segunda-feira, 1 de março de 2010

Novos Vingadores: Luz e Trevas


New Avengers #50

Norman Osborn ganhou carta branca para colocar ordem na casa depois da invasão secreta dos skrulls, e uma de suas primeiras decisões foi montar uma equipe de Vingadores, a SUA equipe de Vingadores. Formada por heróis controversos, ou, pior ainda, vilões psicopatas e à beira do descontrole, a equipe de Vingadores Sombrios é levada ao público em uma transmissão de TV ao vivo. Claro, vendo isso tudo, os Novos Vingadores – a equipe que existe em honra do falecido Capitão América – não poderiam deixar isso impune. Porém, antes de agir, em uma história especial comemorando a 50ª edição americana da revista, eles tentam reconhecer o inimigo em Novos Vingadores 73.

Demora um pouco, mas logo a raiva dá lugar à lógica e rapidamente, com informações do que Luke Cage viu na Torre dos Vingadores, reconhecem que aqueles são alguns dos piores membros da última formação dos Thunderbolts – além de Ares, Sentinela e o novo Capitão Marvel. Enquanto isso o Homem-Aranha se supera nas piadas, principalmente quando Wolverine revela que aquele usando seu antigo uniforme é seu filho Daken, ou falando da identidade do Venom.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Sem aguentarem mais falar em skrulls, até mesmo Tony Stark perde um pouco da aura de vilão que muitos ali lhe davam, quando percebem que nem ele próprio pensou que essa terrível situação pudesse realmente ocorrer.

Bucky Barnes, o novo Capitão América, demora um pouco mais para absorver e analisar a situação, conhecendo quem são aquelas pessoas e o peso que tudo aquilo tem nesse mundo no qual entrou faz muito pouco tempo. Ele tenta raciocinar a partir da proposta de Clint Barton, o Ronin: eles vão lá enfrentar aqueles criminosos que posam como heróis o mais rápido possível... mas depois de derrotá-los, o que fazer? Para Clint, a resposta é expor quem eles são na verdade.

Isso não é fácil, além do fato de que o grupo de Osborn é mais poderoso que eles. Enquanto muitos se perguntam por onde anda o Dr. Estranho, Ms. Marvel tem uma idéia: recuperar um equipamento starktech que anula poderes e usá-lo na luta. Contudo, nesse momento Jessica Jones banca a advogada do diabo e, preocupada com sua filha Danielle, questiona o quanto esse plano poderia novamente ameaçar a vida de todos ali. Mas é a patinha-feia Mulher-Aranha que parece ter uma solução.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

E assim, enquanto os Vingadores sombrios começam a dar as primeiras mostras de serem um tanto desastrosos, a Mulher-Aranha surge no alto de sua Torre. Quase comida pelo Venom, ela consegue conversar com Osborn, mesmo com a ausência total de qualquer delicadeza. Fingindo ter sido totalmente rejeitada pelos Novos Vingadores por ter sido símbolo da invasão skrull, diz querer parte no grupo recém-formado.

Jessica Drew precisa ser enfática em convencê-los de que não é uma alienígena, e causa um pandemônio até ser finalmente parada pelo Sentinela. Osborn continua sem se impressionar, e só parece mudar de idéia quando ela lhe oferece a localização dos Novos Vingadores. Ele lembra a Jessica que Luke Cage acabou de enganá-lo assim, mas mesmo assim ela parece tê-lo convencido. Está preparada a armadilha.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Esperando na antiga e abandonada sede do Clube do Inferno (que Wolverine tinha cogitado como o novo esconderijo do grupo caso não tivessem ficado na casa do Capitão), os Novos Vingadores se preparam. Protegendo-se do dispositivo starktech que anularia momentaneamente os poderes dos Vingadores Sombrios, aguardam que a parte da Mulher-Aranha seja cumprida. E ela chega avisando que está tudo armado.

Porém, Wolverine sente que algo está errado, e o dispositivo é destruído por disparos vindos sabe-se lá de onde. Logo o Aranha também sente que há algo errado, um disparo atinge o mutante na cabeça e uma explosão revela o perigo. A gangue do Capuz adentra o Clube do Inferno, com seu líder anunciando a hora da vingança pelo último revés imposto a eles, e que dessa vez, sem o Dr. Estranho, a vitória seria sua.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Ao longe, em sua armadura de Patriota de Ferro, Osborn supervisiona tudo, deixando claro que é muito mais esperto que aparenta, não caindo no mesmo truque duas vezes. Prefere deixar a surra dos heróis para os capangas de seu aliado, evitando qualquer mancha precoce ao seu grupo. Assim, eles partem levando consigo um ressabiado Ares.

Voltando para a luta, temos uma sequência muito bacana, em que uma série de desenhistas convidados (Bryan Hitch, Steve McNiven, David Aja, Leinil Yu, Alex Maleev, Greg Horn, Michael Gaydos, Steve Epting, David López) tomam algumas páginas do desenhista original Billy Tan, em uma clara homenagem a alguns dos personagens e a suas passagens pelo título.

Os heróis ainda não conseguem conectar a presença da gangue do Capuz a Osborn, e só lutam por suas vidas, com os diálogos “engraçadinhos” típicos do roteirista Brian Michael Bendis, o que se tornou marca registrada dos Novos Vingadores.

Cada um dos heróis tem um tempo para refletir sobre seu caminho até ali, suas desconfianças, medos, objetivos e motivações. (Não pude deixar de rir com o Wolverine)

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Mesmo com os heróis levando vantagem, mais uma vez o Capuz revela os poderes adquiridos por ele como avatar de Dormammu, quase revertendo a luta. Mas Ms. Marvel tem uma idéia, e sobrecarregando seu corpo com a energia da Mulher-Aranha libera uma descarga fatal para os vilões. É o suficiente para que consigam escapar.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Mas a fúria causada pela contra-armadilha preparada por Osborn é total. O clima pesado acaba dando lugar à percepção lógica de que o Capuz e Osborn estão associados. A situação do Reinado Sombrio de Norman é pior do que eles imaginavam. Clint decide, então, tomar uma decisão inusitada, mas totalmente condizente com toda a revolta que sente e com sua personalidade forte.

Ele simplesmente vai a uma emissora de TV e, ao vivo, desmascarado, vai ao ar no meio do telejornal e despeja tudo que Norman Osborn é e o que está fazendo. Sem papas na língua, sem omitir cada coisa que sabe. Reclama que esqueceram o histórico criminoso daquele homem, e de como ele está jogando o nome dos Vingadores na lama. Afirmando que não teme Osborn, promete que ele e os “verdadeiros Vingadores” vão continuar lutando pelo que é certo, pelo bem das pessoas. E as estimula a fazer o mesmo. A lutar, lutar contra aquilo que, para ele, é claramente errado. Assim ele se levanta e vai embora.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Está publicamente declarada a guerra ao Reinado Sombrio de Norman Osborn.


João

comments powered by Disqus