sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cable: Futuro implodido


Cable #7 Zombie Variant

Mais uma vez Bishop esteve prestes a cumprir a missão a que se prestou desde o surgimento da mutante messias no Alaska, mas falhou, mesmo com Cable gravemente ferido. Agora ele volta ao presente buscando uma forma infalível de assassinar a menina. Porém, enquanto vislumbramos a vida que Cable e a messias viveram desde então, Bishop precisa encarar os X-Men, em X-Men Extra 95, com a volta de Ariel Olivetti aos desenhos.

Ao invadir um complexo de pesquisas do governo dos EUA em Montana (o sétimo em seguida), Bishop logo é abordado por parte da nova X-Force (Wolverine, X-23, Lupina e Apache). Ele tenta escapar com o dispositivo temporal de seu braço mecânico, mas não há tempo. O membro artificial é amputado e, mesmo resistindo, ele acaba neutralizado e capturado, não sendo morto apenas porque Ciclope queria assim.

Cable

Em São Francisco, Scott interroga Bishop, que não parece disposto a explicar suas ações dos últimos tempos. Ações essas que o levaram a quase assassinar o Professor Xavier. Ainda sem dar explicações, apenas reafirma que a menina que Ciclope considera a messias, a primeira mutante nascida desde o fatídico dia-M, a razão pelo inferno para os mutantes que será o futuro. Seu futuro.

Logo, Emma Frost chega para sondar a mente do prisioneiro, o que claramente não seria um trabalho fácil.

Cable

A anos dali, vemos o destino de Cable e da pequena messias. Uma espécie de fazenda, uma comunidade rural. E logo notamos que a “família cresceu”. Na cama, na qual a ruivinha já crescida (mais de um ano e meio se passou para eles desde os perigos das Montanhas Rochosas) pula, Nathan, com uma vistosa barba grisalha, acorda ao lado de uma mulher, também ruiva. Sua esposa Esperança.

Ele se levanta, e logo vemos que as marcas deixadas pelo último confronto não foram apenas superficiais. E em uma narração em off do próprio Cable, ele pensa em como a menina cresceu, em tudo pelo que passaram e como têm tentado deixar para trás. E tudo indica que ali vemos uma família normal. Ao menos normal para aquela realidade.

Logo percebemos que Esperança sabe da verdadeira história daqueles dois, quando ela questiona se a menina nunca seria batizada, com Cable dizendo que não cabe a ele fazer isso, ainda que fique subentendido para todos do local, chamado Nova Liberdade, que se trata de um pai e sua filha.

Cable

Aliás, esse local é isolado de tudo, escondido, um paraíso em um mundo apocalíptico, que só seria descoberto no século 40, muito tempo depois de misteriosamente desaparecer. Agora, no século 25, Cable sabe de diversos de seus segredos, inclusive sobre o campo de força que permite que ela permaneça imperceptível.

No presente, enquanto o Fera estuda o braço cibernético de Bishop para detectar a época em que esteve, mas só consegue descobrir que o ex-X-Man envelheceu quatro anos desde que os deixou. E isso levanta a pergunta: será que, quando voltar, a menina caberá no berço preparado por Scott?

Emma revela que Bishop esteve próximo de Cable e da Messias várias vezes, mas pouco mais do que isso é revelado, especialmente porque a mente do viajante temporal está totalmente centrada no assassinato da menina. A telepata, então, dá uma ótima sugestão a Ciclope. Diz ao líder dos X-Men para que ele engane Bishop, fazendo-o acreditar que entende o porquê de querer assassinar a messias.

Usando uma metáfora comparando a viagem temporal com um prédio, e dizendo que Cable só pode subir (já que seu dispositivo temporal só salta para o futuro), Bishop acaba revelando seu plano: destruir a base do prédio até o seu topo. Destruir o mundo do passado ao qual o futuro em que Cable está pertence, atingindo-o de uma maneira ou de outra.

Cable

Em Nova Esperança, um estranho barulho assusta os moradores. Com Cable junto de outros habitantes, logo se descobre que dois homens (dois soldados) feridos entraram na localidade escondida. Um morto, o outro gravemente ferido. Os primeiros a aparecer desde que ele mesmo chegou com a menina ao lugar. A preocupação de Nathan era se haveria mais soldados e o que eles queriam.

Cable

No dia seguinte, sua preocupação aumentava, enquanto uma espécie de sexto sentido o dizia que havia algo de errado. Porém, logo este se confirma. Um estrondo no campo de força revela a entrada, e soldados dizendo ser representantes do governo dos Estados Unidos chegam ao assentamento.

Cable

Parece que finalmente a história de como Nova Liberdade desapareceu será conhecida.


João

PS.: A capa do artigo é a variante Zumbi de Cable #7.

comments powered by Disqus