terça-feira, 3 de junho de 2014

X-Men Legado: O Ódio Nunca Morre


O sonho do falecido Charles Xavier, da coexistência pacífica entre humanos e mutantes, continua em seu filho, David Haller, também conhecido como Legião. O rapaz é dotado de múltiplas personalidades, cada uma com um poder mutante diferente e que lutam o tempo todo entre si para controlar sua mente e suas ações. Mesmo assim, ele tem se esforçado em ter uma postura proativa em ajudar outros mutantes para se mostrar digno do legado do seu pai. Ele resgatou dois gêmeos mutantes japoneses envolvidos com o crime organizado, que acabaram entregues aos X-Men, acusados por David de serem "reativos" demais para ajudar sua espécie. Assim que as crianças são levadas, David percebe, horrorizado, os globos oculares de uma delas no chão. São muitas perguntas ainda sem resposta, mas a conclusão deste arco, Pródigo, responderá algumas nas edições de X-Men Legacy #5 e #6, publicadas no Brasil em X-Men Extra #3 pela Panini, com o roteiro de Simon Spurrier e arte de Jorge Molina.

David se abrigou em uma cabana perto da Academia Jean Grey para Estudos Avançados para dar início a um elaborado estratagema. Ele usou o poder de teleporte de uma de suas personalidades para atrair a raça alienígena dos Espectros para o quintal da Mansão X, enquanto invade a mansão em sua forma astral com o poder de outra para ajudar a mutante Olhos-Vendados. A jovem acalmou sua mente e suas personalidades na primeira vez em que se encontraram, mas uma delas lhe causou uma trauma psíquico e ela se encontra em coma desde então. Além de se sentir responsável pelo ocorrido, David se sente atraído pela menina e tem curiosidade a respeito dela.


Ele descobre seu verdadeiro nome, Ruth Aldine, e que ela nasceu sem os olhos. O pai não reagiu bem a isso e largou a família, composta por sua mãe e seu irmão mais velho, Luca, de índole perversa e que culpava a irmã pela penúria que atravessavam. Esse rapaz, com o passar dos anos, tornou-se um criminoso. Ele foi enviado para um reformatório e começou a assistir às reuniões do programa correcional, coordenado por uma igreja anti-mutante e seu ódio pela irma cresceu ainda mais, a ponto de assassinar a própria mãe quando esta tentou protegê-la. Ele fugiu mas foi preso e condenado ao corredor da morte. Ruth se sentiu na estranha obrigação de assistir à execução do irmão e, quando Luca parecia ter encontrado o seu fim, a alma dele se recusou a partir e quebrou a psique da irmã, roubando metade de seus poderes mutantes de telepatia, precognição, telecinese e a deixou "incompleta, parcialmente presente", nas palavras de David.

Subitamente, sua forma astral é atraída ao corpo físico, onde um dos gêmeos japoneses, a menina Karasu, ameaça-o com uma faca no pescoço. Ela diz que seu irmão, Sojobo, anda muito diferente e assustador desde que ele apareceu. Ele a ordenou que mantivesse David aonde está e que lhe passasse uma carta que ele escreveu. David lê a carta, que faz menção a um genocídio mutante que apenas Olhos-Vendados é capaz de evitar e a verdade cai como uma bomba sobre ele: o encontro "casual" com o ser que o induziu a ir atrás das crianças no Japão e trazê-las para a Mansão X não passou de algo planejado por Luca para  possuir o corpo de Sojobo com seus globos oculares no lugar dos que eram do menino para assassinar a própria irmã e assim erradicar a espécie mutante de vez.


David consegue fugir da menina usando um poder de teleporte e se materializa ao lado de Sojobo, mas o espírito de Luca tem um amplo domínio de suas habilidades precognitivas e usa todas elas para tentar prever as ações de David. Ironicamente, a loucura dentro do mutante é tão grande que Luca consegue apenas retardar o seu avanço. Quando David está prestes a derrotá-lo, Karasu chega para defender seu "irmão" e ele hesita em agir. É a oportunidade para que uma de suas personalidades o ataque em sua mente, assuma temporariamente o controle de seu corpo físico e diga para Luca: "você ainda vai ser útil um dia". Em seguida, ele tomba inconsciente e os Espectros que atacavam a Mansão X desaparecem. Quando David recupera a consciência, "Sojobo" pede socorro aos X-Men alegando que o mutante tentou matar a irmã dele mas ao mesmo tempo diz que o perdoa: "eu preciso de você vivo, moleque", ele sussurra para o rapaz.

Subitamente, uma voz chama por Luca, ordenando que ele fique longe dos amigos dela e apunhala seu corpo físico por trás. É Ruth, que despertou do coma e resolveu ela mesma dar um jeito na situação. O corpo físico do menino morre e os olhos de Luca se perdem no espaço.


Ruth explica o que ocorreu da melhor forma possível aos X-Men e Wolverine permite que David parta em paz ou fique, se quiser. Ele prefere partir e tenta pedir desculpas para Karasu, mas ela se recusa a perdoá-lo. Quando ele está próximo ao portão da Mansão X, Ruth aparece para se despedir dele. "O que te fez acordar?", ele pergunta. "Você me chamou", ela responde e pede que ele tome cuidado e que não se arrependa de tê-la salvado. Ele se afasta e quando começa a se indagar sobre que tipo de cuidado deveria tomar, é abduzido de forma abrupta para o interior de sua mente, onde é duramente questionado sobre a natureza do mal prestes a exterminar a raça mutante e que apenas Olhos-Vendados poderia evitar: ele próprio, David, e que a menina terá que matá-lo para que esse mal não aconteça. "Como sabe disso tudo?", pergunta o jovem. "Porque eu sei tudo... meu filho", diz quem o trouxe ali, usando a forma de Charles Xavier.


Temos aí a conclusão deste ótimo primeiro arco de X-Men Legado. O escritor Simon Spurrier foi muito feliz ao criar um passado para Olhos-Vendados e vinculá-lo a um novo vilão, Luca. Como já mencionara antes, muito boa a ideia de criar um relacionamento entre ela e David. Não é exagero, agora, dizer que o casal protagoniza o titulo mas eles entrarão em rota de colisão se a profecia de Luca em relação a David se cumprir.

Gostei dos desenhos de Jorge Molina, especialmente  nas cenas de ação, e também da narrativa, que soube expressar dramaticidade e dinamismo quando a situação o exigia.

Sobre a Panini, felizmente ela teve a sensibilidade de publicar um título mutante não convencional como este que, ao meu ver, é o melhor de X-Men Extra, quando há vários outros com personagens mais populares mas de qualidade inferior que poderiam ter saído no lugar e assim ficaríamos privados de um material que até agora tem se mostrado excelente.

C@rlos

comments powered by Disqus