sábado, 29 de janeiro de 2022

Jon Watts fala sobre os bastidores e sessão de terapia com os Homens-Aranhas de "Sem Volta para Casa"

Em sua primeira entrevista detalhada sobre o novo filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o diretor Jon Watts disse à Variety que não estava tenso ou nervoso no primeiro dia de filmagem, mas que tinha ali um "sentimento de gratidão". Ele e a equipe começaram a trabalhar no roteiro/storyboards/pre-visualizaçãoo em outubro de 2019. Após sete meses, o COVID interrompeu as coisas. As coisas foram retomadas em maio de 2020, mas sempre havia uma nuvem pairando no ar. Watts lembra que: "Havia uma pergunta 'Será que haverá filmes novamente?' Havia a sensação de que toda a experiência cinematográfica estava em perigo."

As filmagens começaram em outubro de 2020. “O primeiro dia foi completamente diferente do primeiro dia de qualquer filme em que estive, por causa da situação. Então, estar no set e trabalhando, senti uma profunda gratidão. Acho que todos os outros também sentiram essa gratidão e espero que isso transpareça.”

Watts dirigiu dois filmes anteriores do “Homem-Aranha” (o “De volta ao lar” de 2017 e o “Longe de Casa” de 2019) e agora “Sem Volta para Casa” retoma imediatamente após o final do filme anterior, com o público surtando quando Peter Parker é identificado como alter-ego do Homem-Aranha.

“Antes do COVID”, disse Watts, “planejamos uma grande filmagem em Nova York com toneladas de figurantes. Isso se tornou impossível. Mesmo a cena mais básica, de Peter Parker andando pela rua, tornou-se uma cena de efeitos visuais de várias camadas.”

Eles filmaram as ruas de Nova York, depois adicionaram os atores principais, depois camadas de multidões de fundo, já que o protocolo COVID limitava quantas pessoas poderiam se reunir ao mesmo tempo. “Você sempre tem desafios ao fazer um filme com efeitos visuais intensos”, disse Watts. “Este também envolveu tudo o que você considera garantido – e tornou tudo 10 vezes mais difícil.”

Embora Watts tenha trabalhado muito em efeitos visuais, esse nível era “definitivamente uma curva de aprendizado”. O Homem-Aranha da Sony-Marvel, produzido por Amy Pascal e Kevin Feige, oferece cenários fantásticos e momentos memoráveis ​​em pequena escala. “Eu estava cercado por atores incríveis e premiados todos os dias. Adoro trabalhar com atores: é bom conversar com pessoas que pensaram nos personagens e nas cenas tanto quanto eu. Todo mundo estava no topo de seu jogo” disse o diretor.

Antes de filmar a primeira cena com os três Homens-Aranha – Toby Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland – Watts os reuniu, além de Zendaya e Jacob Batalon. “Nós nos sentamos em cadeiras dobráveis ​​em círculo e passamos pelo roteiro juntos. Eu conversei com todos separadamente, mas ter todos juntos para falar sobre a história, como as peças se encaixam e o que o Homem-Aranha significava para eles – isso foi emocionante para mim. Tínhamos os únicos três atores que interpretaram o Homem-Aranha em um filme, e cada um passou por tanta coisa, dentro e fora da tela. Foi como uma sessão de terapia do Homem-Aranha.”



“Como fizemos esse trabalho com antecedência, ao filmar aquela primeira cena com todos, foi ótimo dar um passo para trás e ver a equipe assistindo, como se estivesse assistindo ao filme. Você está capturando algo mais do que uma cena de um filme; você está assistindo a um evento único na vida” disse Watts e confessou que “A única coisa que me deixou nervoso é que eu perderia algo grande. Como diretor, você sempre mantém os olhos e os ouvidos abertos.”



“Sempre peguei meu maior medo e o tornei central na temática dos filmes”, disse ele. “‘De volta ao Lar’ é sobre um garoto que recebe uma grande oportunidade e tem tanto medo de perder a chance, que cria um desastre. Esse era o meu medo: 'E se eu estragar tudo?' 'Longe de Casa' é sobre ter medo de fazer um segundo filme e estragar as coisas. Peter Parker recebe uma missão e não quer correr riscos. ‘Sem volta para Casa’ é sobre tentar terminar essa história de origem e a responsabilidade que vem com isso. Peter Parker e Homem-Aranha significam muito para as pessoas e eu senti essa responsabilidade.”

O ato final do filme é o culminar dos oito filmes do Homem-Aranha, incluindo os três dirigidos por Sam Raimi, dois de Marc Webb e a trilogia de Watts. Jon Watts teve uma conexão pessoal com os personagens durante metade de sua vida. Ele nasceu no Colorado e estudou na NYU. Ele tinha 20 anos quando o primeiro filme do Homem-Aranha, dirigido por Raimi, roteirizado por David Koepp e estrelado por Maguire, estreou em 3 de maio de 2002. 

As feridas emocionais do 11 de setembro ainda estavam frescas, principalmente em Nova York. “Ver esse filme significou muito para mim. Sempre associei o Homem-Aranha a esse momento, a essa experiência curativa e catártica.” lembrou ele.

O último “Homem-Aranha” de Watts também tem um efeito similar nas pessoas, chegando no momento perfeito para o público. Dá aos espectadores a chance de abraçar novamente o cinema e apreciar o humor e o espetáculo do filme. Mais importante, trata da perda, do sacrifício e da responsabilidade pessoal, da família e dos amigos. Ele carrega a mensagem de que tudo vai ficar bem. Em uma era de COVID, esses são pensamentos importantes.



Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Jorge Lendeborg Jr. (Jason Ionello), Arian Moyad (Agente Cleary), dentre outros.

Coveiro


comments powered by Disqus