quarta-feira, 14 de junho de 2017

Fabulosos Inumanos: Filho Meu

Depois de um longo tempo afastado de seu povo, Raio Negro está de volta. Muita coisa mudou em Attilan desde então. Novos Inumanos surgiram e a nuvem terrígena que agora assola o planeta causa um grande mal aos mutantes. Medusa, sua outrora esposa e ainda Rainha, tem um novo amor, Johnny Storm, o Tocha Humana. Mesmo que esse ultimo fato traga um pouco de desconforto, Blackagar Bolgaton não está ali para brigar por seu lugar, mas sim para salvar seu filho.



Como vimos na edição #0 e #1 de Fabulosos Inumanos, Ahura estava com a vida em risco e Raio Negro teve que entregar o jovem nas mãos do vilão para que ele pudesse viver. O Rei Inumano até tentou, sem muito sucesso, quebrar o acordo com Kang e tomar de volta seu filho, mas não obteve sucesso num primeiro ataque que fez junto aos fiéis Tritão e Leitor. Agora, pediam ajuda a sua esposa e requeriam um reforço de mais Inumanos para criar uma grande força-tarefa de resgate.

Contudo, durante a reunião do Conselho de Guerra para elaborar o próximo passo, o mutante Fera percebeu que algo de estranho estava acontecendo com a linha temporal. Gorgon, que estava paralítico desde o ataque de Linhagem, foi simplesmente apagado da existência. Imediatamente, McCoy criou uma bolha atemporal pra proteger parte daqueles presentes. Fora dela, todos os demais inumanos iam desaparecendo um a um. Tudo aquilo só podia ser obra do Conquistador e eles tinham que achá-lo no tempo certo  o quanto antes. Coube ao Tocha Humana, ir atrás de dois artefatos - o códice inumano e o historikon - para que a jovem neo-inumana Iso os estudasse e pudesse orientar onde exatamente o tempo estava sendo alterado por Kang. No caminho, Tocha tentou salvar os neo-inumanos Rede e Inferno, mas ambos foram apagados antes de ele voltar a bolha temporal.



Enquanto isso, vemos em vários interlúdios no decorrer dessa história o jovem Ahura sendo orientado por Kang a destruir lugares e mudar eventos da história de forma bastante pontual.  A repercussão disso, no final de tudo, foi o sumiço completo de Attilan no nosso presente. Leitor então realizou a primeira leitura de cartas do dia e voltou em um ponto no tempo onde pudessem localizar Kang. Só que ao encontrar o homem na armadura do vilão, descobriram que Kang estava morto e um já velho e insano Ahura tomou o seu lugar.

O poder de Ahura é finalmente revelado aqui. Ele é capaz de criar projeções astrais de si mesmo e controlar individualmente cada uma delas. Ordenou que seu exército de fantasmas atacassem sem piedade sua antiga família e os amigos dela. Raio Negro deixou que Johnny Storm fosse contra o seu filho, temendo que ele não fosse capaz de fazer o necessário, mas silenciosamente o lembrou que ele não deveria fazer mal. O poder de Ahura, no entanto, era muito maior e o Tocha foi possuído por uma das formas astrais do inumano e se voltou contra seus colegas. Johnny atacou os colegas com força Nova e Raio Negro teve que gritar para detê-lo. Isso separou Johnny da projeção psiônica que o possuía. O corpo físico de Ahura mal suportou o ataque indireto, e tombou desacordado, sendo imediatamente resgatado por suas outras formas astrais. Johnny foi salvo por Medusa e assim a batalha aparentemente se encerrou por aquele dia.


Fora de seu tempo, os Inumanos tiveram que se abrigar num castelo construído pela leitura de uma segunda carta do Leitor. Mal se acomodaram e o velho Ahura bateu a porta deles convocando seus pais para uma conversa. Diante deles, o filho corrompido pelo tempo confessou seus crimes, falando como aceitou os desmandos de Kang e no final o matou quando ele não era mais necessário. Assim, ao seu modo, Ahura era agora um Conquistador, se autoproclamando mais filho de Kang do que de Raio Negro e Medusa. O casal inumano viu que ali não poderiam mais salvar Ahura e Raio Negro matou a versão envelhecida e corrompida de seu filho.


A próxima batalha dos Inumanos aconteceria em outro tempo. Assim, voltamos até o passado longínquo de uma Attilan ainda mais antiga, momentos depois de Kang chegar com o casulo de Ahura e entregar o inumano aos cuidados de Randac, mero cientista nessa época, para salvar o jovem inumano. Randac ainda conhecia pouco dos processos da terrigênese, mas pareceu satisfeito em ajudar o recém eclodido filho de Raio Negro. E é esse o ponto da história que o leitor viu faltando pra entender por completo essa história. Não muito tempo depois, Kang vê em seus sensores que há mais invasores temporais ali perto da antiga Attilan.

É nesse momento que se repete o resgate sem sucesso de Raio Negro, Tritão e Leitor que discutimos na resenha anterior. Tudo se repete como aconteceu, mas o que Kang não estava ciente é que um outro grupo de invasores também se transportou para aquele exato momento e se beneficiou da situação para enganar o Conquistador. Medusa aproveitou enquanto o vilão estava ocupado para ir até a antiga Attilan e ver o jovem Ahura ainda bom e inocente ali. O garoto ficou muito tempo preso naquele casulo e com isso  não reconhecia os neo-inumanos e muito menos entendia a presença do Fera ou Tocha Humana no grupo.

Medusa revelou ao jovem tudo o que sabia através das imagens gravadas no historikon. O inumano ficou confuso e em choque, sem entender como alguém que o salvou como Kang poderia querer forçá-lo a tudo aquilo. Então, Kang voltou até ali e descobriu que foi enganado.Vendo seus planos destroçados, atacou a antiga Attilan com um exército que convocou do futuro. Então, pegou Ahura e o fez de refém na frente dos pais. Desta vez, no entanto, nem Raio Negro e nem Medusa precisaram intervir. Ciente dos dons que iria desenvolver, Ahura criou uma forma astral sua para possuir Kang e assim fazê-lo parar. Como vingança, exigiu que nunca mais o Conquistador interferisse em questões inumanos ou isso seria sua morte. E assim, o vilão desapareceu e o filho perdido dos inumanos finalmente pode voltar pra casa.



Encerra-se o primeiro arco de histórias dos Fabulosos Inumanos nessa nova fase da Marvel. Charles Soule retoma os personagens que já vinha trabalhando com um arco ainda mais audaz, cheio de portas abertas interessantes para se resolver e muito bem acompanhado da arte de Steve McNiven. O artista por sinal faz um trabalho muito bom com a linguagem corporal do Raio Negro, desde a parte divertida em que ameaça o Tocha Humana no começo da edição #2 como também nos momentos sutis de tristeza no olhar que o Rei Inumano desfere para seu filho. Certamente, dentre aquilo que já fez pra Casa das Ideias, Inumanos é algo que Soule realmente sabe o que faz.


O que foi resumido aqui você encontra nas edições 3 a 5 de Universo Marvel. Fica de olho que em breve tem mais história dos Fabulosos Inumanos por aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus