sábado, 30 de janeiro de 2010

Novos Vingadores: Dormindo com o inimigo


New Avengers #49

Desesperadora. Essa é a melhor forma de definir a situação de Luke Cage. Depois de se tornar um vigilante ilegal, e enfrentar, mesmo assim, uma invasão alienígena, o homem de pele impenetrável perdeu aquilo que mais preza no mundo. Sua filha. Danielle, fruto da união de Luke com Jessica Jones foi raptada no apagar de luzes da Invasão Secreta. Um ato também desesperado de um skrull que queria algo com o que barganhar sua sobrevivência. Agora Cage vende sua alma ao diabo, recorrendo a ninguém menos que Norman Osborn, novo chefe de segurança nacional, um louco, um criminoso, o líder de um Reinado Sombrio a quem, não faz muito tempo, ele espancou no meio da rua por ameaçar sua futura esposa. E o resultado desse pacto sombrio pode ser visto em Novos Vingadores 72.

Logo de início ficamos sabendo que as autoridades da Terra, sob as ordens de Osborn, têm muitos skrulls sob sua custódia. Prisioneiros de guerra, que, encarcerados na ilha Ryker, na prisão chamada “A Balsa”, onde os Novos Vingadores foram formados, seguem o protocolo e se mantém presos à idéia de não revelar nada ao inimigo. Norman, escoltado pelo Mercenário e pelo Homem-Aranha Sombrio (que ficamos logo sabendo ser Venom), e Luke chegam lá e se dirigem a uma sala em que dois prisioneiros alienígenas se encontram.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Osborn vai direto ao assunto e pergunta sobre o skrull disfarçado de Jarvis. Diante do silêncio imediato, ele não hesita, e apenas dá a palavra a Mac Gargan, que, revelando o simbionte, simplesmente devora metade do corpo de um dos alienígenas. A tortura (agora psicológica) continua, e o outro skrull começa a falar, mas não tem a informação requisitada.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Norman fala de Cage e explica o que aconteceu com sua filha. E calmamente explica ao prisioneiro que há mais 74 skrulls sob custódia, e que se ele não der alguma informação valiosa, bem... sua morte não seria algo a se lamentar.

Com tamanho poder de “persuasão”, o skrull revela o local em que tudo era planejado. O galpão (antiga propriedade do gângster Coruja) em Manhattan em que boa parte da invasão foi articulada e organizada, inclusive a fuga em massa daquele mesmo lugar em que ele está sendo interrogado. O verdadeiro quartel general skrull. Se um deles quiser sair da Terra, é dali que partirá. A chance de ainda encontrar Jarvis está no fato de que ele precisa contatar alguém fora do planeta para isso. A solução é vigiar o local 24 horas. E finalmente algo acontece.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

“Jarvis” volta lá de madrugada e encontra Luke sentado, esperando, exigindo sua filha. Tentando manter a calma, o skrull ainda na forma do mordomo dos Vingadores garante que ela está bem, e explica que tem medo de ser morto assim que entregá-la. Mas Luke dá sua palavra que isso não acontecerá, que pegará sua filha e lhe dará as costas.

Mas o alienígena quer negociar. Hesitante, nervoso, quer que os outros prisioneiros sejam liberados, concluindo que Cage está com Osborn. Nervoso, diante da recusa, afirma que seu povo está destroçado. Mas Luke diz que não é sua culpa, e muito menos de sua filha. O skrull cede e entrega a bebê, que está com saúde perfeita e logo reconhece o pai com um sorriso.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

O skrull diz que não é um monstro, mas que apenas... e suas última frase não é terminada, quando uma bala fatal atravessa sua cabeça, entrando pela testa. Ele cai já morto, com sua forma verdadeira revelada. De uma distância monstruosa, com uma arma de imensa precisão, Lester, o Mercenário, fez aquilo que sabe fazer de melhor, sem conhecimento de Luke.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Na manhã seguinte, na Torre dos Vingadores, Jessica finalmente segura Danielle em seus braços com um alívio que apenas uma mãe poderia explicar. Deixando claro que o acordo foi feito com Luke, Norman a deixa partir com o bebê.

Selando a reunião do casal, Luke diz que o sacrifício que está fazendo vale à pena, pois é tudo pela filha. Pois se ela não estivesse bem, ele não tem idéia de como conseguiria seguir sua própria vida. Jessica, então, parte depois de fazer uma ligação.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Cage, então, vai de encontro a Osborn, que lida com alguns dos encargos de ser o novo manda-chuva com sua nova assistente, segurando nada menos que o pé-de-cabra do Destruidor. Uma relíquia adquirida em seus primeiros dias como vingador. Uma arma mística que já ferio o deus do trovão, Thor.

Demora um pouco para entenderem o que está acontecendo, tempo suficiente para que Luke acerte o Mercenário em cheio com o pé-de-cabra, deixando fora de combate. Destino semelhante é o de Venom, que reage ao poder da arma dispersando seu simbionte pela sala. Ele aponta o objeto na direção de Norman, enquanto, com um estrondo, Ms. Marvel parte escoltando Jessica para longe dali, como se vê pelas janelas.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Sem nenhum remorso por trair a própria palavra, Luke diz que não trabalha com assassinos e criminosos como Norman e seus aliados. Mas por ter ajudado a encontrar Danielle, ele não vai matá-lo naquele momento. Norman usa o que tem de melhor, palavras, o que é suficiente para que Luke detone a janela com o pé-de-cabra e salte até o chão lá embaixo, protegido por sua pele indestrutível. Alguém entrou para a lista negra de Norman...

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

De volta ao novo QG dos Novos Vingadores, todos parecem aliviados. Enquanto Wolverine questiona porque Luke não matou Osborn, tocando de leve em um assunto interessante de paternidade (se considerarmos a relação entre Logan e Daken), Clint Barton, o Ronin, fica enfurecido com algo que vê na TV. E todos ficam igualmente irritados ou estupefatos (com ênfase para a hilária reação do Aranha) com o anúncio dos Vingadores de Norman Osborn (vejam mais sobre eles na revista Reinado Sombrio #1), ele mesmo assumindo o elmo do Patriota de Ferro.

Furioso porque mais uma vez um oportunista mal intencionado se aproveita de um momento de crise e insegurança para ascender e tirar vantagem, Clint decreta que aquilo foi a gota d’água. Usar os uniformes e nomes dos Vingadores mais tradicionais foi o fim. ELES são os Vingadores. E vão lá tomar de volta o que é seu de direito.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Um embate entre Novos Vingadores e Vingadores Sombrios? Veremos.


João

comments powered by Disqus