quarta-feira, 14 de julho de 2010

Última Marvel Especial em 2099

*Artigo escrito por nosso colaborador, Kinhu Heck

2099

Em uma época pós-mudanças editoriais, onde cada um teme que seu título predileto seja cancelado, eis que surge nas bancas algo inimaginável, algo futurístico, Marvel especial 18, a última edição do título, trazendo histórias do Universo 2099.

Para quem não sabe, o Universo 2099 fez um grande sucesso anos atrás. Era algo semelhante ao universo ultimate, tinha suas revistas, era totalmente fora da cronologia do universo 616, mas acabou não tendo uma continuidade desejada, tendo um final tão apocalíptico quanto o Milleniumverso. Contudo, vestígios dessa época continuaram a surgir, como nas histórias dos Exilados, e retornam nessa edição final.

A história começa com Jake Gallows ( Justiceiro 2099), no presente, na realidade 616. Ele aparenta estar seguindo as ordens de Odin, e acaba acidentalmente mandando o Homem-Aranha para a sua realidade natal. Chegando lá, Peter encontra-se perdido em uma realidade futurística. Paker depara-se com um futuro onde não existem mais heróis, no máximo um Tocha Humana (que na verdade é um atlante mutante com poderes de pegar fogo, sim eu sei que é tenso), que luta em um tipo de coliseu, onde faz shows usando seus poderes.

2099

Paralelo a isso, na nossa realidade, o Justiceiro 2099 faz mais uma vítima, Logan, que foi teletransportado para a realidade de 2099. Só que ao contrário de Peter, Logan acaba caindo em uma Washington infestada de Hulks. Ele se vê atordoado, quando é salvo pelo Motoqueiro Fantasma 2099.

Miguel O'Hara e seu colega de aula, Kron, acabam se metendo em uma explosão envolvendo um escorpião e uma aranha. Miguel teve ferimentos leves, porém Kron foi internado correndo risco de vida. Dias após o acidente, Miguel notou algumas diferenças em seu corpo: ele conseguia escalar paredes, soltar teias e estava mais forte. E assim foi criada uma nova origem para um velho personagem do futuro.

Miguel vai ao encontro do Homem-Aranha 616 para ajudá-lo a derrotar um escorpião gigante, e juntos ambos conseguem derrotar o malévolo vilão. Assim, Miguel resolve se aventurar com seus poderes, e acaba se tornando amigo do Tocha Humana.

Enquanto isso Logan conhecia o que naquela realidade poderiam ser chamados de X-Men (Mas não os X-men 2099 que conhecíamos, ou não exatamente). Esses X-men são líderados por um Wolverine careca e sem um braço. o grupo possui uma mutante que transforma poluição em cristal, uma curanderia que voa e um velocista. Juntos eles têm um breve conflito com os Hulks e depois o nosso Logan é levado pelo Motoqueiro Fantasma 2099 para encontrar o Dr. Destino, que aparentemente foi o único capaz de perdurar até aquela época.

2099

Destino os avisa que uma tempestade no fluxo temporal está acontecendo, tudo devido a chegada de Logan e Peter nessa realidade e apenas uma pessoa pode salvar ambas realidades do fim. A realidade 2099 e a 616 estavam se fundindo, e juntas seriam destruídas. Nessa confusão de épocas, os Hulks acabaram invadindo a realidade 616 e foram contidos pelos Vingadores Sombrios.

Então, surge o salvador: Cérebra, uma mutante (também reformada), aparentemente com poderes surpreendentes, acaba se sacrificando para salvar as duas realidades. Peter e Logan voltam a realidade 616, enquanto os demais heróis 2099 voltam para a sua realidade. Diante de tanta confusão, Peter só consegue se fazer uma pergunta "Alguma coisa alterou o futuro. Só queria saber como vai ficar agora".

2099

Essa aventura na realidade 2099, mesmo fazendo ligações com a nossa realidade é uma aventura totalmente dispensável, no sentido de relevância cronológica. Não é uma obra prima, na verdade está bem longe disso. Ela serve parcialmente para o pessoal fã da realidade 2099 matar a saudade de alguns personagens, mesmo eles estando muito diferentes. E marca por ser a última edição da Marvel Especial.

Kinhu Heck

Nota do Editor: Particularmente, para quem acompanhou o universo 2099 é até interessante ver essa reformulada nos personagens. Nem de longe, são tão legais quantos os de anos atrás, mas como eles acabaram mal, valeu a tentativa de reformá-los.

comments powered by Disqus