quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Wolverine: Enfim, Morto!


Nos últimos dois anos, a vida de Wolverine virou do avesso. Com seu fator de cura travado, Logan teve que se acostumar a ser precavido e até mesmo a dar mais valor a sua vida. Em contrapartida, foi humilhado pelo seu maior arqui-inimigo e teve até mesmo que se bandear temporariamente pro lado dos vilões para tentar dar a volta por cima. Sem muito, tudo o que lhe resta agora é encarar seu inevitável fim.

Mesmo após procurar gênios como Reed Richards, Wolverine não conseguiu reverter os efeitos do vírus do microverso que anulou seu fator de cura. Limitado, foi recomendado até mesmo que ele sequer projetasse suas garras para não sangrar até morrer. Assim, sendo presa fácil, Wolverine foi caçado pelo seus antigos adversários. Mas isso não significaria que ele se entregaria fácil.

Na Columbia Britânica, ele espera por mais um de seus inimigos. Depois de deixar pistas num bar local, é a vez do Bazuca ir atrás dele. No local, vemos uma trilha de ninjas, agentes da IMA e HIDRA que não sucederam na missão de caçar o baixinho. O androíde nacionalista não consegue ir muito longe. Logan o detona e insiste em saber quem está colocando a cabeça a prêmio. A resposta não podia ser mais surpreendente - Víbora, a regente de Madripoor e sua ex-esposa.

Sob disfarce, Wolverine segue para Madripoor e consegue dar um jeito de ter uma "reunião" com a Víbora. Após detonar sua guarda pessoal, ainda havia um elemento surpresa. A moça estava de posse de um "bichinho de estimação", o Dentes de Sabre, capturado depois de sua prisão da SHIELD e forçado a obedecê-la. A já histórica luta entre os dois começa, revivendo momentos celebres do passado dos arqui-inimigos em paralelo a uma briga sangrenta no presente.

 

Wolverine teria perdido essa se não fosse a interrupção providencial da Lady Letal. Eles deixam Creed escapar e Letal explica que é Ogun quem está atrás de Wolverine e de todos que possuam adamantium em seu corpo. Antes de ambos se unirem para caçar o vilão, Letal se dá conta que Wolverine perdeu o fator de cura e se questiona se não vale a pena lhe dar uma morte imediata e honrada ali. Isso já daria a Ogun o corpo portando adamantium que tanto queria.

Então, mais uma vez surge um novo personagem para dar uma ajuda providencial a Wolverine. Kitty Pryde aparece pronta para dar um pau na vilã e oferece uma das cenas de luta mais legais com a personagem. É algo realmente marcante... e bem dolorido para Letal. Kitty também vem com uma espécie de antidoto bem providencial para ajudar o amigo. É uma espécie de fator de cura de efeito limitado.


Os dois seguem por Tóquio tentando buscar mais pistas sobre o paradeiro de Ogum e logo Wolverine percebe um padrão esquisito no comportamento da amiga. Pelo visto, mais uma vez Kitty foi possuída por Ogum e vai a todo custo querer derrubar Logan. É uma briga que remete a clássica minissérie protagonizada pelos personagens e acaba que Kitty consegue controlar parte de seu corpo e obriga Ogum a deixá-la em paz.

A última pista traz o nome de Abraham Cornelius a tona e Wolverine finalmente entende porque estão o caçando ou qualquer outro personagem que tenha vínculo com adamantium. Suas buscas no Japão o levam para um armazém abandonado onde está lá o corpo morto de Cyber, outro vilão clássico de Logan. Agora que tem o que quer, Ogum quer apenas que Wolverine não se meta. Ate oferece o antidoto com fator de cura para Logan desaparecer e esquecer tudo. Wolverine nega.

Então, temos o desfecho final de tudo numa instalação secreta em algum ponto esquecido do deserto do Grande Canyon. Lá, Wolverine encontra Cornelius e descobre seus planos de refazer o projeto Arma X do jeito certo. Depois dos testes em Wolverine, ele sabe que só precisava replicar um fator de cura em suas cobaias e elas receberiam sem rejeição o adamantium. E desta vez, ele usaria homens que realmente merecem este upgrade. Ele só precisava que o soro fosse remodelado para durar sempre e a presença de Wolverine o ajudaria nisto.

Para surpresa de Cornélius, Logan corta seu pulso e mostra que perdeu o fator de cura. O doutor se mostra irritado e convoca um de seus capangas, o agora aprimorado Major Sharp. E enquanto Wolverine apanhava, Cornérlius deu seguimento a sua experimentação em cobaias humanas.

Após derrubar Sharp, Cornélius ativou o processo de transferência de Adamantium para os corpos e fugiu. Sem muito tempo para pensar, Wolverine não viu outra solução para salvar as cobaias a não ser destruir o tanque de adamantium. No processo, Logan acabou sendo englobado pelo metal líquido esfervecente pelo corpo todo. A única coisa que conseguiu fazer antes de perecer foi salvar as pessoas na mesa de operação aplicando o soro de fator de cura neles.

Revolvido por adamantium que começava a endurecer em seu corpo, Logan ainda conseguiu matar Cornélius antes deste escapar. Por fim, já com o metal ficando frio, ele se ajoelhou ao sol poente. E permaneceu ali eternamente e esquecido, como uma estátua do metal que sempre o definiu.

 

É um fim medíocre para o Carcaju. Diferente de outras minisséries que foram pensadas e bem trabalhadas sobre sua origem ou revivendo momentos marcantes da longeva vida de Wolverine, isso aqui chega a ser desonroso. E não dá pra culpar o roteirista Charles Soule, por isso, que nitidamente foi pego no meio de um plot montado por outros para simplesmente fechar essa história. Também não dá pra falar mal de Steve McNiven, que temos que confessar que estava altamente inspirado nessa minissérie.

Dá pra sacar de cara que todos os problemas aqui vem de planejamento editorial, inclusive que veio cheio de erros de continuidade graças a Mike Marts. De personagens que foram sem explicação nenhuma jogados na trama - Como o Bazuca que já estava morto a um Dentes de Sabre que foi reduzido a nada depois de quase comandar o tentáculo. As resoluções de cada capítulo são jogadas e as motivações dos personagens soam artificiais. O final também acaba sendo pífio e cheio de dubiedade, o que poderia ainda nos fazer acreditar numa possível volta do baixinho. Mas seria ainda assim muito forçado.

Enfim, não é algo que Logan merecia. Por mais que não se gostasse dele. Queria acreditar que Paul Cornell teria uma ideia melhor antes de ser afastado da história. Mas isso fica pra um possível 'what if' futuro. E o que resta é apenas um legado que ainda será mostrado nas páginas da revista mensal de Wolverine - que sim, ainda continua pela Panini.

comments powered by Disqus