quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Faça uma "boa ação" de natal!

*Artigo escrito pela colaboradora Luciana

Quem fala que brinquedo é coisa de criança pode-se considerar mal informado e ultrapassado. É fato que, hoje em dia, adolescentes e adultos de todas as idades estão aderindo cada vez mais ao hobby do colecionismo de Actions Figures, ou pra bom português entender, figuras de ação. Natal é época de brinquedos, sejam os de criança ou os de “adultos”, então vamos conhecer melhor o que é que esses adultos gostam!

Photobucket


Vamos a uma rápida explicação do que seria isso. Figuras de ação são miniaturas articuladas de um personagem especifico fabricadas de materiais diversos como plástico, resina, pvc etc. As figuras tanto podem ser de personagens de um filme, ou de uma HQ, desenho animado, games e até programas de televisão. A variedade é enorme e o tamanho também. Eles são classificados por escalas, que vai de 5cm até mais que 1 metro! Há pessoas que preferem colecionar estátuas, que também fazem parte dos Actions, apesar de não terem articulações, serem mais trabalhadas e um pouco mais caras.

Hoje em dia esse hobby está bastante difundido no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, onde podemos encontrar as melhores e maiores lojas especializadas. Aqui no Brasil temos alguns fóruns que tratam do assunto e apesar de poucas, podemos encontrar lojas que vende os bonecos.

Photobucket

Photobucket

A Marvel, de olho nessa mania, não poderia deixar de investir nesse filão. Existem muitas, mas muitas figuras relacionadas aos personagens da marvel. Desde bonequinhos que cabem na palma de uma mão até estatuas pintadas a mão com um detalhamento impressionante. O objetivo dessa matéria é mostrar as figuras mais legais e procuradas da editora, quem sabe você não se interessa e resolve se presentear nesse natal ou começar esse maravilhoso passatempo??

Premium Format

Premium format é uma serie de estátuas do fabricante Sideshow no formato Mixed Midia (que quer dizer, item feito de dois ou mais materiais, no caso resina e tecido). As estátuas variam de 18 a 30 polegadas, todas com tiragem bem limitada e todas tem versões exclusivas com alguns detalhes diferentes.
O Capitão América e o Thor chegam a custar U$500 pra mais. Wolverine tem seu lançamento marcado para maio de 2011 (você já garantiu o seu? eu já! haha).

Photobucket


Photobucket


Photobucket



Comiquette


Comiquette é a definição criada pelo fabricante Sideshow para uma linha de estátuas baseadas em personagens de quadrinhos. A palavra mistura “comics” com “maquete”. Essas já são um pouco mais baratas que os Premium Format custando em torno de U$200 a 300 dólares.

Photobucket

Photobucket


Hot Toys

A Hot Toys é uma empresa com base em Hong Kong, estabelecida em 2000. Atualmente produzem figuras em diversas escalas mas se especializaram em action figures de 1/6. Em 2008 ela foi eleita melhor fabricante de artigos colecionáveis. Detalhe que as figuras são articuladas, ou seja, figuras que você pode colocar em diversas posições. A figura do filme “Wolverine Origens” tem data de lançamento para o final desse ano. Se você curte o Homem de Ferro pode comprar os três marks que apareceram no filme e ter sua própria sala de armadura em casa! Um exemplar hot toys custa em media 130 a 250 dólares.


Photobucket


Photobucket

Photobucket

Photobucket


Marvel Legends e Universe

Agora, se você não curte estatuas, não gosta de figuras grandes ou não quer gastar uma grana preta com isso pode investir nas figuras de 6 ou 3 polegadas. As mais famosas são da coleção Marvel Legends (figuras de 16cm) e Marvel Universe (figuras de 8cm). A um preço acessível tem uma variedade gigantesca, você pode montar sua própria equipe de vingadores, x-men, quarteto fantástico, homem aranha e seus principais inimigos ou o que sua imaginação permitir. Existem obviamente as figuras mais raras de conseguir como o Deadpool ou o Juggernaut mas a maioria das figuras é fácil de achar e a faixa de preço gira em torno de 10 a 30 dólares. E o melhor, são facilmente encontradas em lojas de brinquedos aqui no Brasil.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket


Espero que tenha ajudado as pessoas a conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso hobby. Se você curte muito um personagem e já coleciona HQs dele então aproveita e compra um bonequinho, garanto que você não vai se arrepender!!

Luciana

comments powered by Disqus