segunda-feira, 30 de junho de 2014

X-Men Legado: Consequências


David Haller, filho do falecido Charles Xavier e conhecido como Legião devido a suas múltiplas personalidades, cada uma com poderes diferentes, continua tentando seguir os passos de seu pai para tornar o mundo um lugar seguro para os mutantes. Após um estratagema ousado para resgatar a jovem Ruth Aldine, a Olhos-Vendados, de um coma que involuntariamente causou e ainda ter enfrentado o irmão dela, Luca, que tentou assassiná-la, ele agora é forçado a encarar as consequências de suas ações, como veremos no roteiro de Simon Spurrier e arte de Tan Eng Huat nas edições de X-Men Legacy #7 e #8, reunidas em X-Men Extra #4 pela Panini. São duas histórias "avulsas", a primeira se chama "Espíritos Santos" e a segunda, "A Balada do Ladrão de Glórias".

David recusou o convite de Wolverine para ficar na Academia Jean Grey para Estudos Avançados e resolveu procurar a seita anti-mutante que recebeu Luca e insuflou ao máximo o seu ódio contra o "homo superior". Nessa empreitada, David tem a desagradável companhia de uma esfera voadora que insiste em acusá-lo de "criminoso espacial" desde que ele teleportou um bando de Espectros, uma raça alienígena, para o jardim da Mansão X a fim de distrair os X-Men e invadir o local. Uma companhia bem mais agradável para ele é a forma astral de Olhos-Vendados, que ignora o fato de que David está ciente o tempo todo de sua presença.
Ele encontra o que procurava, a "Igreja do Receptáculo Feliz" e se passa por um pecador arrependido por ter se apaixonado por uma mutante e é aceito no lugar. Os dirigentes não são tão despreparados assim pois alguns deles usam um capacete para protegê-los de ataques telepáticos e assim David é forçado a tomar uma pílula para "exorcizá-lo do mal mutante" e é levado até um quarto. Sozinho, David chama por Olhos-Vendados e diz que está feliz por vê-la. Ela, muito pelo contrário, está irritadíssima por ele ter procurado a seita que corrompeu de vez o seu irmão. Ele pede desculpas e diz que essa não era a forma ideal de se marcar um encontro, mas que gostaria de evitar que esses fanáticos se tornassem uma ameaça real para a espécie mutante. A súbita menção da palavra "encontro" faz com que a jovem se acalme e passe a agir de outra maneira com ele.

Em seguida, David é removido do quarto por um membro da seita e é conduzido para um ritual de "imposição de mãos" capaz de "curar a sua mutofilia". David aproveita essa oportunidade para explorar psiquicamente as motivações dos outros participantes e não gosta nada do que vê. Revoltado, o jovem invade a mente deles e mostra o quanto podem estar certos em relação ao perigo e ao temor que sua espécie pode causar. O "rebote psíquico" é enorme, os dirigentes caem no chão e a esfera voadora que o acusa de ser um criminoso espacial reaparece e anuncia a presença de Abigail Brand e sua equipe.
A moça é líder da ESPADA (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena) e diretora de uma prisão espacial. Ela acusa os dirigentes da seita de serem responsáveis pela invasão dos Espectros à Mansão X. Eles negam, mas David é reconhecido por Abigail, que ordena que seus homens fiquem de olho nele. Temendo que sua farsa seja descoberta, ele pergunta em voz alta se ela ainda se encontra com o Doutor Hank McCoy, o Fera, o que provoca a ira dos sacerdotes da igreja e faz com que Abigail receba uma saraivada de cuspes. Em represália, ela ordena que eles sejam jogados "no calabouço mais escuro e profundo" da estação espacial. 

Abigail e sua equipe se retiram, mas ela deixa claro para David que estará atenta ao que ele fizer daqui por diante. A forma astral de Olhos-Vendados também se despede do rapaz, pois precisa assistir a uma aula na Mansão X e pede que ele "ligue" para se verem novamente. Sozinho, David finalmente percebe um livro perdido no chão que se intitula "Minhas Revelações", escrito por Luca Aldine. Na verdade, era algo assim que o jovem procurava desde que Luca o acusou de ser responsável por um genocídio mutante prestes a ocorrer no futuro e que apenas sua irmã poderia impedi-lo mediante sua morte. 


O próximo encontro deste casal tão incomum ocorre no lugar que David chama de "plano onírico", formado pela impressão que o subconsciente humano deixa no universo e é por onde flui toda a energia psíquica. Lá eles acompanham a trajetória do jovem Santi Sardina, que possui um poder mutante dos mais curiosos: o de receber mérito por ações desempenhadas por outras pessoas. Ele mesmo não percebeu isso imediatamente, mas com o tempo esse dom veio lhe causando enorme frustração por não se considerar nada especial. David sugere que ambos encontrem um propósito para ele que possa ao mesmo tempo ajudar a espécie mutante. Para David, o melhor seria que ele utilizasse o seu dom para construir uma carreira política e se tornar o primeiro presidente mutante dos EUA. Ruth não concorda e argumenta que o rapaz seria mais feliz pichando muros, que é o que ele gosta de fazer e poderia fazer sucesso dessa forma.

De repente, ela se vira assustada e avisa a David que "alguma coisa" está para chegar. É a mesma personalidade demoníaca que atacou a menina em Tóquio, mas que agora parece interessada no próprio David. Ela sai abruptamente e aos gritos do sonho e David é forçado a lidar sozinho com a situação. Ele tenta resgatar algum poder que possa lhe ajudar e a única ajuda que recebe é da mesma personalidade que assumiu a forma e os poderes de seu pai. Ela "toma conta" das ações de David e vence a criatura por ele. "Não será você quem matará o rapaz", ela diz, e em seguida devolve o controle para o mutante.  
Já refeito e com muitas dúvidas a respeito do propósito da "personalidade parasita" que o ajudou, ele volta novamente suas atenções para Santi no exato momento em que ele está prestes a fazer uma escolha decisiva para o seu futuro: se entra para o "grêmio estudantil" ou o "clube da arte" de sua escola.

Duas semanas depois, Ruth recebe uma carta anônima na Mansão X, que contém apenas um link de internet. Ela e sua companheira de quarto, Fada, acessam o link em um computador e começam a assistir a um vídeo a respeito de uma exposição de arte chamada "Fracasso" que está sendo aclamada pela crítica e que foi realizada por um artista que insistiu em permanecer anônimo. Longe dali, Santi assiste ao mesmo vídeo e se mostra bem satisfeito com o sucesso de sua exposição. Ruth pergunta a Fada se o vídeo tem algum comentário e a jovem encontra um deixado pelo "Cabeludo356": "Você tinha razão, eu não devia usar outras pessoas para atingir meus objetivos. Mais uma chance? Terça, 20h, eu te busco".  Após a leitura, ela pergunta que tipo de maluco marcaria um encontro numa página de comentários. "Meu nêmesis", Ruth responde, com lágrimas nos olhos e ao mesmo tempo em que é observada por David.
O escritor Simon Spurrier aproveitou essas duas histórias, que não pertencem a um arco específico, para explorar o relacionamento entre David e Ruth mas, mesmo assim, elas são muito interessantes e servem também para amarrar algumas pontas soltas do arco anterior, Pródigo, e lançar "plots" que serão aproveitados mais adiante. Sobre o relacionamento dos dois, acredito que quanto melhor ele se desenvolver, mais impactante será o que quer que esteja para acontecer no futuro e acho que será algo muito bom.

Temos nessas edições a volta do desenhista Tan Eng Huat e continuo não gostando do traço dele, parece até que piorou. A narrativa permanece correta, mas a pobreza dos cenários e a frieza das expressões faciais dos personagens,  que parecem muito mais velhos do que realmente são, não me agradaram. Felizmente, as histórias são tão boas que é possível relevar esses detalhes e as capas feitas pelo Michael Del Mundo, como esta que se encontra no inicio desta resenha, continuam fantásticas e a Panini bem que poderia colocar uma delas como capa de X-Men Extra. 

C@rlos



comments powered by Disqus