão, mas a situação não era das melhores. A perspectiva ainda era de extermínio. Não só deles, mas de todos os mutantes. Diante disso, resolvem atacar. Mas o resultado é o previsto e Niromd contém qualquer tentativa de ser detido. Fraco, Julian parece estar prestes a ser a primeira vítima fatal do sentinela futurístico. Contudo, a lembrança da morte do companheiro Brian Cruz, o Pique, Pedreira se coloca entre o amigo e o robô, sendo estilhaçado em fragmentos rochosos.

Novos X-Men

Os jovens continuam a atacar Nimrod sem sucesso, Mercury chora nas cinzas de Santo, David não consegue pensar em uma solução efetiva e Nori tenta pensar, assumindo o papel de líder, em como resolver tudo aquilo. A única forma surge depois de Forge revelar que o dispositivo temporal, dentro do robô, é sua única parte vulnerável. Mas antes é necessário abrir um buraco em sua carapaça.

Retirando suas manoplas, Nori coordena a ação. Quase todos os membros servem de isca, enquanto X-23 deveria abrir a passagem e a líder da equipe finalizar o plano. Laura consegue romper o peito de Nimrod, mas é praticamente consumida por seu ataque. Mercury segura o andróide e Nori termina o serviço, pensando estar às portas da morte e expressando seu amor por David. Todos sobrevivem ao ataque final. Mas e o Pedreira?

Novos X-Men

Mercury volta a chorar pelo companheiro esmigalhado, lamentando-se por reclamar tanto de seu humor infantil, ao que o próprio Santo responde para ela não chorar!! Seu rosto aparece se reconfigurando em meio a seus restos. O abobalhado novo X-Men parece ser muito mais poderoso do que aparenta e, diferente do que muitos pensavam, não é uma versão mutante do Coisa. Com a ajuda de Julian, ele acelera sua regeneração, ganhando um aspecto mais selvagem.

Novos X-Men

O problema agora é salvar X-23, cujo fator de cura não é o suficiente para se recuperar do ataque de Nimrod. Abordados pela polícia, que chega ao local, Nori responde pelo grupo que eles são os X-Men. Um momento memorável. Saindo em uma corrida alucinada, o desesperado Julian pede que Emma o ajude. Ela libera seu potencial telecinético, fazendo com que o rapaz, com Laura nos braços, chegue rapidamente na Mansão – literalmente atravessando um sentinela da UNI.

Novos X-Men

Chegando lá, dá uma dura no depressivo e letal Elixir, dizendo que ele não pode salvar os que já morreram, mas pode salvar X-23. Espantosamente, a pele de Josh se transforma do negro-piche para o dourado e salva a menina. Elixir, como dissera Colossus, tem potencial para ser muito mais do que um curandeiro.

Novos X-Men

A história termina com tudo em suspenso, com dois epílogos que mostram que os problemas não terminaram. Não sei se exagero ao fazer aquela comparação com os Novos Mutantes lá no início do artigo, mas acredito que não. O trabalho de Kyle e Yost vem construindo personalidade para personagens antes insossos e irregulares. Até mesmo o ritmo acelerado, saindo de um perigo mortal para o outro, condiz com a situação pós-dia M. Ainda que o período com o selo “Dizimação” tenha se encerrado, o mundo no qual esses novos mutantes vivem demanda um amadurecimento rápido, ainda que seu principal objetivo seja a preservação de uma adolescência praticamente perdida. E esse processo só começou.


« Jøåø »

comments powered by Disqus