quarta-feira, 25 de abril de 2007

616 entrevista João

Joao da 616

¤ CX ¤ diz:
Neste dia, teremos um motivo mais que especial para justificar o entrevistado desta vez da 616. Como combinado entre os próprios editores, no dia de seus respectivos aniversários cada um deles estará à mercê dos demais e de convidados para ser prensado com as mais escabrosas perguntas. Como alguns devem ter já pensado, essa é a hora da vingança!

E nesse dia 26 de Abril, nosso editor, professor e historiador... João... hum... só João mesmo... ou melhor... "o" João... faz 32 anos e será o entrevistado de Abril.

Está pronto, Jão?

« Jøåø » diz:
26 anos.

J.R. Dib diz:
hehehe

Cammy diz:
hahaha

¤ CX ¤ diz:
Isso...

Antes de partir para as palhaçadas, vamos começar com assuntos sérios, que acho que podemos aproveitar devido à sua formação.

Portanto, uma pergunta filosófica. Jão, pra você, ao longo de todos esses anos, podemos dizer que os Quadrinhos fizeram história?

« Jøåø » diz:
Bom, eu acredito que sim. As histórias em quadrinhos algumas vezes são consideradas "apenas uma forma de entretenimento", como se isso quisesse dizer que entretenimento não contém o status de produção cultural. Ou um status menor. Não acho que seja, então, questão de hierarquizar.

As histórias em quadrinho são um suporte artístico (não sei se esse é o termo correto, mas vá lá) importante para o estudo das sociedades nas quais elas são criadas. A relação estabelecida entre os quadrinhos e o "mundo Pop" não pode os colocar à margem, mas, na verdade, em um centro de produção cultural que refrata sua época e local de produções.

Ao mesmo tempo em que os quadrinhos, de alguma forma, contêm muito da sociedade na qual eles são produzidos, eles mesmos, reciprocamente, se configuram em um de seus diversos elementos criadores. Da mesma forma que se usa literatura para estudo de história, as HQs podem ser usadas.

Gibi em Papiro

Primeira HQ em Papiro – Não reconhecida por João et al, 2006.

¤ CX ¤ diz:
Então, daqui as HQs podem ser o "papiro" para um historiador de 200 anos do futuro entender como funcionava nossa cabeça hoje?

« Jøåø » diz:
Não acho que dê para colocá-las no status de "papiro", já que a história antiga (período no qual encontramos documentação nesse suporte) apresenta uma escassez enorme de vestígios para estudo do passado. Prefiro incluir as HQs em um universo de vestígios da chamada "era da informação" (no séculoXX e também XXI), na qual a produção material atingiu escalas nunca imaginadas.

Sendo uma fonte ainda, "marginal", acredito que as HQs ainda poderão ter um lugar mais respeitoso entre as fontes históricas. Utilizar há pouco mais de cem anos o jornal, por exemplo, como fonte seria impensável para o tipo de história que se fazia. Hoje, para quem estuda história contemporânea, é um ótimo recurso. Creio que os quadrinhos ainda atingirão condição parecida.

Cammy diz:
Jão, mas você já leu alguma HQ em que tivessem coisas absurdas ou até erradas historicamente falando?

¤ CX ¤ diz:
Eu já vi com erro biológico... Tigres na África, numa X-men recente que ainda vai sair por aqui.

« Jøåø » diz:
Putz... boa pergunta. Sendo sincero agora, eu já devo ter visto sim algum erro meio tosco, mas não consigo me recordar. Para não esvaziar a resposta, o que vejo às vezes, e daí a gente repara como os quadrinhos são um produto social, é a ainda demonização do "lado de lá" da cortina de ferro por parte dos quadrinhos americanos.

Há pouco tempo, em X-Men, no arco deles junto do Pantera Negra, ressuscitaram um personagem toscão, claramente criado na época da Guerra Fria (Fantasma alguma coisa, não lembro agora). Só que o cara ainda estava fiel ao “comunismo soviético stalinista”. Pintam o cara como um bobo-alegre anacrônico, até porque ele é "vilão".

Eddie diz:
Fantasma Vermelho.

J.R. Dib diz:
O dos macacos?

« Jøåø » diz:
Isso. Fantasma Vermelho. Não sou comunista ou nenhum outro "ista", mas esse tipo de coisa "incomoda" porque, de alguma forma distorce ou transforma em caricatura alguma coisa muito mais complexa, que tem toda uma historicidade por trás.

É a mesma sensação que tenho às vezes ao assistir um “filme histórico”. É inevitável não “subir uma sobrancelha” naquela escorregada. Por mais que eu saiba que é um filme.

Cammy diz:
E isso não pode ser ruim para uma futura "pesquisa" como vocês estavam falando aí em cima?

« Jøåø » diz:
Na verdade não, Cammy. Pelo contrário. Por isso disse que até os "erros" são interessantes. Para um futuro, ou até atual, pesquisador, esses "erros" podem e devem ser interpretados de acordo com o produtor daquela fonte e o público para o qual ele produz. Uma das maiores falsificações da história, por exemplo, a "Doação de Constantino" é uma fonte excelente para entender a questão das Investiduras na Idade Média. O historiador tem ferramentas que podem ajudá-lo a identificar a veracidade de uma fonte. Ou se ela é fidedigna, etc.

Joao?

João?

J.R. Dib diz:
Bem, seguindo essa linha de raciocínio, e me aproveitando de uma pergunta que nosso colega ausente Andrei gostaria de estar fazendo, te pergunto. Se do lado de lá da cortina de ferro, eles distorcem tudo, como você vê o Capitão América, o ícone capitalista e, como muitos gostam de dizer, da panfletagem imperialista norte americana?

« Jøåø » diz:
Eu não disse que "distorcem tudo", mas algumas coisas ficam subentendidas. Não que seja um projeto maquiavélico. Na verdade é uma coisa que vejo como naturalizada na própria sociedade americana. Não que seja uma propaganda ostensiva ou paranóica. Até porque a caça às bruxas ainda é um "trauma" para a classe artística americana.

Cammy diz:
Principalmente na época em que a maioria das HQs surgiram, não??

« Jøåø » diz:
Sobre o Capitão, vou lhe confessar. Não era fã dele não. Eu achava exatamente ele "americano demais". Mas não porque vocifero o discurso de "abaixo o imperialismo americano". Essa é uma questão bem complexa e tendo a não vê-la como dois lados em preto e branco.

Enfim, sobre o personagem, quando lhe dei uma chance, até tomei algum gosto e não vi tanta diferença assim entre ele e muitos outros medalhões dos quadrinhos. Recentemente, quando voltei a ler quadrinhos, encontrei um personagem mudado. Especialmente com a entrada do Bendis e Brubaker em sua construção. Pode ter a ver com o fato d'eu agora conseguir filtrar um pouco da "americanisse" dele que me incomodava, ou se de fato melhoraram e, até onde é possível, atualizaram o personagem (já que ele continuará a ser um veterano da Segunda Guerra). Ou então os dois, o que é mais provável.

J.R. Dib diz:
Mas você não vê a imagem à qual o Capitão sempre se vinculou como a eterna mostra de que os Americanos estão corretos e que eles devem seguir o exemplo daquele herói que, por mais que tenha sofrido em vários momentos, até chegando a desacreditar no governo, sempre irá lutar fervorosamente pela sua amada América?

Capitão América by João

Capitão América by João

Capitão América by João

Capitão América by João

Capitão América by João

Imagens do estudo que gerou o artigo “Captain America fights Hitler” realizado por João

« Jøåø » diz:
Eu acho que o que fizeram de correto com ele é que o vincularam mais a um ideal (muito comum entre os americanos) do que ao governo pura e simplesmente. Não que eu concorde totalmente com a forma como ele vê o mundo. Ele mantém ainda aquela idéia de "EUA polícia do mundo", mas que personagem não faz isso? Pelo menos os personagens mais icônicos ? O que acho que amenizou, para mim, esse ponto fundamental do personagem foi o fato dele ser menos pau-mandado do que já foi.

¤ CX ¤ diz:
Eu não sei porquê... tenho uma foto com 6 anos mais ou menos com fantasia do Capitão América. Não sei de onde veio aquilo. Esqueci de perguntar a meu pai... Pra mim, sempre foi um personagem que sempre deixei de lado até recentemente, mas um de meus professores me disse que na sua época ele era extremamente popular aqui. Eu não acreditei, mas vai saber...

Eddie diz:
Jão, como sabe na década de 50 surgiu o famigerado Código de Ética dos quadrinhos. Até que ponto você acha que isso reduziu o potencial das HQs? Claro, existiram grandes histórias, mas como acha que elas seriam sem esse código?

« Jøåø » diz:
Bom, esse código de ética, criado nos EUA, está ligado diretamente a o que o país e o mundo viviam no pós-Segunda Guerra. Acho que, de uma forma geral, ele faz parte de uma paranóia coletiva que acabava atirando para todos os lados. Não sei se estou falando besteira, até porque nunca li ou estudei isso a fundo, mas não acredito que pudesse haver tanta "subversão" (subversão nessa época era não ser anti-comunista) no meio das HQs americanas. Pelo contrário. Personagens populares desde o final da década de 30 e início da 40 eram defensores do american way of life.

Não creio que seria algo tão diferente não, Ed. Mas, ao mesmo tempo, acho que isso marca negativamente a história artística de um país que vende a "liberdade" como um de seus princípios fundadores, já que o Código de Ética dos Quadrinhos era uma forma velada de censura.

Joao?

João?

J.R. Dib diz:
Tudo por causa do medo da América cair no comunismo.

« Jøåø » diz:
Pois é. Um medo meio exagerado, mas totalmente encaixado em um contexto histórico e social. Meio exagerado não. MUITO exagerado.

J.R. Dib diz:
Completamente!

¤ CX ¤ diz:
Antes, uma curiosidade... João, você chegou já a ler alguma história do Steve antes do Lee e Kirby? Uma de antes de 1961?

« Jøåø » diz:
Não que eu me lembre. Céus, nunca imaginei que ia falar tanto sobre Capitão América.

Cammy diz:
Céus é coisa do coveiro.

Eddie diz:
“Por Cable”!

« Jøåø » diz:
Às vezes eu falo. hehehe

¤ CX ¤ diz:
Ainda pegando o cerne da questão, se quadrinhos podem ser usados como um "reflexo" da sociedade de cada época... não sei quão longe você chegou a ler, mas daria para apontar que marcas fortes cada gibi dos anos 60, 70, 80, 90 e do novo milênio tem que reflete sua sociedade?

J.R. Dib diz:
Putz, vamos esperar agora uns 10 parágrafos!! Vou cozinhar um ovo enquanto o Jão escreve!

« Jøåø » diz:
Bom... usar "reflexo", para a crítica literária (que estendo sobre a de HQs) não é correto. Mas deixe isso para lá. Cara, eu não sei se tenho isso na minha cabeça assim.

Acabo caindo em coisas óbvias. Nos anos 60 temos o surgimento dos X-Men. Muitos falam que foram uma resposta da Marvel à Patrulha do Destino da DC. Mas o fundamental é realmente a luta pelos direitos civis nos EUA. Isso estava em evidência.

Nos anos 70 temos talvez uma das conseqüências disso com o Heroes for Hire. Colocar um personagem negro (Luke Cage) como destaque, se não foi inédito (não tenho certeza), foi uma marca do “black is beautiful”.

Nos anos 80 temos muitas referências à ficção científica. X-Men viviam no Espaço e eram amigos do ROM! hahahaha Acho que muita culpa aí é de Guerras nas Estrelas (o filme e o projeto espacial "de verdade").

¤ CX ¤ diz:
Falar do Rom da azar...

Eddie diz:
Não fala assim dele, ele enfrentava os Espectros.

Joao?

João?

¤ CX ¤ diz:
Ele me fazia perder 20 páginas da revista X-men e me obrigava a comprar a revista do Hulk para ler Novos Mutantes.

J.R. Dib diz:
Uma parte sobre a década de 70, nessa década que a temática sobre as drogas também ganhou mais evidência.

Eddie diz:
É, até o Harry Osborn usou.

J.R. Dib diz:
Essa história mesmo!

« Jøåø » diz:
Nunca parei para pensar muito nos anos 90, mas acho que de certa forma reflete um pouco do culto da aparência (para o bem e para o mal), já que a estética deu o tom, com produção em massa de revistas com pouco conteúdo, mas trabalhos gráficos inovadores. Para o bem e para o mal, de novo, foi a década da Image. Jim Lee Mania (fui ver o cara no SESC Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, em ’95, se não me engano).

¤ CX ¤ diz:
E novo milênio... essa nova era?

« Jøåø » diz:
Acho que prefiro me abster. Parei de ler em 2000 e voltei em 2005. Perdi metade da década e ela nem acabou.

Eddie diz:
Jão, ou melhor, professor João. Você disse que parou de ler em 2000. Quais foram os motivos disso? Foi a "década das Trevas", os anos 90? E aproveitando, já que perguntei porque você parou, como foi que começou a jornada no mundo das HQs??

« Jøåø » diz:
Eu parei por dois motivos. Em primeiro lugar, as malditas Premium da Abril!!!!! Além disso, estava realmente desanimado. Ler Massacre Marvel e depois emendar com Heroes Reborn foi demais para mim. Fui perdendo o interesse até as Premium darem o tiro de misericórdia.

J.R. Dib diz:
Poucos foram loucos o bastante para continuar lendo depois dessas duas mega "sagas"!

¤ CX ¤ diz:
Engraçado como as Premiuns foram decisivas para o quase fim da indústria dos quadrinhos no Brasil.

Cammy diz:
Mas pra mim foi o começo...comecei a ler com Premium!! Sou do contra!!

« Jøåø » diz:
Quando comecei a comprar com regularidade foi com X-Men. E isso foi pouco tempo depois. Acho que de 91 para 92. Peguei aquela fase ótima deles na Austrália, comprei mais antigas em gibiterias e a partir daí só cresceu o interesse. Ou seja, gostava muito de X-Men, mas antes daquele desenho na TV Colosso. E, acreditem, era quase um fanboy do Wolverine. Hoje não sou. Mas adorava aquelas histórias solo dele do primeiro volume da revista. E continuo gostando do personagem quando bem escrito.

¤ CX ¤ diz:
É sim! Você gostou de Wolverine 48 e só não falo mais nada porque é spoiler...

« Jøåø » diz:
hahahahaha

Eddie diz:
Grandes revelações.

J.R. Dib diz:
Andrei chegou!!!

¤ CX ¤ diz:
João, existiria algum preconceito ou receio de sua parte para usar algum quadrinho como atividade complementar em sua aula? Algo como 300 para Antiguidade ou Sgt. Rock ou White Death para a Segunda Guerra?

Se sim, qual revista você consideraria um exemplo ou melhor opção para fazê-la?

« Jøåø » diz:
Não. Nem um pouco. Qualquer coisa que use em sala exigira que eu e os alunos usássemos interpretação e crítica sobre o material selecionado.
Já fiz várias referências a Simpsons, por exemplo, em sala de aula.


Deixe-me pensar... Sobre a revista. Não teria uma em específico. Dependeria se eu lesse uma interessante e achasse que poderia ser utilizada em sala.

Joao?

João fazendo propaganda do Site em Sala de Aula.

Cammy diz:
Seus alunos sabem que você é leitor assíduo de Hq??

« Jøåø » diz:
Sabem sim. Já falei para eles e alguns sabem do site.

¤ CX ¤ diz:
Isso é que é spammer! Até em sala de aula, faz a propaganda em massa.

Andrei diz:
E como isso funciona pra você???

Cammy diz:
Eles se surpreendem com isso, você conversa de HQ com algum deles??

Andrei diz:
E seus colegas??? Os professores??

Jøåø » diz:
Na verdade é uma história interessante. O pai de uma aluna acessou o site e mostrou para a filha perguntando se aquele na foto não era o professor dela.

Cammy diz:
hahahaha

Eddie diz:
Que demais.

J.R. Dib diz:
uhahuauhahua

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkk... que horror!

Cammy diz:
Depois ele a tirou da escola!! hahahaha

Andrei diz:
Ooooo!! Olha o preconceito!

« Jøåø » diz:
Acho que muitos colegas concordariam comigo. É uma forma mais dinâmica de trabalhar em sala de aula e mais atraente para os alunos.

Bom, ele não poderia reclamar, já que também gosta de quadrinhos. hehehe

Eddie diz:
Senão não estaria acessando o site.

J.R. Dib diz:
Ele caiu lá sem querer.

« Jøåø » diz:
hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Pior que eu fico admirado com a "idade" de nossos leitores... Nós arrecadamos a velharia dos quadrinhos em nossa comuna... HAUahUAHUahUAH

Cammy diz:
Mas você sofre algum preconceito de colegas professores da sua área ou outra, ou eles nem sabem dessa sua "paixão"?

« Jøåø » diz:
Alguns sabem. Algumas "atualizações" antes de voltar a ler quadrinhos eu obtive com conversas com um professor. hehehehe Mas é algo que comento mais com amigos próximos mesmo. Eu não falo 24Hs por dia de quadrinhos não, gente! hehehehe

E nunca sofri preconceito não.

Andrei diz:
João, o que você acha desses estudos que procuram desmistificar os heróis. São válidos ou você acha que são pessoas tentando deixar os quadrinhos mais "sérios"?

« Jøåø » diz:
Se o objetivo é desmistificar como que "esvaziando-os", não estão sendo muito bem sucedidos. hehehehe Acho que para quem quer "desconstruir" os heróis de quadrinhos para não deixar nada no lugar, o tiro sai meio que pela culatra. Já vi gente lendo aquele livro da “filosofia nos quadrinhos” ou “filosofando com os Simpsons” com intuito de achar algo mais profundo nesse tipo de mídia. Foi o que falei lá no início. Aos poucos aumenta o reconhecimento como uma forma de literatura que tem sim aspectos a serem compreendidos e estudados.

Cammy diz:
Afinal, o jão disse qual era a revista favorita??

« Jøåø » diz:
Complicado dizer se uma revista favorita... mas ainda tenho apego, apesar de todas as cagadas, por X-Men. Especialmente Astonishing, que é meio lugar comum, mas inescapável. Gosto muito dos Novos Vingadores, de Capitão América e do X-Factor do Peter David (que se mantiver o nível, poderá ganhar status de obra prima). Hulk agora a partir de junho será do cacete também. Além disso, Homem-Aranha e Demolidor sempre foram dos meus heróis favoritos e suas respectivas revistas. Acompanho os dois com entusiasmo ainda.

Isso de Marvel, né? Porque tem as outras... hehehehe

Eddie diz:
Jão, já que é leitor tanto Marvel e DC que eu sei, como você definiria as duas editoras??

« Jøåø » diz:
Definir as duas editoras é difícil. São diferentes, claro. Já é conhecimento comum de que não concordo com esse lance de que a Marvel é mais humanizada; DC é mais endeusada, etc.

Acho que elas se equivalem, na verdade. Têm um perfil próprio, claro. Mas o que as define e, para mim, as aproxima é o fato de que ambas são as maiores editoras dos EUA e isso se reflete na sua produção.

Vejo coisas muito boas e grandes bombas em ambas as editoras.

Apesar de ter mais afinidade com a Marvel (não sei nem explicar muito bem o porquê), minha recente adesão à leitura regular da DC me fez confirmar que as duas são ótimas opções.

Joao?

João?

Eddie diz:
Você tocou no ponto da minha próxima pergunta. Você disse acima como começou com a Marvel, mas como a ler DC também?

¤ CX ¤ diz:
Ele começou num momento muito ruim de abstinência de outras revistas... quer ver?

« Jøåø » diz:
As primeiras que eu li eram tanto DC quanto Marvel. Sempre fui MUITO fã de Novos Titãs. E continuo sendo. Mas como pirei, quando moleque, ao conhecer os X-Men "australianos", acabei me voltando mais para a Marvel. Que também tinha Demolidor e Homem-Aranha. Para mim, uma combinação quase irresistível. hehehe

Cammy diz:
Pronto? Pode abrir a porteira do jota?

« Jøåø » diz:
Opa! hahahahaha

Andrei diz:
Lá vem...

J.R. Dib diz:
(estalando os dedos) E ninguém mexe na minha porteira.

Jão... quantas crianças você já esganou na sala de aula?

andrei diz:
hahahhaahahahahah

Cammy diz:
hahahahah

Eddie diz:
Quando o Jão disse que citou Simpsons, provavelmente estava esganando o aluno no melhor estilo Homer e Bart.

J.R. Dib diz:
Pensei nessa cena também!

Joao?

João?

« Jøåø » diz:
hahahaha Nenhuma. Apesar de às vezes eu mesmo me achar muito chato em sala como professor, muitos alunos me dizem que sou "bonzinho". Não sei se isso é ruim ou bom, mas pelo menos tenho conseguido dar minhas aulas. hehehe

¤ CX ¤ diz:
Jão está escrevendo isso porque o pai da aluna vai ler!!!!

« Jøåø » diz:
Na verdade essa minha "paciência" com crianças é de espantar, visto que sou bem impaciente com outras coisas.

Cammy diz:
Jão, você já matou alguém por saber de um spoiler?? Qual foi a pior coisa que já fez após saber de um spoiler??

« Jøåø » diz:
Não. Nunca matei ninguém. Na verdade nunca fiz nada além de xingar muito ou simplesmente ficar muito, muito puto da vida.

¤ CX ¤ diz:
Já ficou 2 semanas sem falar comigo!

Cammy diz:
Nem quebrou nada?

J.R. Dib diz:
Como eu posso comprovar tendo em vista que ele já fez isso 2 vezes comigo!!

« Jøåø » diz:
Que mané 2 semanas. Está doidão?

E juro que um dia ainda faço o Coveiro entender porque spoiler, de fato, estraga algumas coisas.

Eddie diz:
Lavação de roupa suja....já se estressou com quem aqui nessa entrevista??

¤ CX ¤ diz:
o/

« Jøåø » diz:
Acho que só não me estressei com a Cammy, que sabe menos que eu, e com o Andrei. O Ed eu me estressei tentando salvá-lo de uma "depressão pós-spoiler".

Eu não odeio ninguém. Quem me conhece sabe que eu prefiro rir das coisas do que alimentar sentimentos ruins. Algumas coisas dão raiva na hora, mas depois passa.

andrei diz:
João, você já foi pedir autógrafos no vestiário do Flamengo?

« Jøåø » diz:
Sobre os autógrafos, não. Não acho graça em autógrafo. Ainda mais de marmanjo suado.

andrei diz:
hahhahahaha Já podemos falar do Gambit???

Eddie diz:
O que o João acha do "lindo" romance Gambit e Vampira??

¤ CX ¤ diz:
?????????

J.R. Dib diz:
UHAUHAUHAUHAUHHA

« Jøåø » diz:
Pô, já falamos disso na entrevista do Andrei.

¤ CX ¤ diz:
Deixa o Gambit de lado que dá azar.

Eddie diz:
Não era o ROM que dava azar??

¤ CX ¤ diz:
Os dois! Só ocupavam espaço inútil na revista dos X-men...

Andrei diz:
Mal aê... porque todo aluno de história vive e morre por causa de Marx?

« Jøåø » diz:
Está aí um estereótipo ferrado, Andrei. Eu não sou marxista e conheço troscentos outros que não são. Não que eu não use às vezes como referência teórica em alguns momentos, mas não uso o "-ista" junto do meu nome em nada. Essa imagem se criou muito na época da ditadura, quando quem não era a favor do regime era, nas palavras da propaganda do Estado, "comunista safado". Então se joga tudo no mesmo saco até hoje...

Joao?

João é Marxista?

Andrei diz:
Você acha que isso depende do Professor?

« Jøåø » diz:
Acho que depende de qualquer um. Ser ou não simpatizante de Marx ou qualquer outro é uma escolha pessoal. Não de profissão.

J.R. Dib diz:
Jogo rápido!! Você acha q o Romário marca o 1000 no Vasco?

Joao?

João?

Cammy diz:
hahahahaha

Andrei diz:
hahhahaahahaha

Eddie diz:
Romário.....ROMário!!! Dá azar!!!

¤ CX ¤ diz:
É... não pode!

« Jøåø » diz:
Pelo Vasco, você quer dizer, né? hahahaha Cara, está feia a coisa. Eu, como bom flamenguista, não pude deixar de achar bizarro o Vasco se estrepar todo por ele e o cara não marcar o diabo do gol. Eu não tenho nada contra o Vasco. Torço pelo meu time e não contra os outros. Então essa situação é muito ruim para o Clube. Então tomara que o Vômário marque logo essa bagaça.

Cammy diz:
Jão, se tivesse que escolher entre futebol e HQ...qual seria??

« Jøåø » diz:
Porra, Cammy. Que sacanagem....
Esse tipo de escolha não existe, mas, pasmem, escolho o futebol. Não parece ser do meu perfil, mas é uma paixão. Já parei de ler quadrinhos por um tempo, mas nunca de acompanhar futebol.

Joao?

João?

Cammy diz:
Sabia!

J.R. Dib diz:
Tô pasmo!

¤ CX ¤ diz:
Eu também.

Cammy diz:
Traidor!

andrei diz:
hahhahahahahaha

Cammy diz:
hahahhahaah

Eddie diz:
Falso nerd!

« Jøåø » diz:
Mas faria com lágrimas nos olhos e dor no coração. hahahaha

J.R. Dib diz:
Sei, sei...

Eddie diz:
Herege!

J.R. Dib diz:
traira!!

¤ CX ¤ diz:
Morra!

Eddie diz:
Blasfemo!! Está expulso de nosso convívio!

andrei diz:
Perdeu o posto de moderador!

Cammy diz:
Vai ser expulso do blog!

« Jøåø » diz:
Para vocês verem como sou honesto. Não dei uma resposta populista.

J.R. Dib diz:
Você sofreu de cegueira parcial quando viu a foto do Fã?

« Jøåø » diz:
Não. Sacanagem com o Fã. Adolescente normal.

Cammy diz:
Ele não é tão feio como fala.

J.R. Dib diz:
Porque que ele tem tanto medo de você? Você fez algo para pobre criatura?

Cammy diz:
Medo nada!! Ele ama o Jão!

J.R. Dib diz:
Ele tem medo!!

Andrei diz:
O fã é uma experiência de laboratório onde juntaram várias partes de outros nerds pra montá-lo?

« Jøåø » diz:
Eu não sei. Já "briguei" com o Fã, mas só por besteira. Mas não sei mesmo porque, e se, ele tem medo de mim.

¤ CX ¤ diz:
Ele de fato tem um respeito pelo Jão! Não sei de onde veio, mas é o único que ele tem reserva...

« Jøåø » diz:
Pelo menos alguém tem, né?

Cammy diz:
Jão, foi muito difícil ficar todo esse tempo sem usar emoticons na conversa?

J.R. Dib diz:
auhuhauhauhauha

« Jøåø » diz:
Não. Nem foi. Não é a primeira entrevista que a gente faz. Hahahaha
(Cara, ninguém vai ver graça nenhuma nessa entrevista. Só a gente hahahaha)

J.R. Dib diz:
Jão, você libera o X-Factor preu revisar mês que vem?

« Jøåø » diz:
Não libero nada. Nem o X-Factor.

¤ CX ¤ diz:
Vamos passar para as perguntas dos leitores. Só eu coletei ou você pegou, Jota?

« Jøåø » diz:
"Coletei" é expressão de biólogo.

Cammy diz:
Eu ia dizer isso! hahahaha

¤ CX ¤ diz:
Sabia!

« Jøåø » diz:
Nem foi te zoando, Coveiro. Só achei engraçado.

J.R. Dib diz:
Tenho do Dobar.

¤ CX ¤ diz:
Manda!

J.R. Dib diz:
Dobar pergunta: Quantos Diplomas você tem? E onde você tirou sua Licenciatura?

« Jøåø » diz:
Superior, só um. Graduado em história pela Unirio.

andrei diz:
João, você dá risada corrigindo provas??

¤ CX ¤ diz:
Não tem professor que não ria! Ele mente se disser que não.

J.R. Dib diz:
huauhauhauhahua

« Jøåø » diz:
hahaha Às vezes não tem como não.

¤ CX ¤ diz:
Caio pergunta:
como você pode ser editor BR e US sendo anti-spoileador?

andrei diz:
hahhahahahaha Paradoxo!

Cammy diz:
Realmente! hahahaah

« Jøåø » diz:
Aí a gente entra em uma parte da discussão que tive com o Coveiro várias vezes.

Cammy diz:
Ihhh

andrei diz:
huummm... Vambora.

J.R. Dib diz:
Próxima!!

¤ CX ¤ diz:
(Coveiro prepara o escudo)

« Jøåø » diz:
Existe o “spoiler BR” (que é falar do que não saiu no Brasil ainda) e o “Spoiler US” (que é falar do que nem foi publicado ainda nos EUA).

O segundo seria o que eu chamo de "spoiler do spoiler". Não é tão complexo assim.

Cammy diz:
Você só é anti spoiler US?

« Jøåø » diz:
É desse segundo tipo que eu fujo.

Eddie diz:
Isso eu já tinha entendido.

¤ CX ¤ diz:
Caio pergunta:
João, sabendo que Civil War foi um sucesso entrando pra historia recente das HQs, e estando pra começar World War Hulk, uma saga q está criando bastante expectativas entre os leitores, eu lhe pergunto: você acha que WWH tem tudo pra superar Civil War (em qualidade, vendas, entre outros),
ou você acha que a grande saga desta década tende mesmo a ser Civil War?

Eddie diz:
Esse Caio não é o Cainho não, né?!

¤ CX ¤ diz:
Não.

Cammy diz:
Ufa!

« Jøåø » diz:
(Quem é Caio?)
Bom, eu gostei bastante de Civil War. Isso está no nosso Em Foco. E, na verdade, temo um pouco por WWH pelo que farão em seu desfecho. O motivo, a situação, são todas condizentes com o que aconteceu em Planet Hulk. Apesar da curiosidade, ainda prefiro esperar, já que as duas saem muito coladas. Mas acho que, pelo menos em relação à expectativa, WWH já é maior que Civil War. Alguma coisa além disso é spoiler.

¤ CX ¤ diz:
Luciana pergunta: Por tudo que tem acontecido na cronologia das editoras sobre nossos personagens favoritos, em relação a anos atrás você acha que a qualidade das historias tem melhorado ou piorado com o tempo? Hoje em dia há uma apelação desnecessária? Como exemplo heróis “imorríveis”, sagas sem muito conteúdo...

« Jøåø » diz:
Olha, eu não consigo ver crescentes ou descendentes muito definidas não. Acho que há altos e baixos em todas as épocas. Tem muita coisa legal sendo publicada atualmente e muita coisa antiga que não foi tão boa assim, apesar de ser exaltada ao extremo. Às Vezes romantiza-se demais o passado. O lance da morte e ressurreições complica mesmo e acho que às vezes incomoda muito. Especialmente quando é mal executado.

Não acho que haja "apelação" já que HQs de heróis tratam de fantasia. Uma tendência que tenho visto, pelo menos nas duas grandes (Marvel e DC) é a tentativa de tornar seus universos mais ou menos coesos. O que é bem válido, mas sempre haverá "bolhas".

¤ CX ¤ diz:
Luciana pergunta: Você é moderador das comunidades Universo Marvel 616 e História, e o que o orkut está cheio é de mala. Na hora da discussão, aparece aquele sem noção sem nenhum argumento plausível, manda pra aquele canto ou ainda mantém a sua pose de professor? hahaha

« Jøåø » diz:
Eu dificilmente entro em barracos na vida real. No Orkut menos ainda. Na verdade, tive poucos estresses com comunidades de quadrinhos. E comecei logo a fugir dos estresses nas comunidades de história. Acho que ela acaba servindo, de alguma forma, como um termômetro de como anda o censo comum da historiografia entre as classes sociais que têm acesso a internet, mas não é uma área de debate acadêmico ou mesmo escolar.

¤ CX ¤ diz:
Lam. Positividade. {TV.} diz:
Atualmente qual editora você acha que está tomando as melhores escolhas para o mercado? Marvel com sua Civil War ou a DC com sua 52? E você lê algo além Marvel e DC?

« Jøåø » diz:
Bom, como falei. Gostei muito da Crise Infinita e estou curtindo 52 na DC. Não são sagas perfeitas e nem seus spin-offs são. Assim como Civil War. Em um geral gosto dela, mas me incomodaram alguns de seus furos. Normal. Tento tirar o melhor das duas. Não é jogar panos quentes. Eu leio e gosto das duas mesmo.

E com relação a outras leituras, leio pouco além delas (tenho que fazer outras coisas, né? hehehe). Mas gosto muito de algumas quadrinizações de Transformers e Star Wars.

¤ CX ¤ diz:
Lam. pergunta:
Outra pergunta "porque você não vai com a minha cara?"

Cammy diz:
hahahahahah....Vixe!! Essa é longa também.

Eddie diz:
Eita... agora vai!!!

Andrei diz:
hahahahahhahahahaha

« Jøåø » diz:
Ele perguntou mesmo isso?

Eddie diz:
Senta que lá vem história.

¤ CX ¤ diz:
Sim, perguntou! Não precisa dizer todos os motivos, não precisa escrever uma dissertação.

« Jøåø » diz:
hahahaha

Andrei diz:
Ele gosta do Vasco, é obvio.

J.R. Dib diz:
Essa vai demorar!!
Eu demoraria uns 10 parágrafos escrevendo!

« Jøåø » diz:
Não é que eu não vá com sua cara. Só não concordo com sua postura em alguns debates. Mas não fico batendo de frente com você toda hora. Não mais que o resto das pessoas. hehehheheeh E o Edward Norton era o Tyler Durden também!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Joao?

João?

Eddie diz:
Fala a verdade, Jão.

¤ CX ¤ diz:
Helder pergunta:
João, quem é mais chato? André Panda ou o Lam?

J.R. Dib diz:
uhauhauhahuahuahuauhuha

Cammy diz:
Quem é André Panda?

¤ CX ¤ diz:
Jão, vai explicar... segundo Helder.

Cammy diz:
Ah ta.

« Jøåø » diz:
Putz. O André Panda disparado.

É um cara que participa da comunidade do Flamengo mas parece que odeia o time. Ou é a pessoa na qual o Maurício de Souza se inspirou para criar o "Do Contra".

Andrei diz:
O mais chato é o Weddly.

¤ CX ¤ diz:
Erlan, uai! pergunta:
Quem vê cara não vê coração ou só o nariz do pobre João? q

Cammy diz:
hahahahaha

« Jøåø » diz:
hahahahah

J.R. Dib diz:
huahuauhauh

¤ CX ¤ diz:
É a penúltima.

Cammy diz:
hahahahahahah Tinha que ser o Erlan!

¤ CX ¤ diz:
Responde, João!

« Jøåø » diz:
Jaspion, Erlan. Jaspion.

¤ CX ¤ diz:
A última foi do Brizola e envolve quadrinhos:

Rafael (Brizola) pergunta:
Pergunta: João, cite um personagem de quadrinhos que seria seu modelo de cavanhaque. Tony Stark?

Joao?

João?

Cammy diz:
Hahahahah

« Jøåø » diz:
uauhauahauhauhauhahuaauh

J.R. Dib diz:
Huahuauhauhauhahuauhauhuhahuhuauhauhuha

« Jøåø » diz:
Puta merda.

Eddie diz:
Doutor Estranho??

Joao?

João?

Cammy diz:
hahahahahahhahaa Não é dos quadrinhos!!! É do batatão!!!

Eddie diz:
É mesmo!!! o Batatão do Aqua Teen!!!

Joao?

João?

Jøåø » diz:
Contar para vocês um dos motivos mais imbecis do mundo de ter um cavanhaque. Eu estava com alergia à lâmina que usava, então fiquei duas semanas sem fazer a barba. Voilá, João de cavanhaque. Achei legal e, quando pude, aparei o resto.

¤ CX ¤ diz:
E quem hoje é sua inspiração quadrinística?

« Jøåø » diz:
Nenhuma inspiração específica. hehehehe

J.R. Dib diz:
Qual foi a pior briga da Marvel 616 que você teve que apartar?

« Jøåø » diz:
Briga na 616? A comunidade não dá tanto trabalho assim com brigas... é tranqüila.
Acho que um dos piores casos eu fui o ofendido, então coube ao Coveiro.

¤ CX ¤ diz:
A do Rodrigo Spider-Man até que eu não tive bronca, o João foi ate paciente.

« Jøåø » diz:
Isso, dessa aí que eu falei.

Joao?

João?

¤ CX ¤ diz:
Acho que a minha foi Lopes e João, porque fiquei preocupadão mesmo... a única que me estressei por 5 min... mas tudo acabou bem!

Vou acabar a entrevista agora...

Bom, queria encerrar essa entrevista desejando aqui em nome de todos um feliz dia para o João. Um amigo que conheci aqui na internet, mas que trato certamente como um igual fora dela. Poucos devem saber como a gente acaba brigando um pouco toda semana, mas isso é fruto de engrandecimento do trabalho no site e conseqüentemente da amizade. Pois depois da tempestade, sempre veio a bonança. Enfim, mais uma vez, parabéns pela figura que você é!!

« Jøåø » diz:
Depois da tempestade vem sempre o Pantera Negra!!! Q?

J.R. Dib diz:
aEEEE

andrei diz:
EEEEEEEEEE Viva o João!

¤ CX ¤ diz:
Os participantes podem também podem desejar o mesmo e o Jão fica com a última palavra.

Cammy diz:
A última palavra eu falo todo dia com o João, ele num deve me agüentar mais, então nem vou falar mais nada! E só pra registrar, o jão já sabe, mas eu continuarei puxando seu saco e te pentelhando por mais muito tempo...pro seu azar!

Eddie diz:
Bem, conheci o Jão graças a comu 616. E posso dizer que já considero um amigo, infelizmente, não pudemos nos conhecer, mas não faltarão oportunidades. Grande entendedor de HQs e vários assuntos, e anti-spoileador como eu. Fiquei muito feliz de participar dessa entrevista/homenagem. Felicidades e muitos anos de vida.

« Jøåø » diz:
Bom, eu queria agradecer a homenagem, apesar da escolha ter sido meramente em função do calendário. hehehehe A experiência no site e na comunidade tem sido bem legais, assim como as amizades que fiz e continuo fazendo. Espero que não tenha falado nenhuma grande besteira e que continuem acessando o Blog.

Abraços



Editores 616

comments powered by Disqus