terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Supervisor de VFX fala sobre criação dos Deviantes e tamanho dos Celestiais em Eternos


Um dos maiores cuidados que o filme dos Eternos tiveram foi dar vida e verdade a dois novos tipos de criaturas cósmicas que nos entrega e apresenta como parte integral do UCM. São eles os principais opositores dos Eternos, os chamados Deviantes, e os seus criadores, as quilometricas entidades cósmicas chamadas de Celestiais. E tudo veio fácil a tona graças a brilhante mente criativa de Chloé Zhao.

“Não houve curva de aprendizado com Chloé”, disse Matt Aitken, supervisor de VFX da Weta que trabalhou em Eternos. “Ela tinha uma grande experiência em assistir mangás e outros filmes de super-heróis e eu tive a sensação de que sempre houve filmes baseados em efeitos em sua obra. Ela é a mesma artista, mas só que ela tem várias telas em que opera.” elogiou Aitken, que ficou imensamente emocionado com “The Rider”, o filme de 2016 de Zhao ambientado em Dakota do Sul.

“‘Nomadland’ foi lançado enquanto estávamos trabalhando em ‘Eternos’ e achei que era um filme profundo. Para 'Eternos', ela foi uma ótima escolha porque era um projeto completamente novo. Não é baseado em personagens ou efeitos estabelecidos do UCM e não poderia se parecer muito com 'Doutor Estranho' ou 'Homem de Ferro'. Fizemos um pouco de pensamento e brainstorming para descobrir como deve ser” disse o supervisor de VFX pra o The Wrap.

Junto com a tradicional ILM, a Weta trabalhou no design dos Deviantes. Aitken disse que “Eles podem ter formas animais reconhecíveis, como um lobo ou um urso, mas de perto, você vê que eles não são feitos de pele em cima de músculo e esqueleto. Eles são feitos de muitos tentáculos, e a equipe de manipulação construiu controles nos Deviantes para que houvesse movimento secundário e esses tentáculos ondulassem uns contra os outros.” À medida que adquirem energia, os Deviantes evoluem para formas físicas mais avançadas.


 

O mais desenvolvido da raça é Kro, um ser hiper-inteligente cuja aparência foi amplamente discutida por Zhao e a equipe de efeitos. “Kro tem uma forma humanóide, mas realmente nos concentramos em seu rosto”, disse Aitken. “Tínhamos até 30 modelos diferentes de seu rosto, e esses eram para Chloé e os cineastas escolherem aspectos, a fim de nos dar notas sobre como construí-lo” disse Aitken na matéria do The Wrap. "Kro tem quatro olhos. E eu lembro que havia algumas notas particulares sobre como moldar suas sobrancelhas, já que a sobrancelha traz muito a ver com a gama de expressões humanas.”

Bill Skarsgård deu vida ao vilão usando Mo-cap. “Bill estava usando uma câmera montada na cabeça para filmar seu rosto. E então examinamos a filmagem para replicar o que Bill estava fazendo, mas também tivemos a opção de quadro-chave (selecionar trechos de filmagem para animar), o que sentimos ser a melhor maneira de honrar essa performance e esse personagem. Ele é um oponente formidável, mas sabíamos que ele não poderia ser apenas um simples monstro”, disse Aitken. “Os Deviantes são uma espécie de experimento fracassado, então Kro precisava ser sutil e simpático também. O que, claro, é emblemático do estilo de Chloé.”


 

Ao Before and Afters, o supervisor de VFX da Marvel Studios Stephane Ceretti lembrou que foram feitos vários testes de visual dos Deviantes antes de Chloé aprovar uma versão final. "Os Deviantes passaram por muitas iterações de design antes que Chloe visse algo com o qual ela se identificasse. Começamos com monstros que se pareciam muito com quimeras de mitos e lendas antigas, mas não estávamos com vontade de refazer algo que tínhamos visto antes em outros filmes. Chloe queria fazê-los parecer essencialmente alienígenas e não o monstro usual feito com escamas ou cabelo e carne. O departamento de designer da Marvel, liderado por Ryan Meinerding, trabalhou muito tentando definir todas essas ideias" relatou Ceretti.

"Acabamos com uma família de monstros que parecia um pouco familiar ao que você podia ver na Terra em termos de forma geral, mas muito diferente em seus materiais e recursos internos. Aqui, novamente, tivemos muita influência de filmes alienígenas e mangás ou animes como a princesa Mononoke. Chloe queria que os Deviantes também fossem muito coloridos, então chegamos a esse material muito liso e iridescente do qual eles são feitos, parecendo metálico e orgânico. É bastante estranho e incomum e criou muitos desafios em termos de integração nas placas muito naturalistas que filmamos no local. Foi uma escolha artística muito ousada da Chloe tentar algo bem diferente e inesperado, mas serviu para a história. Podemos ver que esses alienígenas definitivamente não são parecidos com o que temos na Terra, mas à medida que evoluem na Terra eles são inicialmente criaturas muito grandes como dinossauros e com o passar do tempo eles se tornam mais rápidos e ágeis, da mesma forma que os animais evoluíram na Terra, apenas em um curto espaço de tempo. Linha do tempo" disse. 




 Stephane Ceretti também revelou no Before and Afters sobre como foram gravadas as cenas usando dublês no começo para marcar as posições onde apareceriam os Deviantes: "Colaboramos com nossa equipe de dublês para que os atores físicos interagissem com eles no set. Na verdade, tínhamos dois caras principais que estavam nos ajudando durante as filmagens para “ser” os Deviantes. Um deles era especificamente bom em fazer quadrúpedes, usava extensões de braço para poder andar nos quatro o tempo todo e nós o usamos muito na batalha da floresta amazônica. O segundo foi o mesmo cara que faz Chewbacca, ele é alto! Ele poderia ser nosso Kro quando ele é bípede, mas também o tivemos para outros Deviantes. Para as cenas que exigiam muita fisicalidade, como todas as cenas em que Ikaris é atropelado na floresta amazônica, fizemos com que eles interagissem com o ator, levantando-o, empurrando-o no chão com a ajuda de fios etc etc. era desagradável às vezes!" disse. 

 "Mas era isso que queríamos tornar todos esses momentos muito viscerais e o mais reais possível. Também usamos uma seleção de postes delineadores, recortes de papelão e sacos de feijão para enquadrar as fotos. Às vezes, tínhamos postes de delineamento presos na parte de trás de nossas acrobacias para emoldurar também" disse Stephane. "Para a terceira versão do Kro, quando ele estivesse totalmente evoluído e capaz de falar, decidimos fazer a captura facial no set e trazer Bill Skarsgård para fazer a cena na caverna com Angelina Jolie. Já que este foi um momento crucial e emocional no filme, sentimos que obteríamos o melhor desempenho dessa maneira. Mesmo que algumas falas tenham sido ajustadas um pouco mais tarde por questões de história e editoriais, e fizemos outras sessões de gravação (sempre com uso da câmera no capacete), ter os atores juntos sempre foi uma grande vantagem para a credibilidade do momento.
 

 

Outra resposabilidade da Weta no filme foi o despertar de Tiamut, que era tanto um personagem quanto um ambiente por causa de seu tamanho enorme. Como resultado, a Weta aproveitou os mesmos fluxos de trabalho usados em “Máquinas Mortais”. “Criamos o Tiamut como um bolo de criatura que foi passado para a pintura fosca”, acrescentou Aitken num bate papo com a Indiewire, “que incorporou o bolo animado em seus ambientes de pintura fosca e o transformou em um ambiente dinâmico”.

Ao site Comicbook, Aitken revelou as dimensões reais de Tiamut no filme. "E a grande coisa que veio para nós foi sobre sua imensa escala. São cem quilômetros da mão até a cabeça. Acho que são 500 quilômetros, cerca de 300 milhas, da cabeça aos dedos dos pés, então ele é bem grande" lembrou Aitken e acrescentou que "Acho que se tivéssemos tentado ser muito literais sobre essa escala, você provavelmente não conseguiria vê-lo através da neblina. Quando ele estava saindo do oceano, o spray teria sido ridículo. E é só que nós tivemos que realmente encontrar uma linguagem em torno dessa escala que ajudou a explicar que ele era enorme e grande, mas ainda podíamos jogar visualmente nas cenas em que precisávamos dele. Acho que ele realmente, figurativamente, ele meio que muda de escala dependendo de quais são as necessidades para uma determinada sequência."


 

Eternos, dirigido pela diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao, é estrelado por Gemma Chan como Sersi, Angelina Jolie como Thena, Richard Madden como Ikaris, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos , Barry Keoghan como Druig, Don Lee como Gilgamesh, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Dane Whitman, Harry Styles como Eros, Patton Oswalt emprestando a voz para Pip e Harish Patel como Harun. O filme já se encontra na Disney+!

Coveiro

comments powered by Disqus