terça-feira, 24 de abril de 2007

Em Foco: Illuminati

Em Foco: Illuminati


Voltamos para mais um EM FOCO da Universo Marvel 616, um dos mais comentados artigos lançados em nosso blog/site e que pela primeira vez teve seu tema escolhido pelos leitores. Com mais de 60% dos votos, o tema Illuminati foi escolhido para ser debatido e rebatido pelos editores 616.


¤ CX ¤ diz:
Então, já que estaremos falando da mais secreta das sociedades secretas do universo 616, nada mais justo do que a discussão ficar fechada entre nós, Editores. Concordam, João, Jota e Eddie?

J.R. Dib diz:
Claro, afinal de contas somente os editores são caras de pau o bastante para se comparar aos Iluminatti

Eddie diz:
Concordo Jota. E se é para fazer comparações, quero ser o Raio Negro.

¤ CX ¤ diz:
João seria o Stark!

« Jøåø » diz:
Ou o Strange!

J.R. Dib diz:
Tá, como eu não sou mal humorado, fiquei pro Reed Richards. Coveiro, ce pode ser o Namor e Eddie, o Xavier é tua car....eca!

Eddie diz:
Eu sabia que alguém ia lembrar da minha falta de cabelo

¤ CX ¤ diz:
Tá, sobrei com o esquentadinho porque heim?

« Jøåø » diz:
Porra.. a gente deveria começar, né?

¤ CX ¤ diz:
Bom, mas vamos lá

Bem, desta vez estaremos realizando um EM FOCO diferente e mais direcionado. O que quero de fato é esmiuçar ao máximo a caracterização de cada uma dos grandes personagens envolvidas na história e se há coerência nas decisões tomadas por cada um. Depois, queria saber a opinião pessoal de cada um a cada votação.

Por isso, vamos começar falando da primeira reunião. Tony Stark é o idealizador e na primeira reunião ele convoca Reed, Xavier, Estranho, Namor, Raio Negro e Tchalla como sendo os mais representativos da comunidade heróica. Porque eles? Existe um padrão?

Illuminati


J.R. Dib diz:
Acho que é um lance elitista e ao mesmo tempo, pegando os heróis que são os grandes idealizadores e mentes, bem como líderes da comunidade, cada um representando sua respectiva especialidade. Se aqueles grandes homens pudessem se entender, eles seriam os idealizadores de um futuro. O único padrão é que cada um é o bonzão no que consta a poderes e influência.

Eddie diz:
Acho que o padrão é até fácil de deduzir. Temos os representantes de todas as equipes principais (Xavier, Stark e Richards). Além deles, Raio Negro, T'Challa e Namor são monarcas de povos poderosos, e que também fazem papéis de heróis. Por fim, o Strange é o mago supremo da Terra.

« Jøåø » diz:
Se ele não pensou em envolver diretamente o governo, acho que não faltou ninguém. O Stark se auto-intitulou o representante dos Vingadores. Xavier é o idealizador dos grupos mutantes (vamos lembrar que na época eles não eram tão numerosos). Raio Negro o líder de uma raça de super-seres que tinham envolvimento direto com a guerra Kree-Skrull. Namor é o soberano de Atlântida, uma força militar. T'challla é líder da nação mais avançada do mundo. Então padrão é de pessoas com muito poder e muita influência sobre os outros seres super-poderosos. Ah, e o Richards é um gênio tecnológico e com boa influência sobre a opinião pública e sobre a comunidade de heróis. O Strange é o representante místico. E por aí vai. São ícones. Referências.

¤ CX ¤ diz:
Pois é, eu estive mesmo procurando o padrão e achei que o que maior englobaria seria os "grandes lideres". Mas aí, falta o Estranho é o unico que fugiria. Ele foi chamado porque? Por ser o mais poderoso dali?

« Jøåø » diz:
Pela referência ao mundo místico. Que não poderia ser deixado de lado. Quaisquer seres superpoderosos que têm origem mística o têm como referência.

J.R. Dib diz:
O Estranho é o eterno defensor da Terra quando se trata de ataques de seres místicos. O Mago Supremo tinha que ser chamado, e além do mais, cada um é o especialista em sua área, e nessa, ninguém bate ele!

Eddie diz:
Na minha opinião o Strange seria o "líder da magia" na Terra. Qualquer um já pensa nele quando precisa de alguma magia poderosa. Todos os ataques místicos são rebatidos por ele, que é o protetor da Terra para todas as entidades.

¤ CX ¤ diz:
Bom, outra pergunta...

Falamos de quem estava presente, mas nao de quem não estava. Faltou alguém que deveria ser chamado nessa primeira reunião?

Eddie diz:
Na minha opinião, acho que ninguém ficou faltando. Afinal, o Stark queria iniciar um processo de leis. A tal "delegação de heróis". Era preciso contatar os líderes antes de iniciar qualquer coisa. Quem mais teria inteligência ou liderança para estar presente? Rogers? Pym? Banner? Acho que nenhum se encaixaria em um 1º momento.

« Jøåø » diz:
Acho que, no máximo, alguém da SHIELD ali. O fato da reunião ser "americocêntrica" não surpreende. hehehehe

Mas, mesmo assim, a presença de alguém da SHIELD, mesmo sendo o Fury, só poderia ocorrer se essa idéia de uma delegação de heróis fosse aceita por todas as partes.

J.R. Dib diz:
Para o momento histórico em que eles se encontravam, ninguém!

Eddie diz:
Também pensei em Nick Fury, Jão. Mas, como vc disse, acho que a intenção era justamente manter o governo de fora. Se o Fury estivesse presente ali, talvez ficasse até meio desconfiado que as intenções de Stark fossem de algum tipo de controle mundial.

Illuminati


¤ CX ¤ diz:
Bom, só que de acordo com a resposta do Eddie, volto a rebater a primeira pergunta. Se a idéia era chamar representantes de heróis... gente que tivesse influencia em outros, não vejo lógica em ter o Strange do lado a não ser como arma. Afinal, todos os outros representavam grandes grupos, menos ele.

J.R. Dib diz:
Porra, o cara tem uma biblioteca do oculto extensa, contatos com outros planos, ele tinha que ser chamado sim!

Eddie diz:
O Strange representa a magia, Coveiro. Todos os místicos da Terra o vêem como influência.

¤ CX ¤ diz:
Sim, que misticos obedecem diretamente a ele?

« Jøåø » diz:
Mas o Strange é uma referência, Coveiro. Ele não age em grupo, mas todos os conhecem. Ele é capacitado para uma área que envolve todo o lado místico. Não poderia faltar alguém ali com seu perfil.

J.R. Dib diz:
Meu, todo mundo abaixa a cabeça pro cara! É temor reverencial!!

« Jøåø » diz:
E quem "obedece" o Homem de Ferro? O Aranha, o Demolidor? Não é questão de obediência, é questão deles serem influentes. Terem poder, inteligência e bom senso em utilizá-lo. Pelo menos em teoria.

Eddie diz:
Ele não é um líder, mas uma influência. Tanto que quando o Logan e Warren foram atrás da aurora rubra para curar a Psylocke, ele se envolveu.

« Jøåø » diz:
Os únicos ali que têm um séquito são Pantera Negra, Raio Negro e Namor. Mas estão ali pelo que representam. Não porque mandam ou desmandam.

J.R. Dib diz:
Esse lance de bom senso, a gente pode tirar o Xavier, Stark e o Namor que agem do jeito que querem e sem muita culpa na consciência!

¤ CX ¤ diz:
Concordo que ele é o foda e tal e vale por um exercito. Só estou chamando atencao que ele sempre funcionou muito isolado ate entao... poucas vezes em grupo. Ele nao representa uma comunidade, não uma que conheçamos de fato. Conto os misticos da marvel nos dedos. Mas acho que ele deveria estar lá sim porque se falarmos de uma grande ameaça a terra, que foi o primeiro motivo de Stark convocar a reuniao, eu queria ter ele ao lado.

« Jøåø » diz:
Coveiro, não é por ele "ser foda", ou por ser um "exército". Mas pelo que ele tem de influência. Poder não é só mando e obediência. Ou mesmo poder bélico".

¤ CX ¤ diz:
Eu falei da falta de padrão, nao por ele nao estar lá. Ele não representa comunidade alguma, foi só o que eu disse.

Mas enfim, prossigamos:

Stark propõe que unidos numa grande delegação, eles poderiam prevenir ou melhor rechaçar perigos grandiosos como os Skrulls na Guerra Kree-Skrull. Por outro lado, é colocado o grande problema de quem por direito deve regir essa grande delegação. Na opinião pessoal de vocês, pesando prós e contras, qual a melhor opção para um mundo de superseres como a Marvel?

« Jøåø » diz:
Acho que é uma coisa muito perigosa exatamente pele heterogeneidade do que chamamos de "super-heróis". Colocar caras como Homem-Aranha, um Destrutor dos X-Men, um Hulk, um Gavião Arqueiro dos Vingadores, etc sob a mesma supervisão e padronizar a forma deles agirem é coisa muito complicada. Se formos comparar com um exército regular, uma de suas maiores características é a uniformização de conduta e de recursos aos quais seus membros têm acesso. E isso se torna virtualmente impossível de se fazer na comunidade de heróis Marvel. São muitas ideologias e formas de encarar o que é ser "herói" para serem devidamente colocadas num mesmo caminho.

J.R. Dib diz:
Rick Jones! É o único que sempre teve bom senso e que seria um líder legal depois de tantos anos como sidekick!

¤ CX ¤ diz:
Sim, quero saber qual sua opiniao... com ou sem delegação unificada de herois

J.R. Dib diz:
Ahh, com delegação, claro! e com o Rick na frente!

¤ CX ¤ diz:
Você é a favor que eles estejam sobre a supervisão de uma unica liderança? interessante.

Eddie diz:
Acho que essa delegação do Stark não daria certo. Para começo de conversa, muitos dos heróis, como citado pelo T'Challa, são rebeldes. O Demolidor não se encaixaria em uma equipe, ele é urbano, um vigilante do povo. O Aranha, os X-Men e o Hulk não são bem vistos pela população em geral. Fora o que o Namor citou, uma delegação desse porte seria exposta demais, e coisas como o passado negrode alguns viria a tona. Eles não conseguiriam esconder a loucura da Wanda em uma delegação dessas.

Illuminati

¤ CX ¤ diz:
Vou cruzar as informações de cada um pra por em choque.

Contras: E é melhor um mundo heterogeneo com herois tão irregulares sem controle? Isso é mais seguro pra os terraqueos? Isso é mais intimidador para os Aliens?

Favor: Rick Jones pode ate ter boas intenções, mas ele não é sequer um grande lÍder e pouca representatividade no governo.

« Jøåø » diz:
Não é questão de ser mais ou menos seguro. Só não consigo ver alguma ação desse tipo, nessa escala, durar muito. Seria uma organização instável demais, que dificilmente conseguiria ter sucesso. Mesmo com um cara do tipo do Rick Jones não vejo uma liderança suficiente para uma empreitada desse tamanho. O mundo dos heróis marvel é muito maior do que os Vingadores ou o Hulk, sobre os quais ele tem mais influência.

J.R. Dib diz:
O líder não precisa ser o mais influente, ele tem que atrair o respeito daqueles a sua volta, inspirar. Jones saberia ser assim, ele é uma celebridade tanto entre os heróis quanto o público. Eu acho que seria uma cartada genial!

Eddie diz:
Ter ou não uma delegação não influenciaria em nada a posição dos aliens. Os Skrulls e os Krees (e em alguns casos, os S'Hiars) sempre foram forças militares, e não temeriam algo assim. E outros seres, como Galactus, os achariam inferiores de qualquer forma. Quanto as coisas na Terra, acho que Nick Fury fazia um bom trabalho em "controlar" os heróis.

¤ CX ¤ diz:
Não acho que Rick seja tão influente. Ele é tido como um bom garoto, mas nao é um capitao america. Que apelo ele tem na midia?

J.R. Dib diz:
Talkshows? uhauhahuauhauhauha

¤ CX ¤ diz:
Falaram de Nick aí... ele sim tinha um bom trabalho, mas era aquele preventivo... na surdina, espiando todos. Não algo descarado. Ele saiu, a casa desandou

Bom, vamos em frente...

Em FOCO: Illuminati

Vamos falar da primeira votação! A troca de informações e cooperação sutil na forma de uma sociedade secreta. Foram seis votos a favor e um contra. Na opinião de vocês, porque cada personagem em particular votou a favor ou contra.

Eddie diz:
Namor e Raio Negro acho que pela posição de monarcas. Uma troca de informações para eles seria muito útil, tanto para conhecer melhor seus aliados, como para saber os pontos fracos de eventuais inimigos. Já o Xavier, creio que buscava uma aliança com heróis não-mutantes para uma maior facilidade da realização de seus objetivos. O Stark, para mim, concordou em um 1º momento, mas depois pretendia colocar em prática a sua idéia de delegação de novo. O Reed, bem, a idéia foi dele, né?! Hehehe. Mas o Richards valoriza muito conhecimento, e partilhar informações é algo precioso para ele. Já o T'Challa, bem, ele explicou bem pq foi contra, ele sabia que todos ali são geniais e líderes formidáveis, mas são diferentes demais para agir juntos por muito tempo, e fatalmente discordaria um dia, com terríveis consequências. Ah, esqueci do Estranho, acho que no caso dele partilhar informações facilitaria seu trabalho como protetor, já que os místicos da Marvel o têm como referência, mas não são uma classe lá muito unida.

« Jøåø » diz:
Acho que é melhor falar só do porquê do T'challa não ter aceitado. Ele é, em primeiro lugar, muito desconfiado. Por mais que tenha sido Vingador, depois de desistir de espionar o grupo, o Pantera é mais orgulhoso e preocupado com seu reino e povo do que o Namor. E, da mesma forma que tenta proteger Wakanda da interferência externa, não creio que aceitaria tomar tal postura com relação ao resto do ao resto do mundo.

¤ CX ¤ diz:
Acho que ele nao tinha sido vingador ate aquele momento...

Nao, nao tinha... agora me lembro. Eles estavam na segunda formação ainda... quando entra Pietro, Clint e Wanda.

« Jøåø » diz:
Beleza. Então confundi. Mas, mesmo assim, acho que ele simplesmente não acredita nesse tipo de associação. O T'challa é alguém muito ligado à Wakanda. Ele não tem essa idéia de "policial do mundo" tão comum à sociedade americana.

J.R. Dib diz:
Concordo com o Jão, o T'challa viu aquela reunião com os dois pés atrás, afinal, Wakanda tem seus segredos, que um industrial como o Stark poderia pegar e se aproveitar. Sem falar no Vibranium. Estrategicamente, ele não poderia ter feito nada diferente daquilo!

Em FOCO: Illuminati


¤ CX ¤ diz:
Concordo com o Eddie em muitos pontos, mas o Tchalla é um monarca e isso o deixa do mesmo angulo que Namor e Raio Negro. Qual a diferenca entao? Bom, minha resposta é Xenofobismo. Wakanda era ou é extremamente assim e ele - como disse o Joao - é ultra desconfiado.

Namor, diferente de Raio Negro - tambem tem o pé atrás. Mas acho que ele penseou que poderia lucrar

J.R. Dib diz:
Não foi nessa época que ele foi expulso do Atlântida?

¤ CX ¤ diz:
Ai, nao lembro, Jota... taí a falta de Diogo, que infelizmente nao pode vir.

J.R. Dib diz:
Acho que se não foi, foi logo depois!


« Jøåø » diz:
Não acho que seja xenofobia. É questão de se proteger. Ele não odeia os outros... ele os leva em alta conta, mas simplesmente não comunga com esse tipo de idéia.

¤ CX ¤ diz:
Não falei ele... mas falei Wakanda. Ele é o mais aberto, mas toda a cultura de la obriga ele quase a agir assim... Ele agiu em nome de Wakanda

Eddie diz:
É verdade, até no Supremos 2 (que não é muito bom, mas não vêm ao caso) o T'Challa é acusado de traição por pedir ajudar aos Supremos. Eles são muito fechados.

« Jøåø » diz:
Não sei se dá para classificar esse comportamento de xenófobo, que seria muito mais de ação do que de reação. E o povo de Wakanda teme o que os de fora podem fazer, mas não planejam uma ofensiva.

Talvez chamá-los de "provincianos" seja melhor. Ainda ruim, mas melhor do que xenófobos.

¤ CX ¤ diz:
Passado anos depois, temos mais uma reunião convocada por Tony Stark sobre o destino do Hulk. Tony tem a idéia de envia-lo para um planeta distante no espaço, algo sem volta. Mais uma vez a votação ocorre e desta vez temos 5 a favor e um contra. Como vocês vêem a caracterização de cada personagem em particular para tomar tal voto? Coerente com o histórico de cada um em relação ao Hulk?

Lembrando que não só o Namor foi colega do Hulk, mas o Estranho também, nos Defensores.

Em FOCO: Illuminati

J.R. Dib diz:
Totalmente descaracterizado se lermos as histórias dos Defensores, mas ainda assim, ele (Namor) se viu na pele do Hulk e imaginou que aquilo poderia vir a ocorrer com ele. E o Estranho sempre soube a ameaça que o Hulk era pra humanidade. Vendo a história dos Vingadores nessa edição, o dialogo que a diretora Hill fala pro Stark sobre a responsabilidade pela morte que cada um tem em relação a seus vilões. Estranho, por mais que seja humanista, sabe que o sacrifício de um em prol dos demais é justo.

« Jøåø » diz:
Eu tenho dois pontos de vista com relação a esse episódio em particular. Uma do roteiro em si e uma em relação à publicação do especial pela Panini nesse mês de abril. Desculpe se for muita coisa.

Em primeiro lugar me surpreendeu a forma como o Stark se posiciona como alguém que tem o direito de decidir sobre o futuro de uma pessoa. Mesmo sendo o Hulk. Mas acho importantíssimo somarmos alguns fatores: loucura da Wanda, "A Queda" dos Vingadores, Dinastia M, Dizimação, desaparecimento do Xavier, lei de registro de mutantes às vésperas de ser aprovada...

O contexto de tensão e traumas seguidos (vamos lembrar que poucos dias separam todos esses acontecimentos) talvez tenha criado o clima para que a decisão fosse tomada. Mesmo o Strange aceitar. Acho que o fato do Namor ser o único contra se deve ao fato de que, de alguma forma, ele não ser tão afetado (pelo menos pensar que não) por todos esses fatores.

Ou seja. Se livrar agora de uma dor de cabeça como o Hulk é algo que alivia muito todo o restante. Não que eu concorde, mas só consigo encontrar essa explicação para a quase unanimidade.

Com relação à publicação, achei bola fora não fazerem-na em maio. Por quê? Porque simplesmente “spoileou” toda as histórias do Hulk nas próximas duas edições de Universo Marvel. O certo era maio, junto com a conclusão do último arco antes de Planeta Hulk.

Eddie diz:
O Namor acho que viu que ele próprio poderia ser considerado incontrolável e ser acometido por algo semelhante. O Estranho já mandou o Hulk para as encruzilhadas, então, não é novidade para ele mandar o Hulk para o exílio. Já os outros três, a idéia foi do Stark e o Reed segue uma lógica meio peculiar. Quanto ao Raio Negro, quem cala consente, né?! Hehehee

Quanto ao Reed, concordo com o ponto que o Namor citou sobre a cura do Hulk.

O Reed ficou todo revoltado, mas todos sabemos que a inteligência do Reed e do Doom se equivalem. E o Doom já curou a Sharon Carter de um caso semelhante. Então, ou o Reed é menos inteligente que o von Doom ou a sua lógica peculiar o impede de realizar essas curas.

« Jøåø » diz:
Esse lado do Namor é um ponto de vista que faz sentido mesmo.

Em FOCO: Illuminati

¤ CX ¤ diz:
Acho que acaba sendo unânime o porquê do Namor ser contra. Afinal, temperamental como o Hulk, só ele vem depois. E os demais, apesar da atitude meio "covarde" de resolver o problema do jeito mais fácil, acaba sendo coerente. Alguns ali até olhem para o Hulk como se fosse um mero animal.

Quanto a questao da publicação que o João falou, mais lamentavel ainda é saber que nessa edição de maio caberia perfeitamente a anual dos vingadores... e seria ate cronologicamente mais lógico.

Mas claro, pesou mais a oportunidade de ganhar mais vendendo mais uma edição numa... hã...? ... Universo Marvel Anual. Sim, completamente cuspida fora da cronologia e... ao meu ver... com serio risco de ser setorizada e ficar ainda mais confuso para o pessoal fora do Eixo do Mal.

J.R. Dib diz:
Que anual?

« Jøåø » diz:
Que vai sair na Universo Marvel Anual. Tosco...

J.R. Dib diz:
putz, q schiesse!

¤ CX ¤ diz:
Ainda nessa reunião, quero comentar brevemente a melhor passagem que achei na revista. Trata-se do dialogo antes da briga entre Stark e Namor.

“Você é um guerreiro. Eu sou um rei”.

Ao que Stark responde (ou deveria responder na tradução):

“Não, aqui em cima, você não é”.

Eu perguntei ao nosso colaborador com a mente mais enciclopedica – Diogo Luque – se havia alguma coisa no passado que justificasse essas farpas trocadas. E nosso colaborador respondeu que não havia nada pessoal além do fato do Namor ter sido um “vilão” no começo da Marvel. Como vocês vem isso então?

Em FOCO: Illuminati

« Jøåø » diz:
Eu vejo como o crescimento astronômico do ego do Stark.

¤ CX ¤ diz:
Pois é... apesar do Namor ter cuspido seu ego, nao importa onde ele esteja... deveria ser considerado ainda rei.

« Jøåø » diz:
Também vejo como mostra de nervosismo por parte do Tony. Ele, se parasse para pensar, não soltaria essa.

Eddie diz:
Acho que foi o encontro de dois caras poderosos de egos enormes. Mas foi um grande vacilo do Stark. O Bush ao vir para o Brasil não deixa de ser presidente, assim como o Lula em outro país. O Homem de Ferro desrespeitou um rei, e quase pagou com a vida por isso.

J.R. Dib diz:
ces tão esquecendo a conotação toda: Namor era um monarca que invadiu a superficie uma série de vezes. Atlântida nunca foi nada para os moradores aqui de cima, analogamente, nós olhamos o mar com os mesmos olhos. Stark, com sua visão de mundo, via Namor como alguém que estando na superfície, tinha que respeitar os outros como um convidado. Daí a frase!

¤ CX ¤ diz:
A frase deveria ser então "Not from here" E não... "not up here, you´re not"

« Jøåø » diz:
Acho que ele nem pensa isso. Só ficou com o ego ferido quando, ao discordar dele, o Namor o "rebaixou". E, de fato, o Stark não é um chefe de Estado.

J.R. Dib diz:
Ainda acho que o Stark considera o Namor um visitante que tem que abaixar a cabeça!

« Jøåø » diz:
Por causa do seu ego! hehehe Foi uma batalha de egos.

J.R. Dib diz:
É.

Eddie diz:
Eu acho que o Stark não queria que discordasse dele. Discordou, ele veio com farpas e chamou o Namor pra briga. Todo mundo sabe que o Namor é pavio curto. Nessa brincadeira o Stark quase foi pro saco.

¤ CX ¤ diz:
A terceira e ultima reunião dos illuminatis retoma o polemico tema abordado na primeira por Tony Stark – a delegação de heróis. Só que agora ela é lei. Namor sorridentemente acusa Stark de querer controlá-los. Reed se diz a favor porque também “prevê” o que Stark profetiza do futuro. Estranho diz ser errado ceder a ignorância e medo. Como vocês vem essas atitudes tomadas por cada herói?

Em FOCO: Illuminati

J.R. Dib diz:
Corretas conforme cada um deles!

« Jøåø » diz:
Se olharmos em retrospectiva dentro dessas várias passagens que vimos na edição especial, a posição do Stark não surpreende. É, de certa forma, uma idéia dele se concretizando, agora com respaldo do governo dos EUA. O Reed, ao que parece, pensa muito como o Stark. Então não surpreende. O Strange, de fato, não tem esse perfil. Mesmo concordando com o banimento do Hulk, a situação é diferente porque o Namor, claro, discorda como antes discordou e forçou o grupo a esquecer a idéia por anos.

Em FOCO: Illuminati

Eddie diz:
Concordo com o Jota. Acho que todos ali agiram de acordo com a sua personalidade. O Namor abandona de vez o grupo, alegando que isso não lhe diz respeito (e de certa maneira tá certo), o Reed continua seguindo a sua lógica peculiar, que combina com as idéias do Stark. Já o Estranho, sábio, acredita que isso não é correto e se retira.

« Jøåø » diz:
Quando o Strange fala para nunca mais o convocarem e some dá um nó no coração. hehehehe

Eddie diz:
É, ali foi mesmo o fim.

¤ CX ¤ diz:
Sobre o Strange, achei meio "cartunesco" a saida dele, mas tudo bem... rs

« Jøåø » diz:
A saída do Strange foi algo como: “Não agüento mais esse clubinho, essa foi a gota d’água”.

¤ CX ¤ diz:
Acho que as palavras que mais se destacam ali são a do Namor. Ele acusar o Tony de estar querendo se dar bem com tudo foi pesado demais. O resto foi meio previsível.

Eddie diz:
E acho que ele está certo.

« Jøåø » diz:
O Stark dá a impressão de que esconde algumas coisas do grupo.

J.R. Dib diz:
Como sempre tem feito ultimamente

¤ CX ¤ diz:
Uma pergunta interpretativa, visto que quando li a primeira vez tb fiquei tentando adivinhar. Vamos brincar um pouco de interpretação. Tentem decifrar em palavras essa mímica...

Em FOCO: Illuminati

J.R. Dib diz:
To contigo e não abro irmão!!

Eddie diz:
HAHAHAHAHAHAHA

"Eu estou junto com você e com você."

« Jøåø » diz:
Exatamente o que penso. O punho cerrado quer dizer união. Não é "vou dar porrada nos dois". hahaha

Eddie diz:
Na verdade, acho que ele tá apontando o polegar pra si mesmo.

« Jøåø » diz:
Huummm. Pode ser essa do Polegar. Enfim, o sentido seria o mesmo.

¤ CX ¤ diz:
Bom, como eu não estou vendo o polegar... poderia ser tambem... "Esmagarei... você e você..."

kkkkkkkkkkkkk

Mas estou brincando... acho que não resta dúvidas que era algo do tipo "ficamos os três unidos."

J.R. Dib diz:
Acho q ele tava pensando no primeiro, no segundo ele meio, ainda cabisbaixo, apontou pro Stark e, já no terceiro quadro, confiante, cabeça ereta, aponta pra ele, dando apoio

« Jøåø » diz:
Ele é mais próximo do Reed, o terceiro quadro deve ser para ele.

Eddie diz:
Concordo, parece mesmo. Tudo isso antes do Sr. Maximoff bagunçar em Attilan, é claro.

¤ CX ¤ diz:
Se Xavier estivesse presente na reunião do Hulk e da Lei de Registro, vocês acham que ele seria contra ou a favor?

J.R. Dib diz:
Contra.

¤ CX ¤ diz:
Nos dois?

J.R. Dib diz:
Nos dois!!

Eddie diz:
Na Lei com certeza ele seria contra, quanto ao Hulk não tenho certeza.

« Jøåø » diz:
Também acho. Especialmente no registro.
O registro é uma ampliação do que sempre quiseram fazer com os mutantes.
Acho que o Xavier ali faria uma puta diferença no desfecho dos Illuminati.

¤ CX ¤ diz:
Bem, acho que ele talvez não exilasse o Hulk... mas talvez não quisesse ir de encontro ao Tony. Do registro, é que tenho mais dúvidas, já que a realidade dos mutantes é outra com os 198. Talvez ele até fosse a favor.

Eddie diz:
Mas devemos lembrar que o Xavier é meio sacana. Na minha opinião ele votaria a favor de mandar o Hulk ao espaço.

¤ CX ¤ diz:
Ou poderia ser contra pra fazer birra com o Scott, vai saber...

J.R. Dib diz:
Ele mandaria o Hulk pro espaço sim, nao teria qualquer escrúpulo quanto a isso!

Careca fdp!

Eddie diz:
Ele seria contra a Lei, por causa dos mutantes.

« Jøåø » diz:
hahahaha Todo mundo revoltado com o Xavier depois de "Perigo" e "Gênese Mortal, Fatal, Mobral".

¤ CX ¤ diz:
Bom, quero encerrar com uma última pergunta que fecha a edição como todo. Na opiniao de vocês quão importante foi essa obra de Bendis no contexto do passado e do futuro da Marvel?

Eddie diz:
Bem, eu acho que Illuminati é uma das histórias mais importantes dos últimos tempos. Ela mostra algo que tá em moda ultimamente nas HQs, os retcons. Existem os bem feitos (como Crise de Identidade, na DC) e os polêmicos e até considerados ruins por alguns (Pecados Pretéritos, em Homem-Aranha). Essa edição foi excelente, mostrando o ínicio, o meio e o fim. Mas ainda existem muitas perguntas sem respostas ainda. O que esse grupo fez nas grandes crises do passado? Como foram essas reuniões ao longo dos anos? Eles só partilharam informações o tempo todo ou algum acontecimento, outrora misterioso, foi de autoria deles? Teria sido o "caso Hulk" a 1ª intervenção direta? São muitas questões que se bem respondidas podem entrar para a história da Marvel. Pela 1ª edição mandaram muito bem, e resta saber o que o futuro aguarda para eles. Será que acontecimentos futuros podem fazê-los voltar? Só vendo, mas dou nota 10 (ou mais) para o Bendis e a Marvel.

« Jøåø » diz:
Acho extremamente ousado do ponto de vista de remexer com o passado e com o próprio perfil de alguns ícones. Muita gente reclama dos “retcons”, mas os acho válidos se bem feitos. Desde que não reconfigurem totalmente as características dos personagens e sirvam de fato como base para enredos futuros (ou seja, não serem usados apenas como “caça-níqueis”), não vejo problema algum.

Com relação a esse em específico, não dá para não dizer que não tem importância. Levanta dúvida sobre o futuro do Hulk, como eles se posicionarão com relação ao registro e o que fizeram nesses anos todos de reuniões secretas.

Mais ou menos o que o Ed disse. hehehe

E gosto muito do Bendis. Ele é versátil, quando trabalha com vários personagens ou com algo mais intimista.

J.R. Dib diz:
Bem, essa coisa de retcon é interessante, mas eu penso que se realmente esse grupo tivesse agido em conjunto desde sempre, a história da Marvel seria outra. O Bendis mandou bem, mas retcon pra mim é meio furada!

¤ CX ¤ diz:
Bom, então, encerramos esse Em Foco que n meu ponto de vista foi tão proveitoso quanto o material da própria revista. Esmiuçamos o que tinhamos para esmiuçar nessa edição que certamente será importantissima no futuro. Nela, houve uma cisma... mas será que como Stark disse... será o prenuncio de algo maior?

Acabamos aqui esse EM FOCO e voltaremos com um outro logo no fim de semana de estréia de Homem Aranha 3! Aguardem!!!


Illuminati

Editores 616

comments powered by Disqus