sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ultimate Marvel: Novo Homem-Aranha e Capitão América desempregado



O maior heroi do Ultiverso morreu. Peter Parker em um ato heróico salvou a vida de sua tia e acabou perdendo a própria. Uma morte deste tamanho, não teria como passar despercebida, e ela, junto com outros grandes acontecimentos nos Supremos e mutantes, mudará radicalmente o Universo Ultimate.


As revistas Ultimate Marvel 26 e 27 reúnem pequenas histórias que foram publicadas em Ultimate Fallout 1 à 6, nos EUA. Resumirei cada história em separado.

"Descanse em Paz Homem-Aranha":

Essa foi a grande manchete do Clarim Diário no dia posterior a morte de Peter Parker. John Jonah Jameson, editor-chefe do jornal, a algum tempo sabia a identidade secreta do herói e debatia-se em frente ao computador, tentando elaborar a melhor forma de contar a história do mais heróico personagem da Marvel. Gwen Stacy se culpava, afinal, além de Peter ela já havia perdido também seu pai. Tocha Humana por sua vez, resolveu entrar em Super-Nova, para descarregar toda a sua raiva. Kitty Pryde, mais violenta do que nunca, resolveu descontar o seu ódio em ladrões de rua. As aulas do Colégio Midletown foram canceladas devido a morte de Parker, e somente assim Flash Thompson soube a verdade sobre seu colega. Mary Jane, radical como é, foi até os destroços da ponte onde o Aranha foi baleado e filmou o trabalho dos agentes, foi encontrada e peitou o próprio Nick Fury, afirmando que a morte do seu amado foi culpa do líder da SHIELD, o que abalou bastante o super-espião.

Tia May, a personagem que certamente mais sofreu com tudo isso, foi de carona com Tony Stark ao velório. Enquanto comentava que desejava algo bem simples, se espantou ao ver uma verdadeira multidão em frente a catedral. Todos dispostos a serem solidários com a mãe do Amigão da Vizinhança.


Enquanto caminhava para dentro da catedral, May foi surpreendida por uma garota, que promoveu um dos momentos mais emocionantes que eu  já li. Vou colocar o diálogo completo aqui:

Garotinha no colo de sua mãe e com o rosto parcialmente marcado por cicatrizes de queimadura questionou: "Dona ... a senhora é a mamãe do Homem-Aranha?".
E a Tia May prontamente respondeu: "Não, querida. Sou a tia".
E a garota perguntou: "Mas fazia café pra ele ... como a mamãe?"
A mãe de Peter já bastante emocionada fala: "Sim, meu amor. Fazia".
Então, a menina falou o que realmente queria dizer: "Quando eu era pequenininha, o Aranha me salvou dum fogo ... e eu não morri" e completou "a senhora precisa de um abraço?".
E assim, May Parker ganhou o abraço mais confortável naquele dia.


Já dentro da catedral, foi surpreendida por Steve Rogers, que de joelhos, pediu desculpas pelo acontecido ao seu sobrinho, e se disse culpado por tudo. May já aos choros, conta que Peter idolatrava o Capitão América. E com uma bofetada no super-soldado, levanta e sai do velório. Ao se deparar novamente com a multidão lá fora, acaba caindo e é prontamente ajudada por Jameson, que a aconselha a voltar lá para dentro.


Após o velório, Gwen convence May a irem juntas viver na França, as custas do Stark, que ofereceu apoio total para ambas. E em paralelo, Fury visita MJ e desabafou com ela. Conta que adorava Peter e que não a condena por culpá-lo, pelo contrário, concorda plenamente com ela. Afinal, após a morte de seus pais, ele não conseguiu cumprir a promessa de protegê-lo.

X-Men:

Até quem não tinha muito contato com o Aranha, foi atingido pela sua morte. Vampira foi outra que se emocionou. Com os poderes descontrolados, e com uma fé mais do que nunca cega na religião, buscou auxílio em uma igreja.


Nem todos conseguiram ficar no velório. Kitty Pryde enraivecida acabou saindo durante a missa. Bobby nem conseguiu entrar na igreja. A dupla, junto de Johnny Storm, começam a traçar o seu futuro juntos. Eles resolvem ir morar nos túneis dos Morlocks, de onde prometem sair apenas para comer, abandonando de vez a vida heróica.

A pedido de Nick Fury, Jean Grey agora controla mentalmente o Hulk, e em troca ela e seus amigos recebem proteção. Entretanto, controlar o Gigante Esmeralda vem se mostrando uma tarefa cada vez mais complicada.

Supremos:

Outra figura que presenciou o velório foi Thor. Que após o evento voltou para Asgard, ao encontro de sua família. Onde também foi mostrado que o Homem-Aranha agora está em Valhalla, ao lado do Wolverine, Ciclope, Gigante, Vespa e muitos outros.


Após o velório, Tony Stark foi convidado a ingressar em um grupo de líderes empresariais com grandes fortunas que ditam o rumo do mundo econômico. Chamado de Clube Kratos, os membros da organização são escolhidos a dedo e o finado irmão de Tony era membro anteriormente.

O Novo Homem-Aranha:

Com o velório encerrado, um novo Homem-Aranha surge nas ruas de Nova York. Lutando com o vilão Canguru, ele demonstra ter tanta agilidade quanto o antigo. Bastante surpreso por ter conseguido vencer o malfeitor, o garoto tira a sua máscara, revelando-se um jovem negro, porém seu nome, origem e tudo o mais, continuam um mistério.


Vilões:

Bendis realizou uma trilogia de minis para tornar Reed Richards um verdadeiro vilão. Ao final de Destruição Suprema, acreditava-se que o Sr. Fantástico finalmente teria morrido. Mas, ledo engano. Ele permaneceu vivo e com a tecnologia que lhe restou, criou uma espécie de humanos inteligentes.


Mostrando-se tão manipulador quanto seu pai, Pietro Lensherr, o ex-Supremo Mercúrio, ofereceu ao governo norte-americano o controle total sobre os mutantes. Entretanto, achando que está no comando do jogo, o mutante é apenas uma marionete de sua irmã, Feiticeira Escarlate.

SHIELD:

Valerie Cooper, a conselheira especial do presidente para casos mutantes e super humanos, descobriu com uma correspondente estrangeira, que está prestes a vir a público que o gene x, os mutantes, foram uma criação laboratorial dos Estados Unidos. Informação esta, que até então, era bastante secreta e conhecida por pouquíssimas pessoas.

E para o desespero de Nick Fury, o presintdente dos EUA resolveu reduzir 30% do orçamento da organização. E como desgraça pouca é bobagem, o Capitão América se demitiu, abandonando o manto e o escudo.


E assim começa uma nova fase no Ultiverso. Novo Homem-Aranha. Steve Rogers desempregado. X-Men mais debandados do que nunca. E na próxima edição de Ultimate Marvel, teremos a estreia de Supremos 1, Ultimate Homem-Aranha 1 e Ultimate X-Men 1.

O roteiro das histórias contadas acima são de Brian Michael Bendis, Jonathan Hickman e Nick Spencer. Já a arte é de Mark Bagley, Gabriel Hardman, Brian Hitch, Jorge Molina, Steve Kurth, Carlo Pagulayan, Sara Pichelli, Salvador Larroca, Clayton Crain, Luke Ross, Billy Tan, Mitch Bretiweiser e Eric Nguyen.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus