domingo, 21 de dezembro de 2008

Novos X-Men: Fortalecidos


New X-Men #43

Sobrevivendo a mais uma provação, durante o aparente retorno de Illyana Rasputin, os Novos X-Men voltaram do Limbo para o Instituto Xavier em X-Men 83, para, em poucos momentos de paz, terem seu amadurecimento finalmente reconhecido. E eles vão precisar dessa mudança de atitude que vêm adquirindo nos últimos meses, porque seu futuro caminha para algo ainda mais sombrio.

Como vimos, parte dos Novos X-men sobreviveram ao ataque dos Purificadores, ainda que muitos de seus colegas tenham morrido. O líder do ataque, William Stryker, acabou por morrer nas mãos de Elixir. O que aparentemente terminaria com a ameaça, caso o braço direito do reverendo, Matthew Risman, não tivesse sobrevivido ao ataque quase mortal de , que o desfigurou. Sua persistência e fanatismo manteve a integridade dos Purificadores e, mais uma vez, eles estão atrás de todos os mutantes sobreviventes ao dia M. Principalmente a sua última geração. E o Predador X, visto recentemente nas páginas da revista, é cria sua e está a solta, matando todos os mutantes que vê pela frente.

Novos X-Men

No Instituto, Ciclope faz questão, em reunião com a principal equipe de X-Men, em ressaltar todos os feitos recentes da jovem equipe de mutantes, o que rende uma divertida piada de Wolverine. Scott continua, enfatizando que os estudantes representam cerca de um oitavo de todos os mutantes conhecidos, e que eles, os responsáveis por eles, não fizeram nada para manter sua integridade. O resultado das investigações do Fera tornam uma mudança de postura mais do que necessária.

E é o doutor McCoy o primeiro a entrar em contato com os meninos retornados do limbo. Ao lado de Pó, a Fada, cuja alma foi fragmentada pra forjar uma adaga espiritual, parece mais tranqüila do que deveria estar. A possibilidade de se teleportar que ganhou parece mais excitante no momento, tudo com supervisão do Dr. Estranho. O jovem mutante wakandiano, Nezhno, também está na enfermaria, tentando meditar para que seus poderes não o matem, no que é ajudado pelas tatuagens de metal vibranium que recobrem seu corpo.

Novos X-Men

Na sala de jogos, Anole, cujo braço regenerado surgiu em tamanho e força desproporcional ao resto do seu corpo, joga uma partida de sinuca com Pedreira, agora uma mistura de pedra e lava, e X-23. Santo, mantendo-se um dos personagens mais bacanas dessa nova safra, não se contém e insiste que eles arranquem os outros membros do amigo para ver o que acontece. Pedreira, querendo caçoar da “covardia” do amigo, o chama de “menininha”, o que traria sérias conseqüências.

Novos X-Men

Mas, antes disso, Elixir, agora com um tremendo conhecimento e poder, se isola dos outros, pois sua percepção dos aspectos biológicos da vida (até da sua própria) é duro demais para agüentar. Como os milhares de pensamentos que invadem a mente de um telepata inexperiente. Mercury adentra a sala, e pergunta a idade de Josh. Com vem fazendo a todos os estudantes. E não obtém a resposta esperada.

Novos X-Men

Ela também não tem muito sucesso com Julian, já que o Satânico, com os poderes muito ampliados, não consegue mais aplicá-los de forma sutil. Um tremendo problema para um dos últimos telecinéticos do planeta. Lembrando-se do enterro de Matt Landru, ela acaba revelando suas intenções. Ela quer saber quem é o mutante mais novo do planeta. A idéia é que esse mutante mais novo é o principal alvo de qualquer um que queira o fim da raça. Mesmo com a ajuda das Cucos eles ainda não chegam a um veredicto, e acabam interrompidos por Emma Frost, cuja relação com seus estudantes anda muito ruim.

No jardim, Colossus e Fera esperam Pedreira, que chega de forma inesperada (ou nem tanto). Devido ao seu comentário anterior, ele cai de sabe-se lá qual andar, espancado por Anole. O motivo? O comentário de Santo pegou muito mal, uma vez que o mutante réptil é homossexual. Mas eles são amigos e o desentendimento logo passa.

Novos X-Men

Logo, o Fera faz um pedido inusitado. Quer que Pedreira exploda novamente, para, assim, provar sua teoria de que o rapaz é um golem, um elemental de pedra capaz de se refazer de qualquer material rochoso disponível. Ele hesita, mas uma provocação de Anole, que o chama de “menininha”, faz com que ele mude de idéia instantaneamente, explodindo. A tese se comprova, ele se recompõe, agora como rocha “comum”, e diz que, mesmo em pedaços, podia ouvir e ver todos ao seu redor.

Novos X-Men

No escritório de Emma, cada novo X-Men deu seu depoimento sobre a ventura no limbo. Enquanto Faísca parece muito irritada, Fada ganha um novo parceiro de treinamento: Wolverine!

Na entrevista de Mercury, a menina cobra o paradeiro do Decompositor, e, acompanhada por Julian, deixa a diretora sem palavras. No refeitório, Loa e Lobinho especulam sobre quem é o mutante mais novo, e acabam ficando no meio de uma hilária perseguição entre Wolverine e Fada, que deixa o mutante canadense atordoado com suas alucinações.

Novos X-Men

Os alunos chegam à resposta de quem é o mais novo. É Indra, mutante capaz de forjar uma armadura biológica, que obviamente entra em desespero. Enquanto isso, Nori permanece distante. Até mesmo de David, que se surpreende quando ela agarra Julian e lhe dá um beijo na frente de todos, gerando reações diversas, até mesmo de ciúmes de X-23.

Novos X-Men

Longe dali, o temor dos meninos se justifica. Risman testa o Predador X, preparando o monstro para que sua vingança comece por aquela que lhe deu a horrenda cicatriz em seu rosto.

Em X-Men 84 a história se encerra, e algumas respostas surgem. Em primeiro lugar, por que Faísca fez aquilo? Mais cedo, ela teve uma conversa com Ciclope, em que os dois divergem sobre o que é ser um X-Man, e sobre como proteger seus entes queridos, mesmo que Scott estivesse ali para elogiar suas ações como líder de equipe.

De volta à cena do beijo, David e X-23 correm pelo choque causado, e Julian se afasta de Nori, indo atrás de Laura. Quando a Fada pergunta o que fazer para proteger Indra, ao que ela responde, sombria, o equivalente a um “vocês que se virem”. Por incrível que pareça, a reação de todos é engraçada, mostrando o tom (violento e humorístico) que Chris Yost e Craig Kyle conseguiram dar à revista.

Novos X-Men

Enquanto o Predador X se aproxima, com sua mente travada na idéia de matar Soraya, David se prepara para partir quando é interrompido pelas Cucos. Querendo retribuir o que ele fez por elas quando Stryker invadiu à mansão, oferecem ao ex-mutante a possibilidade de recobrar todo conhecimento absorvido (e logo esquecido) quando seus poderes funcionavam. Ele hesita, olha uma fotografia de Nori, e acaba aceitando.

Novos X-Men

Indra, borrando as botas de medo, agradece a Santo por o acompanhar e protege-lo. Mas como era de se esperar, Pedreira não se contém e, explodindo e se reconstituindo, quase mata o amigo do coração, em mais uma cena “antológica”.

Novos X-Men

No banheiro, Mercury encontra X-23 em um estado de confusão. A menina destruiu o lugar, e se feriu no processo, sem entender o que é aquilo que está sentindo, ao que a amiga tenta ajudar.

Do lado de fora, Julian recebe apoio de Soraya, e tenta processar todos os problemas pelos quais passou nos últimos tempos.

Ao mesmo tempo, Elixir parece lutar contra extremos bons e ruins de sua personalidade, acompanhando a natureza de seus poderes. Em seu momento sombrio, é interpelado por Loa que, mesmo sem jeito, demonstra interesse em ser mais do que amiga, ao que o rapaz reage melhor do que imaginaríamos.

Novos X-Men


Novamente reunidos em grupo, e frente ao medo que Indra e Estopim parecem sentir, Santo demonstra ser mais do que um bufão superpoderoso. Pedreira diz que, caso eles morram mesmo, que seja lutando como X-Men, o que arranca um sorriso de Anole. Mas não dura muito, já que o primeiro assunto que Santo traz à roda é a homossexualidade de Anole, voltando ao seu “normal”.

Novos X-Men

Antes que a briga comece de novo, McCoy chega na sala com novos uniformes, rapidamente aceito quando informa que são à prova de bala. Em outro local da mansão, David, já de “roupa nova”, e pedindo para ser chamado de Prodígio, avisa a Nori que ficará, apesar dela estar fazendo de tudo para que ele vá embora, acreditando que assim o protegerá.

Tentando convencê-lo com fracos argumentos, ela acaba notando que David não está tão indefeso quanto imaginava. O problema é que Julian chega, e acredita que ele a está atacando, reagindo instantaneamente. Prodígio reage, deixando Satânico no chão, demonstrando que as técnicas que adquiriu de Wolverine e Kitty Pryde voltaram após a ajuda das Cucos. Ele sai, deixando claro que ele e Nori não são mais um casal.

Novos X-Men

Os “Professores” se reúnem novamente e demonstram preocupação com os meninos. Porém, por debaixo de toda essa paranóia e sofrimento aos quais os Novos X-Men vêm sendo submetidos, forja-se uma equipe coesa, amiga, de extrema personalidade e companheirismo. Longe de ser perfeito, mas cada vez menos indefeso, o grupo se fortalece, como heróis e como amigos.

Novos X-Men

Mais do que isso, em termos editoriais, a dupla de roteiristas da revista conseguiu pegar um conjunto de histórias desinteressantes e personagens sem muita expressão, e dar a cada um deles (e são muitos) personalidades rapidamente identificáveis, além de, em alguns casos, uma história de vida já consistente. Kyle e Yost provaram que uma revista “adolescente” não precisa ser rasa, como muitos que as tentam escrever fazem. Esqueça as comparações com a fase áurea dos Novos Mutantes. A ferro e fogo os Novos X-Men ganharam sua própria identidade, e se tornaram um dos ramos mais interessantes dos títulos mutantes.

Novos X-Men

Com os Purificadores à espreita com seu Predador X, eles vão precisar de toda essa bagagem para resistir a tudo que espera a raça mutante em Complexo de Messias.


« Jøåø »

comments powered by Disqus