quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vingadores Secretos: Olhos do Dragão

O segundo arco dos Vingadores Secretos - a equipe particular do Comandante Steve Rogers - é a continuação da investigação para descobrir o que é o Conselho das Sombras, uma organização cujos propósitos ainda são misteriosos. Porém, um antigo aliado mestre de kung-fu é envolvido intimamente sem saber!

Photobucket

Steve Rogers enviou um antigo conhecido para investigar o aparecimento do Conselho das Sombras na China. O homem conhecido como O Príncipe dos Órfãos - ou A Névoa Verde da Morte - é um cidadão de Kun Lun, a terra mística que dá origem aos poderes do Punho de Ferro (veja Marvel Apresenta 35, 43 e 45). Mas durante sua procura, ele encontra a organização de ninjas Hai-Dai, saqueando templos pela China, à procura de objetos místicos, denominados Olhos do Dragão.

Um dos alvos da Hai-Dai é um antigo adversário deles, o Mestre do Kung-Fu, Shang-Chi. Shang, que já foi agente do MI-6 britânico (e dono de um título próprio de bastante sucesso nos anos 70 e 80), reconhece os ninjas da Hai-Dai, como sendo o aviso de que seu pai, morto há algum tempo, retornou do além.

Aqui vale uma explicação: o pai de Shang-Chi sempre foi conhecido como Fu Manchu - um homem de grande influência na China, e com muitos seguidores. Mas o personagem fora criado pelo britânico Sax Rohmer (nome artístico de Arthur Sarsfield Ward) em romances da década de 1910! Fu Manchu foi incluído no universo Marvel pela dupla Roy Thomas e Steve Englehart em 1973. Muitas das suas histórias eram sobre a busca do Elixir da Vida, o que explicaria sua longevidade. Mas recentemente, a Marvel perdeu os direitos sobre o nome do personagem, e desde sua última aparição (no Brasil) em uma história do Pantera Negra, os personagens evitavam pronunciar seu nome antigo e o chamavam de Han.

Photobucket

Aqui, o Fera, examinando textos chineses antigos, descobre que o "verdadeiro" nome do pai de Shang Chi é Zheng Zu. É o nome que a Marvel vai adotar daqui para frente para o personagem. O mutante vingador também descobre que os Olhos do Dragão são jóias criadas por dois magos que verteram suas essências para dentro delas. Mas um dos magos as imbuiu também com o poder de ressuscitar alguém da morte. Só faltaria achar o pergaminho que contém o encanto para tal.

Para encontrar as jóias, Rogers, a Viúva Negra e Shang-chi voam para se infiltrar clandestinamente no segundo prédio mais alto de Hong Kong (sim, ele existe, o Centro Financeiro Internacional, desenhando fotorrealisticamente pelo Deodato), mas acabam caindo na emboscada da Hai-Dai. Graças à infiltração do Homem-Formiga, Shang-Chi não é levado por eles. Valquíria e o Princípe dos Órfãos invadem a antiga casa do pai de Shang-Chi e encontram homens do Conselho das Sombras vigiando o local. Eles capturam um para interrogatório, e descobrem que os homens envolvidos no Conselho acreditam firmemente que estão do lado certo.

Photobucket

Por falar no Conselho das Sombras, eles armam um contra-ataque para neutralizar os Vingadores Secretos. É revelado que o verdadeiro primeiro Super-Soldado, John Steele, está trabalhando com eles, e junto de Max Fury, resolve usar o fato de que Rogers já sabe que Zheng Zu está envolvido. Armando um falso ataque terrorista no centro de Hong Kong, perpetrado pelo próprio vilão chinês, para atrair os Vingadores Secretos. Shang Chi vai com eles, e sente que algo está errado. E estava. John Steele e Max Fury, aproveitam a distração, e sequestram Sharon Carter, após invadir a nave de apoio.

Photobucket

Com Sharon em seu poder, Steele estabelece a troca da namorada de Steve por Shang Chi, ainda em Hong Kong. Steele atordoa Shang-Chi na troca, mas Rogers tenta usar uma carta na manga para salvá-lo, revelando os Vingadores Secretos que estavam de tocaia. O combate é ferrenho, mas usando de ameaça de explodir o prédio, Steele consegue fugir com Shang-Chi. Mas o Cavaleiro da Lua, disfarçado, consegue se infiltrar na nave de fuga.

Esperando deixar Zheng Zu em débito com o Conselho das Sombras, por ajudar na restauração do seu corpo zumbificado no ritual com o sangue de Shang-Chi, o Diretor Thorndrake quer usar o poder e a influência do velho mago para conseguir poder na China. O infiltrado Cavaleiro da Lua dá o sinal, e os Vingadores Secretos chegam em meio ao ritual.

A batalha épica é marcada pelos confrontos entre o invulnerável John Steele e a asgardiana Valquíria, o MVA Max Fury e o Comandante Rogers e a finalização do ritual pelo espectro Príncipe dos Órfãos, que frustra a ressurreição de Zheng Zu. O templo começa a se desfazer junto com o corpo do seu mestre, enquanto Valquíria subjuga Steele com sua espada forjada pelo próprio Odin, e Shang Chi é salvo pelos Vingadores.

Photobucket

John Steele agora é um prisioneiro de Rogers, e pode apostar que o Comandante vai fazer de tudo para saber o porque dos atos de Steele e o Conselho das Sombras. Saiba mais sobre ele no encadernado Projetos Marvel, do mesmo autor de Vingadores Secretos, Ed Brubaker. E também no próximo artigo, onde será revelado mais segredos. A arte de Mike Deodato, com a colaboração de Will Conrad deram a forma a este arco publicado em Capitão América e os Vingadores Secretos 6 a 10.


Jeferson

comments powered by Disqus