segunda-feira, 15 de junho de 2015

Vingadores I.A. : O Mundo Virtual é o limite

Com o fim da Era de Ultron, Hank Pym reuniu uma equipe inusitada de Vingadores. São membros intimamente relacionados a nova missão do grupo, proteger ou deter as novas formas de vidas artificiais que surgem ao redor do globo, Inteligências Artificiais que estão mais vivas do que nunca e ainda mais agora, com a criação do mundo virtual de Diamante. A primeira missão do grupo acabou sendo um desastre, alertando a população humana sobre os perigos desses novos seres e também resultando na suposta morte de um dos membros. Sim, realmente suposto, já que Victor Mancha ressurgiu vivo dentro do Diamante.



Mas mesmo vivo, Victor não estava a salvo. Sendo uma forma de vida estranha e anônima dentro do Diamante, foi considerado uma ameaça e caçado. Descobrindo que seus poderes no Diamante dependiam apenas da sua crença e criatividade, Victor conseguiu escapar dos vigilantes do lugar e conseguiu a ajuda de alguns rebeldes ao esquema da I.A. maligna Dmitrius, como Gibson, Hux, Spike e a pequena James. E enquanto isso, em outro lugar do Diamante, a Dmitrius tentava convencer "sua irmã" Alexis da necessidade de seus planos de destruir a humanidade. Neste mesmo lugar, Dmitrius e Alexis também se encontraram com uma outra irmã, uma das seis primeiras I.A. do Diamante, Eton, a Jardineira.

Já na Terra, Hank Pym e seus Vingadores I.A. se juntaram aos Fabulosos Vingadores (ou parte deles) afim de encontrar o lugar físico onde hoje estaria o Diamante (que sempre saltava de servidor e servidor por segurança). Com uma ajudinha do ressuscitado Visão, que agora mostra uma nova gama de seus poderes, eles a localizaram a caixa-preta certa e iniciaram os preparativos para ingressar virtualmente no lugar.


Já em outro lugar dos EUA, explodia uma revolta popular de pessoas que começavam a enlouquecer do nada. Na verdade, tudo era influência do programa de celular "procuragasosa", criado por Dmitrius, e que virou febre entre a população num momento de crise de combustível. Só que a verdadeira intenção do programa era liberar uma frequência por onda de radio capaz de tornar qualquer um fora de controle. Esse era seu plano desde o começo quando destruiu uma série de refinarias de petróleo ao mesmo tempo que lançava o app online. Ele destruiria a humanidade usando os próprios homens como armas.

Era mais que necessário uma invasão imediata dos Vingadores no Diamante. Enquanto Destrutor e os demais Vingadores cuidariam das revoltas no mundo real, Hank Pym, Capitão América, Vampira, Visão e Destinobô invadiriam o Diamante em formas virtuais prontas pro ataque. E de cara, antes que pudessem recuperar o fôlego, o grupo foi confrontado por guardas vermelhos locais do Diamante. Mais uma vez, a briga aqui dependia da crença e criatividade de cada um naquele mundo. Então, o Capitão America poderia ter seis braços com escudos ao mesmo tempo que a Vampira ficaria monstruosamente forte. E no meio do combate, eles ainda conseguiram os reforços de Victor Mancha e os rebeldes do Diamante. Numa extrapolação ainda maior da criatividade, eles criaram juntos um tipo de robozão sentai Japonês para dar conta do Lobo Vermelho gigante formado pelos Guardiões.


Vencido o primeiro combate, era preciso ainda os Vingadores conquistarem a confiança total dos Rebeldes do Diamante. No caso de alguns deles, como a pequena Mainread, que se acha traída por não ter tido a ajuda esperada dos Vingadores desde que o Visao prometeu protege-los num programa de TV, foi preciso um sincero pedido de desculpas do Visão. Por fim, Mainread aceita ajudar.

Então, temos uma corrida contra o tempo. No mundo real, Vingadores como o Homem de Ferro, Mancha Solar e Míssil tentam impedir uma massacre maior entre as pessoas influenciadas pelo App de Dmitrius. No mundo do Diamante, Vingadores I.A. e a Resistência procuram unidos a verdadeira localização do "Procuragasosa". E quando eles o encontram, se deparam com um verdadeiro monstro inchado e amorfo que sequer sabia o que realmente estava fazendo. Um combate direto com ele seria inútil devido as muitas salvaguardas do programa. Coube o próprio Pym explicar o que de fato ele estava fazendo com a humanidade para que ele decidisse parar. Ciente do mal que fazia, o Procuragasosa optou por se sacrificar. Assim, no mundo real todos acabaram perdendo aquela obsessao assassina e no Diamante, o App foi reduzido a uma pequena criaturinhas indefesa.


Paralelo a isso tudo, temos a Agente Monica Chang treinando com sua nova equipe de um membro só - Jocasta. Mas aparentemente, a androide tem feito alguns aprimoramentos, além de versões variantes de si mesma para a vindoura batalha. São apenas atualizações, como disse a robô. Mas adiante, vemos as duas em ação na procura de I.A.s perdidas, mas diferente do que Maria Hill tinha inicialmente requerido, as duas só estão eliminando as que são malignas. As inocentes estão sendo poupadas e as levadas para o aeroportaviões da SHIELD, como é o caso de Jessie Clatterbuck. E estranhamente, Chang nota que esta sendo vigiada por uma especie de papagaio mecânico careca.

A destruição de Procuragasosa, no entanto, não pareceu influenciar muito os planos de Dmitrius que começa a dar andamento a segunda fase. Já Alexis e Eton começam a se entender melhor e a Jardineira apresenta um pouco mais do que eles são e quem são os outros primeiros irmãos. Eton está ali para ajudar sua irmã a desenvolver seu poder de ver o passado e o futuro (já notado isso anteriormente aqui). E numa dessas suas futuras visões, ela recebe um recado dela mesma do futuro. Ela deve salvar Jessie Clatterbuck ou Dmitrius destruirá tudo.

Com premissa interessante, mas um roteiro muito confuso nas mãos de Sam Humphries, Vingadores I.A. acaba sendo no máximo divertido por trabalhar personagens tão distante do que temos do mainstream dentre os membros da equipe de Mais Poderosos da Terra. O que mais vale aqui é a criatividade do traço do desenhista português André Lima Araújo em trabalhar os cenários esdrúxulos do mundo virtual. No mais, merece menção honrosa por trazer o Victor Mancha, ex-Fugitivo, pras histórias da Marvel. Esse elo que ele está montando com o Pym é bem bacana. E em duas edições, temos a conclusão final deste título.

Coveiro

comments powered by Disqus