terça-feira, 25 de julho de 2017

O Velho Logan: A Cidade na Fronteira


O Velho Logan mal chegou em nossa realidade e já se envolveu com uma série de problemas e retomou os seus laços com os X-Men. Agora, ele decide partir em uma missão de cunho pessoal no extremo norte do Canadá, na cidade de Killhorn Falls, que passa a maior parte do ano sitiada pela neve. O que levaria Logan para um lugar tão inóspito? É o que veremos a seguir no arco "A Cidade da Fronteira", escrito por Jeff Lemire e desenhado por Andrea Sorrentino. Ele foi originalmente publicado em Old Man Logan #5 a #7 e aqui em O Velho Logan #9 a #11 pela Panini.

Quando Logan chega a seu destino, ele é tomado por uma série de lembranças. Ele havia sido induzido a matar todos os X-Men de sua realidade e queria por fim à própria vida. Quando percebeu que não conseguiria fazer isso, ele enterrou o seu uniforme e se dirigiu ao complexo da Arma X. Ao chegar lá, percebeu que não estava sozinho. Um grupo havia ocupado o local. A recepção foi hostil, mas uma jovem chamada Maureen o acolheu e evitou que acontecesse o pior. Mais tarde eles se apaixonariam e constituiriam uma família.

Agora, na fronteira do extremo norte do Canadá, ele se encontra diante da mesma garota, ainda criança. Logan sabe que a história entre eles jamais se repetirá, mas quer evitar a todo custo que aconteça com ela tudo de ruim que aconteceu com a Maureen de sua realidade. Infelizmente, sua chegada não passa despercebida por alguns de seus mais terríveis inimigos, Lady Letal e os Carniceiros.


Logan se adapta muito bem à vida naquela comunidade. Maureen e sua mãe pede que ele ajude a encontrar seu cachorro, Burguer, que desapareceu. Logan fareja o animal e percebe que algo terrível aconteceu com ele. Em seguida, Logan é atacado brutalmente por um dos Carniceiros. Logan reage à altura e liquida seu inimigo. Logan sabe que eles nunca agem sozinhos e pede que o xerife leve toda a população da cidade para a pedreira para defendê-los. Infelizmente, Maureen e outras crianças de sua escola ficaram para trás, no porão da igreja.

Logan corre para lá e chega bem a tempo de evitar que outro carniceiro matasse todas elas. Ele tira as crianças de lá, com Maureen à frente e fareja a aproximação de mais um inimigo, com um refém: "Se entrega ou morre todo mundo nesta cidade", ele diz.

Logan o elimina rapidamente e salva o refém, mas é atacado por trás por outro. Este revela que Lady Letal matou o cachorro de Maureen para chamar sua atenção e que agora quer matar a menina porque percebeu a importância dela para Logan. O canadense mata o inimigo e sai correndo em direção à pedreira. Ele relembra todas as outras vezes em que correu dessa forma, mas chegou tarde demais. Desta vez, não é diferente: Letal subjugou Maureen e sua mãe e ordena que ele escolha uma delas para viver.



A mãe da menina se oferece para o sacrifício e Maureen é atirada para o lado. "Tão previsível", diz a vilã. "Ela tá na mira?", pergunta o canadense. Letal não entende a pergunta, mas não era para ela. Era para o xerife, que a alveja por trás . "Estava sim", ele responde, mesmo ferido. "Agora vaza, diz Logan, eu quero ela só pra mim".

Tem início uma luta mortal, em que Yuriko Oyama revela que chegou ali às pressas porque queria ser a primeira a alcançá-lo desde o seu retorno. "Você já viveu demais, tem inimigos demais e devia ter continuado morto", ela diz . Logan percebe que seu envelhecido fator de cura não está agindo rápido o suficiente. Sem alternativa, ele deixa que seu lado animal venha à tona.


Yuriko é despedaçada, literalmente e Logan permite que ela se vá, rastejando, antes de tombar inconsciente. Quando desperta, o xerife se encontra do lado dele. Ele diz que Letal fugiu em um helicóptero e que chamou a polícia montada para ajudá-los. Ele acrescenta que todos estão bem e que Maureen não para de perguntar por ele. Logan percebe que o único jeito de proteger Maureen é ficar bem longe dela e assim ele se despede do policial e da cidade da borda da fronteira.

Logan toma outra decisão: Lady Letal continua à solta, assim como muitos de seus inimigos. Ao invés de esperar que eles venham, Logan sairá ao encalço de todos eles.



Meus amigos, que história, que desenhos maravilhosos! Este arco entra FÁCIL no meu "top 5" de histórias com o personagem (com "O Velho Logan" do Mark Millar em primeiro, IMHO). É conciso, dramático, envolvente e muitíssimo bem desenhado. Que burrice da Marvel deixar o Lemire ir embora (tudo bem, ainda teremos mais umas 20 edições com ele pela frente nesta série). Se você quiser comprar apenas uma única revista mensal, compre essa. As histórias da Novíssima Wolverine, de Tom Taylor, que fazem parte do mix, são um complemento agradável e muito competente.

C@rlos

comments powered by Disqus