terça-feira, 10 de março de 2009

A Melhor Revista em Quadrinhos do Mundo?

Photobucket

Mark Millar e Bryan Hitch figuram entre os mais aclamados nomes trabalhando na Marvel hoje. A merecida fama veio com o clássico imediato do século 21 Os Supremos volumes um e dois, que faz parte da predileção de praticamente todo o público da editora. Agora, a dupla se reúne para trabalhar com aquele que foi o principal grupo da Casa das Idéias por muito tempo, o Quarteto Fantástico. As perguntas que ficam são: conseguirão eles fazer jus ao seu trabalho no universo Millennium, revitalizar a morna série da Família Fantástica e trazer aos leitores a qualidade esperada? Tudo isso começa a ser respondido na estréia desta nova fase, em Universo Marvel 44.

Photobucket

Era uma vez no velho oeste uma família cujas férias foras atrapalhadas por uma anomalia temporal. Seu patriarca, Reed Richards, teve a idéia de levar seus filhos Franklin e Valéria, além da esposa Susan e do melhor amigo Ben Grimm para a inauguração do Disney World em 1955, com ingressos comprados no E-Bay, mas devido a algo inesperado no fluxo temporal, foi parar com seu clã em 1682. Em um trem usado como veículo para fugir do exército de índios que acabou os perseguindo, eles voltam à sua época de origem em uma cena que remete a De Volta Para o Futuro 3 (nota do redator: Eddie vai se orgulhar de mim depois dessa), que resulta numa reentrada não muito suave dentro do Edifício Baxter. Se sentindo mal pelo fiasco que foram as férias, Reed é perdoado por sua compreensiva esposa, que diz que eles ainda podem tentar aquilo futuramente.

Photobucket

Johnny Storm comunica à família que sua antiga idéia – de duas semanas atrás - de montar uma companhia de roupa íntima feminina foi deixada de lado, ele resolveu crescer e ficar mais sério. Por isso, vai montar a maior banda de rock do mundo e alugou um apartamento no qual se passará o reality show do futuro grupo. O Tocha Humana vai a encontro de seu agente e Susan diz perceber que seu irmão é, segundo as palavras dela própria, a Paris Hilton.

O Coisa se lembra que este é o dia no qual ele prometeu visitar sua antiga escola com o Quarteto Fantástico. Mas Sue não poderá comparecer, pois precisa receber convidadas para falar da nova equipe que está montando, uma obra de caridade para ajudar vítimas de incidentes superhumanos. A missão de acompanhar Ben recai sobre o Sr. Fantástico, que brinda às crianças maçantes teorias Físicas e é inadvertidamente admirado por uma das professoras. Mas quem consegue um encontro com outra delas é Grimm, com suas divertidas cantadas – além de entender mais sobre o tipo de entretenimento que os alunos esperavam dos super heróis.

De volta ao Edifício Baxter, a reunião do novo grupo se desenrola. A Mulher Invisível e suas convidadas - Jennifer Walters, a Mulher Hulk e Janet Van Dyne, a Vespa - são servidas por hilários Destinobôs reprogramados, e Jennifer conta ter conseguido autorização para usarem o nome de Miss América em seu logo, constatando que muito poucos sabem que esta foi a primeira super heroína que existiu. Elas são interrompidas por Alyssa Moy, uma antiga amiga de Reed, à sua procura, não podendo discutir o motivo de sua visita com ninguém além dele.

Photobucket

Com a rápida chegada do Dr. Richards, Alyssa adianta que o assunto é algo maior do que qualquer coisa na qual ele já esteve envolvido e afeta o mundo inteiro. Ela garante a Sue que seu marido será devolvido em 24 horas, e a sra. Richards concorda, pedindo apenas para que ele tome cuidado. Chegando à base no Pólo Norte, ele conhece o marido de Alyssa, Ted Castle, que lhe explica o porquê de tanto mistério. A existência de sua fundação, a Cartel da Terra, é conhecida por um número muito pequeno de pessoas e, se alguma informação vazar, histeria em massa seria a melhor das hipóteses, segundo o doutor.

Ele continua explicando que trata-se de uma variação de abrigo nuclear; quando chegar a hora, basta atravessar o portal rumo à uma nova vida. Vem sendo construído há cerca que quinze meses e deverá ser finalizado em semanas. O casal acompanha o Dr. Richards através do portal, onde se deparam com a imagem a seguir:

Photobucket

“Bem-vindo ao Neomundo, Reed. É pra cá que viremos quando a Terra morrer”. Com essas palavras proferidas por Alyssa, somos deixados aguardando a próxima edição.

É isso aí, a nova fase começou. Além dos grandes desenhos, vimos uma abordagem mais realista, humana e contemporânea dos personagens, e caminhos interessantes para serem seguidos na história, nem todos envolvendo super-heroísmo propriamente dito. Eu, pessoalmente, fiquei bastante satisfeito com a primeira parte da história e positivamente surpreso com a valorização desse lado humano dos heróis. Aguardemos o próximo mês.

*Título do artigo baseado no slogan que acompanhou a revista americana do Quarteto Fantástico por muito tempo, “World’s greatest comics magazine”, que foi referenciado no título original deste novo arco de histórias, chamado “World’s Greatest”.

Léo

comments powered by Disqus