quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Roteiristas de "Sem Volta ao Lar" discutem possíveis "furos" no feitiço de esquecimento do Doutor Estranho

 Finalmente livre de (muitas) restrições de spoiler, Sommers e McKenna - que também escreveram "Homem-Aranha: Longe de Casa" de 2019 e co-escreveram "Homem-Aranha: De volta ao lar" de 2017 com Jon Watts, Christopher Ford, Jonathan Goldstein e John Francis Daley - conversaran com a Variety sobre o filme do ano de 2021, Homem-Aranha: Sem Volta ao Lar. Além do grande feito de trazer os aranhas "antecessores" de volta aqui, os dois foram responsáveis por uma mudança grande no status quo do Peter Parker do UCM graças a um feitiço muito polêmico do Doutor Estranho. E pra explicar melhor (ou apenas esclarecer que não precisa lá de muita explicação) sobre a matemática dessa mágica, os dois roteiristas falaram com a Variety mais cedo.

Enquanto Erik Sommers e Chris McKenna ainda estavam escrevendo o roteiro de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, a pandemia puxou outro tapete debaixo deles: “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, que inicialmente deveria começar antes de “Sem Volta ao Lar”, foi empurrado para abrir depois.

“Na verdade, estávamos trabalhando com coisas que estavam acontecendo em ‘Doutor Estranho 2 ’e tentando incorporá-las em nosso roteiro”, disse McKenna. “Quando começamos a escrever, [Strange] conhece em primeira mão os perigos de mexer com essas coisas. Então nós mudamos para que ele fosse uma pessoa que não sabe muito sobre o Multiverso. Mas isso torna ainda mais assustador começar a brincar com essas coisas, porque é o medo do desconhecido. De qualquer forma, ele era a voz da razão dizendo, ‘Você não mexe com o destino de um indivíduo’ - e Peter Parker sendo ingênuo o suficiente para dizer, ‘Por que não? Por que não podemos salvar essas pessoas? '”

O esforço para salvar os vilões do Aranha - incluindo Duende Verde (Willem Dafoe), Doc Ock (Molina) e Electro (Foxx) - antes de enviá-los de volta às suas linhas do tempo é conduzido pelo código moral de sua tia May, que instila nele a crença de que vale a pena salvar as pessoas, aconteça o que acontecer. Infelizmente para May, isso também a condenou à morte.

“Estávamos em um ponto em que sentíamos que precisava haver uma perda, um sacrifício, que Peter precisava pagar um preço real por essa decisão de tentar salvar os vilões”, disse Sommers. “Acho que ficou bem claro para muitos de nós que perder a tia May era o que realmente iria enfatizar o ponto que estávamos tentando mostrar: fazer deste o filme em que Peter Parker experimenta a perda que os outros experimentaram em seus primeiros filmes."

Os Peters de Maguire e Garfield se sentiram culpados pela morte de seus tios Bens porque se esquivaram da responsabilidade que o tio Ben tentou ensiná-os. Para o Peter da Holland, era exatamente o oposto: depois que o Duende Verde escapa, ele mata May bem na frente de Peter. “Ele estava tentando fazer o que May o ensinou e isso tornou o sacrifício muito mais difícil, porque explodiu em seu rosto e a matou”, disse McKenna. “Então ele começou a questionar essa moralidade de uma forma que nunca questionou, porque não foi posto à prova dessa forma.”

A morte de May foi um passo na missão dos cineastas de arrancar tudo do Peter de Tom Holland e deixá-lo, ao final de "Sem Volta para Casa", muito mais perto de suas verdadeiras origens nos quadrinhos: um garoto problemático com quase nenhum recurso além de seu intelecto e habilidades sobre-humanas. Isso culmina com sua decisão de reparar a fenda cada vez maior no multiverso, fazendo com que Strange lance um feitiço que faz com que todos, em todos os lugares, o esqueçam como Peter Parker.

Uma vez que Peter ainda existe no UCM, sua decisão tem uma ladainha de problemas abrangentes - e perspicazes ligados a ela: isso significa que todos os registros dele também se foram? Ele ainda tem o número do seguro social? As fotos de MJ e Ned sumiram de seu telefone? E assim por diante. Questionados sobre essas questões, McKenna e Sommers fazem uma careta.

“Esta é a primeira vez que discutimos isso”, diz Sommers.



Na verdade, a equipe de filmagem falou longamente sobre as implicações do feitiço anti-Peter e como o filme poderia lidar com elas. “Nós pensamos, fazemos um tipo de coisa de ‘De Volta para o Futuro’ em que você o vê desaparecendo das fotos?” pergunta Sommers. “Ele ainda tem carteira de motorista ou passaporte? Isso apenas levou a mais perguntas. ”

“Decidimos, vamos tentar fazer isso da maneira mais satisfatória e apenas nos concentrar na emoção disso. E então, se as pessoas tiverem perguntas sobre alguns desses detalhes que não foram respondidas aqui, nós iremos respondê-las em outro filme em algum lugar no futuro” colocou Sommers sobre o futuro explicar melhor tudo. “Obviamente, algum tipo de redação mágica ocorreu”, acrescenta McKenna. “No final de tudo isso, não queríamos um monte de gente tentando fazer matemática mágica de cabeça.”

Amy Pascal sugeriu que se olhasse para a comédia de Warren Beatty de 1978, “O céu pode esperar”, para encontrar uma solução. “As pessoas tiveram essas experiências, mas começaram a esquecer a pessoa que conheciam, mas ainda assim foram afetadas pelos eventos que aconteceram”, explicou McKenna.

Além disso, era mais importante ter a cena em que o Peter de Holland encontra MJ enquanto ela está trabalhando em sua loja de donuts e decide não tentar reconquistá-la. “Você quer que a cena do donut seja ele fazendo a última peça do sacrifício”, diz McKenna, adotando o monólogo interno de Peter: “Eu poderia contar tudo a eles. Posso tentar trazer meus amigos de volta. Mas eu voltaria imediatamente ao lugar de colocar em perigo meus entes queridos ao trazê-los para minha vida. E eu não posso fazer isso.”


Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Arian Moyad (Agente Cleary), além das participações mais que especiais de Charlie Cox como Demolidor e Tobey Maguie e Andrew Garfield de volta como seus respectivos Homens-Aranhas.

Coveiro


comments powered by Disqus