sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Wolverine e os X-Men: Decisões Ruins


Antes de morrer, Logan tentou resolver algumas "pontas soltas" de sua vida como a proibição de sua biografia não autorizada feita por uma ex-namorada, garantir o funcionamento da Escola Jean Grey para Estudos Avançados e aprofundar o seu relacionamento com a X-Man Tempestade.

Faltava ainda se entender com um de seus alunos mais promissores e problemáticos, o jovem Quentin Quire, que fugiu mais uma vez da EJG depois de testemunhar o assassinato de sua versão futura. Esse encontro promete ser difícil, como veremos a seguir no epílogo do arco "Sem Futuro?", escrito por Jason Latour e desenhado por Jorge Fornes. Ele foi originalmente publicado em Wolverine and The X-Men #9 e aqui no Brasil em Wolverine #8 pela Panini.

Logan descobre que ele está comemorando seu 17o aniversário numa festa à fantasia no Clube do Inferno de Nova York, última aquisição da Corporação Fênix, que tem Quire como seu milionário diretor. O canadense entra disfarçado com um capacete de Magneto e uma camiseta "Eu estava certo" e fica surpreso ao encontrar alguns de seus alunos por lá. Ele também encontra Mística, que o deixa nas mãos de alguns seguranças que querem uma revanche contra ele, já que atualmente se encontra sem seu fator de cura.


Mística se afasta e tenta convencer Quentin a resolver logo sua situação com Logan e lhe oferece seu apoio. A muito custo, o canadense sobrepuja seus oponentes e finalmente seu ex-aluno se apresenta diante dele, depois de "desligar" os convidados de sua festa.

O diálogo se inicia e não é nada amistoso. Quire não quer que Logan se intrometa em sua vida pois não gostou nada de ver o "herói" que se tornaria no futuro sob a orientação dele. Logan pede desculpas ao jovem e diz que no fundo ele se importa com a escola, mas se "borra de medo" por não se sentir à altura das expectativas. O canadense acrescenta que "todo mundo encara a morte mas não se pode ter medo de viver". Quire se ofende com a indireta e controla mentalmente os convidados da festa para agredir seu ex-professor. 

Logan não reage ao se ver diante de pessoas fantasiadas de mutantes com quem falhou no passado, na opinião de Quire. Finalmente, Logan pede que seu ex-aluno pare o que está fazendo e admite que ele não precisa provar mais nada para ninguém. Quentin obedece e diz que "posso destruir qualquer um quando quiser, mas não sou como você, Xavier, Magneto, Jean Grey e aqueles Summers babacas". Em seguida, Quire cria uma estampa em sua camisa que diz "Você perdeu" para ironizar a de Logan e ordena que ele "caia fora do meu clube".   Derrotado e exausto, não resta mais nada para Logan a não ser se retirar.  


Achei esse epílogo muito fraco. O diálogo entre Logan e Quire, que pretendia ser o clímax emocional da história, ficou repleto de clichês e acho que o escritor Jason Latour não foi muito feliz neste momento. De interessante, a referência àquele que talvez seja o X-Man mais "restolho" de todos os tempos, Maggot, chamado pela Editora Abril de Larval e pela Panini de Verme. Acho que, neste caso, a Panini poderia ter mantido a denominação da Abril para a referência não ficar despercebida para os leitores brasileiros. Os desenhos de Jorge Fornes não dizem nada de novo em termos de traço e narrativa, mas funcionam a contento. 

C@rlos

comments powered by Disqus