sexta-feira, 13 de junho de 2014

Homem-Aranha Ultimate: Amadurecimento


Na últimas edições do Homem-Aranha Ultimate, Miles Morales estava sendo chantageado pelo seu tio. Em uma missão, o Gatuno acabou acidentalmente morrendo quando os aparelhos defeituosos que usava, se combinaram a gasolina e ao veneno de Miles. As consequências disto veremos agora.


Como não poderia deixar de ser, o jovem do Brooklyn se abateu com a morte do tio. Mesmo após as recentes rusgas dos dois, ainda eram uma família. Mas este remorso é o menor dos seus problemas. O Capitão América, que acabou de voltar a ativa (confira os Supremos), não gostou nada de saber que tem um novo Homem-Aranha por ai, menor de idade, sem treinamento e envolvido em um homicídio.

Tia May e Gwen Stacy, que conheceram o Miles na mini "Homens-Aranha", marcam um encontro com o rapaz para lhes dar as teias de Peter Parker, junto da sua receita. Mas no meio da conversa amistosa o líder dos Supremos aparece para dar sua lição de moral. Assim como fez com Parker, falou que não queria o garoto atuando como herói. Foi preciso mais tarde o Aranha salvar a vida do Capitão em um confronto com o Rhino para que ele aceitasse treinar o aspirante a "amigão da vizinhança".


Como se não fosse o suficiente, Maria Hill, uma ex-agente da SHIELD que agora trabalha para a polícia, está investigando o assassinato do Gatuno e resolve conversar com a família. Ela sente que Miles está envolvido de alguma forma, mas seu pai o blinda e não deixa que a detetive lhe faça muitas perguntas. Para piorar tudo, os Estados Unidos mergulhou em uma crise. Nimrods estão atacando os mutante por todo o país, provocando um verdadeiro genocídio (confira Ultimate X-Men) e o senado norte-americano foi extinguído do mapa com uma bomba atômica (confira em Supremos). Os estados estão em sua maioria divididos e independentes. E nesse momento de crise, o Homem-Aranha vai até a base dos Supremos solicitar sua entrada para o grupo.

Em situações normais o Capitão mandaria o garoto dar meia volta, mas a crise é tanta que ele não pode recusar ajuda. E após mais uma vez ele mostrar o seu valor, reconhece que o melhor lugar para Miles é nos Supremos, onde poderá aprender junto dos grandes. Na sequência dos fatos, Capitão América é eleito presidente dos Estados Unidos da América (veja também em Supremos).

Mas quem disse que com o Capitão eleito a paz surgiria junto? A Hidra, formada por soldados e pessoas comuns controlados pelo até então falecido filho de Thor, estão com um exército, atacando os Estados Unidos e provocando revoluções entre os estados. Pela terceira vez em menos de 5 edições Miles salva a vida de Rogers, agora presidente. Porém a atitude heróica lhe deixa inconsciente e perdido. Acorda no meio do nada, com a confusão encerrada, encontra e luta com a Estatura (que estava ainda sob os efeitos da Hidra), sai vivo da batalha graças ao seu veneno e encontra Jessica Drew, que avisa os Supremos e o leva para casa.


No Brooklyn a confusão também rolou solta. Seu pai foi capturado e obrigado a matar dois agentes da Hidra, o que o abalou psicologicamente. Ao final, Miles mentiu que estava na biblioteca e o dia mais uma vez acabou salvo.

O roteirista Brian Michael Bendis vai pouco a pouco inserindo Miles Morales no contexto geral do Universo Ultimate. Interagindo não só com a Mulher-Aranha e os Supremos, mas também com Gwen Stacy e a Tia May. Um show de caracterização para o personagem que surgiu do nada e conquistou todos os leitores.

As histórias aqui resenhadas foram publicadas originalmente em Ultimate Comics Spider-Ma 13 à 18 e aqui no Brasil foram publicadas em Ultimate Marvel 40 à 45.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus