domingo, 18 de outubro de 2015

Tira Teima 616: Sobre Adamantium, Implantes e ossos do Mercenário



E neste mês de setembro, a Panini lançou em sua revista mensal a já esperada Morte do Wolverine. Num roteiro escrito por Charles Soule, Logan - que já estava sem o fator de cura - é caçado por um antigo membro do Projeto Arma X para mais uma vez recriar os supersoldados com ossos inquebráveis de Adamantium. Para tal, era preciso que a cobaia tivesse um fator de cura similar ao Wolverine para sobreviver, certo? Bem, nem sempre, é o que nos revela a cronologia da Marvel.

Para solucionar esse mistério, voltamos com mais um Tira-Teima, que na verdade é até inspirado numa antiga pergunta de nosso leitor André Cappelasso que nos foi enviada por email - "Por que o Mercenário não sofre envenenamento por adamantium, se o Wolverine sofre quando é destituído de seu fator de cura? Pelo q eu me lembre, na fase em que o Magneto arrancou o adamantium do esqueleto do Logan, o fator de cura ficou mais eficiente, pois ele não tinha que combater o envenenamento por adamantium no organismo. Que eu me lembre, isso já foi citado mais de uma vez por roteiristas."

Antes de mais nada, vamos lembrar um pouquinho o processo de fusão de ossos com adamantium que existe nas revistas. A primeira imagem que vem a mente de muitos é justamente a minissérie de Barry-Windsor Smith denominada Arma X. Provavelmente não há obra mais marcante na história do personagem Wolverine que esta e é lá que vemos de forma crua e angustiante o procedimento cirúrgico que fez Wolverine ter seus ossos indestrutíveis.


A história do metal, porém, vai além dela tanto editorialmente quanto cronologicamente. Para quem já acompanhava os Vingadores, muito antes do Wolverine surgir numa revista do Hulk, o metal mais resistente deste planeta foi citado como o principal componente da sexta versão do robô Ultron. É isso mesmo, nada de Vibranium como agora é mostrado nos filmes por questões de licenciamento. Já dentro dos gibis, o metal já era estudado milênios antes pelo mutante Apocalipse no egito antigo. Depois, no Japão de 1940, por Kenji Oyama, pai da vilã Lady Letal. Oyama, que mais tarde veio a ser conhecido como Lorde Dark Wind, desenvolveu o processo de ligar o metal a ossos humanos. Somente na década de 60 é que espiões roubaram esse conhecimento e levaram até o projeto Arma X. Daí, você conhece bem o resto da história.


Fãs de Wolverine já sabem bem da Vingança da filha de Oyama contra Logan, acusando sempre o baixinho de ter "roubado" o procedimento que liga o adamantium aos seus ossos. O que poucos talvez desconheçam é que Lord Dark Wind em pessoa foi o responsável por inserir o metal no corpo do Mercenário na década de 80. Numa história que começou a ser publicada em Daredevil 196, o vilão passou a ser submetido por intensa cirurgia que repôs suas vértebras quebradas por adamantium.

Mas como o Mercenário sobreviveu a esse processo se ele não possui fator de cura como Logan? Bom, a explicação mais óbvia que vem aí é mística. Para curar seu corpo ferido e ainda assim sobreviver ao processo que implementou o metal em seu corpo, o vilão foi imbuído por  um tipo de ritual que usou ervas e técnicas místicas. Sim, fácil deste jeito.



Desde então, temos um Mercenário muito mais que um humano de boa mira. O fato é que as vezes nem todos os roteiristas lembram desta informação em peculiar enquanto que outros até agregaram mais do que o fato original. Há quem refira que a infusão de adamantium no Mercenário foi além da coluna vertebral, mas sim em mais partes do seu esqueleto. Ainda assim, há edições onde o vilão teve ossos da perna e costelas quebradas (Vide o que foi visto em Diários de Murdock).

Também há aqueles que questionam se o personagem tem algumas espécie de fator de cura. Afinal, ele já sobreviveu a cortes, tiros e até empalamento. Bom, o que se atribui é que boa parte de sua resiliência se deve a já ter esses ossos inquebráveis e ser um lutador excepcional que evite na luta ser ferido por pontos vitais. Outro detalhe é que sua roupa, assim como a do demolidor, é feita de uma malha fina mas que o protege como uma espécie de Kevlar.

Mesmo explicado isso, ainda há mais uma questão no ar - Como o vilão sobrevive ao envenenamento natural causado pelo metal em seu corpo? Apesar de pouco lembrada e essa informação ser escanteada pela maioria dos roteiristas (mesmo os que usam os implantes de adamantium em suas histórias), a maioria dos fãs prefere acreditar que o procedimento com ervas místicas feito por Lorde Dark Wind tenha anulado a toxicidade do metal em seu corpo. Há quem atribua também que o adamantium usado no corpo dele também não seja o do mesmo tipo que em Wolverine, mas uma variante que apenas tenha propriedades similares. Ou como é mais lógico acreditar, Lorde Dark Wind sendo criador original do procedimento saberia exatamente como anular isso em sua cobaia (uma etapa que provavelmente não foi desenvolvida pelos cientistas canadenses).


Ainda como curiosidade, temos o exemplo do vilão Cyber. Mesmo não tendo passado pelo processo de infusão do metal diretamente nos ossos, há de se convir que o personagem está a todo momento em contato com o metal cobrindo sua pele e não há porque não acreditar que também estaria sendo exposto ao envenenamento. Teria sido em seu procedimento anulado essa toxicidade também? Ou de algum modo não seria absorvido pela pele?


Há quem acredite, no entanto, na teoria de que o Adamantium só seria nocivo ao comprometer a produção de células do sangue. Neste caso, diferente de Wolverine que tem todos os seus ossos cobertos por adamantium, o Mercenário só teria algumas partes. Isso, portanto, não impediria de que ele produzisse suas células vermelhas e branca normalmente na medula óssea e não tivesse problemas de liberá-las para a corrente sanguínea sem essa letalidade.

Em todo caso, o envenenamento por adamantium que algumas vezes colocou Logan a perigo no passado é algo que hoje parece ser facilmente resolvido. Vale lembrar que desta última vez que perdeu o fator de cura antes de morrer, o Fera conseguiu facilmente amenizar os efeitos nocivos do metal com uma droga.


Por fim, apesar de famoso entre os fãs, há de se entender agora as dificuldades em se ter personagens imbuídos com esses implantes. Tirando os já citados, temos Daken, X-23 e Dentes de Sabres que participaram de procedimento similar - ou uma versão parcial do mesmo para ter ossos ou apenas as garras de adamantium. É atribuído também que o implante que foi enxertado no crânio do gangster Cabeça de Martelo também seja de um tipo secundário de adamantium (referido na época como um metal inquebrável). E, é claro, os tentáculos famosos do Doutor Octopus, o corpo ciborgue da Lady Letal, espada do Espadachim e alguns outros itens e armamentos.

Solucionado esse mistério, abrimos o nosso Tira Teima para mais dúvidas. Você tem alguma questão intrigante que acha que vale a pena ser discutida aqui? Um verdadeiro troféu cata-piolho editorial? Manda pra gente!

Coveiro

comments powered by Disqus