quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Perseguição Mitológica


Incredible Hulk-Herc #112

Em Universo Marvel 41, depois de entrarem em conflito sobre se a ajuda ao Hulk era a coisa certa a se fazer, salvar a cidade de Nova York das maquinações da entidade Zom com a ajuda de Wong, os quatro membros dos Renegados (Amadeus Cho, Hércules, Namora e Anjo) presenciaram todo desfecho de Hulk Contra o Mundo, e se separam, aparentemente precisando seguir em frente em um mundo sem o Hulk. Porém, ao perder um amigo, o gênio adolescente Amadeus ganhou outro: o semideus Hércules. Então, a revista Universo Marvel 42 nos traz a última edição de The Incredible Hulk (a número 112), pois, a partir de agora, o título se transforma em The Incredible Hercules, mantendo sua numeração, mas focalizando nas aventuras do ex-vingador e de um dos meninos mais inteligentes do mundo, enfrentando todas as repercussões de suas participações em toda vingança empreendida pelo gigante esmeralda.

Mesmo desmantelados ao fim da guerra do Hulk, os Renegados se tornam alvo da SHIELD. Na verdade, os dois membros que parecem ser os mais ameaçadores para as autoridades: Hércules e Amadeus. O primeiro por ser um semideus cuja força bruta excede em muito os limites até mesmo de muitos super heróis (mas que é considerado apenas um beberrão descerebrado com músculos), e o segundo por todo estrago que pode causar com seu intelecto. Mal começa a reconstrução de Manhattan, e essa dupla contraditória e complementar, já se estranha com os agentes da SHIELD.

Antes de reagir, sabemos um pouco mais porque Hércules se colocou ao lado do Hulk. Ele se identifica muito com o verdão, pois sem seus milênios de existência também sempre tentou fazer o bem aos humanos, e quase sempre terminou punido por isso. Foi assim em Tebas, no século XIII antes de Cristo, quando a deusa Hera o fez matar a própria família.

Hulk-Hércules

Quando o filho de Zeus se dá conta, dezenas de soldados da SHIELD armados até os dentes cercam a ele e Cho. De repente, Anjo e Namora ressurgem, tentando convencê-los a aceitar a anistia oferecida pelo diretor Tony Stark, mas o garoto recusa, enquanto o semideus novamente divaga em lembranças milenares.

Hercules acaba aceitando, não querendo mais mortes de inocentes como em Tebas, mas parece que é mais complicado do que parece. Ele e Amadeus não têm direito à anistia. O aeroporta-aviões que os dois destruíram não será ignorado, e os dois têm de ir presos. Mesmo soando injusto, Hércules diz que não vai se opor a decisão, e parte, junto de Cho, em custódia dos soldados.

Hulk-Hércules

O garoto pensa que é tudo um plano para resgatar os membros do Pacto de Guerra do Hulk, mas o semideus frustra essa pretensão. Diz que todos têm de pagar pelo erro de julgamento ao concluir que os quatro Illuminati que enviaram o Hulk às estrelas foram responsáveis pela destruição da vida que ele construiu em Sakaar. Irritado, Amadeus não quer mais conversa.

Quando as coisas aparentemente não poderiam piorar, Hércules é levado a alguém especialmente interessado em cuidar de sua prisão – seu meio-irmão mais velho, Ares, dos Poderosos Vingadores. Irritado, o semideus já até prevê do que o deus da guerra falaria. Seu sentimento de vingança ferve por causa das aves comedoras de gente, crias do próprio Ares, que Hércules matara há mais de três mil anos na Arcádia, quando realizava seus 12 trabalhos míticos. E o poderoso vingador explica que por serem seres mitológicos, ele nunca esqueceria, já que seguem o tempo cíclico do sobrenatural, revivendo os sentimentos eternamente. Particularmente achei essa explicação muito interessante, usando de forma livre, mas lógica, a idéia de tempo circular da antiguidade.

Ares usa o mesmo argumento para dizer que seu irmão sempre escolhe o lado errado em uma guerra, enumerando diversos outros casos em que o mesmo ocorreu ao longo dos tempos, até aquele momento, em que se arrepende de não ter ponderado se era correto estar ao lado do Hulk. E ele se regozija por estar ao lado dos Vingadores, ocupando um lugar que já foi seu, e poder prendê-lo, finalmente vingando seus amados pássaros. Sua punição é registrar Hércules, fazendo dele um funcionário da Iniciativa, e reconstruir sozinho a Torre dos Vingadores.

Hulk-Hércules

Quando o deus da guerra estende os papeis para que seu irmão assine, Hércules dá um sorriso macabro. Ao mesmo tempo, o Comandante Gabriel Jones, que Cho conheceu e ajudou durante a invasão do Hulk, tenta mostrar como, mesmo não matando ninguém, o verdão acabou arruinando a vida de milhões de pessoas. Pede ajuda ao garoto para que solucionem a situação deles o mais rápido possível, usando seu intelecto para o bem. Ele, porém, recusa-se, pensando que em breve o usariam para planejar ataques a inocentes e recheados de interesses do governo. E vendo as vibração na água que seu coiote bebia, ele já sabia o significado do sorriso de Hércules que vimos.

Ares vara a parede da cabana militar, caindo sobre Jones, enquanto Hércules adentra calmamente o local.

Hulk-Hércules

Fugindo em disparada, ele ainda leva uma alfinetada de Amadeus, por tudo que tinha dito momentos antes. Ele prefere pouco responder, só dizendo que levava o garoto a tiracolo por ser inteligente e estúpido o suficiente para planejar a fuga dos dois. E é graças a ele que, em um túnel, Hércules cria a distração perfeita, inundando o local , deixando os seus perseguidores muito para trás.

Hulk-Hércules

Pensando apenas em se refugiar, Hércules ouve o plano de Amadeus, que roubara o laptop de Jones, e agora quer destruir a SHIELD utilizando toda informação que ele contém.

Irritadíssimo com essa possibilidade, e odiando cada vez mais essa dupla, Jones ouve de Ares que não odeia tanto quanto ele. Acompanhado da Viúva Negra e de Magnum, o deus da guerra liderará a perseguição e captura dos dois protagonistas da “nova” revista Marvel.

Hulk-Hércules

O Incrível Hércules, apesar de ter o roteirista que acompanha o Hulk desde Planeta Hulk, ganha um tom completamente novo. O humor quase pastelão da contraditória dupla, misturado à mitologia que Hércules carrega consigo, à impetuosidade de Amadeus Cho, e a ação frenética são os ingredientes perfeitos para o que parece ser o fruto mais promissor vindo de Hulk Contra o Mundo. Bons augúrios a Greg Pak e Fred Van Lente com sua nova odisséia!


« Jøåø »

comments powered by Disqus