quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jovens Vingadores: Fugindo de casa

Tudo começou quando Billy Kaplan, o Wiccano, tentou fazer uma surpresa para seu namorado Teddy Altman, o Hulkling, trazendo sua mãe de volta a vida. Em vez disso, o que fez foi trazer Mãe, um parasita interdimensional com a aparência da Sra. Altman. O casal foi resgatado de Mãe por Loki Laufeyson, o... hã, Loki... mas, ao rumarem para Asgárdia em busca de uma solução para sumir com a criatura maligna, foram atacados por Laufey, pai de Loki. É, a guerra entre pais e filhos continua...



O Rei dos Gigantes de Gelo mostrou-se um oponente muito forte para o trio de adolescentes... felizmente, América Chavez, a Miss América, apareceu a tempo para transformar Laufey em patê (literalmente!). Mas mal um pai foi derrotado, duas mães apareceram – no caso, as mães de América. Para evitar mais um confronto, Loki fugiu com os demais adolescentes para uma boate em Nova York, onde a turma aproveitou para falsificar suas identidades e pedir uma bebida enquanto discutia a situação.



Loki explicou que, em sua atual forma juvenil, ele não tem poder suficiente para banir Mãe de volta para sua dimensão, mas poderia fazer isso se Wiccano emprestasse seu poder. Claro que emprestar poder para o deus da trapaça não pareceu uma boa ideia para os jovens. Claro que América ter contado que o asgardiano havia pedido a ela que matasse Billy também não ajudou nada. E claro que, antes que uma decisão pudesse ser tomada, Mãe apareceu com os pais dos heróis e capturou os quatro, ansiosa para se alimentar das almas de Billy e Teddy.

Em uma única noite, Wiccano e Hulkling foram resgatados pela terceira vez, desta vez por Noh-Varr, o Marvel Boy (que derrubou o grupo de Mãe de forma cinematográfica, cortesia da arte de Jamie McKelvie), e de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira (sim, eles conseguiram fugir dos skrulls no espaço). Na fuga, mais super-pais apareceram, desta vez os de Noh-Varr, que por pouco não impediram a fuga dos super-jovens na nave do herói kree. E eles são só parte de um verdadeiro exército, pois Mãe começou a dominar pais e mães (que também conseguem se reconstituir ao serem esmagados e coisas do tipo).



Cercados no Central Park, os seis adolescentes tentaram pensar em um plano. Como o plano A de Loki (receber os poderes de Wiccano) foi rejeitado de cara, ele propôs um plano B: matar Billy, pois era a magia dele que havia trazido a criatura para a realidade. Mas após constatar que seu pai e a falecida mãe de Kate não estavam entre os pais os atacando, Loki afirmou ter entendido o que estava acontecendo e pediu novamente os poderes de Billy – que no desespero, cedeu-os. E o que o deus da trapaça fez? Fugiu!

Ou pelo menos assim pretendia. Mas sua consciência o fez encarar seus atos, e ele voltou à Terra – bem a tempo de impedir que Billy se suicidasse para deter a ameaça. Dividindo os poderes de Wiccano entre todos os heróis, o sexteto conseguiu deter o exército de pais – mas apenas temporariamente. O jeito foi carregar os motores Kirby da nave de Noh-Varr, movidos a imaginação (qualquer semelhança com um certo ícone da Marvel é mera coincidência... ou não) e fugir.



Pois, segundo Loki, Mãe infectou os seis, e sempre que eles estiverem perto de pais ou mães, estes os atacarão (mas voltam ao normal quando os jovens se afastam); no caso de pais mortos, como Laufey, eles só se manifestariam se um dos adolescentes estivesse perto do local onde morreu – mas isso não se aplica aos genitores de Noh-Varr e Miss América, que morreram espalhados pelo multiverso. Assim, resta aos agora declarados Jovens Vingadores fugir de casa (e da Terra) até encontrarem uma solução para deter Mãe.

Assim termina a segunda parte do primeiro arco dos Jovens Vingadores na fase Nova Marvel, publicado nas edições 5 a 7 de Homem de Ferro & Thor. A nova série é, ao menos até agora, uma leitura contagiante, seja pelos roteiros de Kieron Gillen (repletos de referências à cultura jovem, e desenvolvendo um interessante conflito entre pais e filhos, algo não tão incomum na adolescência), seja pela arte dinâmica e metalinguística de McKelvie. Depois de um longo hiato, os Jovens Vingadores estão de volta e em ótima forma!

...Como? Por que o Célere e o Patriota não estão na equipe em vez de Loki, Marvel Boy e da sensacional porradeira Miss América? Calma, teremos essas respostas já no próximo arco... ou não? Acompanhem-nos e descubram! Até lá!

comments powered by Disqus