quarta-feira, 26 de novembro de 2014

X-Men Legado: Nada é tão ruim que não possa piorar


David Haller continua tentando fazer jus ao legado de seu pai, Charles Xavier, que pregava a coexistência pacífica entre humanos e mutantes até ser assassinado pelo seu primeiro aluno, Scott Summers, o Ciclope. Movido pelo desejo de vingança, David e sua namorada, Ruth Aldine, vão de encontro a Scott e sua equipe de X-Men "renegados" até a cidade de Swanncall, onde uma menina teve seus poderes mutantes ativados e entrou em coma após fundir toda a fauna do local em um raio de cento e oitenta metros numa bizarra "árvore". 

Apesar de ser muito mais poderoso, David resolve acertar suas diferenças com Scott "no braço" e leva uma surra diante de toda a imprensa reunida no local. O rapaz é atirado em direção à "arvore" e seus próprios poderes começam a serem absorvidos também, o que leva à criação do "verme mental" responsável pela extinção da vida mutante da terra, como previsto pelo irmão psicopata de Ruth, Lucca, que inesperadamente surge no local disposto a tirar a vida da única pessoa capaz de impedir que isso aconteça, sua própria irmã. Aparentemente tudo está perdido, a não ser que o escritor Simon Spurrier e o desenhista Khoi Pham tenham alguma surpresa para nos mostrar na conclusão do arco "O Ódio Será Tua Coroa", publicada originalmente em X-Men Legacy #18 nos EUA e aqui no Brasil em X-Men Extra #10 pela Panini. 

A primeira das surpresas não tarda a acontecer: antes que Lucca termine seu discurso "mutante-fóbico", ele se vê aprisionado em um impenetrável campo de estase criado por... David. Diante da estupefação geral, o rapaz explica o que realmente aconteceu. 


Com a ajuda de uma de suas múltiplas personalidades. o Ilusionauta, ele criou um elaborado estratagema utilizando alguns dos corpos com morte cerebral abandonados pelo Caveira Vermelha, que o vilão reanimava utilizando o cérebro roubado de Charles Xavier. Isto serviu para atrair Lucca, que David acompanhava secretamente à distância desde o último confronto entre os dois e que era o principal responsável por uma série de assassinatos de mutantes divulgados pela imprensa. O que David não esperava é ter sido contaminado por uma espécie de "vírus psíquico" pela equipe de Ciclope que aos poucos tomou conta de sua mente e libertou todas as suas personalidades do cárcere psíquico em que se encontravam, principalmente a mais perigosa de todas, a que assumiu a forma de seu pai. Esta não perde tempo e se projeta para fora do corpo do rapaz, indo diretamente até a prisão de estase onde Lucca se encontra. Enquanto isso, o que parece restar da consciência de David mergulha na mais completa escuridão.


Acho que poucas vezes na vida li uma série com um roteiro tão bem amarrado. Os elementos de arcos anteriores sempre acrescentam alguma coisa importante e inesperada nos atuais e coisas aparentemente aleatórias como os diversos assassinatos de mutantes narrados pela imprensa servem para ilustrar ainda mais a psicopatia de Lucca Aldine e seu desejo de "aparecer". Como sempre, David fez o que queria sem que nada o impedisse mas desta vez seus planos deram muito errado e ele terá que lidar com as consequências. 

Gostei dos desenhos de Khoi Pham, acho que eles se encaixaram muito bem com a história. Gostei também de ver mais uma vez outra das excelentes capas de Michael Del Mundo na capa de X-Men Extra. Parece que a Panini está reduzindo o ritmo de publicação das edições de Legacy no Brasil, pois tivemos apenas uma edição publicada desta vez e apenas mais outra sairá na edição do mês que vem. Talvez seja para retardar o final da série o mais que puder, que será em X-Men Legacy  #24, infelizmente.

comments powered by Disqus