terça-feira, 7 de dezembro de 2010

X-Men Sombrios: O recrutamento (parte 1)



Não faz muito tempo, Norman Osborn reuniu um grupo de mutantes (e mesmo não mutantes) para formar seus próprios X-Men – conhecidos pelos leitores como X-Men Sombrios. Já vimos como Namor, o Príncipe Submarino, foi parar nas fileiras da equipe, mas ainda não sabíamos como os outros tinham sido recrutados... até agora.



Não é muito difícil convencer Calvin Rankin, o Mímico, a entrar para a equipe, mas primeiro Osborn precisa ouvir a história dele. Mímico conta suas experiências mais terríveis, como ser enterrado vivo, quase ter morrido em confrontos, ter sua mente apagada. Rankin sofria conflitos internos, até que a Dra. Moira MacTaggert descobriu que ele tem transtorno bipolar.

Os remédios da doutora o ajudaram a controlar sua mente, mas não seus poderes, e várias vezes ele acabava fazendo isso involuntariamente. E involuntariamente ele também pode causar dano aos outros, como à mulher que Mímico acidentalmente matou com sua rajada ótica, pouco antes de Osborn chegar. Confuso, ele diz que já feriu gente demais. Isso não incomoda Osborn. Nem um pouco.



Para recrutar a dupla Manto e Adaga, Osborn foi até a Colômbia, à primeira vista para atender ao pedido de um chefe do tráfico de drogas no país que queria se ver livre dos dois heróis, que destruíam sua plantação de papoula. Manto e Adaga não acreditam na cordialidade de Osborn, e Tyrone chega a ameaçar jogá-lo na Dimensão Negra; para o azar dele, porém, parece que até lá o M.A.R.T.E.L.O. tem agentes (ou o Osborn blefa muito bem).

Convencendo os dois a ouvirem sua proposta, ele lhes oferece um lugar nos seus X-Men, garantindo que estar do lado da lei os ajudaria a combater as drogas no mundo com muito mais eficiência, e mesmo o terrorismo no Oriente Médio poderia ser combatido com essa aliança. Tandy lembra Osborn que eles não são mutantes, mas ele assegura que o público não sabe disso. E do jeito que os dois vivem, e com poderes, aos olhos da sociedade eles só podem ser mutantes. Adaga e Manto acabam aceitando a proposta, e o Patriota de Ferro revela que sua parceria com o traficante do início da história foi só um pretexto pra encontrá-los, detonando bombas sobre a plantação.



O próximo da lista é Michael Pointer, ex-Coletivo, ex-Guardião (da Tropa Ômega, não da Alfa), atual Arma Ômega. Osborn o encontra trabalhando na construção de um hospital infantil em Polo Norte, cidade natal de Pointer (que ele destruiu quando foi possuído pelo Coletivo). Michael diz a Norman que sabe quem ele é e do seu passado, mas Osborn responde dizendo que o mesmo vale para o mutante. Ao ser convidado para os X-Men do M.A.R.T.E.L.O., Pointer explica que é perigoso deixa-lo com outros mutantes, cuja energia vital é sugada involuntariamente por ele.

Osborn responde que sabe disso e pode ajudá-lo a controlar esse poder. Além disso, o mutante não pode ficar ali: ele explica que houve um vazamento de hormônio de crescimento mutante (Grant Morrison, lembram?) próximo ao local, e o vento contaminado chegou lá, transformando todos os operários em “mutantes temporários”. Michael se recusa a sair mesmo assim, até que seus colegas começam a perder a consciência perigosamente na obra. Em pânico, ele aceita a proposta, e Osborn garante que o próprio Henry McCoy encontrará uma solução para conter esses poderes de absorção de energia mutante.

O que ele não conta a Pointer é que o McCoy em questão não é o Fera tradicional, e sim o perigoso Fera Negro. Nem que ele voluntariamente causou o vazamento de MGH. Osborn classifica que Pointer não tem nada de herói (...mas e a Tropa Ômega?), mas será um bom carcereiro.



E já que falamos do Fera Negro, vejamos como ele entrou pra equipe. Osborn o encontrou numa estação de trens abandonada, lidando com o cadáver de uma menina. McCoy diz que ela não foi raptada, e sim dada de presente por seu tio em troca de uma cura para a doença em estágio terminal que ele tinha. Indiferente ao crime, Norman o convida para controlar os poderes de Michael Pointer, sabendo que a possibilidade de estudar um novo poder mutante chamaria atenção do cientista maligno.

Enquanto os outros X-Men Sombrios pareceram incomodados com o primeiro contato de Norman, o Fera Negro se diverte, provocando Osborn e testando sua sanidade. Ele diz que sabe do passado sujo do atual “herói”, seus experimentos e suas loucuras, mas garante que isso não o incomoda, apenas torna Hank seu fã. Ele desafia Osborn a soltar seus demônios, a se entregar à fera dentro de si (fera, sacaram? Fera Negro, Fera...).

O líder do M.A.R.T.E.L.O. parece perder o controle momentaneamente, mas logo o recupera e diz ao Fera Negro que essa atitude apenas o tornaria um pária em sua sociedade, como aconteceu ao cientista, que agora se vê trabalhando foragido, em condições inóspitas. Enfim, Fera Negro aceita o convite, embora ironize que continuará lembrando seu novo chefe daquilo que ele está perdendo. Afinal, repete, ele é seu maior fã.

Com isso, cinco explicações já foram (lembrando que a de Manto e Adaga é a mesma). Resta descobrir como Osborn recrutou os perigosos Daken, Emma Frost e Mística...

Fernando Saker

comments powered by Disqus