quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Novos X-Men: Tudo-ao-mesmo-tempo-agora!

New X-Men #28

A derrota de William Stryker, e da maioria de seus soldados fanáticos, não apagou as marcas deixadas sobre os mutantes mais jovens do Instituto Xavier. Em X-Men 69 temos o início do novo arco dos Novos X-Men logo após o verdadeiro massacre a que foram submetidos, com a ajuda de informações privilegiadas conseguidas pelo reverendo racista. E é a fonte dessas informações que entra em foco nessa nova seqüência em quatro partes: Nimrod. Aliás, ainda não. Antes os moradores da escola tentam se recompor.

Jay Guthrie está morto. Assassinado por Stryker, encontrado pela polícia, que prontamente convocou os "Vingadores oficiais" Homem de Ferro e Ms. Marvel, ele é só a ponta do Iceberg pelo que vem passando os Novos X-Men. O próprio Tony Stark identifica um resíduo energético no local, que sabemos que pertence a Nimrod, que fugira momentos antes, indo de encontro ao mutante Forge em Dallas. Jay, em seus últimos momentos, ainda tentou avisar os outros do perigo, escrevendo "NIMRO" com seu próprio sangue no chão. Chocada com a morte do menino, Carol Danvers, que tem um histórico de amizade com os X-Men, trata de dar a má notícia.

Novos X-Men: Nimrod

Na mansão, os mesmos homens que deveriam proteger os X-Men, mas que se limitaram a recolher os corpos e confiscar o braço de Nimrod usado por Stryker, parecem simpatizar mais com os agressores do que com as vítimas. Enquanto os alunos tentam se reparar do abalo (Elixir é claramente o mais abalado, em estado de choque após descobrir a extensão de seus poderes), e a procura por Jay continua, Carol Danvers chega à mansão.

Novos X-Men: Nimrod

Bem recebida por Ciclope, o mesmo não ocorre por parte de Emma, especialmente quando a diretora, após dar a notícia da morte de Laurie à sua mãe, sabe de mais uma morte de um jovem sob sua responsabilidade. Os alunos também se chocam ao saber de mais um colega, um amigo, morto por simplesmente existir.

A irritação de Emma atinge níveis máximos quando, em meio a tanta desgraça, Ms. Marvel insiste em algo em que Tony Stark já não fora bem sucedido: convencer os X-Men a se registrarem. Emma refaz o discurso que fez ao Homem de Ferro, lembrando o quanto os "heróis" não fazem nada para ajudar os mutantes. Quando os próprios X-Men ajudaram a resgatar vítima de Stamford, a mesma solidariedade não existiu quando o ônibus cheio de ex-alunos foi explodido, ou quando a mansão foi invadida violentamente.

Novos X-Men: Nimrod

O centro dessa primeira história é claramente Emma Frost, que, pela terceira vez se sente fracassada na responsabilidade de proteger seus alunos. Primeiro os Satânicos, mortos por Fitzroy (alguém lembra dessa?), depois a Geração-X, sabotada por um de seus próprios membros, e agora os Novos X-Men. A quase sempre fria e afiada Emma demonstra, em sua privacidade, o quanto isso a abala.

Novos X-Men: Nimrod

Voltando ao tema principal do arco, enquanto os alunos deduzem que a trilha energética deixada no local da morte de Jay era de Nimrod, o próprio sentinela do futuro ameaça Forge. Diz que, caso ele não seja reparado, usará suas últimas energias para assassinar a pessoa pela qual o mutante inventor nutre os mais sinceros sentimentos: Tempestade. Para um robô, ele tem plena noção de como chantagear um ser humano.

Novos X-Men: Nimrod

Restará aos devastados Novos X-Men impedir que uma das maiores aos mutantes que já existiu volte à ativa? Só as próximas edições dirão.


« Jøåø »

comments powered by Disqus