quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Gargantos ou Shuma-Gorath? O problema com o monstro do trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura


Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está mantendo a maioria de seus segredos em segredo, mas o material de marketing para a segunda apresentação solo de Benedict Cumberbatch, como Stephen Strange, já deu aos fãs uma quantidade significativa de coiasa para especular. O primeiro traile revelou os primeiros vislumbres de America Chavez de Xochitl Gomez e Wanda Maximoff de Elizabeth Olsen, ao mesmo tempo que sutilmente sugeria a narrativa maior do filme. Mas nada chamou mais atenção do que um certo "polvo" com um só olho gigante aparecendo em dada cena. Muitos gritaram que aquele só podia ser Shuma-Gorath. Já o material de marketing apontou pra outro nome, Gargantos? Quem fala a verdade afinal? Shuma-Gorath está ou não em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura ?

Bem, a resposta é sim e não. Apesar das similaridades físicas, Gargantos é uma criatura bem inferior a Shuma-Gorath e isso faria dele um vilão muito mais fácil para o Doutor Estranho confrontar. Por outro lado, os detalhes visuais do monstrou que jogo um ônibus no trailer lembra muito a criatura extra-planar que os fãs começaram a conhecer mais no jogo da Marvel vs Capcom. De certa forma, parece que Gargantos é na verdade Shuma-Gorath. Mas o que justificaria uma mudança no nome, principalmente um nome tão popular entre os marvelmaníacos?

Após pesquisas mais aprofundadas, alguns sites descobriram a resposta. Tudo é por conta dos direitos autorais do uso do termo. Simplesmente isso!



Embora possa parecer que todos os personagens da Marvel Comics estão sob a batuta da Disney agora, alguns permanecem espalhados por Hollywood. E nunca serão de novo adicionados ao hall de panteão da Marvel como um todo porque nunca foram de fatos deles. Tome como exemplo as recentes  explicações de Rom e Besouro dadas por James Gunn num artigo nosso. Ou mesmo o uso de Fu-Manchu como um vilão da Marvel pai original do Shang-Chi, uma vez que seus direitos autorais caem nas mãos da família do escritor inglês Sax Rohmer. Shuma-Gorath cai mais ou  menos na mesma linha.

Como apontado por Adam Barnhardt numa matéria pro ComicBook, Shuma-Gorath é um nome tirado do conto de Robert E. Howard de 1967, "A Maldição da Caveira de Ouro", que apresenta Kull, o Conquistador. Shuma-Gorath faria sua estréia na Marvel Comics seis anos depois como um antagonista de Doutor Estranho #10 em 1973 na Marvel. Howard é responsável por escrever várias histórias de Conan, o Bárbaro, para as quais a Marvel recuperou os direitos de licenciamento dos quadrinhos em 2018. Esse direito não se estende pros cinemas e a Marvel Studios de Kevin Feige certamente evitaria uma dor de cabeça em cima de legalidades futuras e poderia optar por não usar o nome do personagem e trocar por um outro.

Dito isso, os direitos para produções live-actions são mais complicados. Barnhardt mencionou que, a partir de setembro de 2020, a Netflix detém os direitos dos projetos de animação e live-action de Conan, e atualmente está desenvolvendo uma série de ação focada no famoso bárbaro. Para tornar as coisas mais complexas, a Universal Pictures distribuiu um filme do Kull, o Conquistador em 1997. Considerando que Shuma-Gorath foi apresentado pela primeira vez em uma história de Kull, os direitos desse personagem ainda podem estar vinculados à Universal. Portanto, a Marvel consertou essa confusão do seu "jeito Marvel".



Dirigido por Sam Raimi, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura será estrelado por Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho, Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate, Benedict Wong como Wong, Rachel McAdams como Christine Palmer, Chiwetel Ejiofor como Mordo e Xochitl Gomez como America Chavez. A previsão de lançamento é para 6 de maio de 2022. 

Coveiro

comments powered by Disqus