terça-feira, 9 de abril de 2013

Deodato fala sobre sua arte em Avengers e New Avengers

ATENÇÃO! INFORMAÇÕES INÉDITAS NO BRASIL E EUA!

Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman

Já considerado um valoroso veterano pela própria Marvel, o desenhista brasileiro MIKE DEODATO teve papel marcante no sucesso de Dark Avengers e New Avengers nos últimos anos, além do épico run de Warren Ellis em Thunderbolts, e da parceria com Ed Brubaker em Secret Avengers. A agora ele está de volta à principal revista dos maiores heróis da Terra, dessa vez trabalhando com Jonathan Hickman. Foi sobre isso que falou ao site marvel.com, que publicou algumas amostras de sua arte em Avengers #11.

Tudo vem sendo encaminhado para o que a Mavel anunciou como a saga Infinity, na qual convergem as histórias desenvolvidas por Hickman tanto em Avengers quanto em New Avengers, estrelando respectivamente a equipe oficial e a equipe clandestina (os Illuminati) de vingadores. E Deodato vai participar da arte em ambas as publicações! E como a própria nota da Marvel anuncia, ele volta a personagens que fizeram parte de seu próprio amadurecimento profissional e de sua elevação ao patamar em que se encontra atualmente. Foi partindo daí que começou uma entrevista, da qual conhecemos apenas a primeira parte. Leia a seguir uma rápida tradução livre:

Marvel.com: Essa não é sua primeira experiência desenhando os Vingadores, mas a maioria de seus trabalhos foram em colaboração com Brian Michael Bendis. De sua perspectiva, qual são as diferenças da abordagem proporcionada por Jonathan Hickman? Isso pede por uma mudança em seu estilo de narrativa visual?

Mike Deodato: A escrita de Jonathan é misteriosa, mais ampla, mais estranha; como Alan Moore em Marvelman. Mudei um pouco minha abordagem para algo mais leve e detalhado. Quis me empenhar mais ainda pois os outros artistas trabalhando na revista (Adam Kubert, Jerome Opena e Dustin Weaver) são talentosíssimos, e eu não quero "apanhar" tanto quando os leitores compararem as edições.

Marvel.com: Tanto Avengers quanto New Avengers têm um papel central na saga Infinity. Como alguém que já desenhou todo tipo de história, esse tipo de abordagem que transcende o clima de histórias cósmicas o deixa animado ou ansioso? Mike Deodato: [rindo] Minha época trabalhando com Brian Bendis foi como servir no exército. NADA me assusta mais depois disso, cara. Desenhar 10 painéis por página e 10 personagens por painel fez de mim um desenhista sem medo. [mais risadas] Eu adoro aventuras espaciais! Meu primeiro arco em Secret Avengers tinha cenas em Marte, e me senti bem a vontade. Bem, algumas pessoas já dizem que pareço um alienígena. Talvez precise de novos amigos.

Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman
Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman
Arte de Mike Deodato para Avengers #11

Marvel.com: Quando um artista é escalado para contar uma história em Manhattan ou mesmo em um Aeroporta-aviões da SHIELD, sempre já material de referência para consultar. Com histórias cósmicas isso fica um pouco mais abstrato, indefinido. Como você faz para se inspirar quando constrói batalhas cósmicas?

Mike Deodato: Essa é a melhor parte de desenhar esse tipo de história: você pode inventar tudo! Como dizem, "a sua imaginação é o limite". Se há novos personagens, novos ambientes, não há necessidade de ser fiel a qualquer referência, você pode pirar. Mas, claro, eu sempre busco inspiração em filmes e em outros artistas pelos quais tenho admiração, como Alex Nino, Howard Chaykin, Jim Steranko, e outros que trabalharam com esse gênero. A inspiração está em toda parte, desde usar uma esponja para desenhar uma rocha lunar, até uma espaçonave invertida virar um cenário urbano alienígena. Nada se desperdiça.

Marvel.com: Hickman está introduzindo uma grande variedade de personagens novos e reconfigurando alguns velhos conhecidos. Algum preferido?

Mike Deodato: Adoro o Thor, e vem sendo ótimo poder desenhá-lo bastante nessas edições. Além disso, desenhei a Terra Selvagem e os "New Men" (os Novos Homens, fruto das experiências do Alto Evolucionário) pela primeira vez, o que foi bem divertido. A Marvel deveria pensar seriamente em fazer uma série regular dos New Men.

Marvel.com: Você gosta de um elenco mais amplo? Da ideia de um elenco que varia de mês a mês [como Hickman vem fazendo em Avengers]?

Mike Deodato: Sei que muitos artistas preferem títulos de personagens solo porque assim se desenham menos personagens e se termina mais rápido o trabalho. Eu? Eu gosto de ser desafiado. Gosto de novidade, de experiências novas. Então, sim, um elenco maior é perfeito para mim, e gosto das várias interações e relacionamentos. Avengers é o título para isso.

Ainda nessa semana a Marvel.com promete o fim da entrevista. Vamos aguardar.

João

comments powered by Disqus