quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Clã Destino mais uma vez traz misterios a Marvel



Criados pela mente brilhante de Alan Davis em meados dos anos 80-90, a família Destino sempre passou marginalmente aqui no Brasil (mas assim foi também de certa forma nos EUA). Com publicações restritas a editoras menores como Metal Pesado, Pandora e Tudo em Quadrinhos, o Clã de seres obscuros fundados por Adam Destino voltou em 2012 numa série de três anuais para resolver um de seus primeiros mistérios até antes nunca revelado - A história do filho maligno, Vicent.

Até então, a história de Vicent era envolta em grande mistério até mesmo para os membros dos grupo. Os mais novos. Rory e Pandora, só ouviram falar do irmão parcamente (edição 2 da revista original) e tudo que se sabe é que o pai do clã, Adam, foi obrigado a matar o garoto ainda jovem. A descontinuidade do título fez com que Davis nunca tivesse a oportunidade de revelar tal assunto. Isso até a Marvel dar a oportunidade do mesmo pontuar o caso num crossover de anuais.

E tudo começa em Fantastic Four Anual #33, quando na ausencia de Reed e Sue, a irreverente dupla do Coisa e Tocha Humana se vêem numa emergência multidimensional. Por sorte, o Doutor Estranho foi chamado por um protocolo de emergência para auxiliá-los. Jogados numa lapso de espaço e tempo centralizado no jovem Vicent Destino. A história acaba colocando os protagonistas em vários momentos críticos do rapaz. Vicent é uma criança muito poderosa e atormentada, que lamenta não ter o poder de "curar" o mundo de sua violência. Ao presenciar o espancamento de um amigo, ele simplesmente perdeu o controle de tudo. Pra piorar, demônios de outra realidade tomam posse do garoto e com isso, seu pai, Adam, se viu na necessidade de sacrificar o garoto em prol do bem da nossa realidade.

Apesar da morte, a essência (ou algo assim) da alma de Vicent no passado acabou perdurando e sendo jogada para o nosso presente graças ao encontro inusitado com o Coisa, Tocha e Doutor Estranho. Agora, ele possuiu a versão robótica do Plastóide (vilão do Demolidor). Enquanto parte da família Destino, na pessoa da Cuco, acha que quem habita o robô é um parasita demoniaco (o mesmo que dominou Vicent), Dominic Destino, o Hex, acha que ali está a alma de verdade do irmão. Aqui, o Doutor Estranho se alia ao Demolidor em sua Anual (número #1, no original) e destroi o Plastóide, liberando o que quer que tenha possuido o robô.


Essa celeuma só conclui na anual do Wolverine. Depois de um flashback que mostra um encontro do passado de Logan com Adam Destino, o herói canadense acorda do seu sonho já direcionado a auxiliar a familia do velho amigo. Junto com Cuco, Dominic e o resto da Familia Destino, eles confrontam uma série de entidades que simulam deuses egipcios despertados pelo enlouquecido Vicent. A intenção do rapaz era ressuscitar e tomar posse do corpo indestrutível de Wolverine, mas seus planos acabam falhando graças ao mais novos Rory e Pandora, membros da família que ele nunca conheceu e acabou subestimando. Ao final de tudo, há uma dubiedade entre os membros do clã se Vicent era mesmo mau ou apenas enlouquecido pelas possessões.

Para muitos, essa história não deve ter passado de uma maluquice só a ser descartada no mix de Universo Marvel (e talvez, estivesse mesmo mal colocada). Mas para quem acompanhou um pouco das publicações das histórias dos personagens aqui, bateu um pouco de saudosismo. Apesar de pouco queridos pelo publico (talvez por não seguirem o padrão classico do perfil dos super-herois), a família Destino acabe mais relegada do que mereça. Ainda assim, acredito que valeria um dia o nosso site revisitar as histórias do grupo pra quem pouco conhece.

Coveiro

comments powered by Disqus