segunda-feira, 8 de junho de 2015

Wolverine e os X-Men: O Amanhã Nunca Aprende


Após uma passagem brilhante de Jason Aaron pelo título, temos agora o seu relançamento pelas mãos do roteirista Jason Latour e o desenhista Mahmud Asrar, que continua a narrar a saga dos alunos da Escola Jean Grey para Estudos Avançados e o relacionamento complicado com seus professores. O ponto de partida é o arco "O Amanhã Nunca Aprende", publicado lá fora em Wolverine and The X-Men #1 a #6 e aqui no Brasil em Wolverine #1 a #5 pela Panini.

A história começa no futuro, onde a jovem Idie Okonkwo se encontra nas ruínas da EJG. Ela corre, com ar determinado, na direção de dois ex-colegas de escola que travam um combate mortal: Quentin Quire, detentor da Força Fênix e Evan, o clone de Apocalipse criado por Fantomex, que traja a armadura de En Sabah Nur. Atrás da moça, podemos ver o túmulo do diretor fundador da escola, James "Logan" Howlett, mais conhecido como Wolverine.


No presente, Quentin Quire se mostra insatisfeito com seu novo papel de "professor-assistente" na EJG e Idie tenta encorajá-lo. Enquanto isso, a escola recebe uma nova aluna, Lin Li, logo apelidada por Ocular, o editor do jornal da escola, de Natural. Logan se encontra no "Mundo", uma espécie de dimensão compacta que abrigva o Programa Arma Extra para encontrar Fantomex e trazê-lo à EJG. Logan traz Evan consigo para ajudá-lo e, só por causa disso, Jean-Philippe aceita a oferta. Acaba sobrando para a Diretora Ororo Munroe, a Tempestade, a missão de tocar o "dia a dia" da escola na ausência de Logan, ainda mais que vários outros professores foram liberados para tratar de seus assuntos particulares. 

A vida de Quentin Quire também não anda fácil na escola. Além da dificuldade de assumir seu novo papel, ele enfrenta a desconfiança de seus colegas, especialmente de Julian Keller, o Satânico, que não o aceita como "futuro Fênix". O próprio Evan parece estar ressentido com  Quentin, provavelmente por também ser apaixonado por Idie. Em seguida, Tempestade é avisada por Hisako, a Armadura, de que uma misteriosa Corporação Fenix está anunciando uma mensagem em todos os aparelhos de  comunicação possíveis: "eleve-se". 

Quentin decide ir por conta própria para a sede da Corporação. Para isso, ele se apropriou de um dos "bamfs" que infestam a EJG para utilizar seu poder de teleporte. Chegando no lugar, ele é recebido por um viajante temporal chamado John Fiel. Este o coloca em contato com sua versão futura, que lhe mostra em detalhes o que lhe aguarda nos próximos anos. Quire fica atordoado com a experiência e cai. Subitamente, Logan e Tempestade invadem o local, alertados por Idie de que Quire havia fugido mais uma vez da escola. John parece conhecê-los muito bem e se livra dos dois com facilidade. Durante o combate, ele revela que foi criado por Sacerdotes Askanis, que são adoradores da Fênix e inimigos mortais de Apocalipse. O propósito dele é claro: ir até a EJG e assassinar Evan para evitar uma nova ascenção do poderoso mutante. 


No interior da Corporação, Quire tem uma "conversa telepática" com Edan Younge, que se apresenta a ele como o presidente da organização e o leva até uma espécie de "local sagrado" para a Fênix. Quentin não o leva à sério, mas Younge se oferece para ajudá-lo a controlar a entidade cósmica. Eles também são interrompidos por Logan e Tempestade e Quire se aproveita disso para se livrar de seu "amigo".

Enquanto isso, John Fiel chega à EJG e os alunos têm a ingrata missão de enfrentá-lo. Ele tenta convertê-los à sua causa e mostrar os horrores que acontecerão no futuro, se Evan não for detido por quem quer que seja. 


Quire escapa de seus professores mais uma vez e vai até a Nova Escola Xavier para Jovens Superdotados procurar a orientação de Scott Summers, o Ciclope, que já foi hospedeiro da Fênix e assassinou seu mentor, Charles Xavier, neste período. Na Corporação, Logan e Tempestade ainda são obrigados a lidar com as bizarras serviçais de Younge. Com a confusão que se segue, este corre para uma sala onde se encontra uma espécie de fragmento da asa da entidade cósmica chamado "espada da fênix". Ororo deixa Wolverine para voltar à escola e socorrer os alunos e o canadense confronta Younge sozinho, mas é aprisionado. 

Quire conversa com Scott e o põe a par do que descobriu sobre Younge: este é bem mais velho do que aparenta e encontrou a "espada da fênix" muitos anos atrás; com o tempo, aprendeu a captar pequenas faíscas da entidade cósmica e a renascer. Quire acrescenta que tudo está acontecendo como sua versão futura lhe mostrou. Scott o ouve, mas apenas confessa sua impotência de ter lidado com a Fênix de maneira tão desastrosa. 

John Fiel entra na Mansão X e Fantomex é a última linha de defesa. Jean-Philippe sabe que não pode fugir, para que Evan não pense que é assim que se resolve as coisas. Contudo, o viajante do tempo sabe que Evan está dentro do "Mundo" e quer se apossar do objeto, mas é expulso pra fora da Mansão com a ação conjunta de Ocular, Idie e Natural. Isso pode não ser suficiente, pois John é capaz de controlar mentalmente as criaturas que vivem no "Mundo" e se vale disso para alcançar seu objetivo.


Quire e Ciclope invadem a Corporação Fênix para libertar Logan. Quire deduziu, com a ajuda de Scott, que não faz sentido John Fiel vir de um futuro destruído por Apocalipse se este seria morto por Quire antes disso. A resposta mais óbvia, por eliminação, é que Quire não mataria Evan no futuro e que o verdadeiro problema é a própria Fênix. 

Ao avistarem Scott, as auxiliares de Younge se prostram aos pés dele por o reconhecerem como um "grande parceiro da Fênix". A situação se acalma um pouco, mas Younge e Quire pegam um "bamf" emprestado e se teleportam para o laboratório de Henry McCoy, onde se encontra um dispositivo de viagem temporal. Em seguida, Quire ordena que Younge o utilize para levá-lo diretamente até sua versão futura. Outro "bamf", que Logan chama de "Charli", traz ele de volta para o jardim da Mansão. A criatura deixa Logan de lado e corre para a direção de Idie e ambos desaparecem no teleporte. Eles ressurgem no interior do Laboratório e o "bamf" mostra a Idie aonde Quire está. Ela entra no dispositivo para ir atrás dele, sob protestos de Logan 


O reencontro do casal não é muito amistoso. Quentin tenta explicar que Fenix, sua versão futura, mandou Younge matar Evan para "salvá-lo" no presente. Younge revela que as ações do "jovem" Quire tiveram êxito em modificar o destino do homem que será, mas isso trará consequências. Em seguida, o poder da entidade cósmica põe a Mansão X abaixo e Logan, já muito idoso, é gravemente ferido por Fênix. 

No presente, o corpo de John Fiel tomba inerte após receber uma descarga elétrica de Tempestade. Na verdade, a mente dele já estava no interior do "Mundo", onde se encontra em confronto direto com Evan, ou ao menos pensa que isso realmente está acontecendo. Mas isso não passa de uma ilusão criada por Fantomex, que criou uma "fantasia de vingança" enquanto Evan se encontra em perfeita segurança. Mais tarde, John acabaria sendo efetivamente aprisionado na "cadeia" que existe lá. 


No futuro, Fênix revela que Evan se tornaria "problemático" demais e largaria a EJG para trilhar seu próprio caminho. Fênix foi chamado para detê-lo e apenas Idie ficou entre os dois, mas ele não poderia matar um sem condenar o outro. A jovem acabaria se tornando a cavaleira "Morte" do Apocalipse e Fênix seria encurralado entre eles. Para detê-lo, Fênix usou a Cérebra para aprisioná-lo dentro de sua própria mente e mandá-lo para o Kansas, de maneira similar ao que Fantomex fez com Evan no passado. 

Fênix foi aclamado como herói, mas ao voltar os seus olhos para o passado, decidiu manipular os acontecimentos para salvar a todos daquilo que estaria destinado a se tornar. Parece que derrotar seu maior adversário o faria se tornar uma ameaça ainda maior. O Logan "futuro" é o primeiro a se aperceber deste fato e avisa ao Quire "jovem" que eles só estão vivos até agora porque Fênix quer ser detido de uma vez por todas. O rapaz encontra a "espada da fênix" e decide tomar a própria vida para fim a isso tudo. Fênix o impede, mas é atacado selvagemente por Logan. Quire e Logan são repelidos e Idie, teleportada para perto de Fênix por "Charli", crava a "espada" no peito dele e põe fim à sua vida. 

No presente, as coisas começam a voltar ao normal. O surpreendente desempenho dos alunos na briga contra John Fiel causa um misto de admiração e preocupação para seus professores. Quire decide mais uma vez abandonar a EJG e, com o desaparecimento de Edan Younge no futuro, assume o controle da Corporação Fênix, para decepção enorme de Logan. Tempestade tenta consolá-lo, dizendo que "seja lá o que o amanhã nos reserva, não se relaciona mais somente a você". 

Jason Latour teve o mérito de manter algumas das boas ideias de Jason Aaron, como colocar os alunos da EJG como os verdadeiros protagonistas do título, com destaque para o triângulo formado por Quire, Idie e Evan. Pessoalmente, gosto muito mais dessa turma da EJG do que a da Nova Escola Xavier. Uma boa ideia do escritor foi colocar os "bamfs" como parte importante do enredo, não apenas como um "alívio cômico" da série. Achei muito boa a cena em que Scott descobre que Logan batizou um dos "bamfs" com o nome do Professor X, e o canadense se justifica dizendo que "achou Larval meio ruim". 


Infelizmente, o enredo se desenvolveu de maneira complicada demais para o meu gosto. Histórias que lidam com viagens temporais e realidades alternativas já são mais difíceis de serem entendidas e se o escritor não solta umas "pistas" para o leitor se orientar bem, ele se perde na história, como acho que aconteceu aqui. Fora as pontas soltas, como um acidente provocado por um teleporte dos "bamfs" em que Doop acode um caminhoneiro gravemente ferido, com ninjas (?) mortos ao redor e leva, em seguida, um tigre (?) numa motocicleta (?), que provavelmente fugiu do caminhão e não é mais visto neste arco. Ou quando Scott permanece na Corporação Fênix, enquanto Logan volta para o confronto na EJG. Será que ele pretende ser o novo professor de Quire, que assumiu o controle da organização? Só o tempo dirá.

O desenhista Mahmud Assar fez um bom trabalho, especialmente em uma história tão confusa de entender e, ainda que seu traço não seja empolgante, fez um trabalho de narrativa muito bom que outros, talvez, não teriam feito tão bem. 

C@rlos

comments powered by Disqus